Automaquiagem para pele negra

22/7/2021

Não é segredo para ninguém que o mercado de cosméticos é um dos que mais vem crescendo. Ano após ano somos bombardeados com novos produtos de beleza, com as mais variadas finalidades. No entanto, não são todas as marcas que atingem todos os públicos, e é por isso que você precisa conhecer a automaquiagem para pele negra.

O fato é que pessoas brancas têm muito mais facilidade para encontrar maquiagens e outros produtos estéticos para sua tonalidade de pele. Isso porque muitas marcas trabalham com itens de beleza voltados justamente para pessoas mais claras, algo que era ainda mais comum nas décadas passadas.

Acontece que nos últimos anos passamos a presenciar um movimento contrário. Diversas marcas começaram a produzir e trabalhar com maquiagens para pessoas de pele negra. A necessidade de produtos diversos, que não exclua nenhum grupo, se tornou prioridade para muitas empresas.

Sendo assim, neste artigo você irá aprender algumas das melhores técnicas de automaquiagem para pessoas com pele negra. Além disso, serão destacadas algumas das marcas e produtos que trabalham com diversos tipos de produtos de beleza para pessoas negras, da base ao blush.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do celular e vem conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que exatamente é a automaquiagem para pele negra?

Por mais que o mercado de produtos de beleza esteja se tornando muito mais inclusivo, nem sempre foi assim. Há algumas décadas, pessoas negras teriam muita dificuldade em encontrar um salão de beleza que tivesse bases e outros tipos de maquiagem adequados para a tonalidade da sua pele.

Sendo assim, surge então uma solução: a automaquiagem para pele negra. A automaquiagem, como o próprio nome já deixa subentendido, é uma prática para que você mesma possa se maquiar sem precisar ir a um salão de beleza ou recorrer aquela amiga ou amigo especialista no assunto.

A automaquiagem por si só reúne uma série de métodos e técnicas que nos ajudam a disfarçar algumas imperfeições do rosto e realçar aquilo que há de mais bonito na nossa face. No entanto, não é em todo lugar que se encontram bases e produtos de beleza voltados para pessoas negras.

E é justamente por isso que a automaquiagem para pessoas negras costumam contar com técnicas ainda mais diversas e que ajudarão a compor uma make maravilhosa. Vale ressaltar ainda que existem diversas tonalidades de pele negra, e é justamente isso que algumas marcas passaram a trabalhar nos últimos anos.

Automaquiagem: comece pela preparação da pele

Independentemente da cor da sua pele, seja negra ou branca, você deve começar a automaquiagem justamente pela preparação do rosto. Isso já faz parte da rotina de skincare de muitas pessoas, que buscam uma face mais hidratada, mas precisa ser feito sempre antes da maquiagem.

Dessa forma, lembre-se sempre de lavar o rosto com água e secá-lo sem agredi-lo antes de aplicar qualquer produto. Pessoas de pele negra, por sua vez, devem recorrer a produtos específicos para fazer a limpeza antes de trabalhar a automaquiagem, e eu lhe explico porquê.

De acordo com o maquiador expert no assunto, Ítalo Leite, pessoas negras costumam ter a pele mista ou oleosa. Sendo assim, nem todos os produtos do mercado são indicados para que seja realizada a limpeza. É preciso limpar com produtos específicos, como aqueles que possuem ácido salicílico.

Isso porque o ácido salicílico ajuda a remover as células mortas da face, promovendo uma renovação celular. Ele é indicado não apenas para pessoas com pele oleosa como, também, quem possui muitas espinhas no rosto, estando presente em diversos géis e hidratantes.

VEJA TAMBÉM: Curso de automaquiagem

Automaquiagem para pele negra: a escolha da base

Com o rosto já bem limpo e seco, o próximo passo da automaquiagem para pele negra é a aplicação de um primer. Esses produtos ajudam a diminuir a aparência dos poros, deixando sua pele muito mais uniforme para que seja aplicada uma make incrível logo em sequência.

