Ácido hialurônico: Tudo sobre como usar

2/6/2021

A busca por formas de manter a hidratação da pele, além da firmeza e estrutura do rosto traz diversos questionamentos. Além disso, o uso de cosméticos e a realização de procedimentos estéticos se torna cada vez mais comum. Sendo assim, entenda aqui tudo sobre ácido hialurônico.

Saiba quais benefícios o uso desse ativo traz para a pele, quais as formas de utilizá-lo e quando é recomendado. Além disso, conheça quais fatores podem determinar a sua contraindicação e quais cuidados devem ser tomados.

Lembre-se de sempre consultar um profissional antes de usar qualquer produto e procurar os melhores profissionais, com os melhores produtos para realizar procedimentos estéticos. O uso do composto faz maravilhas na sua pele, ajuda na sua saúde, hidratação e firmeza.

SAIBA MAIS: Teste o seu tipo de pele!

Saiba tudo sobre ácido hialurônico

Sendo uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano, o ácido hialurônico nada mais é que uma molécula de açúcar presente no nosso corpo. Por isso, ele é responsável por reter água até muito mais vezes que o seu peso.

Portanto, a hidratação da nossa pele é mantida, graças a sua função umectante. Além disso, está presente em todo o nosso corpo, como no globo ocular e nas articulações, mas sua maior concentração está na pele. Então, é responsável por realizar o preenchimento do espaço entre as células.

Dessa forma, isso proporciona a hidratação da pele, e por deixá-la elástica. No entanto, a partir dos 25 anos, a produção natural dessa substância começa a diminuir e é por isso que existe a necessidade de repor. Isso ocorre devido ao processo de envelhecimento celular.

Quais são seus benefícios?

A principal característica que o torna conhecido é o seu alto poder hidratante. Portanto, ele realiza a umectação da pele, retendo a água e evitando sua perda, além de mantê-la luminosa e saudável. Outra característica é a sua natural função de preencher os espaços entre as células.

Assim, isso faz com que os sinais de envelhecimento sejam minimizados. Dessa forma, ocorre o preenchimento das linhas de expressão, o que garante a uniformização da textura da pele. Por isso que o uso de injetáveis contendo o ativo está cada vez mais popular.

Além disso, o uso do ácido hialurônico irá proporcionar a sustentação da pele, ajudando-a a ficar firme e diminuindo a flacidez. E por se tratar de uma substância produzida naturalmente por nosso corpo, não será rejeitada pela pele quando for aplicada.

Como usar?

Existem diversos cosméticos disponíveis no mercado que contém o ácido hialurônico. Desde cremes, séruns e maquiagens, até injetáveis. Por isso, é necessário consultar um dermatologista para entender qual a necessidade da sua pele e qual o produto recomendado para a utilização.

Além disso, a procura de profissionais para fazer a aplicação do produto injetável é cada vez mais comum. Portanto, é necessário encontrar aqueles que usam produtos de qualidade e que sejam capacitados para realizar o procedimento. 

Sendo assim, entenda agora como são usados os diferentes tipos de ácido hialurônico.

Injetáveis

São usados tanto para o preenchimento de linhas de expressão, rugas, lábios e olheiras, assim como para cicatrizes, celulites e depressões corporais. Além disso, seu uso para dar sustentação e definição fácil também ocorre. A aplicação deve ser realizada por um profissional e ocorre através de agulhas ou cânulas.

Então, o uso pode ser tanto para um simples procedimento estético de embelezamento, como para melhorar a estrutura da pele e o contorno do rosto. Mas é necessário ter muito cuidado, porque a aplicação em um ponto errado pode causar problemas.

O ácido hialurônico injetável é produzido a partir de um gel à base de glicosaminoglicanos, que realizam o preenchimento dos espaços entre as células. Assim, naqueles locais em que a pele sofreu um afundamento, ou contém cicatrizes e linhas de expressão, podem ser preenchidas.

LEIA TAMBÉM: Linha de skincare da Eucerin

Cremes e séruns

Produzidos para serem aplicados sobre a pele, promovem uma hidratação profunda. Com o alto poder de reter as moléculas de água, ele será capaz de melhorar a textura da pele e preencher rugas, linhas finas e vincos.

Além disso, é um forte aliado na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce da pele. Portanto, utilizar produtos que contém o ativo na sua rotina de cuidados com a pele contribui a longo prazo para que os sinais do envelhecimento sejam minimizados.

Muitos produtos contêm diferentes tipos de ácidos hialurônicos em sua formulação. Ou seja, eles possuem variados pesos moleculares. Sendo assim, aqueles que possuem até 50 kilodaltons serão responsáveis por penetrar nas camadas da pele e estimular a produção natural do ativo.

Enquanto isso, os que possuem mais de 1000 kilodaltons são responsáveis por absorver e reter água, já que ficam na superfície da pele, o que promove a hidratação.

Quais cuidados tomar?

Não existe nenhuma contraindicação sobre usar todos os dias produtos que contém ácido hialurônico. Além disso, o uso por gestantes também não apresenta nenhum estudo que mostre que não é seguro. No entanto, durante o primeiro trimestre é proibido e no restante da gravidez não existe restrição recomendada.

Mas lembre-se de sempre consultar um dermatologista, e obstetra caso esteja grávida, para saber quais produtos usar e qual a necessidade da sua pele. Para quem possui pele com sensibilidade ao composto, o uso deve ser evitado.

Além disso, aqueles que possuem problemas de coagulação não devem usar. 

Para as pessoas que possuem áreas da pele onde existam doenças ativas, deve ser evitada a aplicação. E quanto aos injetáveis, não podem ser aplicados onde há implantes permanentes.

Portanto, com o uso correto dos produtos e conforme a recomendação de um profissional, não haverá o surgimento de problemas devido ao uso do ativo.

LEIA MAIS: Laneige Skin care Resenha

Vale a pena investir no uso do ácido hialurônico?

Considerando todos os benefícios apresentados até aqui sobre a utilização do ácido hialurônico, seu uso é recomendado, principalmente a partir dos 25 anos. Além disso, alguns dermatologistas indicam que a partir dos 20 anos o uso de cosméticos contendo o ativo já pode ser iniciado.

Sendo assim, para a prevenção dos sinais de envelhecimento, melhorar a estrutura do rosto e a firmeza da pele, o uso desse composto vale a pena. Por ser um ativo produzido de forma natural pelo organismo, então, trará somente benefícios à pele, se for usado corretamente.

Então, quando pensar em fazer um procedimento para injetar ácido hialurônico no rosto, procure um profissional confiável e especializado, e que use produtos de qualidade. Além disso, busque cosméticos bem avaliados e com eficácia comprovada.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto