Ela também é conhecida como lama vulcânica, contando em sua composição com várias propriedades restauradoras e que fazem bem para a pele. Mas, quais os benefícios da argila preta? Ela é ótima para a saúde da pele, considerada inclusive a mais nobre de todas as argilas, com um poder incrível de restauração.

É um produto natural, que possui elétrons livres e que gera efeito cicatrizante. A argila preta é utilizada principalmente para a beleza feminina, embora também seja interessante para o tratamento de doenças. De modo geral, possui uma elevada quantidade de silício e alumínio, sendo extremamente rejuvenescedora.

Esse é mais um dos tantos tratamentos de pele, chamados de skincare, que ajudam a deixar o tecido com um aspecto mais puro e conservado. Além disso, a argila preta é um elemento natural, trazendo ainda mais vantagens para as mulheres que fazem a sua utilização.

VEJA TAMBÉM: MARCAS DE BELEZA VEGANAS que você precisa conhecer

Qual é a origem da argila preta?

A argila preta é normalmente extraída em uma profundidade, há pelo menos quatro metros da superfície, onde os níveis de alumínio e silício são elevados e o de ferro não. Assim, podemos dizer que é um elemento de origem mineral, coletada diretamente do solo. Aliás, as argilas surgiram como uma das primeiras formas de medicina natural adotada pelos homens.

Outro detalhe é que a argila preta é formada por meio de lama vulcânica e raramente é encontrada pura, já que quando é encontrada possui uma lama viscosa ao seu redor, sempre com a cor escura. Essa argila é bastante rara, já que não pode ser encontrada em qualquer lugar. E como ela é cheia de benefícios, torna-se ainda mais escassa.

Quais os benefícios da argila preta?

Faz algum tempo que a argila preta vem sendo utilizada para diferentes tratamentos estéticos, tanto para máscaras faciais quanto para tratamento capilar.

De modo geral, o objetivo é fechar os poros, trazer iluminação para a pele e remover as células mortas. Em relação ao cabelo, é ótima para eliminar as toxinas do couro cabeludo e melhorar a circulação sanguínea.

Entre os muitos benefícios deste produto, posso destacar os seguintes:

  •       Conta com ação anti-inflamatória;
  •       É capaz de absorver a oleosidade em grande quantidade;
  •       É ótima para reduzir o estresse;
  •       Ajuda a revitalizar o couro cabeludo.

Além destes benefícios, ajuda a nossa pele e os cabelos de outras formas, como você vai conferir a seguir.

Argila preta é uma ótima máscara facial

A argila preta não é um produto que vem pronto, por isso é necessário realizar um procedimento antes de sua utilização. Depois que ele já estiver preparado, é interessante aplicar na pele e aguardar entre 20 e 40 minutos, para que o produto traga bons resultados.

Fazendo isso, será possível sentir os seguintes benefícios:

  •       Ajuda a melhorar a circulação sanguínea;
  •       É ótima para controlar a oleosidade da pele;
  •       Ajuda a clarear manchas;
  •   A argila preta serve para combater a flacidez da pele e reduzir as linhas de expressão;
  •       Ela auxilia na redução dos sintomas da sinusite e da rinite;
  •       É um produto desintoxicante, que remove substâncias danosas a pele.

Evite que a máscara seque na sua pele, já que isso pode causar ressecamento excessivo. Então, tenha em mãos um borrifador e molhe aos poucos. Por fim, passe um hidratante facial, para deixar os resultados ainda melhores.

Como preparar a máscara facial?

Você já sabe como utilizar essa máscara facial e conhece os benefícios de uma aplicação, mas falta descobrir como preparar o produto. É um procedimento bem simples e que pode ser realizado dentro de pouco tempo.

O procedimento para preparar uma máscara facial de argila preta é o seguinte:

  •       Tenha em mãos 2 colheres de café de argila preta;
  •       Pegue 2 colheres de café de soro fisiológico;
  • Os dois ingredientes devem ser misturados até formarem uma solução homogênea;
  •   Lave o seu rosto com um sabonete, já que a pele deve estar preparada para receber o produto;
  •   Depois, a máscara poderá ser aplicada em todo o rosto, menos na região dos olhos, boca e sobrancelhas;
  •       Espere 20 minutos pelo menos;
  •       Faça a remoção da máscara usando água e por fim, seque o seu rosto.

Caso o seu objetivo seja reduzir a presença de cravos e espinhas, então a recomendação é acrescentar 3 gotas de óleo essencial de alecrim, no momento que fizer a mistura.

Quando usar a máscara de argila preta?

A argila preta pode ser usada semanalmente para purificar a pele, a frequência varia conforme o seu estilo de pele. Assim, as mulheres que possuem a pele seca não devem fazer a utilização mais do que duas vezes ao longo de sete dias. Enquanto isso, as mulheres com a pele oleosa podem usar dia sim e dia não.

É um produto bem interessante para aplicar assim que chegar do trabalho, depois de um dia cansativo e que você só quer relaxar. Dessa maneira, servirá para desintoxicar a pele e ajudará em outros tratamentos que podem ser realizados na sequência.

VOCÊ VAI GOSTAR: Qual a IMPORTÂNCIA do PROTETOR SOLAR? Descubra neste vídeo!

Argila preta para os cabelos

Muitas mulheres reclamam que possuem os fios do cabelo quebradiços, então a argila preta pode ajudar nestes casos. Esse é um produto que possui propriedades adstringentes e antissépticas, sendo ideal para eliminar as impurezas que dificultam um crescimento saudável.

Se você fizer a utilização correta, poderá ser beneficiada da seguinte maneira:

  •       A argila preta previne a queda de cabelo;
  •       Ela ajuda no combate a caspa;
  •       É uma ótima solução para vencer a oleosidade;
  •       Serve para eliminar toxinas do couro cabeludo;
  •     Contribui para uma melhor circulação sanguínea, acelerando o crescimento dos fios;
  •       Os fios ficam mais fortes e densos.

O produto deverá ser aplicado por meio de uma massagem, para que a renovação celular seja ainda mais rápida. Isso serve para deixar o cabelo mais incorporado e bonito.

Como preparar argila preta para os cabelos?

Será que basta aplicar o produto diretamente nos cabelos e o resultado será ótimo? Não, nada disso! É preciso preparar uma solução, rápida de fazer, mas que ajudará os fios.

  •       Tenha em mãos 3 colheres de sopa de argila preta;
  •       São necessárias também 3 colheres de sopa de soro fisiológico;
  • Os dois ingredientes devem ser misturados, até formarem uma solução homogênea;
  •       A mistura pode ser aplicada em todo o couro cabeludo;
  •       Espere por 20 minutos, para que os produto possa agir;
  •       Enxágue a argila e lave o cabelo normalmente.

Uma dica extra é adicionar 1 colher de sopa de óleo de coco nessa mistura, assim o seu cabelo vai ficar ainda mais hidratado.

Para adquirir todos os benefícios da argila preta, utilize da maneira correta

Pessoas com qualquer tipo de pele podem fazer a utilização da argila preta. Ela não serve apenas para o rosto e para o cabelo, também pode ser aplicada em outras partes do corpo, com o objetivo de reduzir a flacidez e diminuir as celulites.

A argila preta não deve ser aplicada quando a pele estiver irritada ou lesionada. Além disso, se o produto causar alguma inflamação, é importante procurar ajuda médica e descobrir o que aconteceu.

Em relação ao produto, ele deve ser mantido longe da luz e do calor excessivo. Assim como é preciso deixar longe de crianças.

NÃO PERCA: Cuidados da pele no inverno: O que você precisa saber

Realmente a argila preta é bastante interessante para os cuidados de pele, eu adoro seus benefícios. Continue acompanhando este blog, já que falarei ainda sobre outros tipos de argila, você não vai perder, né? E também, inscreva-se no meu canal do YouTube, diariamente com vídeos novinhos!