Automaquiagem para casamento

12/5/2021

Mesmo não sendo o seu “grande dia”, toda a mulher gosta de caprichar na maquiagem em festas de casamento, não é? Mas, se você não é a noiva e nem a madrinha, pode apostar na automaquiagem para casamento.

Isso porque a noiva e as madrinhas estão no centro das atenções na ocasião. Além disso, são fotografadas, portanto, para elas é mais conveniente uma maquiagem profissional.

Porém, se você foi convidada para uma festa de casamento, pode apostar na automaquiagem. E, caso você não tenha muita intimidade com maquiagens, pincéis e outros utensílios, confira um passo a passo simples de fazer, mas que deixará a sua maquiagem ideal para a festa de casamento.

VEJA TAMBÉM: Certificado em automaquiagem

Automaquiagem para casamento: o que você irá precisar?

Bem, para que o make up dure a festa toda, alguns produtos e utensílios são indispensáveis na automaquiagem. Então, anote o que precisa providenciar:

  • Hidratante ou creme facial para peles oleosas ou Primer;
  • Corretivo facial;
  • Base facial ou BB Cream;
  • Pó facial, de preferência translúcido;
  • Batom em duas tonalidades;
  • Lápis para contorno de boca;
  • Blush;
  • Lápis de olho ou Delineador;
  • Rímel ou Máscara de Cílios;
  • Curvex;
  • Sombra de olhos – duas tonalidades;
  • Iluminador;
  • Fixador de maquiagem;
  • Pincéis;
  • Esponjas;
  • Algodão;
  • Hastes flexíveis;
  • Demaquilante.

Se você já tem alguns destes cosméticos em casa, não precisa se preocupar. Além disso, é possível fazer ajustes para ficar perfeita nesse dia tão especial, seja na festa de familiar ou amiga.

Masterclass de Automaquiagem

Passo a passo fácil para automaquiagem para casamento

A automaquiagem de casamento não é tão difícil quanto você pode pensar. Existem alguns passos que devem ser seguidos, para que o resultado fique perfeito. Mas, é aquilo que eu sempre digo: é necessário treinar bastante para que o resultado fique perfeito.

Ou seja, se você não está acostumada a fazer maquiagem, pode encontrar algumas dificuldades. Mas, se já tem esse hábito, então tudo fica mais fácil.

  1. Preparando a pele

Primeiramente é essencial preparar a pele antes de fazer a automaquiagem para casamento. Assim, lave o rosto e seque delicadamente com uma toalha.

Depois, você irá aplicar um creme ou loção facial para peles não oleosas ou, então, um primer.

Além de ajudar na fixação do make, este processo deixará sua pele mais bonita para receber os produtos de maquiagem. Também, sua pele ficará devidamente hidratada, mas não oleosa. Ou seja, no ponto certo para receber o make up. 

  1. Olheiras e pontos avermelhados

Agora, disfarce as olheiras mesmo que você não tenha marcas relevantes abaixo dos olhos. O ideal são corretivos coloridos, na cor amarela.

No entanto, se você não tiver este produto, existe outro truque.

Pegue o corretivo facial e misture com uma gota de hidratante branco. Ou então, com uma base que puxe para o amarelado. Sombras em nuances amarelas também servem.

Então, com um pincel, esponja ou ponta dos dedos, cubra com uma fina camada as olheiras. Não exagere, pois pode ficar difícil cobrir o amarelado depois.

Aproveite e aplique também em pontos avermelhados que lhe incomodem, como espinhas, manchas ou marcas.

  1. Corretivo

Chegou a vez do corretivo. Em geral, ele é usado antes da base, embora algumas técnicas peçam para usar depois. Porém, o corretivo é mais eficiente para corrigir imperfeições da forma que estamos explicando.

Aplique em todas as imperfeições. Novamente, uma fina camada. Além disso, dê umas batidinhas, a fim de o produto não ficar impregnado na pele e acabar resultando em rachaduras depois da base– e olha que isso pode ocorrer mesmo com pessoas com pele bem jovem.

Todo exagero estraga qualquer make, certo?

