10 alimentos ricos em colágeno que você precisa conhecer

1/2/2021

O colágeno é uma propriedade muito importante para o nosso corpo, ele é presente naturalmente dentro do organismo, mas conforme os anos vão passando, seus níveis diminuem. Porém, existem alimentos ricos em colágeno, que são ideais para auxiliar a pele. Conheça os 10 alimentos ricos em colágeno.Essa proteína é muito utilizada pela indústria dos cosméticos, que lança produtos prometendo rejuvenescer a pele. Geralmente possuem princípios ativos que fazem com que a produção seja ampliada e que a partir disso a pele fique mais firme e bonita.Além dos 10 alimentos ricos em colágeno que apresentaremos a seguir, existem muitos outros, mas colocando estes no seu cardápio, os resultados começaram a ser percebidos logo.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína presente naturalmente no corpo humano, possuindo rápida absorção. Podemos dizer que entre as suas principais aplicações, contribui para a elasticidade e resistência da pele, das unhas e dos cabelos. O colágeno ajuda a constituir as fibras que dão sustentação para o corpo, até mesmo nos tendões, músculos e ossos.Só que não existe apenas um tipo de colágeno, como ele está presente em diferentes funções do nosso corpo, também é dividido em diferentes modalidades. Os tipos X, XI e XII, por exemplo, fazem parte da formação da cartilagem, enquanto o tipo I ajuda na composição dos tendões e de tecidos conjuntivos.Com o avançar da idade, é comum que o nosso corpo não se comporte da mesma maneira do que no passado, por isso é preciso passar a tomar mais cuidado com a alimentação. Como dissemos, o colágeno é algo natural e o consumo de certos alimentos ajuda na sua recomposição.

Para que serve o colágeno?

De um modo geral, podemos dizer que o colágeno é importante para dar elasticidade e resistência a nossa pele, permitindo que assim os movimentos do nosso corpo aconteçam sem um grande esforço. Os tendões e os ligamentos devem ser flexíveis, mas também resistentes, impedindo que lesões aconteçam com frequência.Pois é, se você imaginava que o colágeno era algo que servia apenas para dar uma aparência jovial ao rosto, se enganou. Ele tem muito mais ações do que somente impedir que rugas apareçam. Ainda assim, o colágeno é um dos principais responsáveis por deixar a nossa pele bonita e firme, por isso é importante se alimentar bem.Conforme a idade vai passando, a quantidade de colágeno vai reduzindo. Uma pessoa que tem 30 anos não apresenta os mesmos níveis desta substância do que uma que possui 60. Com uma fabricação menor, as linhas de expressão e a flacidez começam a aparecer. Existem diversos cremes que servem para estimular a sua produção.É possível afirmar que a partir dos 30 anos o índice de colágeno começa a diminuir e então a pele começa a apresentar condições diferenciadas. Ele serve para ajudar no bom funcionamento das cartilagens.

1 - Alimentos ricos em colágeno: Carnes

Ao elaborarmos um top com 10 alimentos ricos em colágeno, a carne precisa aparecer entre as primeiras posições. Ela é uma das principais fontes de proteínas, o que serve para auxiliar na produção de colágeno. Podemos dizer que este elemento é um dos principais para dar maciez a carne, a partir disso, quanto mais macia ela for, mais colágeno deverá conter.Para você ter uma ideia de como isso pode ajudar a sua pele, uma cápsula industrializada contém 2 gramas de proteína, enquanto em 100 gramas de carne, o que equivale a um pequeno bife, é possível consumir 22 gramas de colágeno. Além disso, o índice de absorção é 100%.

2 - Alimentos ricos em colágeno: Ovos

[caption id="" align="alignnone" width="640"]

10 Alimentos ricos em colágeno: Ovos

10 Alimentos ricos em colágeno: Ovos[/caption]O ovo é um dos preferidos quando o assunto são dietas, já que é um alimento muito nutritivo, que não deixa a pessoa com fome e assim como outros alimentos de origem animal, é rico em proteínas, que servem para auxiliar na produção de colágeno, o que servirá para atuar diretamente contra a flacidez da pele e deixar os músculos mais resistentes.Os ovos são compostos por membranas internas e externas, que ficam entre a casca e a clara, a partir disso, existem membranas proteicas transparentes, que funcionam como uma defesa contra invasores. Pesquisas já mostraram que a proteína é encontrada nas duas membranas, além de a gema dos ovos de galinha também possuir.

3 - Alimentos ricos em colágeno: Alho

[caption id="" align="alignnone" width="650"]

Alho: alimentos ricos em colágeno

Alho: alimentos ricos em colágeno[/caption]O alho é um alimento que possui enxofre, algo interessante para estimular a formação de colágeno no corpo humano, além disso, possui taurina e ácido lipoico, compostos que são essenciais para a reconstrução das fibras de colágeno danificadas. Um estudo realizado na Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul, mostrou que o alho alivia dores nas articulações.Talvez você não seja dos maiores fãs, mas comer um dente de alho por dia é interessante para o organismo, dá para consumi-lo como se fosse um comprimido, sem mastigar. Outra alternativa é preparar uma infusão de alho, junto com canela e hortelã, assim o sabor não ficará tão forte, mas os benefícios seguem os mesmos.

4 - Alimentos ricos em colágeno: Soja

[caption id="" align="alignnone" width="650"]

Soja alimentos ricos em colágeno

Soja alimentos ricos em colágeno[/caption]A soja é outro alimento que pode ajudar a melhorar a produção de colágeno, deixando a sua pele linda e saudável, e isso pode ser feito consumindo leite de soja, tofu ou algum queijo que contenha este ingrediente. São itens que possuem um hormônio conhecido como genisteína, que serve para estimular a produção do colágeno e atrasar o envelhecimento da pele.A soja conta com uma propriedade conhecida como isoflavona, que é semelhante ao hormônio estrogênio. Pesquisas feitas na Universidade de São Paulo (USP) indicaram que essas isoflavonas podem auxiliar contra o estresse oxidativo e auxiliar na produção de substâncias antioxidantes, assim, impedindo que enzimas prejudiquem o colágeno.

5 - Alimentos ricos em colágeno: Aveia

[caption id="" align="alignnone" width="650"]

Aveia: alimentos ricos em colágeno

Aveia: alimentos ricos em colágeno[/caption]Entre 10 alimentos ricos em colágeno, não podemos deixar de citar a aveia, fonte importante de silício, atuando na produção de colágeno e elastina. Além disso, quem consome aveia de maneira regular consegue encontrar outros benefícios, já que ela também serve para a renovação dos tecidos e tem ação antioxidante.A aveia é um cereal que em sua composição conta com ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5. Conta com diversas propriedades que servem para dar energia ao organismo, assim, além de deixar a pele mais bonita, ainda pode contribuir de outras maneiras.

6 - Alimentos ricos em colágeno: Peixes

Embora tenhamos apresentado um tópico para carnes, os peixes merecem um só para eles. Esse alimento é rico em ômega-3, servindo como um nutriente e anti-inflamatório, ajudando a melhorar a hidratação da pele. E quando falamos de peixes, destaque para dois deles: salmão e sardinha.As sardinhas enlatadas geralmente possuem mais quantidade de gorduras boas, como o ômega-3, então pode ser uma boa alternativa para o seu cardápio, ela ainda conta com cálcio e ajuda a proteger o seu cérebro.

7 - Alimentos ricos em colágeno: Frutas vermelhas

Frutas vermelhas possuem flavonoides e contêm vitamina C, dessa forma, oferecendo ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres, impedindo que o envelhecimento precoce aconteça. Ou seja, as frutas vermelhas atuam para impedir que os níveis de colágeno sejam reduzidos. Entre elas, podemos destacar:

  • - Goji berry;
  • - Mirtilo;
  • - Groselha;
  • - Amora;
  • - Framboesa;
  • - Cranberry;
  • - Morango.

8 - Alimentos ricos em colágeno: Frutas cítricas

Os alimentos vermelhos e cítricos são boas fontes de vitamina C, que é importante para a síntese do colágeno. Quem deseja ter uma pele lisinha pode apostar nelas, já que são ainda ricas em flavonoides e possuem ação antioxidante. Como exemplo, podemos citar:

  • - Abacaxi;
  • - Laranja;
  • - Limão;
  • - Tangerina.

9 - Vegetais verde-escuro

Os vegetais que possuem a cor verde-escura possuem vitamina C na sua composição, algo fundamental para a formação do colágeno. Ainda possui ação antioxidante, que servirá para impedir que radicais livres ataquem o organismo. Entre eles, podemos destacar:

  • - Espinafre;
  • - Brócolis;
  • - Couve.

10 - Tomate, pimenta e beterraba

E os vegetais também são interessantes para estimular a produção de colágeno e não poderiam fica fora deste top com 10 alimentos ricos em colágeno. Ele possui antioxidante licopeno, que serve para proteger a pele contra danos, atuando como se fosse um protetor solar natural.Dá para colocar os três no seu cardápio ou então fazer um revezamento, comendo um deles a cada dia, assim os resultados serão ótimos.

Gelatina ajuda a produzir colágeno?

Se você fizer uma pesquisa na internet por listas que incluam alimentos ricos em colágeno ou que estimulem a sua produção, é provável que a gelatina apareça entre eles. Pesquisadores afirmam que a versão vendida nos supermercados possui mais açúcar do que proteínas, extraída dos tendões, da pele e dos ossos de animais.A partir disso, a gelatina comercializada é uma mistura de corantes artificiais e conservantes, além de açúcar, adoçante e outros itens. Podemos afirmar que é um mito de que a gelatina serve para deixar a pele mais firme, isso falando em relação ao seu consumo como alimento e não como item para tratamento estético.Sabemos que o colágeno é muito importante para a saúde da nossa pele, já que ele garante a elasticidade do tecido, mantendo a cútis com uma aparência mais jovem. Comece a consumir estes alimentos e diga nos comentários qual foi o efeito. Aqui temos ainda muitos outros posts que podem ajudar a cuidar da pele.

Gostou do artigo sobre 10 alimentos ricos em colágeno?

Agora que você aprendeu quais são os melhores alimentos que ajudam nas espinhas, é só começar a consumi-los. E esse ainda ficou com alguma dúvida relaciona às acnes, aqui no blog temos diversos posts voltados para este assunto. Além disso, temos outros artigos que falam sobre como manter a pele hidratada, mais saudável, e além de manter a pele mais bonita. Leia aqui.Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram.

Descontos exclusivos em maquiagens e
Skin Care

Até 50% OFF em produtos.
Acesse nosso TOP 10 Descontos e resgate seus descontos.
Quero resgatar meus descontos