Automaquiagem é junto ou separado?

20/5/2021

De acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, você sabe como se escreve automaquiagem? Pois bem, é exatamente assim: automaquiagem.

Ou seja, respondendo à questão, automaquiagem junto ou separado? Junto!

Falando em erros, podemos ver também outras formas equivocadas de se escrever automaquiagem. Por exemplo:

  • Auto maquiagem.
  • Auto-maquiagem.

As duas formas acima estão erradas, conforme a norma culta da língua Portuguesa. Fique por aqui e descubra o porquê o correto é: automaquiagem.

LEIA MAIS: É maquiagem ou maquilagem?

Automaquiagem junto ou separado na Língua Portuguesa

Mesmo com a adoção no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, especialistas explicam que a maneira correta da palavra sempre foi automaquiagem. No entanto, era aceitável na forma coloquial escrever auto-maquiagem. 

Mas, com o uso oficial das novas normas, apenas e a única maneira aceitável da grafia da palavra é: automaquiagem

A “confusão” ocorreria porque antes do Novo Acordo Ortográfico, os prefixos “auto” apenas se juntava - em sua maioria - com palavras iniciadas por, “r” “r”, “h” e “s”. Mas, havia as exceções, que no caso incluía a palavra automaquiagem (sempre escrita de forma junto).  

Assim, com a reforma oficial da ortografia da Língua Portuguesa o uso do hífen deixou de ter exceções. Atualmente, então, só é usado em quando o prefixo “auto” termina em vogal e a palavra subseqüente começa com a mesma vogal (o que não é o caso de automaquiagem, correto). Também, admite-se o hífen quanto o prefixo “auto” é seguido por palavra que iniciada com a letra “h”. Veja:

  • Auto-observação.
  • Auto-hipnose.
  • Auto-oxidante.

Além disso, era admitida na forma coloquial a escrita de automaquiagem separado. Ou seja: auto maquiagem. Assim, como ocorria com auto estima. Mas, o correto, além de automaquiagem é, por exemplo: autoanálise, autoestima.

Ainda falando do Novo Acordo Ortográfico e da questão se automaquiagem junto ou separado, outras palavras passaram a ser escritas juntas. Veja:

  • Autosserviço;
  • Autorregeneração;
  • Autoajuda;
  • Autossuficiente;
  • Autodisciplina;
  • Autobiografia;
  • Autoescola.

Etimologia do prefixo “auto”

O prefixo “auto” vem do grego: αὐτο-. Ele indica uma ação feita em relação a si mesmo. E sua origem tem ligação com o automóvel. 

Ou seja, o automóvel é algo que se movimenta pela gente, de certa forma, que nos leva de um lugar ao outro. 

Assim, o prefixo “auto” passou a designar palavras e expressões que indicam uma ação praticada pela pessoa e para a própria pessoa, como automaquiagem.

Etimilogia de “maquiagem”

A palavra maquiagem tem origem francesa: maquillage. Além disso, de acordo com os dicionários, o significado de maquiagem é o ato de usar decorações ou cosméticos no rosto.

Maquiar também admite a forma maquilar. No entanto, na forma culta da Língua Portuguesa o correto do verbo é maquiar – já que maquilar é forma coloquial, que conserva parte da grafia francesa.

O mesmo ocorre com “maquilagem”. Na Língua Portuguesa culta o correto é “maquiagem”.

NÃO PERCA: Descubra a super técnica de automaquiagem que vai deixar a sua make impressionante

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

E agora que já sabemos se automaquiagem é junto ou separado, vamos abordar brevemente o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Para quem não sabe, esse acordo foi aprovado em 12 de outubro de 1990. Mas, só foi assinado em dezembro daquele ano.

Para isto, um documento foi fixado pela Academia de Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e representantes dos países de Língua Portuguesa como Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, e São Tomé e Príncipe.

Além disso, aderiram também ao Novo Acordo Ortográfico delegações como de Galiza. No caso, porque na Galiza – uma região que se localiza na porção norte da Espanha – se fala o Galego, que é uma espécie de idioma que deu origem à Língua Portuguesa.

No Brasil, a reforma foi implantada em dezembro de 2015, de acordo com o Decreto 7875/2012. Mas, desde 2008 o país já se preparava para a mudança definitiva das normas.

A partir de 2016, em livros, concursos públicos e demais documentos, escrever conforme as regras do antigo acordo podem ser consideradas um erro. No caso, se uma palavra sofreu mudanças com o Novo Acordo Ortográfico.

Assim, desde 2016, por exemplo, é considerado errado escrever auto-maquaigem ou auto maquiagem ou invés de automaquiagem, a forma certa.

Em outros países, o prazo para a adoção definitiva do Novo Acordo da Língua Portuguesa levou mais tempo. Em Cabo Verde ele só passou a valer definitivamente em 2019.

A finalidade do Novo Acordo da Língua Portuguesa foi unificar e oficializar o idioma, como forma de aproximação entre os países.

Também, reduzir as influências políticas que o idioma sofreu ao longo dos séculos. Além disso, criar um idioma padronizado, como forma de difundir e valorizar a Língua Portuguesa. 


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto