Acne neonatal: O que fazer e como tratar?

20/9/2021

Cravos e espinhas são problemas que costumam estar associados a adultos e adolescentes. No entanto, essa condição pode surgir até mesmo em bebês recém-nascidos. Casos como esse, em que as crianças já nascem com algumas espinhas, são chamados de acne neonatal, e possuem uma explicação bastante interessante.

O fato é que a acne por si só é um problema que incomoda muita gente, de diferentes faixas etárias. Por mais que ela seja muito mais comum na adolescência, por conta da produção de hormônios sexuais, essa doença pode atingir pessoas adultas e idosas, sobretudo mulheres.

Além disso, a acne é conhecida por contar com diferentes níveis que representam a gravidade da situação. Ainda que em bebês recém-nascidos a situação não represente nenhum grande risco, é preciso que sejam tomados os devidos cuidados - independentemente da faixa etária.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a acne neonatal, doença que atinge bebês recém-nascidos. Além disso, falaremos um pouco também sobre os cuidados que é preciso ter em relação a essa condição que, apesar de ser relativamente comum, também exige uma certa atenção.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que é a Acne Neonatal?

Quando vemos alguém com uma pele macia e completamente uniforme, costumamos elogiá-la com o dizer “pele de bebê”, não é mesmo? Apesar dessas serem características dos pequenos, em um olhar mais atento podemos perceber que muitas crianças nascem com pequenas vermelhidões.

Essas erupções em crianças recém-nascidas, caracterizada por pequenos pontos vermelhos, são resultados da chamada acne neonatal. Também conhecida como pustulose encefálica neonatal, a condição consiste no surgimento dessas pequenas bolinhas avermelhadas, geralmente no rosto do pequeno.

Apesar de ser mais comum na região da face do bebê, a acne neonatal também pode incidir em outros locais do corpo do recém-nascido. Braços e costas, por exemplo, são outras partes que também costumam contar com esses pequenos pontos vermelhos que, em suma, são nada mais nada menos do que espinhas.

Na acne neonatal, as pequenas bolinhas vermelhas que surgem no corpo do bebê também podem contar com pontos de pus. No entanto, assim como em qualquer tipo de acne, a recomendação é de que não se tente espremer as espinhas, visto que isso poderá afetar a pele da criança.

LEIA MAIS: O que é acne? Tudo sobre e Como Tratar

Como surge a acne neonatal?

O fato é que quando falamos em espinhas, o que nos vem à cabeça é justamente aquele período da adolescência em que a condição é mais comum. Isso porque a acne, em termos gerais, está diretamente relacionada à produção hormonal do nosso corpo, sendo que os hormônios sexuais, por exemplo, começam a ser produzidos na adolescência.

Sendo assim, a dúvida por trás das espinhas que atingem bebês recém-nascidos é justamente o motivo, visto que os pequenos ainda não contam com produção excessiva de hormônios. Essa é uma questão que ainda não foi respondida completamente, mas já há um norte em termos de estudos.

Isso porque acredita-se que o surgimento da acne neonatal está diretamente relacionado aos hormônios maternos. Ou seja, há indícios de que a formação de espinhas em bebês seja decorrente da troca de hormônios que ocorre durante o período de gestação, o que acaba afetando os pequenos.

Sendo assim, em teoria, a incidência de acne em crianças recém-nascidas não está diretamente ligada à sua produção hormonal, mas sim a da mãe. Ainda assim, essa é uma situação que merece atenção por parte dos responsáveis, caso as pequenas bolinhas vermelhas venham a evoluir para algo a mais.

Em que período surge a acne neonatal?

Se em adolescentes os cravos e espinhas podem surgir em diferentes anos de vida, entre os pequenos a acne neonatal tem um período bastante delimitado. Isso porque essa condição costuma aparecer entre os pequenos justamente no primeiro mês de vida, mais especificamente entre a segunda e terceira semana após o nascimento.

No entanto, diferente da acne da adolescência ou até mesmo da fase adulta, a acne neonatal também conta com um período específico para sumir. Essa condição, que provoca pequenas bolinhas vermelhas nos bebês, pode perdurar por até seis meses após o nascimento da criança.

Esse período de incidência de espinhas nos pequenos também conta com uma explicação científica. Isso porque os hormônios liberados pela mãe durante o período de gestação, e que são “absorvidos” pelo bebê, costumam permanecer no organismo da criança por cerca de seis meses.

Sendo assim, o mais comum é que em até seis meses as espinhas do bebê venham a sumir por completo. Caso isso não aconteça, e a condição perdure por mais tempo, a melhor orientação é de que os pais da criança procurem por um dermatologista para obter um diagnóstico do caso.

Existe tratamento para acne neonatal?

Enquanto adultos e adolescentes, costumamos recorrer a uma série de produtos e procedimentos para nos livrarmos de vez das tão incômodas espinhas. No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas em relação à essa condição em bebês recém-nascidos. Afinal de contas, existe tratamento para acne neonatal?

O fato é que, por mais que o próprio nome possa parecer assustador e as bolinhas vermelhas causam preocupação nos pais, a acne neonatal não requer nenhum tipo de tratamento específico. Ou seja, não há como prevenir o surgimento de espinhas nos pequenos e nem necessidade de recorrer a procedimentos.

Em suma, o cuidado mais indicado pelos médicos é de que os pais jamais esperem as bolinhas presentes no corpo do bebê. Isso para evitar não apenas manchar a pele dos pequenos como, também, para evitar que os germes presentes nas unhas do adulto possam contaminar a pele da criança.

No entanto, por mais que não exista um tratamento próprio para a acne neonatal, alguns cuidados podem ser tomados por parte dos pais. Um deles é justamente a utilização de água e sabão neutro para higienizar a região acometida pelas espinhas, assim como evitar tecidos sintéticos ou muito quentes para as crianças.

5 sabonetes neutros para bebês com acne neonatal

Visto que uma das melhores indicações de cuidados para bebês com acne neonatal é a limpeza do local acometido com água e sabonete neutro, resolvemos separar alguns dos melhores produtos do gênero. Todos os 5 produtos listados não agridem a pele dos pequenos e podem ser utilizados. Confira:

1.    Sabonete Neutro - GH

O sabonete neutro da marca GH é um dos que podem ser utilizados para limpeza da pele de bebês com acne neonatal. Indicado para todos os tipos de peles, das secas as mais oleosas, o produto é vendido em barras e pode ser adquirido, inclusive, em kits com até 16 unidades.

O sabonete neutro da marca GH é dermatologicamente testado e livre de parabenos, ou seja, conservantes. Além de possuir pH neutro, ele também é hipoalergênico e desenvolvido com base vegetal.

VEJA MAIS: Acnes e espinhas em 2021: como tratar

2.    Sabonete Neutro - Asepxia

Conhecida por desenvolver produtos ideais para a limpeza da pele, sobretudo de pessoas acneicas, a Asepxia também conta com um sabonete neutro que pode ser utilizado em bebês com acne neonatal. O produto, vendido em barras de 80 gramas, é hipoalergênico e não agride a pele.

Além disso, ele também ajuda a controlar a oleosidade da pele, assim como diminuir a irritação e vermelhidão causadas pelas espinhas. Sendo assim, contribui para a limpeza da pele dos pequenos que contam com essas bolinhas.

3.    Sabonete Líquido Neutro - Lillo

Outro produto que pode ser utilizado para a limpeza da pele de bebês com acne neonatal é o sabonete líquido neutro da marca Lillo. Vendido em recipientes de 200ml, o produto não conta com álcool etílico e possui Ph neutro.

Além disso, o sabonete líquido também possui uma fórmula leve e glicerinada. Além de não agredir a pele, também não irrita os olhinhos dos pequenos, podendo ser utilizado para lavar das cabeças aos pés.

4.    Sabonete neutro de Aloe Vera - Adcos

Outra marca que conta com um sabonete neutro que pode ser utilizado para os pequenos com acne neonatal é o da marca Adcos. O produto pode ser utilizado na limpeza das áreas acometidas pela acne, contando com um além: a aloe vera.

A planta medicinal, utilizada na fórmula, ajuda a acalmar a pele e manter a hidratação natural da mesma. O produto faz tudo isso se ressecar a pele, podendo ser utilizado nas mãos, rosto e corpo.

5.    Sabonete neutro antibacteriano - Hidramais

O sabonete neutro antibacteriano da marca Hidramais é outra opção para quem busca realizar a limpeza da pele de bebês com acne neonatal. Esse produto pode ser utilizado, por exemplo, na hora em que os pequenos vão tomar banho.

Disponível de forma líquida, o produto pode ser utilizado tanto no corpo quanto nas mãos e rosto, sem perigo de ressecar a pele. Ele conta ainda com glicerina, uma substância natural que ajuda a hidratar a pele.

Mais cuidados para bebês com acne neonatal

Além da utilização de sabonetes neutros com água para a limpeza da pele dos pequenos, e evitar o uso de materiais muito quentes, existem outros cuidados para crianças com acne neonatal. Um deles é justamente evitar o uso de alguns tipos de cremes e produtos que possam vir a irritar a pele dos pequenos.

Cremes com parabenos, fragrâncias e outras substâncias que possam causar alergia não devem ser utilizados nos bebês, sobretudo na área acometida pela acne. Isso porque eles podem ajudar a provocar um aumento das espinhas, agravando o quadro de acne neonatal dos pequenos.

Além disso, é importante que os pais estejam limpando a saliva ou leite sempre que o bebê gorfa. Isso porque, uma vez que esses líquidos secam na pele, eles contribuem para o surgimento da acne neonatal.


Referências:

DERMA CLUB. Acne neonatal: o que é? Quais são as causas? Como tratar as espinhas no bebê. Disponível em: <https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-neonatal-o-que-e-quais-sao-as-causas-como-tratar-as-espinhas-no-bebe_a9966/1>. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Revista Crescer. O que é a acne neonatal. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/VOCE-E-A-MELHOR-MAE/noticia/2016/07/o-que-e-acne-neonatal.html>. Acesso em 20 de setembro de 2021.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto