A argila marrom normalmente é utilizada no artesanato, por isso muitas pessoas não sabem que ela é capaz de oferecer alguns resultados bem bacanas para a pele. Ela pode ser utilizada como uma máscara facial ou mesmo para o tratamento capilar. Mas, quais são os benefícios da argila marrom? Hoje você vai conhecer todos eles e descobrir se é bom usar!

Por mais que a argila marrom não seja muito conhecida, é um produto muito indicado para pessoas que possuem a pele oleosa e acneica. Acontece que é um produto rico em diversos minerais, permitindo que ela seja indicada para tratamentos preventivos e auxiliares contra diversas condições que podem atrapalhar uma pele saudável.

Você que acompanha o blog já sabe que a utilização da argila para tratamentos de pele não é algo novo, faz muito tempo que essa técnica é explorada. De fato, a argila é um produto natural, que permite o desenvolvimento de ótimas máscaras faciais. E com a argila marrom não é diferente, já que seus componentes são ideais para purificar a pele.

VEJA TAMBÉM: Benefícios da argila Cinza

Conheça a argila marrom

Antes de falar sobre os benefícios da argila marrom, vale destacar que ela é uma das mais difíceis de encontrar, já que é um produto muito puro. Em geral, podemos dizer que é um conjunto de minerais formados devido a alteração de rochas, sendo rica em silício, alumínio e titânio.

Além disso, a argila marrom é um produto muito utilizado para o artesanato, principalmente em trabalhos escolares ou que consistam na fabricação de vasos.

A argila marrom tem silício, alumínio e titânio em sua composição, oferecendo um maravilhoso efeito rejuvenescedor assim que é aplicada no rosto. Dessa forma, consegue ativar a circulação e revitalizar as células do rosto. Assim como possui ação purificante, adstringente, cicatrizante e antiacne.

Benefícios da argila marrom

A argila marrom apresenta vantagens para quem utiliza no rosto ou no couro cabeludo. Principalmente devido a sua pureza, o que melhora as condições proporcionadas pelo efeito rejuvenescedor do produto. Com essa argila a circulação local irá melhorar e a pele tende a ficar mais equilibrada.

Não posso deixar de citar a importância que a argila marrom tem nos tratamentos contra os cravos e as espinhas, sendo uma das melhores para isso. De fato, ela possui uma pequena granulometria em suas partículas, que são ideias para promover essa limpeza. E com a remoção da oleosidade vem o rejuvenescimento facial.

  •       Ajuda na circulação sanguínea;
  •       É ótima para o tratamento de cravos e espinhas;
  •       Auxilia na remoção do excesso de oleosidade da pele;
  •       Esse produto ajuda no tratamento contra a caspa;
  •       Proporciona um efeito rejuvenescedor;
  •       É desintoxicante;
  •       A argila marrom oferece efeito antisséptico.

Algumas pessoas até imaginam que a argila marrom é capaz de auxiliar na remoção de manchas ou clareamento da pele. Entretanto, essa é uma condição das argilas preta, amarela e branca. Enquanto isso, para as estrias você deve usar a argila vermelha ou a branca.

VOCÊ VAI GOSTAR: Benefícios da argila Branca

Argila marrom como máscara facial

Para remover o excesso de oleosidade e buscar o prometido efeito rejuvenescedor, você deve preparar a seguinte solução, que deve ser aplicada no seu rosto:

  •       Uma colher de sopa de argila;
  •       Soro fisiológico ou chá de camomila;
  •       Misture os ingredientes até formar uma pasta.

E pronto, a receita já está preparada para ser usada em sua pele. Então, faça a aplicação e aguarde por até 20 minutos, para que as propriedades possam agir. Por fim, enxágue o seu rosto com água corrente. Aliás, esse tratamento pode ser repetido duas vezes por semana.

O produto deve ser aplicado somente quando a sua pele estiver limpa e sem maquiagem, para que realmente possa agir e trazer benefícios. Depois que terminar, espere por até 2h para fazer a aplicação de cremes ou maquiagem no rosto.

Não estranhe se a sua pele ficar um pouco avermelhada após a aplicação dessa máscara. Assim, tome ainda mais cuidado caso se exponha ao sol, o que deve ser feito com o uso do protetor solar.

Como usar argila marrom nos cabelos?

Pode ser que a argila marrom não seja tão eficaz para o cabelo quanto a branca, verde ou cinza, mas ela traz alguns efeitos bacanas. Assim, é um produto que consegue auxiliar no tratamento do folículo capilar, deixando os fios mais fortes e menos quebradiços. Para isso, prepare a seguinte receita:

  •       Uma colher de sopa de argila;
  •       Soro fisiológico ou vinagre de maçã.

Essa mistura deve ser aplicada com o auxílio de um pincel e o cabelo precisa estar úmido. Então, usando a ponta dos dedos você deve realizar uma massagem suave, direto no couro cabeludo. E para que não seque, pode usar um borrifador, que vai umedecendo aos poucos.

Espere entre 10 e 20 minutos, para que o produto possa agir. Dessa forma, assim que o tempo se esgotar você pode fazer a remoção da argila marrom. Por fim, é fundamental evitar o uso de objetos de metal para aplicar ou fazer a mistura, já que eles podem interagir com a argila.

Cuidados com a utilização da argila marrom

Como a argila marrom é um produto natural, não existem contraindicações para o seu uso. Entretanto, as mulheres que possuem a pele seca devem evitar, já que ela é capaz de ressecar ainda mais o tecido.

Um detalhe importante é para evitar a aplicação na região dos olhos e ao redor da boca, já que pode vir a apresentar problemas. Além disso, a argila marrom não deve ser usada sobre feridas ou em locais em que a pele está irritada.

Conforme eu já citei, é comum que a pele fique um pouco vermelha, mas se isso causar coceira ou irritação prolongada, é melhor suspender o uso dessa máscara facial.

LEIA TAMBÉM: Benefícios da argila Roxa

Eu vou ficando por aqui, mas no meu canal do YouTube tem muito mais conteúdo para quem é fã de skincare. De segunda a sexta-feira eu posto vídeos novos, você não pode perder!