A saúde da nossa pele depende de diversos cuidados, seja no verão ou no inverno, é preciso tomar cuidado para manter o rosto e o corpo com um aspecto positivo. Existem alimentos que prejudicam a saúde da pele, eles possuem em sua composição substâncias que não são interessante, ainda mais quando consumidas em excesso.

Algumas mulheres seguem à risca receitas que prometem evitar o envelhecimento precoce da pele. Não precisa ser muito radical, é só tomar cuidado com o consumo de alguns produtos específicos, são alimentos que estão no nosso dia a dia, alguns irresistíveis, mas que deixam a pele bem danificada.

A lista completa com os alimentos que podem ser considerados vilões de uma pele saudável você confere a seguir. É bom lembrar que consumi-los uma vez ou outra não causa problema algum mas quem mantém isso como uma rotina, poderá enfrentar sérios riscos.

Batata frita

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - batata frita

A batata frita é uma comida deliciosa, algumas pessoas inclusive chegam a colocar no primeiro lugar entre os pratos favoritos. Embora sejas muito gostosa, a batata frita apresenta condições que são bem adversas para a nossa saúde, já que é um alimento rico em gordura saturada e gorduras trans, que não fazem nada bem para o organismo.

Quem gosta deste alimento, pode continuar comendo, mas o melhor a fazer é não exagerar nas porções ou então preferir batatas que são preparadas sem óleos. As gorduras podem fazer com que aconteça acumulo de peso e assim venha o surgimento da celulite, já que a pele fica mais flácida naquela região. Além disso, são ricas em sódio, que ajudam no acumulo de líquidos.

As batatas são tubérculos que possuem elevados índices de carboidratos e por isso liberam moléculas de açúcar no sangue, o que contribui para o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, se você não quer ter linhas de expressão e rugas antes da hora, para de comer batata frita todos os dias.

Chocolate

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Chocolate

O chocolate é um alimento muito controverso, tem pessoas que juram que ele faz mal para a pele, enquanto outros garantem que não, o chocolate pode ajudar na sua saúde. É um produto rico em gordura e açúcar, principalmente os chocolates brancos, que contribuem para o aumento de peso e se tornam um depósito subcutâneo de gordura, ajudando no aparecimento da celulite.

E tem mais, o consumo exagerado também pode contribuir para o surgimento de acne. os cravos e as espinhas estão relacionados com o consumo de alimentos que possuem grande índice glicêmico, como é o caso dos derivados do leite. Assim chocolate ao leite e chocolate branco são os maiores vilões entre este tipo de alimento.

Ainda assim, quem pretende comer chocolate e manter a pele linda e saudável, deve focar naqueles que possuem elevado teor de cacau, acima de 70%. Estes produtos não fazem mal para a pele, por outro lado, são capazes de ajudar, já que atuam como antioxidantes.

Refrigerante

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Refrigerante

Ok, aqui estamos falando sobre alimentos, mas não podemos deixar de citar os refrigerantes. Foi no século XXI que as pessoas começaram a ter mais consciência quanto a este tipo de bebida, deixando de consumir em grandes quantidades como faziam anteriormente. Hoje a moda cada vez mais comum tem sido o consumo de sucos naturais.

O refrigerante é uma bebida que possui diversas substâncias em sua composição, sendo rico em açúcar e corantes artificiais, unindo problemas que podem ser causados pelos dois ingredientes. Quem costuma beber muito refrigerante não vai demorar para enfrentar a flacidez e ficar com a pele menos firme.

Alimentos embutidos

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Embutidos

Os alimentos embutidos também estão entre os vilões quando o assunto é saúde da pele. Nesta categoria podemos destacar alimentos que possuem muito sódio, nitratos e gordura saturada, como:

  • Salaminho;
  • Mortadela;
  • Presunto.

São produtos muitas vezes utilizados na produção de misto quente ou de sanduíche, mas que podem causar inflamações complicadas na pele. Lembrando sempre que quem come uma vez ou outra não terá problemas, os riscos são maiores para quem costuma degustar todos os dias.

Além disso, as substâncias que possuem são capazes de trabalhar a favor da retenção de líquidos, que deixam o organismos ainda pior. A partir disso, quem consome muitos produtos embutidos pode ter um envelhecimento precoce e sofrer com cabelos e unhas quebradiças.

Beber muito café

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Café

Quem gosta de beber muito cafezinho também poderá enfrentar problemas quanto a saúde da pele, é que essa bebida em excesso pode aumentar os níveis do hormônio cortisol, que leva ao envelhecimento da pele e causa desidratação. O café pode ainda diminuir o tamanho das artérias, a partir disso, a má circulação começa a ganhar espaço.

A cafeína atua como um diurético, sendo capaz de auxiliar na perda de líquido, a partir disso, a umidade do corpo é reduzida. E um corpo que não está hidratado aparenta ter mais idade do que tem realmente. Se quiser continuar com as xícaras de café, comece a utilizar um bom hidratante.

Carne vermelha

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Carne Vermelha

As carnes vermelhas, principalmente aquelas que são mais gordurosas, podem causar graves problemas para a pele, desencadeando na produção de radicais livres, que passam a procurar por elétrons de células saudáveis. Em função disso, a pele começa a perder a sua capacidade de proteção e de produzir colágeno, ficando mais frágil.

Os cortes gordos são os mais perigosos, eles aumentam a vermelhidão do seu corpo, já que fazem com que os níveis de testosterona sejam elevados. Pessoas que são mais sensíveis ao hormônio masculino sentem mais. Podemos destacar carnes como:

  • Picanha;
  • Costela;
  • Acém.

E tem mais uma coisa, algumas pessoas gostam de carne bem passada, daquelas torrando, só que comer uma destas lasquinhas pode ser bem perigoso. As partes queimadas possuem uma substância pró-inflamatória, que quebra o colágeno.

Bebidas alcoólicas

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Bebidas Alcoólicas

Se já citamos o refrigerante como uma bebida que deve ser evitada, com as bebidas alcoólicas é a mesma coisa. Essa substância vai diretamente para o fígado e quando ele deixa de funcionar perfeitamente, toxinas que poderiam ser eliminadas começam a afetar a sua pele. O acumulo pode levar ao surgimento de acne, rugas e palidez.

Quem consome muito álcool dificilmente terá um sono tranquilo, outra coisa que é importante para manter a pele bonita e saudável, já que o descanso é fundamental. O álcool faz tanto mal para o nosso corpo que ainda deixa pigmentação e causa perda de elasticidade na pele.

Balas e outros doces

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Doces

O consumo exagerado de doces pode dar início a um procedimento conhecido como glicação. Pessoas que comem mais doces do que as suas células conseguem processar, passam a apresentar condições adversas no tecido que cobre o corpo. Isso aconteceu porque as moléculas de açúcar passam a combinar com a proteína do seu organismo.

Quer ter um rosto firme e jovem? Então talvez seja melhor dar uma maneirada nas guloseimas. O açúcar poderá ainda fazer mal para o seu sorriso, grudando nos dentes e apresentando descoloração, a partir disso, bactérias podem surgir com maior facilidade.

Sorvetes

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Sorvetes

Ótimo para refrescar durante o verão, os sorvetes de massa e picolés possuem gordura trans, açúcares e saborizantes artificiais. São três itens que fazem mal para a pele e podem levar ao acúmulo de peso e surgimento de espinhas. É difícil de imaginar que alguma pessoa engordará apenas comendo sorvetes, né? Mas, é melhor não arriscar.

Produtos congelados

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Congelados

Os produtos congelados também não fazem nada bem para a sua pele. São alimentos ricos em sódio e que trabalham pela retenção de líquido. São produtos que possuem fosfatos, uma substância péssima para quem quer manter a pele saudável. Nesta categoria, podemos destacar:

  • Hamburgueres;
  • Nuggets;
  • Lasanhas.

A melhor coisa a fazer é evitar comida congelada, mas se não for possível, então evite alimentos que possuem molhos ou caldas, faça a retirada apenas da porção necessária e não da caixa inteira e mesmo que elas sejam preparadas frescas, ainda podem fazer mal.

Comidas apimentadas

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Pimenta

Comidas apimentadas servem para acelerar o metabolismo, e também podem contribuir com a perde da gordura. Porém, o melhor a fazer é evitar o consumo deste alimento em excesso. As comidas apimentadas causam dilatação dos vasos sanguíneos e deixam o rosto com um aspecto rosado.

Se você é mulher e está na menopausa, então esta condição é capaz de gerar manchas permanentes na pele.

Evitar o sal

Alimentos que prejudicam a saúde da pele - Sal

Esse, obviamente, não é um alimento que consumimos sozinho, mas que serve para temperar diversas comidas. O sal é capaz de fazer o corpo reter líquido, gerando inchaço e podendo aumentar as condições de celulite.

Seus tecidos podem criar bolsas, até mesmo embaixo dos olhos, ou gerar um aumento na produção de cravos e espinhas. Tente evitar a colocação de muito sal na comida.

Se você está buscando por opções que melhorem a saúde da sua pele, está no lugar certo. Aqui temos diversos textos com dicas voltadas para este tema, seja com cuidados específicos durante o verão, para aquelas que possuem o rosto mais oleoso ou mais seco. Não deixe de conferir, e não se esqueça de deixar estes alimentos fora do seu cardápio.

Gostou do nosso artigo sobre Alimentos que prejudicam a saúde da pele?

Deixe seu comentário e fale conosco, sobre sua opinião. 🙂

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram e leia mais na home. ou então leia mais sobre maquiagem no nosso artigo.