Feito isso, é hora de escolher a base. Esse é um ponto bem importante e que necessita de muita atenção por parte de pessoas com pele negra, visto que muitas acabam escolhendo a cor errada - também pela falta de diversidade no mercado. Com isso, ao invés da base ou pó deixar o rosto uniforme, acaba deixando-o mais acinzentado - por ser mais claro.

Uma forma de escolher a base ou pó ideal para você, sem correr o risco de acabar errando na cor do produto, é testá-lo no rosto mesmo. Busque um espaço com espelho, preferencialmente que tenha uma iluminação mais natural ou ideal, e veja se ele de fato tem a tonalidade que você quer.

Vale ressaltar ainda que as bases para pessoas com pele negra costumam ser divididas em três tipos: tom neutro, frio e amarelado. O neutro é justamente aquele para peles mais escuras, enquanto o frio é indicado para peles mais claras e, o amarelado, quase um meio termo entre os dois.

Corretivo e blush

Com a base já perfeitamente pronta, é hora de passar para o próximo passo da automaquiagem para pele negra. Em seguida, pode-se utilizar um corretivo para dar aquela escondida em algumas imperfeições, sejam elas temidas olheiras profundas ou algumas espinhas bem destacadas.

Depois disso, pode-se aplicar o blush - que vai dar um tom diferenciado para o seu rosto. No entanto, vale ressaltar que existem tons variados para esses dois tipos de produtos que acabam combinando melhor com pessoas de pele negra, por isso é legal você ficar atenta à sua escolha.

No caso do blush, opte sempre que possível por tons não tão fortes e sim robustos. O bronze, marsala e cobre são uma ótima pedida que dá uma aparência completamente diferente para a pele. O momento de aplicação também exige cuidado, então não coloque tudo de uma vez e vá esfumando aos poucos.

Iluminador para pele negra

Por mais que a automaquiagem em si lide com conceitos mais básicos, há sempre aqueles produtos que fazem com que uma make fique ainda mais bonita e são quase indispensáveis. É o caso dos iluminadores, sobretudo para pessoas de pele negra, visto que proporcionam um charme incrível.

Nesse caso, opte justamente por iluminadores que tenham tons mais dourados. Eles realçam a pele negra e combinam muito bem com as tonalidades de blush citadas anteriormente. Esses produtos são responsáveis por destacar, também, aquela parte superior das maçãs do rosto, próximas aos olhos.

LEIA AINDA: Automaquiagem para casamento

As sobrancelhas são parte essencial para uma automaquiagem

Não vá pensando que as sobrancelhas são algo descartável na composição de uma make. É essencial dar uma atenção a elas, já que são uma parte essencial para uma auto maquiagem, seja ela para pessoas de pele negra ou não.

Procure lápis que combinem com a tonalidade da sua sobrancelha e preencha as imperfeições. Isso ajuda a deixar o rosto mais harmônico, sendo quase que a cereja do bolo para a finalização de uma maquiagem de sucesso.

Sombras e delineados na automaquiagem para pele negra

As sombras e delineados também são capazes de dar uma cara ainda mais charmosa e única à sua maquiagem, quando bem-feitas. No caso da automaquiagem para pele negra, vale ressaltar novamente que existem alguns produtos específicos que acabam caindo extremamente bem e ajudando nesse realce do rosto.

Em relação às sombras, opte por cores mais escuras como o próprio preto ou café. Algumas tonalidades brilhantes, como o cobre, também são incríveis e combinam muito bem com iluminadores. Mulheres negras, por geralmente terem uma pele mais oleosa, podem optar por uma sombra mais seca que fixe bem.

TESTE O SEU TIPO DE PELE: descubra para não errar mais na compra de produtos!

Não se esqueça do batom

O fato é que quando estamos falando em batons entre as técnicas de automaquiagem para pele negra, a situação é bem diferente das bases. Isso porque esses produtos, de uma certa forma, acabam não dependendo tanto assim do tom da pele.

No entanto, alguns tons de batons caem muito bem em peles negras e podem ajudar a realçar ainda mais a sua boca. É o caso daqueles que possuem um tom mais fechado, com uma certa transição para marrom.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto