Como cuidar da pele depois de tomar sol

1/2/2021

Pegou muito sol? Deu ruim? Está ardendo? Com a pele vermelha? Então esse artigo sobre como cuidar da pele depois de tomar sol vai te ajudar a parar de arder! No verão a temperatura chega na casa dos 40ºC e quem mora no litoral costuma ir para a praia nos fins de semana. As pessoas do interior podem pegar férias e seguirem o mesmo caminho. Empolgadas com o descanso e com o sol raiando, ficam por horas expostas ao principal astro da nossa vida.

O mesmo vale para quem vai para a piscina e perde a conta de horas recebendo radiação UVA e UVB e tem uma exposição solar muito forte. Sabemos que é importante ter um contato com o sol diariamente, mas sem exageros. Quem sofre com isso é a pele, que certamente ficará ressacada, desidratada e até mesmo poderá apresentar queimaduras.

O melhor a fazer é aplicar o protetor solar, para ter uma proteção solar completa. Só que nem sempre ele dá conta, ainda mais entrando e saindo da água. Os cuidados no pós-sol são importantes, embora os primeiros sintomas de uma dose de sol além da conta possam aparecer até mesmo 24 horas depois da exposição.

Para evitar problemas mais sérios e manter a beleza da cútis, siga as nossas dicas. Veja como ter um pós-sol correto e seguro para a saúde da sua pele.

O que é pós-sol?

Como cuidar da pele depois de tomar sol - O que é pós-sol?

Quando o verão chega, os termômetros vão nas alturas e opções como praia e piscina ganham força. Mas, combinadas com o sol, pode não ser muito interessante para a pele, principalmente quando acontece uma exposição intensa. A escolha do protetor solar é importante para evitar problemas graves, como insolação e queimaduras (famosa pele vermelha).

Algumas sensações, como ardência e vermelhidão são sinais de que passou do ponto. O pós-sol serve justamente para tentar reparar estes danos, utilizando cosméticos indicados e produzidos com este objetivo. Quer conquistar aquele bronzeado lindo? Então faça isso de maneira consciente e evite queimaduras.

Cuidados no pós-sol: os Raios UVA

Como cuidar da pele depois de tomar sol - Cuidados com Raios UVA

O sol é fundamental para a nossa sobrevivência, mas quando a nossa pele fica exposta ao astro, é comum que ele cause ressecamento, se isso acontecer, a aplicação de um creme hidratante poderá solucionar a questão. A vermelhidão e a queimadura, chamadas tecnicamente de eritema, podem aparecer devido aos raios ultravioleta, principalmente o UVB, gerando dilatação nos vasos sanguíneos.

O contato com os raios ultravioleta ativam a prostaglandina, que faz com que as células nervosas fiquem mais sensíveis. E não só isso, os raios UVA também fazem mal quando em excesso, chegando no DNA das células, que podem passar por mutações, serem danificados e até morrerem, a partir disso a pele começa a descascar.

Logo após passar pela exposição aos raios rolares, entre 6h e 24h depois, os efeitos começam a aparecer. Como os resultados demoram a aparecer, algumas pessoas ficam expostas ao astro por mais tempo do que deveriam. E quando os sintomas começam a surgir, uma das primeiras medidas é a utilização de hidratantes, que até ajudam em casos de ressecamento.

Mas, em casos mais agudos, principalmente se a sua pele é branquinha e ficou exposta por muito tempo, o melhor a fazer é apostar em um produto pós-sol, que possui em sua composição ingredientes específicos para tratar a condição, como calmante e anti-inflamatório, ideais para diminuir a sensação de ardência e vermelhidão.

Babosa pode ajudar no pós-sol: O poder da Aloe vera

Como cuidar da pele depois de tomar sol - Babosa

A babosa, conhecida também como aloe vera, possui origem africana e se adapta bem a ambientes áridos, necessitando de sol forte para sobreviver. As folhas podem ser revestidas com espinhos, mas no seu interior, existe um gel que é capaz de auxiliar em diversos tratamentos de beleza, até por isso faz parte de muitos cosméticos industrializados.

Poderá ser removido com a utilização de uma faca e de paciência, aguardando para que pingue em um frasco. Ele é conhecido por mucilagem, sendo um gel viscoso que poderá auxiliar no tratamento de queimaduras, aliviando a ardência da pele. O ideal é fazer a aplicação na área atingida duas vezes ao dia, já no rosto, pode ser aplicado como uma máscara, por 10 minutos.

Tome um banho gelado

Banho gelado para pós-sol

Se a sua pele sofreu com queimaduras, um tratamento interessante de pós-sol é tomar um banho gelado. A água fria servirá para evitar a dor que água quente causaria em contato com a pele. E no verão, não vai ser tão complicado para tomar um destes banhos.

Como escolher o produto ideal?

Existem algumas características que podem ajudar na escolha do produto ideal para aplicar em sua pele no pós-sol, como o frescor e o cheiro. Tem alguns que podem ser utilizados em todos os tipos de pele, mas é preciso dar uma conferida no rótulo antes de comprar, para evitar uma escolha errada que poderá prejudicar ainda mais a pele.

Caso a sua pele seja no estilo oleosa ou mista, é fundamental escolher algum que seja no estilo oil-free, embora esta característica seja recomendada até mesmo para aquelas que possuem o estilo oleoso. É importante para impedir o surgimento de acnes. Em relação a pele seca, existem alguns cosméticos que servem para fazer a nutrição de maneira correta. Ainda se você tem pele seca, é duplamente crucial escolher um produto que realmente hidrate sua pele.

É importante lembrar que a pele do rosto nem sempre possui as mesmas características do corpo. Por exemplo, algumas mulheres possuem mais oleosidade na face do que nos braços. É importante analisar a composição do cosmético, sendo que em alguns casos um deverá ser utilizado no corpo e outro no rosto.

É possível encontrar pós-sol vendido no estilo gel, creme ou spray, a escolha varia conforme o seu gosto, já que os resultados prometidos são os mesmos. O efeito ajudará a reverter o que o sol causou, diminuindo o desconforto ao longo do tempo e impedindo a descamação da pele. Independente dos tipos de pele, utilizar protetor solar é crucial. Principalmente na pele do rosto!

Escolhas bons hidratantes: Hidratação da pele é tudo!

Para que o bronzeado fique perfeito, é preciso fazer uma hidratação da pele adequada, o que também vai fazer com que os resultados sejam mais duradouros e bonitos. A hidratação da pele servirá para remover células e impedir a descamação. Vitaminas E e B5, óleos vegetais e proteínas são ingredientes usados por algumas marcas, mas não há comprovação científica de que auxiliam no bronzeado.

Os cosméticos indicados para o tratamento pós-sol possuem propriedades que servem para acalmar a pele, como camomila, azuleno, calamina e babosa. Além disso, contam com anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida. Uma dica é utilizar água termal, na forma de borrifar sobre a região atingida. Veja a nossa seleção de melhores hidratantes de 2019.

Produtos que vão ajudar no tratamento

Existem outros produtos que são interessantes para este tipo de tratamento e que servirão para melhorar a qualidade da sua pele. Se os danos já apareceram, então fazer uma esfoliação é interessante, já que servirá para remover células mortas e para valorizar o bronzeado adquirido, faça isso com produtos suaves.

No rosto, a aplicação de máscaras faciais poderá ser interessante para contribuir com a hidratação. É preciso tomar cuidado com a fotossensibilidade, que é causadas por produtos que causam manchas e até mesmo alergias. Produtos que possuam álcool e frutas na composição devem ser evitados por quem está com a pele queimada.

O tratamento pós-sol deve contar com o consumo de muita água, que vai ser ótimo para melhorar a hidratação, tanto por fora quanto por dentro. A água de coco também é indicada para este momento, ajudando o organismo a repor os nutrientes que perdeu.

Para reduzir os problemas, não esqueça do protetor solar

Já dissemos diversas vezes aqui no blog que é fundamental utilizar o filtro solar e isso não vale apenas para o verão ou para dias quentes. Até mesmo no inverno, quando o sol está mais fraco, a radiação continua sendo emitida e pode prejudicar a nossa pele, contribuindo para o envelhecimento precoce.

E quando vamos para a praia ou em alguma piscina, o filtro solar, espalhado pelo corpo inteiro, passa a ser ainda mais importante. Nos últimos anos as empresas passaram a desenvolver novas fórmulas, que prometem não sair ao entrar na água, o que ajuda na proteção.

Além disso, quem está exposta ao sol deve fazer a reaplicação do produto, conforme indicado no rótulo. Só assim para ter menos problemas devido aos raios ultravioleta. E por mais cuidados que tenha, a aplicação de produtos pós-sol poderá continuar sendo importante. 

Lembre-se, melhor do que tratar as queimaduras é utilizar proteção solar e ficar bem. Ninguém merece sentir as dores das queimaduras.

Tenha paciência com o tratamento

Se a pele queimou, tenha paciência, não existe nenhum tratamento milagroso que apresentará resultados do dia para a noite. Os resultados podem começar a aparecer dentro de 3 ou 4 dias, ou quem sabe somente após 2 semanas.

Espere até que a pele se recupere totalmente, para fazer uma nova exposição ao sol. E neste período, jamais estoure as bolhas ou puxe a pele. Da próxima vez que for pegar sol, passe filtro solar e não fique por muito tempo.

E se o pós-sol não for o suficiente?

Caso você tenha ficado muitas horas em exposição ao sol e a sua pele realmente tenha sofrido queimaduras, o tratamento pós-sol poderá não ser o suficiente. Em alguns casos, é possível que sofra com febre alta e vermelhidão podem ser sinais de queimaduras de segundo grau. Se bolhas aparecerem, este é um sinal de que a queimadura foi de terceiro grau.

Se a situação for mais séria do que parece, então o melhor a fazer é consultar um médico. Este profissional poderá avaliar todos os danos enfrentados, podendo até mesmo receitar medicação e produtos que podem ser utilizados no tratamento convencional.

Gostou do nosso artigo sobre Como cuidar da pele depois de tomar sol? Vai tomar cuidado quando for tomar um banho de exposição solar?

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram e leia mais na home. ou então leia mais sobre maquiagem no nosso artigo.

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto