Automaquiagem para iniciantes pode ser um grande desafio. Provavelmente você já fez automaquiagem alguma vez na sua vida, é um procedimento que consiste em utilizar os cosméticos indicados e aplicar na pele. Qualquer mulher pode tentar, desde as mais habilidosas com as mãos até aquelas que não possuem muita destreza. Com o tempo você vai pegando o jeito.

Quem ainda é iniciante neste tipo de prática, que gosta de sair de casa bem arrumada, pode seguir algumas dicas, que certamente irão ajudar nos resultados finais do procedimento. A automaquiagem pode ser feita de maneira simples e rápida, para não tomar muito tempo, ou então envolver etapas mais complexas.

É algo a mais para as mulheres, que não gostam de sair de casa apenas com batom e blush. Se você trabalha pela manhã, é provável que precise acordar um pouco mais cedo, mas vale a pena, já que conseguirá corrigir aquelas imperfeições e isso vai te deixar mais alegre e animada.

O que é automaquiagem?

Nós temos um artigo completo sobre o tema, mas se você ainda não leu, podemos dizer que automaquiagem é a técnica de aplicar maquiagem no rosto por conta própria. Para isso, é importante ter os materiais adequados para este tipo de atividade, somente assim os resultados finais serão os desejados.

Quando fazer automaquiagem?

O bom da automaquiagem é que você não precisa marcar horário no salão de beleza, basta ter os produtos em casa e poderá fazer tudo sozinha. A automaquiagem é ideal para o nosso dia a dia, tem ocasiões importantes que não dá tempo para marcar um horário no salão.

A automaquiagem pode ser feita antes de ir para o trabalho, tem mulheres que não conseguem sair de casa sem estarem arrasando, essa é uma tendência muito forte nos Estados Unidos. Ou mesmo se vai sair com o seu boy, ele vai adorar que você esteja maquiada e linda para a ocasião.

É uma maneira de economizar um bom dinheiro, já que as profissionais maquiadoras costumam cobrar caro por este serviço. Agora, se você vai para uma festa, como um casamento ou uma formatura, então a melhor opção pode realmente ser a procura por estes estabelecimentos, mas no cotidiano, não tenha dúvida que a automaquiagem é ideal.

Preste atenção no seu rosto

É preciso que você saiba que os rostos são diferentes e é por isso que possuímos uma beleza única. A mulher precisa identificar quais são os pontos mais fortes da sua face, para que eles sejam ainda mais valorizados durante o procedimento da automaquiagem. Se as pessoas costumam elogiar os seus olhos ou o seu nariz, quem sabe seja ali onde deve focar.

É um exercício que deve ser feito antes de começar a aplicação do produto, a mulher passa a ter noção de que nem todas as maquiagens servem para o seu tipo de pele. Por outro lado, é possível pegar algo que não seria o ideal para a sua face e fazer algumas adaptações, para que os resultados obtidos durante a automaquiagem sejam os melhores possíveis.

Conheça o seu estilo

A automaquiagem é ideal para mulheres que gostam de cuidar da beleza e que se preocupam com isso. Mulher que acredita que não tem muito tempo pode fazer adaptações na sua rotina para encaixar esse tipo de prática. Outras preferem apenas passar um batom antes de sair de casa, essa escolha varia muito de mulher para mulher.

É preciso escolher padrões de maquiagem que tenham ligação com o seu estilo. Mulheres mais tímidas devem evitar aquelas make muito fortes, que sejam muito marcantes, as vezes o trabalho fica excelente, mas acabam detestando, já aquelas que querem se destacar entre tantas, podem apostar nas cores mais fortes.

Fique de olho na escolha dos produtos

Para que a automaquiagem seja feita de uma forma natural, apresentando resultados positivos, é preciso investir em cosméticos adequados para a sua pele. A escolha deve levar em consideração dois fatores importantes, a tonalidade da sua face e o tipo de pele, mulheres oleosas não devem utilizar os mesmos produtos do que aquelas que possuem o estilo seco.

Entre os itens que compõe uma automaquiagem podemos destacar o primer, que funciona como o primeiro ingrediente a ser aplicado, logo após lavar o rosto. Em seguida é o momento de adicionar a base, que serve para dar uma textura mais harmônica, garantindo que todo o rosto fique com a mesma tonalidade.

Para fazer uma automaquiagem completa, a mulher deve ainda se preocupar com a escolha do corretivo, que ajuda a diminuir a aparência das acnes na pele facial. E tem ainda o pó compacto, que serve para mulheres com a pele oleosa e deve ser escolhido na mesma tonalidade da base e do corretivo. Para saber mais sobre a escolha correta dos produtos, veja este nosso artigo.

Invista em produtos de qualidade

Além de conhecer quais são os produtos necessários para fazer uma automaquiagem, é preciso investir em cosméticos que sejam de qualidade. Nem sempre o mais caro é o melhor, existem algumas marcas pouco conhecidas que fabricam itens para maquiagem de muita qualidade, mas como não possuem tanta fama, estes são mais baratos.

É importante falar mais uma vez que o produto deve estar de acordo com o seu tipo de pele, sempre presando pelos oil-free, até mesmo se o seu tipo é de pele seca. E se os itens causarem algum tipo de coceira ou alergia na sua pele, então o mais indicado é vetar a utilização, para impedir que a condição continue.

Você pode quebrar as regras

Quando falamos sobre os itens necessários para uma maquiagem perfeita, é recomendado que exista um pincel para cada uma das etapas, só que você pode quebrar esta regra e fazer de outras maneiras. É possível usar discos de algodão ou então cotonetes específicos para este tipo de procedimento. É só testar e ver qual é o melhor para a sua pele.

E tem outra coisa, a ordem a ser seguida não precisa necessariamente ser a mesma do que a indicada. Algumas peles podem se dar melhor com a aplicação do corretivo antes da base, é só fazer o teste também e identificar se os resultados obtidos no final foram satisfatórios. Cada mulher é única e na automaquiagem poderá se conhecer melhor.

Aprenda a testar os produtos

Para que a maquiagem fique perfeita, é preciso escolher produtos que estejam no mesmo tom da sua pele. E para fazer o teste, esqueça aquela ideia de utilizar o punho ou o pescoço, a cor da pele não é a mesma do que na face. Então, como devo fazer?

É muito simples, pegue um pouquinho do produto que será utilizado, seja a base ou o corretivo, por exemplo, e faça testes no maxilar. Assim, é a melhor opção para escolher um tom que fique de acordo com o seu rosto.

Assista vídeos e aprenda a fazer

Na internet existem milhares de tutorais, para os mais variados assuntos, desde a instalação de um programa complicado até a forma mais simples e indicada de fazer automaquiagem. Aqui no blog temos diversos vídeos sobre maquiagens, seguindo as nossas dicas a sua pele vai ficar ainda mais bonita e você se sentirá linda ao sair de casa.

Quem é iniciantes neste segmento pode aproveitar ainda mais todo este casting de conteúdo. O fundamental mesmo é tomar cuidado com o seu tipo de pele, para não comprar produtos que não se adaptem e acabem causando um efeito estranho.

Não desista

A primeira automaquiagem pode não ficar perfeita como imaginava, mas não é por isso que deve desistir. Assim como qualquer outra coisa, é preciso treinar e praticar, para que o trabalho final seja aquele esperado. Não adianta nada ler diversos textos, como este aqui ou assistir vídeos sobre produtos de beleza e não colocar isso para jogo.

Tente guardar uma parte do seu tempo, todos os dias, para que possa fazer uma automaquiagem, usando técnicas aprofundadas até que os resultados sejam os melhores possíveis. Uma dica é ter em mãos um lenço demaquilante, que poderá ser utilizado para tirar os borrões ou mesmo para limpar o rosto completamente e dar um reset no procedimento.

Não esqueça de retirar a maquiagem

Agora você já aprendeu algumas dicas básicas para fazer uma automaquiagem de maneira correta e arrasar, mas ainda tem um detalhe que não pode ser esquecido. Provavelmente já sabe que não deve dormir com a maquiagem, né? E isso vale para aquela que é feita por maquiadoras profissionais ou por você mesma.

Acontece que ao dormir maquiada, os poros não conseguem “respirar”, eles ficam entupidos e a partir disso, a produção das glândulas sebáceas começa a ficar acumulada, deixando a pele mais oleosa e com a possibilidade elevada de gerar cravos e espinhas. Então, a dica é para usar demaquilantes logo que acabar o expediente e chegar em casa.

Depois é interessante lavar o rosto utilizando água fria e um sabonete neutro. Para fechar o procedimento e concluir a rotina de skincare, é interessante usar produtos que sirvam para hidratar o rosto, mantendo a pele bonita, jovial e saudável.

Gostou do nosso artigo sobre automaquiagem para iniciantes?

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver exemplos? Então, me siga no Instagram e leia mais na home. ou então leia mais sobre maquiagem no nosso artigo.