  1. Modelando e afinando o nariz

Algumas pessoas gostam de afinar o nariz ou mesmo salientar a parte mais afilada. É uma opção que deixa a automaquiagem para casamento mais bonita.

Neste caso, você irá pegar o lápis ou uma sombra marrom sem brilho (ou mesmo o produto para destacar as sobrancelhas) e fazer uma linha.

Esta linha deve ser fina, começando pelo canto interno da sobrancelha e descendo até a ponta do nariz.

Em seguida, esfume para fora a linha, até que as abas do nariz fiquem levemente mais escuras que o ossinho do meio do nariz, como se fosse um esfumado.

Então, com o iluminador, faça uma linha no centro do nariz. A parte iluminada irá se destacar e o nariz irá parecer mais fino e bem desenhado.

  1. Base

Depois destas etapas, está na hora de maquiar toda a face. Para isso, basta espalhar a base escolhida por toda a pele, menos no iluminado do nariz, ok?

Tenha paciência, não exagere na dose e faça com a ajuda de uma esponja ou de um pincel. Esta etapa acaba quando toda a face estiver maquiada pela base.

Você pode maquiar também o pescoço e o colo, caso a roupa da festa do casamento seja decotada. Porém, isto fica ao seu gosto.

CONHEÇA: Super técnica de automaquiagem que vai deixar a sua make impressionante

  1. Fixador de maquiagem

Aqui, você dará uma pausa na automaquiagem para casamento e aplicará um pouco de fixador. Isso porque as etapas não acabaram e corremos o risco de remover os produtos sem querer, certo?

  1. Destacando as sobrancelhas

Com a sobrancelha feita, você irá destacá-las colorindo com um lápis, sombra de olho sem brilho ou um produto específico para colorir sobrancelhas. Mas, atenção, não use tinturas para a sobrancelha, pois se o resultado não ficar bom, você não terá tempo hábil para consertar.

Assim, com um pincel para sobrancelhas ou com esponjinha para passar sombras, dê uma corzinha à sobrancelha e esfume. Se você exagerar, retire um pouco com demaquilante.

Novamente, o conselho é não exagerar, pois isso carrega a maquiagem.

Para finalizar, você pode aplicar um pouco de rímel incolor. Mas atenção, aplique o rímel sempre com movimento para cima e tendendo para as laterais, caso contrário, os pelos da sobrancelha parecerão grudados, ok?

  1. Blush

Nesta etapa da automaguiagem para casamento chegou a hora de dar cor ao rosto. A tonalidade do blush irá depender da cor da pele, sendo que existe uma “regrinha”.

  • Clara: tons puxando para o pastel, como bege, pêssego ou rosados.
  • Pele amarelada (orientais) ou vermelha (indígenas) orientais: preferir tons rosados, com leves toques em bronze.
  • Morena: tons terrosos (evitar alaranjados).
  • Negra: tons terracotas, vinho.

Para aplicar o blush sempre de recomenda usar um pincel próprio e aplicar do meio das bochechas para as têmporas. Em seguida, com outro pincel bem fofo, esfume, a fim de não ficar com as bochechas marcadas.

Se quiser, aplique mais um pouco de fixador de maquiagem para continuarmos.

  1. Olhos

Os olhos requerem atenção, pois são um pouco mais trabalhosos de colorir e cheios de detalhes, Primeiramente, recomenda-se aplicar mais um pouquinho de corretivo nas pálpebras. Isso porque fará com que a automaquiagem dure mais e seja mais fácil de ser feita.

Em geral, para quem não tem muita prática, duas tonalidades diferentes de sombra já são suficientes. Quem tem certa experiência, pode abusar mais no mix de cores.

Além disso, para quem não tem prática é melhor evitar o preto, pois ele borra bastante e é preciso mais destreza para trabalhar com esta cor. Prefira, nestes casos, um marrom ou azul escuro.

É indicado que esta cor não tenha brilho. Já a segunda cor pode conter brilho. Você pode escolher um tom parecido com o principal, porém, com brilho ou cores como prata, pérola ou dourado.

