Buscar alternativas envolvendo tratamentos de pele é algo comum na indústria da beleza. Mas, e se existisse um produto natural cheio de benefícios para o rosto, corpo e cabelo? EXISTE! Hoje você vai conhecer os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele, vou destacar vantagens de cada um deles.

As argilas possuem propriedades semelhantes, porque o processo de formação é parecido. Mas, existem alguns benefícios que variam entre um tipo e outro. Além disso, existe a argila rosa, que é formada pela mistura da branca com a vermelha, olha que legal.

O melhor de tudo é que praticamente qualquer mulher pode fazer a aplicação de uma máscara facial de argila, preparada em sua casa rapidamente. Assim como esse produto também serve para os cabelos, ajudando a deixar os fios com uma aparência mais viva e fortificada.

Quais são os melhores tipos de argila para cuidar da pele?

A natureza é um lugar cheio de espécies, tanto de animais quanto vegetais. E talvez por isso, existem alguns tipos de argilas, encontradas pura no meio ambiente e que passam por um procedimento industrial até chegar às consumidoras. Então, confira agora os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele:

  1.     Branca;
  2.     Vermelha;
  3.     Rosa;
  4.     Cinza;
  5.     Marrom;
  6.     Roxa;
  7.     Preta;
  8.     Verde;
  9.     Dourada.

Lembrando que quanto mais natural for o produto, melhores serão os resultados apresentados por eles. Ou seja, antes de fazer a aquisição é interessante ler o rótulo, para identificar se existem substâncias industrializadas na sua composição ou não.

Além disso, a nossa lista não está em ordem de melhor para pior, ok? Apenas fiz uma lista para facilitar a vida de você durante a leitura.

1.     Argila Branca

A argila branca é um produto natural formado por meio das rochas sedimentares sílico-alumínicas, encontrada nas encostas de rios. A Amazônia é uma região bastante úmida e com muitos rios, por isso é tratada como uma das fontes de argila branca.

Esse é um produto rico em alumínio, sílica e caulinita. Assim garantindo uma aplicação tranquila junto a pele, mantendo o tecido viçoso e atuando como se fosse um catalisador.

Em geral, a argila branca vem sendo cada vez mais usada para tratamentos de beleza e bem-estar. Afinal, oferece uma série de benefícios, tanto para o rosto quanto para o cabelo.

  •       Quando aplicada na pele, ajuda a clarear manchas e remove as células danificadas;
  •       As cicatrizes faciais podem ser removidas ou reduzidas;
  •       A argila branca é ótima para revitalizar a saúde da pele;
  •       Quando usada no cabelo, gera hidratação para o couro cabeludo;
  •       Consegue absorver a oleosidade dos fios e elimina toxinas.

Os benefícios da argila branca vão muito além destes, para conferir todos eles e o modo correto de uso, acesse o artigo completo.

2.     Argila Vermelha

Esse produto natural é interessante para a hidratação da pele, evitando a formação de linhas de expressão. Assim sendo, é uma opção bem bacana para as mulheres que possuem a pele madura e estão buscando uma opção de skincare. Contudo, pode ser usada em outras partes do corpo, que não somente no rosto.

A argila vermelha é um produto de origem mineral, removida de rochas sedimentares que se deterioram ao longo de muitos anos. Mas, para que a argila vermelha possa ser formada, é necessário que a rocha possua elevados níveis de óxido de ferro. Veja alguns dos benefícios ao usar:

  •       É ótima para quem tem a pele sensível, trazendo ação calmante;
  •       Ela garante hidratação para a pele, oxigenando as células;
  •       É ideal para combater a oleosidade, mas sem ressecar o corpo.

Quer aprender a fazer a máscara facial ou usar no cabelo? Então acesse o artigo completo sobre argila vermelha e aproveite!

3.     Argila Rosa

A argila rosa não existe na natureza! Mas, calma, ela é um produto natural, formada pela mistura da argila branca com a argila vermelha. Ou seja, consegue unir benefícios oferecidos por estes dois produtos bem interessantes. Pode ser usada principalmente por pessoas com a pele sensível, delicada, avermelhada e com tendências alérgicas. 

Possui em sua composição óxido de ferro, que é excelente para estimular a respiração celular e a transferência de elétrons. Em geral, a argila rosa é um produto interessante para promover a limpeza profunda da pele. Ela remove as toxinas e absorve o excesso de oleosidade no tecido. Confira as vantagens do seu uso:

  •       É excelente para tonificar a pele;
  •       De fato, garante uma hidratação profunda onde é aplicada;
  •       Consegue deixar a pele com aparência uniforme após sua aplicação.

A argila rosa carrega benefícios de duas diferentes opções, por isso aparece entre os melhores tipos de argila para cuidar da pele.

4.     Argila Cinza

Com alumínio, sílica e água em sua composição, a argila cinza é coletada diretamente do solo. Mas, não é em qualquer lugar, já que ela é formada apenas por restos de lavas vulcânicas, sendo chamada por alguns de bentonita.

Em geral, é um produto natural que serve para ser aplicado como máscara facial e também para os cabelos. Então, veja agora o que você ganha com a aplicação:

  •       Possui propriedades anti-inflamatórias;
  •       É excelente para reduzir as acnes na pele;
  •       Combate às lesões e as inflamações, absorvendo as toxinas encontradas na pele;
  •       Atua na ativação do metabolismo e reduz gorduras, quando usada no corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios da argila cinza? Então clica neste link e descubra como é feito o seu uso tanto no rosto quanto no corpo ou mesmo nos cabelos.

5.     Argila Marrom

A argila marrom não é das mais interessantes para a pele, embora ofereça alguns resultados interessantes. Em geral, a marrom consegue oferecer vantagens bacanas para quem possui a pele oleosa ou acneica.

Conta com silício, alumínio e titânio em sua composição, sendo uma das argilas mais difíceis de encontrar na forma pura. De fato, pode ser usada tanto como máscara facial trazendo benefícios para o rosto quanto no couro cabeludo. Confira agora algumas das vantagens do seu uso:

  •       Ela é interessante para o tratamento de cravos e espinhas;
  •       Quando usada no cabelo, consegue evitar a propagação de caspa;
  •       Ativa a circulação sanguínea e ainda proporciona um efeito rejuvenescedor para a pele.

Para saber mais sobre os benefícios da argila marrom é muito fácil, é só você acessar o artigo completo sobre ela.

6.     Argila Roxa

A argila roxa é formada por meio da mistura da argila rosa com a argila marrom, ou então da argila rosa com a argila cinza. Como a argila roxa é produzida por diferentes mascas, existem essas duas possibilidades, embora a própria argila rosa não seja natural.

Entre os seus benefícios, posso destacar que ela atua como se fosse um verdadeiro produto fabricado para impedir os efeitos que surgem com o passar da idade. Assim, a sua composição é rica em silício e magnésio, substâncias que servem para valorizar ainda mais o produto natural. Então, conheça alguns de seus benefícios:

  •   É ótima para manter a pele limpa, servindo como um esfoliante para remover as células mortas;
  •   Ajuda a estimular a produção de colágeno;
  •   Previne o envelhecimento precoce da pele, mantendo o tecido nutrido e tonificado;
  •   Quando aplicada no corpo pode remover a gordura localizada e diminuir as celulites.

Realmente esse produto está entre os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele. Afinal, une benefícios de três argilas diferentes, sendo ótima para skincare.

7.     Argila Preta

A argila preta é um produto conhecido como lama vulcânica, já que é extraída das profundezas da terra. Então, ela é coletada numa profundidade de quatro metros, onde a concentração de minerais como alumínio e silício é maior.

Esse produto pode ser aplicado em tratamentos estéticos para rostos e couro cabeludo. Em geral, é ótima para fechar poros e devolver iluminação para a pele, dando fim as células mortas. Veja alguns de seus benefícios:

  •       Oferece ação anti-inflamatória;
  •       Consegue absorver uma grande quantidade de oleosidade;
  •       Como máscara facial, é boa para ativar a circulação sanguínea;
  •       Esse produto é desintoxicante e remove substâncias ruins da pele;
  •       É ótimo para reduzir os sintomas da sinusite e da rinite.

A argila preta realmente oferece benefícios muito interessantes para o cuidado com a pele. Que aprender a usar como máscara facial ou no cabelo? Então acesse o link disponibilizado acima!

8.     Argila Verde

Interessante para tratamentos de peles oleosas, acneicas, mistas e normais, a argila verde é riquíssima em elementos como silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Dessa forma, ajuda a complementar a sua rotina de skincare, trazendo vantagens especiais para o seu uso, inclusive na medicina alternativa.

Em geral, conta com pH neutro, que é o responsável pela ação absorvente, combatendo os edemas, sendo ainda antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Por isso, ela é capaz de oferecer os seguintes benefícios:

  •       Controla a oleosidade da pele, já que possui propriedades adstringentes;
  •       É interessante para reduzir a aparência de olheiras;
  •       Pode ainda atuar na proteção de unhas e cutículas.

A argila verde pode ser usada de diferentes maneiras, confira mais sobre ela no meu artigo completo.

9.     Argila Dourada (ou Argila Amarela)

Chamada de argila amarela ou argila dourada, conta com os seguintes elementos em sua composição: alumínio, cálcio, cobre, enxofre e fósforo, entre outros. Dessa forma, oferece uma série de vantagens em sua aplicação, com ação antioxidante, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica. Assim, proporciona benefícios como:

  •       Auxilia no tratamento de manchas que aparecem no corpo;
  •       É ideal para o rejuvenescimento facial, devolvendo a qualidade perdida na pele do rosto.

Em poucos minutos é possível preparar uma máscara facial e aproveitar os seus benefícios. A argila dourada é interessante para ser usada nos cabelos, removendo os resíduos e as propriedades acumuladas durante o dia a dia.

Realmente são os melhores tipos de argila para cuidar da pele?

Sim, mas é preciso saber onde você irá comprar, porque o processo de produção não é igual em todas as empresas. Então, a minha dica é para escolher uma marca que não insira na fórmula substâncias químicas que podem fazer mal, como parabenos, por exemplo.

No momento de aplicar a argila é importante evitar a região dos olhos, boca e em partes lesionadas do corpo. Afinal, isso pode gerar coceira.

Quer saber mais sobre o mundo da beleza e skincare? Eu falo sobre isso de segunda a sexta-feira no meu canal do YouTube, inscreva-se e não perca!