Como eliminar rugas no rosto?

Como eliminar rugas no rosto?

3/1/2022

Não adianta, em algum momento da vida nós teremos que lidar com os típicos sinais físicos de envelhecimento, não é mesmo? Acontece que a forma como você cuida da saúde pode fazer com que esses sinais apareçam mais cedo ou mais tarde. Para aqueles que já lidam com isso, é importante aprender a como eliminar rugas no rosto.

Engana-se quem pensa que somente pessoas mais velhas, passadas dos 50 anos de idade, é que lidam com rugas. Na verdade, a formação dessas linhas pode ocorrer muito antes do previsto para muitos, e irá depender principalmente da maneira como você cuida da saúde da sua pele - e às vezes até da sua mente.

São muitos os sinais de envelhecimento que podem surgir de forma precoce, por conta do modo de vida levado por uma pessoa. No entanto, existem algumas formas de prevenir essas aparências, que podem ser incômodas para alguns, e até mesmo eliminá-las quase que por completo.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como eliminar rugas no rosto e se ver livre desses sinais de envelhecimento. Além disso, falaremos também sobre do que se tratam essas linhas tão temidas por muitos e alguns dos principais motivos que podem levar às suas formações.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

É possível eliminar rugas no rosto?

Uma vez que as linhas de expressão começam a surgir em nossa face, chega a ser difícil acreditar que podemos nos ver livre delas novamente. No entanto, saiba que é possível sim eliminar rugas no rosto, mas é necessário o uso de uma série de cosméticos e, também, mudar um pouco os próprios hábitos.

Atualmente, existe todo um mercado de produtos cosméticos voltados para a promoção da saúde e beleza para a pele. As famosas rotinas de skin care nunca foram tão famosas, não apenas por aqueles que querem evitar o surgimento precoce de linhas de expressão, quanto dos que buscam combater as rugas já existentes.

Nesse mercado de cosméticos, existe uma categoria gigantesca de produtos voltados para o tratamento de sinais de envelhecimento. São muitos os cremes e pomadas que visam justamente diminuir essas linhas, buscando dar uma aparência mais firme e uniforme para a pele de pessoas de diferentes idades.

Sendo assim, ao contrário do que muitos acreditam, as rugas podem ser tratadas - ainda que sejam inevitáveis, em um certo momento da vida. Mas é preciso conhecer muito bem a sua pele para saber qual o melhor produto e tratamento indicado para essa correção, sem nenhuma forma de agressão ao tecido.

Confira mais algumas informações sobre como eliminar rugas no rosto:

1.    Mas afinal de contas, o que são as rugas?

Antes mesmo de saber como eliminar rugas no rosto, é importante que você entenda o que é exatamente esse “sinal de envelhecimento”. Afinal de contas, dependendo da sua idade, é bastante provável que já tenha pelo menos um leve indício dessas linhas ou esteja muito próximo de ter que lidar com isso.

Sendo assim, saiba que a ruga é nada mais nada menos do que um sinal de envelhecimento, vincos que surgem na pele em decorrência do envelhecimento da pele. A perda natural de elasticidade e tonicidade da nossa pele também resulta na formação desse tipo de linha incômoda para alguns.

No entanto, por mais que seja possível tratar e até mesmo eliminar as rugas, estamos falando de um processo fisiológico e, de certa forma, irreversível. Isso significa que, em algum momento da vida, sobretudo enquanto idoso, você terá que aceitar o aparecimento deste sinal de envelhecimento.

Em suma, é a perda de elementos que dão sustentação e elasticidade à pele, assim como o aumento das atividades dos músculos, que leva à formação das rugas. No entanto, engana-se quem pensa que todas as rugas são iguais, visto que este sinal de envelhecimento conta com, basicamente, duas “formas” diferentes.

2.    Rugas de expressão

Para saber como eliminar rugas no rosto primeiramente você precisa aprender a identificá-la, não é mesmo? Sendo assim, vamos começar com o tipo mais conhecido deste sinal de envelhecimento, que é justamente as rugas de expressão, mais comum e visível entre a grande maioria das pessoas.

As rugas de expressão são aquelas que se formam ao redor de pontos de destaque da nossa face. Os pés de galinha, por exemplo, são sinais de envelhecimento formados ao redor dos olhos e entram nessa categoria, assim como aquelas localizadas próximas dos lábios e até mesmo da testa.

Sabe quando você começa a franzir a testa e surgem aquelas linhas de fora à fora? Pois é, essas são as chamadas rugas de expressão. Em pessoas mais idosas e que sofrem um pouco mais com o sinal de envelhecimento, estes aparecem até mesmo sem precisar levantar as sobrancelhas.

Sendo assim, saiba que as rugas de expressão são formadas por conta da movimentação dos músculos faciais. É justamente daí que vem o nome, visto que as expressões que fazemos com nossa face, com movimentos que demonstram surpresa, tristeza e etc… acabam resultando nisso.

3.    Rugas estáticas

Ao contrário das de expressão, as rugas estáticas não são formadas por conta da movimentação dos músculos da face. Na verdade, nesse caso, estamos falando daqueles sinais de envelhecimento que surgem em partes móveis do nosso rosto, aquelas onde não é possível movimentar para se expressar.

Esse tipo de ruga surge por conta do envelhecimento natural da pele, sendo, de certa forma, inevitável. Isso por conta da diminuição da espessura das camadas e da estrutura elástica do tecido, que leva a perda de colágeno e elastina, duas proteínas essenciais para a saúde da pele, e a uma diminuição da capacidade de regeneração das células.

Vale ressaltar ainda que as rugas estáticas também podem ser formadas por conta de uma série de ações de agentes externos. Não é segredo para ninguém que, por exemplo, a exposição em excesso ao sol pode fazer com que surjam maiores sinais de envelhecimento - entre eles, este tipo de linha.

No entanto, assim como no caso anterior, também é possível eliminar as rugas no rosto ou pelo menos diminuí-las. Da mesma forma, é preciso seguir um procedimento e tratamento, seja baseado em produtos cosméticos dos mais diversos ou, até mesmo, realizado por um médico dermatologista.

4.    Sol em excesso e falta de hidratação

Não há como falar sobre como eliminar rugas no rosto sem conhecer os principais causadores desses sinais de envelhecimento. Sendo assim, saiba que o maior responsável pelo surgimento dessas linhas na pele é justamente o sol que, em excesso, pode ser bastante prejudicial para a gente.

A exposição ao sol leva a perda de textura e elasticidade da pele, fazendo com que ela fique mais propícia para o surgimento de rugas. A radiação ultravioleta, por exemplo, ajuda a acelerar a destruição das fibras de colágeno por meio de oxidação. É por isso que, ao longo da vida, quanto mais exposto ao sol, maior é a chance de sofrer com rugas.

Além disso, a falta de hidratação da pele também é um dos fatores que levam a formação de rugas no rosto antes do previsto. Quanto menos hidratado, o tecido fica mais propício ao surgimento de manchas, as quais também se tratam de sinais de envelhecimento, e podem ser bastante incômodas.

VEJA TAMBÉM: Como eliminar rugas no pescoço

5.    Estresse e falta de sono também levam a formação de rugas

A maneira como você leva a vida também pode resultar no surgimento precoce de sinais de envelhecimento. Um exemplo é o estresse emocional, o qual também é um dos principais responsáveis pela formação de rugas no rosto e precisa ser tratado da maneira correta para não implicar em problemas mais sérios.

O estresse leva a secreção de hormônios, como por exemplo a adrenalina e o cortisol, os quais aceleram diversos processos de envelhecimento. Sendo assim, essa condição faz com que a pele crie um aspecto cansado e pouco viçoso, parecendo muito mais velhas e cheia de linhas de expressão.

Pessoas que dormem pouco durante a noite ou possuem problemas para dormir também podem estar mais suscetíveis a problemas com relação à formação de rugas. Afinal de contas, a falta de sono também pode levar ao aparecimento de diversos sinais de envelhecimento, entre eles, essas incômodas linhas.

Isso se deve ao fato de que os processos de renovação celular acontecem durante o nosso sono. Sendo assim, a famosa frase “soninho da beleza” não é um mito, visto que é preciso dormir corretamente para que a pele se mantenha bonita e saudável, com uma boa aparência.

6.    Mas afinal de contas, como eliminar rugas no rosto?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse sinal de envelhecimento e os seus principais causadores, talvez esteja se perguntando: como eliminar rugas no rosto? O fato é que existem diversas formas de acabar, ou pelo menos suavizar a aparência dessas incômodas linhas.

Uma das formas é justamente através da hidratação da pele, já que o tecido precisa estar hidratado para combater com maior força as agressões externas. Sendo assim, o simples ato de beber bastante água durante o dia já pode contribuir para que a sua pele resista ao surgimento precoce de rugas.

No entanto, a forma mais conhecida de tratamento para as rugas é sem sombra de dúvidas por meio do uso de cremes. Existe uma grande quantidade de cosméticos do gênero que são feitos com fórmulas especiais para o combate aos sinais de envelhecimento, hidratando, nutrindo e fortalecendo a pele.

Ainda assim, é importante escolher um creme hidratante anti-rugas que seja adequado para o seu tipo de pele. Verifique se não há nenhuma contraindicação severa e, então, passe a incorporar o cosmético na sua rotina de skincare, cuidando da saúde e da beleza da sua face e dando adeus às linhas.

7.    Não fique muito tempo no sol e tire a maquiagem antes de dormir

Outra maneira de eliminar rugas no rosto, e prevenir o surgimento da mesma, é não ficar muito tempo no sol. Por mais que essa exposição seja importante para a síntese de vitamina D, quando em excesso, é extremamente prejudicial para a pele, levando ao surgimento de rugas e manchas.

Sendo assim, a dica para eliminar rugas é evitar a exposição excessiva ao sol e usar sempre um bom protetor solar. Existem diversos protetores, com fatores diversos, que também hidratam a pele sem deixá-la muito oleosa - o que é importante para uma maior saúde da mesma.

Além disso, para evitar o surgimento de sinais de envelhecimento, você também deve retirar a maquiagem sempre que for dormir. Isso porque ela pode acabar obstruindo os poros da nossa pele, levando a um acúmulo de poluição, muitas vezes, que também pode resultar na formação de cravos e espinhas.

O certo é retirar a maquiagem e limpar bem a pele sempre antes de dormir. Manter uma pele limpa, hidratada e livre de sujeiras ou poluição é um passo importante para eliminar os sinais de envelhecimento e, principalmente, garantir que eles não surjam de forma precoce, antes da hora.

Aprenda a eliminar rugas no rosto na região dos olhos

Para além da testa, outro lugar que é bastante propício ao surgimento de sinais de envelhecimento são os olhos. No entanto, é possível eliminar as rugas no rosto, nessa região exata, mantendo uma rotina de cuidados bastante simples com a pele, deixando-a firme e hidratada.

A pele na região dos olhos é bastante fina e, por isso, acaba sendo danificada pelos raios UV e outras agressões externas de maneira mais fácil. Sendo assim, usar um creme especial para a hidratação dessa região é importante para mantê-la protegida e eliminar de vez os sinais.

Além disso, é possível acabar com as rugas na região dos olhos fazendo uma automassagem suave juntamente com o uso do cosmético. Sendo assim, na hora de aplicar o creme ou até mesmo um sérum hidratante e anti-rugas, faça uma leve massagem na região para suavizar as linhas.

A melhor maneira de fazer essa automassagem é utilizando as pontas dos dedos, de forma leve e suave. Isso ajuda a ativar a circulação. Além disso, é importante que o processo seja feito sempre do canto dos olhos para a parte interna e, por fim, levar os dedos um pouco para cima.

VEJA MAIS: Como tratar rugas de uma vez

Antioxidantes e uma vida saudável pode ajudar a eliminar rugas no rosto

E por fim, saiba que o uso de antioxidantes e a prática de uma vida saudável pode ajudar a eliminar rugas no rosto. Primeiramente porque os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da nossa pele e que podem levar à formação de rugas.

Sendo assim, você pode optar tanto por alimentos naturais, ricos em vitamina C, como couve, espinafre, nozes e castanhas, como também por produtos específicos. O óleo de coco, por exemplo, conta com propriedades que ajudam a combater, suavizar e eliminar as tão indesejadas rugas.

Além disso, a forma como você se alimenta e leva a vida de uma maneira geral também é extremamente importante para garantir a saúde da pele. Sendo assim, manter uma alimentação rica em vegetais, frutas e leguminosas é essencial para que o tecido esteja firme o suficiente para combater e evitar o surgimento de rugas.

Da mesma forma, a prática de exercícios também entra nesse quesito no sentido de garantir uma maior saudabilidade para o corpo. São coisas relativamente simples, mas que, em curto e longo prazo, representam uma melhora gigantesca para a vida - inclusive para o combate às rugas.

Quer descontos exclusivos em cosméticos?
Acesse nossa plataforma de cupom e resgate seu desconto hoje mesmo! É de graça.
resgatar meus descontos