Uma dica super fácil de fazer e ficar com os olhos lindos é:

  • Faça um “V” deitado. Ou seja, a pontinha do "V” deve ficar na parte de dentro do olho, próximo ao canal da lágrima. 
  • Já os vértices do V, um deles na linha onde passamos delineador e outro no côncavo da pálpebra. Esfume, a fim da marca não ficar muito evidente
  • Dentro do "V”, aplique a cor com brilho. Esfume também.

Esta técnica é fácil e dá ares profissionais à sombra.

Além disso, se você não gosta de brilho não precisa, ok? Pode usar duas tonalidades de sombra sem brilho mesmo.

  1. Delineado

Feito isso, vamos para o delineador. Se você não colocar em prática, prefira fazer traço rente aos cílios com um lápis ou até mesmo uma sombra preta. Isso porque os delineadores com tinta borram facilmente e fica mais difícil de consertar.

Se quiser um olho estilo gatinho na sua automaquiagem para casamento, uma dica é fazer aquela parte que puxa para cima usando uma fita, a fim do tracinho que sai da área dos olhos não ficar torto. Simples, não é? Depois do traço, retire a fita com cuidado.

Já em relação ao lápis, ao rímel ou máscara de cílios, vamos deixar para depois, para que não borre certo?

  1. Boca

Para a boca podemos usar duas cores de batom, porém, com cor igual e apenas tonalidades diferentes, certo? Por exemplo, rosa médio e rosa claro ou, então vermelho escuro e vermelho médio. Evite combinações entre nuances diferentes, como vermelho com roxo.

Além disso, precisamos desenhar bem os lábios antes de aplicar o batom.

Com calma, vá aplicando o lápis de boca, contornando os lábios.

Outra dica, que marca mais o chamado “coração” da boca, é fazer um ‘X”. ou seja, na hora de contornar o coração, não contorne apenas, entre para dentro dos lábios e cruze o traço. Depois, com o batom este “X” irá desaparecer, mas o coração da boca ficará mais marcado e evidente.

Com a ajuda de um pincel, passe o batom na tonalidade mais escura. Então, no centro da boca, dê uma pequena batidinha com a cor mais clara. Isso dá um degradê muito bonito e discreto, além de aumentar o volume dos lábios.

Por fim, com um papel toalha, tire o excesso de batom. Dê uma ou duas batidinhas somente - caso contrário, você irá remover a maquiagem.

  1. Lápis, rímel e máscara de cílios

Agora, a fim de não borrar, aplique o rímel ou a máscara nos cílios de cima. Depois, use um curvex. Fica fantástico na automaquiagem para casamento.

O rímel ou máscara de cílios preta pode ser usada nos cílios inferiores também. No entanto, não recomendados se você não tem prática em, pois pode borrar toda a automaquiagem para casamento que foi feita aqui, já pensou?

Neste caso, recomenda-se aplicar rímel transparente nos cílios inferiores, a fim de não borrar os olhos.

O lápis também é fundamental. Então, passe na marca d'água do olho. Mas, atenção, não cubra o canal da lágrima, pois isso não é indicado. Portanto,chegando neste “buraquinho” que temos, pare! Isso porque ele deve ficar livre para fazer a lubrificação dos nossos olhos.

Reta final da automaquiagem para casamento

Se olhe no espelho, com e sem luz artificial. Veja o que não gostou na automaquiagem para casamento, o que está em excesso ou faltando. Assim, faça as correções. Se algo está em excesso ou borrado, use o demaquilante e conserte! 

Pó facial: dê preferência, use pó facial translúcido. Isso porque ele combina com todos os tons de pele e dá um efeito mais natural a sua automaquiagem para casamento.

Mesmo assim, nada de exagero, pois pó em excesso pode craquelar o make, além de criar depósitos do produto nos vincos da pele.

Fixador de maquiagem: por fim, aplique uma camada mais generosa de fixador para a automaquiagem para casamento. Mas, cuidado na aplicação. Se for aplicada muito de perto, pode interferir nos produtos aplicados. Igualmente, se o seu fixador for em pó, borrife com a distância de alguns centímetros do rosto.

Por fim, basta caprichar no cabelo e no modelito e arrasar esta maquiagem básica, mas muito elegante e completa! 


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto