Existem diversos tipos de argilas, com os mais variados benefícios, por isso a cinza pode ser preterida, já que algumas pessoas acreditam que ela não é tão vantajosa para a pele. De modo geral, é um produto que se destaca pela presença de titânio, silício e outras propriedades interessantes na sua composição. Mas, quais os benefícios da argila cinza?

Se você ficou curiosa e deseja entender quais são as vantagens deste produto, está no lugar certo. Chama atenção o fato dela contar com pH mais alcalino do que outros tipos de argila, o que apresenta um resultado diferenciado para quem tem a pele oleosa, com cravos e espinhas.

Em geral, a argila cinza oferece um efeito esfoliante bem bacana, que é capaz de ajudar na remoção das acnes. Assim como pode auxiliar no combate ao envelhecimento precoce da pele, devido a sua ação antioxidante, trazendo mais flexibilidade para a pele.

Quer saber mais sobre os benefícios da argila cinza, de onde ela é retirada e como utilizar? Você confere tudo isso a partir de agora!

VEJA TAMBÉM: Benefícios da argila Vermelha

De onde vem a argila cinza?

A argila cinza é um produto de origem mineral, coletada diretamente no colo, possui em sua composição alumínio, sílica e água. De fato, as argilas aparecem entre as primeiras formas de tratamento de pele adotado pelos homens, o que aconteceu milhares de anos atrás.

No caso da argila cinza, é um produto feito com lama coletada de lavas vulcânicas, ou seja, não é em todos os lugares que encontramos esse produto. Ela é conhecida também como bentonita, nome dado a alguns minerais básicos, que possuem elevado teor argiloso.

Benefícios da argila cinza

O titânio presente na composição da argila cinza é excelente para combater a formação de cravos e espinhas, atuando como um bom esfoliante. Então, esse produto é considerado um antioxidante natural, que serve para retardar o envelhecimento da pele, absorvendo a irradiação solar.

A argila cinza não ajuda a diminuir as estrias, embora possa ser aplicada no corpo. Então, quais os benefícios da argila cinza? Ela serve para outras coisas, como:

  •       Apresenta ação anti-inflamatória;
  •       Possui propriedades rejuvenescedoras;
  •       Serve para clarear as manchas da pele;
  •       É ótima para reduzir as acnes;
  •       Combate lesões e inflamações;
  •       Absorve toxinas encontradas na pele;
  •       Trabalha na ativação do metabolismo de gorduras superficiais;
  •       Ajuda no combate ao estresse;
  •       Conta com propriedades antitumoral.

Por isso, a argila cinza pode ser aplicada tanto como uma máscara facial quanto no corpo inteiro.

Como preparar uma máscara facial de argila cinza?

A argila cinza não é um produto que vem preparado para ser aplicado no rosto como se fosse uma máscara facial, assim como acontece com os cremes industrializados. Por isso, é preciso seguir um passo a passo e preparar uma receita, garantindo os benefícios. Assim, você deve realizar o seguinte procedimento:

  •       Pegue 1 colher de sopa de argila;
  •       Tenha em mãos água mineral ou soro fisiológico.

Modo de preparo:

  •       Coloque a argila em um recipiente;
  •       Adicione a água ou o soro fisiológico;
  •       Misture aos poucos com o uso de uma espátula, até formar uma pasta cremosa.

Fazendo isso o produto já está pronto para ser aplicado no rosto.

LEIA MAIS: Benefícios da argila Roxa

Aprenda a aplicar a máscara de argila cinza

O ideal é ter um pincel, para fazer a aplicação do produto no seu rosto. Então, pode aguardar um período entre 10 e 15 minutos, sem deixar a argila secar. Então, tenha por perto um borrifador, que vai ajudar a manter o produto úmido.

É fundamental tomar cuidado, para não acrescentar o produto em regiões sensíveis, como é o caso dos olhos e dos lábios. Por fim, ela deve ser removida do rosto com a utilização de água corrente, e em seguida o rosto pode ser enxugado delicadamente.

Nas 2 horas seguintes após a aplicação da máscara de argila cinza, evite a utilização de cremes e produtos de maquiagem.

Argila cinza serve para o corpo?

Praticamente todos os tipos de argilas podem ser aplicadas não apenas no rosto, como também no corpo. E com a argila cinza não é diferente. Assim, para o seu uso no corpo a receita é a mesma, mas pode ser acrescentada uma bola de mel.

Ela pode ficar por mais tempo em contato com a pele, entre 20 e 40 minutos. Além disso, a recomendação é a mesma: não deixe o produto secar.

Esse produto também pode ser usado nos cabelos

A argila cinza possui propriedades interessantes, que garantem uma limpeza profunda, principalmente devido ao seu pH. Por isso, pode ser utilizada antes de algum tratamento, já que o cabelo absorverá melhor os produtos químicos empregados. É um item ótimo para estimular o crescimento capilar graças a oligoelementos presentes em sua composição.

É importante que a solução seja mais líquida do que aquela aplicada nos tratamentos de pele, mas isso não significa que deva ser aguada. Por isso, coloque a quantidade desejada de argila e aos poucos vá adicionando água.

É importante que seja aplicado no cabelo limpo e úmido, por meio de massagem no couro cabeludo, com a utilização dos dedos e espalhando a argila pelos fios. Espere entre 10 e 20 minutos, para que a substância possa agir, então enxágue e hidrate.

Esse tratamento pode ser feito uma vez por semana. Entretanto, quem tem os cabelos tingidos ou alisados devem fazer apenas uma vez por mês.

Tome cuidado com a utilização da argila cinza

É recomendado utilizar argila cinza como máscara facial uma ou duas vezes por semana. Mas, no corpo o produto pode ser aplicado a cada 15 dias ou então uma vez por semana. Assim, já será possível ter acesso aos melhores resultados.

Pessoas que possuem a pele extremamente sensível, desidratadas ou secas devem evitar a utilização da argila cinza. Afinal, o enxofre que possui pode ressecar ainda mais o tecido, então é melhor fazer outra escolha, como a argila vermelha.

A aplicação não é indicada em regiões lesionadas da pele, embora ela seja boa para superar problemas como este. Por fim, caso o uso do produto apresente alguma condição adversa, como o surgimento de bolhas, coceiras ou vermelhidão, suspenda o tratamento.

VOCÊ VAI GOSTAR: Benefícios da argila Preta

Alguma vez você já utilizou argila cinza? Esse é um produto que entrega vantagens interessantes para a nossa pele! Amanhã eu volto com mais um conteúdo bacana sobre o mundo da beleza, até lá!

E para se manter bem informada, inscreva-se no meu canal do YouTube, de segunda a sexta com vídeos novinhos sobre makes e skincare!