É possível cuidar da pele das mais diversas formas, que vão muito além dos tratamentos com produtos industrializados. A Terra nos dá diversas alternativas para melhorar as condições da face e do corpo. Por isso, hoje falarei sobre os benefícios da argila rosa, que é totalmente natural e pode ajudar a sua pele.

De fato, a argila rosa aparece entre as mais utilizadas para os tratamentos caseiros de beleza. Até porque, ela é uma mistura da argila vermelha com a argila branca, duas das mais poderosas. Ou seja, consegue unir os diferentes benefícios apresentados por estes dois produtos. Dessa maneira, é muito interessante para quem tem a pele sensível e delicada.

Realmente as máscaras faciais de argila caíram no gosto popular e passaram a ser interessantes para os cuidados com a pele. Além disso, é uma oportunidade de tirar um tempo para si própria, relaxando e aproveitando os benefícios que a máscara é capaz de oferecer. Mas, será que a argila rosa é boa mesmo? Descubra a seguir!

VEJA TAMBÉM: Benefícios da argila Amarela ou Dourada

O que é argila rosa?

Em primeiro lugar, a argila rosa não é natural, ou seja, ela não pode ser encontrada na natureza. Afinal, consiste na mistura da argila vermelha com a argila branca conforme eu já mencionei. Dessa forma, une os benefícios apresentados pelos dois produtos.

As argilas são recolhidas em lugares como encostas e rios, assim como nas proximidades de vulcões adormecidos. Em geral, são formadas por minerais e apresentam diferentes cores, com as mais variadas propriedades em suas composições.

As argilas são formadas pela degradação das rochas e pelo passar dos anos, devido ao contato com chuvas, ventos e outros eventos naturais. E isso torna esse produto muito interessante para a pele, com várias propriedades terapêuticas.

Para que serve a argila rosa?

A argila rosa é interessante para as pessoas que possuem a pele sensível, delicada, avermelhada e com tendências alérgicas. Assim, ela poderá ajudar você a superar essas condições. Acontece que é um produto rico em óxido de ferro, que apresenta um papel importantíssimo na respiração celular e na transferência de elétrons.

A argila rosa é muito interessante para limpezas profundas de pele, servindo para remover toxinas e absorver o excesso de oleosidade. Assim como ela fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural a sua pele e ao seu cabelo.

A argila rosa é um produto que pode ser utilizada por meio de uma máscara facial, que ajudará a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, ela é considerada emoliente, ou seja, consegue manter a pele hidratada.

Quais são os benefícios da argila rosa?

Esse produto 2 em 1 oferece resultados incríveis para a nossa pele, que deixa de ter aquela sensação envelhecida e ganha vigor. Aliás, a argila branca é ideal para limpar a pele, enquanto a argila vermelha ajuda na cicatrização e a acabar com os cravos e espinhas.

Para ficar mais claro, elaborei alguns tópicos falando sobre os principais benefícios da argila rosa, confira:

Ajuda a tonificar a pele

A máscara facial de argila rosa ajuda a tonificar a sua pele. Dessa forma, o seu rosto ficará com uma aparência mais firme. Dessa forma, é considerada uma das melhores ferramentas para prevenir os sinais da idade, oferecendo nutrientes essenciais para manter a pele jovial e bonita.

Garante uma hidratação profunda

A argila rosa é ideal para gerar trocas iônicas com a pele, o que resulta numa ótima hidratação. A partir disso, o produto é capaz de penetrar nas camadas mais interiores da pele, melhorando ainda a circulação sanguínea. Com isso, as células ficarão melhores irrigadas, promovendo uma melhor transferência de elétrons.

Ajuda a limpar a pele

Entre os benefícios da argila rosa, é preciso destacar que ela ajuda a limpar a pele, já que consegue reduzir o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Ou seja, será interessante para impedir o desenvolvimento de cravos e espinhas na sua pele, removendo as toxinas que costumam penetrar no rosto.

Deixa a pele uniforme

Muitas mulheres costumam se queixar da tonalidade da pele, então a argila rosa é uma que ajuda a deixar com o mesmo tom, de maneira uniforme. De fato, isso acontece principalmente devido à presença da argila branca, que serve para clarear a pele e eliminar as impurezas. Além disso, os resultados podem ser conferidos já na primeira utilização.

VOCÊ VAI GOSTAR: Benefícios da argila Marrom

Como usar a máscara facial de argila rosa?

Ficou interessada nos benefícios oferecidos pela máscara facial de argila rosa? Então você poderá preparar em casa e curtir todas as vantagens! Em primeiro lugar, a aplicação só deverá ser realizada com a pele limpa. Mas, antes é preciso preparar a seguinte receita:

  •       Tenha em mãos 1 colher de sopa de argila rosa;
  •       Pegue um pouco de água mineral, soro fisiológico ou chá de camomila;
  •       Misture os dois ingredientes até formar uma pasta consistente;
  •       Faça a aplicação de uma maneira suave, para aproveitar todos os benefícios.

Espere por um período entre 20 e 30 minutos, para que todas as propriedades naturais da argila rosa possam atuar na sua pele. Depois, basta você enxaguar com água corrente, em alguns casos a pele poderá ficar vermelha, mas isso é algo normal e em breve o efeito ruim já deverá ser superado.

Assim que você terminar de utilizar a máscara facial, pelas próximas 2 horas é interessante evitar a utilização de cremes ou maquiagem. Além disso, esse é um tratamento que pode ser realizado até 2 vezes por semana.

Argila rosa para tratamentos capilares

A argila rosa pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo. Entretanto, é mais interessante para as mulheres que possuem cabelos naturais, ou seja, sem química. Mas, se você pintou ou fez alisamento, então aguarde por 2 meses e a argila rosa poderá ser usada. Basta fazer o seguinte:

  •       Misture 1 colher de sopa de argila com água mineral;
  •       O produto deve ficar mais líquido do que a máscara facial;
  •       Aplique diretamente no couro cabeludo, fazendo massagens;
  •       É importante evitar as pontas dos fios, já que pode gerar atrito.

Você deve fazer a aplicação por meio de massagens, para que a substância penetre tranquilamente em sua cabeça. Após 20 minutos, o produto natural pode ser removido. E caso deseje, pode usar óleos vegetais para concluir esse procedimento.

Quem preferir pode usar a argila rosa como uma espécie de pré-shampoo, que pode ser aplicada uma vez a cada 15 dias, trazendo um resultado interessante em relação a nutrição capilar. Entretanto, é fundamental explicar que o produto deve ser natural, garantindo a sua melhor aplicação.

Cuidados com a utilização da argila rosa

Por mais que a argila rosa possa causar uma vermelhidão logo após a sua aplicação, se isso persistir por muito tempo, o melhor a fazer é cortar o seu uso. Afinal, está fazendo mal para a pele.

A argila rosa, assim como os outros tipos de argila, deve ser evitada na região dos olhos, embora ela seja indicada também para o tratamento de olheiras. Além disso, também não é recomendada para as áreas próximas da boca.

LEIA MAIS: Benefícios da argila Roxa

Quer conhecer mais dicas sobre o mundo da beleza, incluindo maquiagens e skincare? Então é só se inscrever no meu canal do YouTube, onde eu posto vídeos novos de segunda a sexta-feira. Você não vai perder, né?