Biotina pra que serve?

Biotina pra que serve?

12/8/2021

Quem nunca ouviu quando criança a frase “precisa se alimentar bem para ficar forte”, não é mesmo? Acontece que esse “ditado” é válido não apenas para a infância, mas para toda a vida. Afinal, tudo que ingerimos acaba tendo um efeito em nosso organismo. E é justamente por isso que você precisa saber para que serve a biotina.

O fato é que ingerimos diversos tipos de nutrientes todos os dias e nem ao menos sabemos quais são. Sendo assim, volta e meia, quando nossa alimentação não está muito balanceada, pode ser que acabemos sofrendo com a deficiência de algum nutriente em específico - acarretando uma série de problemas.

Ainda assim, existem outros tantos minerais e vitaminas que, mesmo que não sejam vitais, podem e devem ser incluídos na nossa rotina de alimentação. Isso porque cada nutriente tem um objetivo dentro do organismo, seja para manter a regulação do mesmo ou proporcionar maior saúde.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a biotina e saberá para que serve este nutriente tão importante para o nosso sistema. Além disso, você irá conhecer também os principais alimentos que são ricos nessa vitamina, e os efeitos positivos que ela pode trazer ao nosso corpo.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de saber para que serve a biotina, conheça o nutriente

Antes mesmo de saber para que serve a biotina, é importante que você entenda o que é esse nutriente. Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é um composto orgânico solúvel em água e é tido como um dos mais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Isso porque ela está diretamente relacionada com a produção de glicogênio, principal reserva de energia das células, e proteínas. São muitos os benefícios dessa vitamina, que atua não apenas garantindo a saúde dos nossos tecidos de uma maneira geral como, também, garantindo energia às células.

A biotina, inclusive, está sempre relacionada à saúde dos cabelos e da nossa pele. Sendo assim, sempre que você for procurar um produto voltado para a beleza de ambos, é bastante provável que encontre no rótulo a indicação de que há a presença de biotina no produto.

De toda forma, essa é uma vitamina que, obviamente, não está presente apenas em suplementos ou produtos de beleza. Na verdade, ela é encontrada em alimentos bastante típicos e comuns do nosso dia-a-dia, os quais são ricos em outros tantos nutrientes, como a própria banana.

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Mas afinal de contas, a biotina serve para que?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse nutriente, e como ele funciona, pode estar se perguntando: mas afinal de contas, a biotina serve para que? Como já citado anteriormente, esse nutriente possui funções essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Sendo assim, não há como resumir a atuação da biotina em uma ou duas coisas. Dito isso, confira 5 das principais ações da biotina:

1.    Garantir a saúde da pele

Não é segredo para ninguém que existem diversas vitaminas essenciais para a saúde da nossa pele. Quando falamos no assunto, muitas pessoas lembram logo da vitamina C. No entanto, talvez você até não saiba, mas a biotina é um nutriente que ajuda a garantir a saúde da pele de uma maneira geral.

Isso porque ela não apenas favorece a hidratação da mesma como também garante a formação de dois nutrientes indispensáveis para a saúde do tecido: o colágeno e a queratina. A função dessas duas proteínas é justamente garantir a elasticidade e resistência na pele.

Sendo assim, a biotina não apenas atua diretamente para a saúde do tecido como, também, faz uma ponte para que nutrientes essenciais para a pele também possam atuar. E é justamente por isso que a vitamina está presente em tantos produtos de beleza voltados para a pele.

2.    Garante a saúde do cabelo e previne a queda

Ainda em termos de beleza estética, vale ressaltar que a biotina serve para que os seus cabelos se mantenham muito mais saudáveis. Há, inclusive, estudos que mostram que pessoas que sofrem com queda de cabelo, quando submetidas a suplementação à base de biotina, conseguem com que os fios voltem a crescer.

Dessa forma, essa vitamina é um nutriente essencial para você que busca se prevenir da queda de cabelo. Tudo isso pelo fato da biotina contribuir na formação de proteínas que são essenciais para a saúde do cabelo, deixando-os não apenas mais fortes como, também, garantindo o seu crescimento.

3.    Unhas mais fortes e saudáveis

Só quem já passou por problemas como o enfraquecimento das unhas sabe o quão incômodo é isso. Sendo assim, é importante ressaltar que a biotina é uma vitamina que também serve para que suas unhas continuem mais fortes e saudáveis, logo, muito mais bonitas.

Na grande maioria das vezes, problemas como o enfraquecimento das unhas indicam justamente a falta de nutrientes. Um desses, que pode estar em déficit, é justamente a queratina, a qual não apenas pode como também deve ser incluída em sua alimentação, seja por meio de alimentos ou suplementação.

4.    Garantir a produção de proteínas

Como já citado anteriormente, a biotina é um nutriente que não apenas pode agir diretamente para a saúde do nosso corpo como também faz uma ponte para a produção de outros compostos orgânicos. Sendo assim, saiba que a biotina serve para que possamos produzir a quantidade ideal de proteínas.

Isso porque a biotina auxilia na formação dos aminoácidos, que são nada mais nada menos que as unidades responsáveis pela formação de proteínas. E se você acha que o nosso corpo não precisa tanto assim de proteína, ou que ela pode ser substituída, saiba que estás redondamente enganado.

Afinal, não é à toa que diversos tecidos do corpo humano são feitos justamente de proteína. Além disso, esse nutriente, que está diretamente relacionado a biotina, é essencial para a nossa imunidade e, também, para reações químicas que ocorrem em nosso organismo de uma maneira geral.

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5.    Garantir a energia nas células e controlar diabetes

Já havíamos citado que a biotina serve para que ocorra a produção de glicogênio, a principal reserva de energia das células. No entanto, o que você talvez não saiba é que isso também contribui para a regulação dos níveis de glicose que circulam no nosso sangue. Logo, a biotina ajuda a prevenir ou controlar a diabetes.

Isso se dá ao fato da biotina estar diretamente relacionada ao nosso metabolismo, agindo também na quebra e absorção de glicose. Existem diversos estudos, como o da Medical Hypotheses e de universidades como King Saud University e Oregon State University que mostram que mostram a eficácia desse nutriente em pessoas com diabetes.

Um dos estudos, inclusive, mostrou que a biotina pode ajudar até mesmo na produção de insulina. Sendo assim, a vitamina pode contribuir para a regulação da quantidade de glicose em pessoas que possuem diabetes do tipo 2, que é quando o corpo não produz ou cria uma certa resistência à insulina.

Agora que já sei que para que serve a biotina, onde posso encontrá-la?

Agora que você já sabe para que serve a biotina, e conhece as principais ações dessa vitamina, pode estar se perguntando: onde eu posso encontrá-la? O fato é que esse nutriente está presente em diversos alimentos, muitos, inclusive, que costumamos consumir quase diariamente.

Confira uma lista com 5 alimentos onde podemos encontrar a biotina:

1.    Banana

Não é segredo para ninguém que a banana é uma das frutas mais nutritivas e acessíveis - pelo menos aqui no Brasil. Esse alimento é rico não apenas em fibras, carboidratos, cobre e potássio como, também, vitaminas do complexo B - entre elas, a própria biotina.

2.    Gema de ovo

O ovo é um alimento que por muito tempo foi motivo de discussões entre nutricionistas. Enquanto muitos diziam que ele fazia mal, outros falavam que era essencial para o funcionamento do organismo. No entanto, algo que não temos como negar é que a gema do ovo é extremamente rica em biotina.

E não é apenas essa vitamina que está presente em grande quantidade na gema do ovo. Na verdade, o alimento também conta com bastante proteínas, ferro e fósforo.

3.    Abacate

Outro alimento que é bastante rico em nutrientes de uma maneira geral é o abacate. Afinal de contas, praticamente todas as receitas caseiras relacionadas à beleza da pele ou cabelo contam com um item em comum: a fruta verde e com caroço - a qual, acreditem se quiser, também é uma grande fonte de biotina.

Um abacate de aproximadamente 200 gramas conta com cerca de 1,85 microgramas de biotina. Além disso, a fruta também é uma grande fonte de folato e gorduras instauradas.

4.    Nozes e sementes

Já que a biotina serve para que nosso corpo continue produzindo energia para as células, porque não comer alimentos que possuem nesse nutriente, não é mesmo? Dois deles são justamente as nozes e sementes que, além de ricas em fibra, gordura instaurada e proteína, também contam com a vitamina.

5.    Ervilhas e feijões

E para finalizar, saiba que ervilhas e feijões também são alimentos bastante ricos em biotina. Esses legumes também são ótimas fontes de outros nutrientes, como proteínas e fibras, e devem ser incluídos na rotina alimentícia de qualquer pessoa saudável.

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