Minerais que fazem bem para a nossa pele, as argilas são extremamente poderosas. No caso da argila amarela ou dourada, ela apresenta diversas vantagens, principalmente por conter silício, alumínio, ferro e potássio em sua composição. Mas, quais são os benefícios da argila amarela? É isso que você confere a partir de agora!

De fato, os diferentes tipos de argila, como a preta e a branca, por exemplo, entregam benefícios variáveis para a pele. Embora boa parte destes resultados sejam semelhantes. Em geral, faz muitos anos que as argilas são utilizadas pelas pessoas para os mais diversos tratamentos, algo que passou a ser conhecido como argiloterapia.

Hoje você vai conhecer todos os benefícios da argila dourada, será que ela é boa para a pele? É sim, e então deve ser aplicada como uma verdadeira máscara facial. Mas, para isso é preciso saber como preparar o produto, para que ele entregue o melhor resultado possível.

VEJA TAMBÉM: Benefícios da argila Vermelha

De onde vem a argila amarela?

Em geral, as argilas são formadas por meio da degradação e decomposição de rochas, conforme o desenvolvimento natural de vento, água e o apodrecimento da vegetação. Mas, isso não acontece de um dia para o outro não, levam muitos anos até que esse produto natural seja formado.

A qualidade da argila amarela depende muito da região onde ela é retirada. Então, a dourada, ela é retirada diretamente do solo, em regiões que possuem alta concentração de óxido de alumínio (alumínio), óxido de silício (sílica) e água.

A argila amarela é encontrada em barrancos e nas margens de rios, principalmente onde havia rochas com feldspato. Mas, se você acha que o produto já vem na forma como é vendido, está bem enganado. É normal que seja coletada na forma de lama ou barro.

Propriedades da argila amarela

De fato, o item em abundância na argila amarela é o silício, responsável por boa parte dos seus benefícios. Contudo, ele anda muito bem acompanhado de diversos outros minerais e suas propriedades. Por isso que esse produto é tão interessante, veja quais são alguns deles:

  •       Alumínio;
  •       Cálcio;
  •       Cobre;
  •       Enxofre;
  •       Ferro;
  •       Fósforo;
  •       Magnésio;
  •       Manganês;
  •       Potássio;
  •       Sódio;
  •       Titânio;
  •       Zinco.

Obviamente que a porcentagem varia de um mineral para outro, ainda assim é possível afirmar que todos eles estão presentes na argila amarela.

Benefícios da argila amarela

Quais são os benefícios da argila amarela? Esse é um produto rico em minerais dos mais diversos tipos, por isso oferece algumas vantagens bem interessantes para a pele. Até porque, estes minerais conseguem atuar de dentro para fora, apresentando ação antioxidante, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica.

A argila amarela é um produto que pode ser dos mais interessantes para o tratamento de acnes, ajudando na remoção da oleosidade em excesso e das células mortas. Além disso, ela promove o desenvolvimento de colágeno e elastina, que são propriedades muito importantes em uma pele saudável.

De modo geral, ela atua como se fosse um produto desenvolvido para o rejuvenescimento facial, principalmente devido ao silício de sua composição. E o melhor de tudo é que pode ser utilizada por pessoas com todos os tipos de pele, embora apresente um efeito ainda melhor para quem já passou dos 35 anos. Agora você confere mais sobre cada um dos benefícios:

Tratamento de manchas

Vez ou outra aparecem manchas pelo corpo e então precisamos buscar soluções para superá-las. Inclusive algumas pessoas podem sofrer com a baixa autoestima devido a essa condição. As manchas podem ser geradas por feridas, queimaduras ou cicatrizações malsucedidas. Mas, como a argila amarela é boa para a cicatrização, pode entregar efeitos interessantes ao corpo.

Rejuvenescimento facial

A máscara facial de argila amarela é ótima para devolver uma pele saudável ao seu rosto. Acontece que ela ajuda na produção de colágeno tipo I e elastina, que são responsáveis por uma aparência mais jovem na face. Além disso, pode atuar na remoção das linhas de expressão, que são tão incômodas às mulheres.

Máscara facial de argila amarela

A máscara facial de argila amarela vai apresentar todos os benefícios citados acima. Para isso, é necessário preparar o produto, já que ele não deve ser utilizado de qualquer maneira. Além disso, é necessário estar com a pele limpa no momento da aplicação. Veja como fazer:

  •       Pegue 2 colheres de sopa de argila;
  •       Tenha em mãos hidrolato ou água mineral;
  •       Misture os dois ingredientes até formar uma pasta cremosa e homogênea.

E pronto, a máscara já estará pronta para ser usada na pele. Então, você pode fazer a sua aplicação, aguardando por até 20 minutos para que as propriedades possam agir, até fazer efeito. Por fim, a remoção pode ser feita com água morna ou fria.

LEIA MAIS: Benefícios da argila Roxa

Argila dourada é boa para o corpo

A argila dourada é interessante para tratamentos corporais, para isso você deve colocar o produto e envolver com um filme plástico, causando uma compressa de argila. Dessa forma, nas regiões mais frias do corpo é interessante aquecer o produto antes de sua utilização, enquanto nas regiões quentes, pode usar com a mesma temperatura do corpo.

O interessante é que mesmo de fora para dentro a argila dourada é capaz de beneficiar os ossos e as articulações, assim como o fígado e os pulmões. Mas, para isso é preciso que o produto seja utilizado de maneira aquecida.

Ou seja, é uma ótima aliada para a redução dos mais diversos incômodos espalhados pelo corpo, já que possui muitas propriedades anti-inflamatórias. Isso acontece principalmente porque a argila amarela possui ferro em sua composição, o que ajuda a gerar uma melhor oxigenação e contribui para a circulação sanguínea.

Como usar?

Em um recipiente, coloque:

  •       1 folha de gelatina incolor;
  •       1 xícara de café de água morna;
  •       200 gramas de argila amarela e água fria.

A gelatina precisa ser hidratada na água quente, adicionado argila e mexendo. Então, deixe a mistura por 1 hora na geladeira e depois bata tudo no liquidificador, acrescentando água fria aos poucos, até que a substância fique cremosa.

O creme pode ser aplicado no corpo com o uso de uma espátula, envolvendo com um filme plástico e aguardando entre 30 minutos e 40 minutos. Após o prazo, retire o filme e remova a argila com o uso de água morna. Assim, o procedimento deve ser repetido duas ou três vezes por semana.

Argila amarela para os cabelos

Sim, a argila amarela é interessante para os cabelos, principalmente no couro cabeludo, onde consegue remover resíduos acumulados durante o dia a dia. Então, se você possui química nos fios, a aplicação deste produto natural poderá ser feita dois meses após a realização do procedimento, evitando que substâncias sejam removidas.

O ideal é que a receita seja mais líquida do que para a máscara facial, então a recomendação é ir adicionando o líquido aos poucos. Veja como fazer:

  •       2 colheres de chá de argila;
  •       Um pouco de chá verde ou leite integral, se você tem o cabelo seco;
  •       Misture os ingredientes.

A aplicação deve ser feita por meio de passagem, aguardado por até 20 minutos para que as propriedades possam agir. Após algumas utilizações você perceberá os resultados positivos nas madeixas. O uso deve ser feito somente uma vez por semana.

Cuidados ao utilizar a argila amarela

Você já conhece os benefícios da argila amarela, mas ainda precisa entender quais são os cuidados necessários. Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção quando comprar o produto, por isso é bom ler atenciosamente o rótulo. Afinal, nele estará indicado se houve adição de alguma produto sintético.

O ideal é que a argila amarela escolhida seja extremamente pura, já que assim os resultados junto a pele serão bem mais positivos. Entretanto, é óbvio que você não vai encontrar uma argila no formato de lama, ela já terá passado por um processo de industrialização, que precisa ser o mais natural possível.

Outra recomendação é para tomar cuidado com a aplicação, já que não é indicada usar na região próxima da boca e dos olhos. Além disso, caso proporcione alguma coceira ou vermelhidão contínua, é melhor parar com o uso, ok? Faça isso e boa sorte com o seu skincare!

NÃO PERCA: Benefícios da argila Cinza

Gostou do conteúdo e quer aproveitar muito mais? É muito fácil! Basta se inscrever no meu canal do YouTube e ativar o sininho, onde eu posto vídeos novos de segunda a sexta-feira. São conteúdos voltados para makes e skincare, você não vai perder, né?