Como escolher a base certa para seu tipo de rosto?

1/2/2021

Existem diversos componentes em uma maquiagem, sendo que a base é um dos principais deles. É preciso saber qual é o seu tipo de rosto para que a escolha dos produtos seja feita da maneira correta. Quando a escolha não é a melhor, a make poderá ficar malfeita ou mesmo estragar durante o evento. Aqui falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de pele, que se manifestam principalmente no rosto, uma das regiões que mais conta com glândulas sebáceas, as principais responsáveis pela definição das condições. Para não errar na escolha da base é fundamental ter autoconhecimento, sabendo o que é bom e o que é ruim para o seu rosto. Também passaremos algumas dicas sobre como testar os produtos, para não errar na tonalidade. Aprenda a escolher a base certa para seu tipo de rosto.

Quais são os tipos de rostos?

Existem basicamente quatro tipos de pele, sendo que cada um deles tem características especiais e isso serve para ajudar a definir qual é o estilo certo de base para o seu rosto. Seca, oleosa, mista e normal, estes são os tipos de pele, é preciso ter autoconhecimento para identificar a sua.A pele seca é aquela que possui desequilíbrio em relação ao nível das glândulas sebáceas, já que estas não conseguem produzir a quantidade necessária de oleosidade para deixar a região lubrificada. É possível que a pele seca seja causada por alguns fatores, como a genética e o clima da região onde você mora.A pele oleosa é a mais comum entre os brasileiros e brasileiras, podendo aparecer em pessoas de qualquer idade. Acontece que nestes casos a produção de sebo pelas glândulas sebáceas é maior do que o necessário, a partir disso, é comum a formação de cravos e espinhas neste tipo de pele, assim como acontece brilho excessivo.Tem um tipo de pele que mescla as duas apresentadas anteriormente: a pele mista. Neste caso, algumas partes do rosto apresentam oleosidade, principalmente na famosa zona T, enquanto outras regiões são mais secas. Isso leva as mulheres a se desafiarem quando vão fazer a maquiagem.E para fechar, existe o tipo de pele normal. Neste caso, as glândulas produzem sebo apenas nas condições necessárias para manter a pele saudável. Não existe exagero para nenhum dos lados, o que é muito bom. Se a sua pele é normal, ainda assim precisará escolher a base certa para que a make fique perfeita.

Como escolher a base para o rosto?

Não existe um consenso em relação a maneira de escolher a cor ideal de base. Alguns especialistas acreditam que é interessante apostar em uma tonalidade que esteja de acordo com o seu rosto, ou seja, mais clara do que o restante do corpo. Isso acontece porque, por exemplo, ao pegar sol e proteger apenas o rosto, ele fica mais claro.Outros pensam que é mais interessante apostar em bases que deixam a tonalidade do rosto semelhante ao restante do corpo. Por isso, utilizar bases que servem para equilibrar as diferentes partes é algo que pode ser visto com bons olhos em relação as maquiagens.Tem uma dica para você não errar na hora de decidir a cor da base que irá comprar, é testando em regiões como a bochecha, o queixo ou no maxilar. Quem faz testes na mão não consegue identificar se a tonalidade ficou boa ou não, assim como o pulso também não é uma parte recomendada para isso.

Conheça os tipos de base mais comuns

Existem diversos tipos de base, sendo que alguns deles não são recomendados para determinados tipos de pele. Outros são indicados justamente para algum dos tipos. São alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer a escolha.- Base líquida: é fácil de aplicar, sendo ótima para mulheres que possuem a pele seca ou com rugas, já que não acumula. Pode ser feita com o uso de dedos ou então com pincel de cerdas sintéticas.- Mousse: essa base não tem uma cobertura tão interessante quanto a líquida, ainda assim, deixa um acabamento natural. Ela pode ser usada em peles secas ou oleosas, já que em sua maioria é produzida no estilo oil-free. O pincel é ótimo para fazer a sua aplicação, principalmente se ele tiver cerdas sintéticas.- Base em pó: essa é a melhor base para as mulheres que possuem a pele oleosa, já que a sua textura é capaz de auxiliar na absorção de oleosidade. É interessante também para aquelas que gostam de deixar a pele sem brilho. A aplicação pode ser feia com pincéis macios.- Base cremosa: essa é de alta cobertura. Não é recomendada para quem possui a pele no estilo oleosa. Pode ser aplicada com pincéis com cerdas sintéticas.

Faça uma boa pesquisa antes de comprar

Esqueça aquela ideia de comprar a primeira base que encontrar, o ideal é fazer uma boa pesquisa antes disso. Dê uma conferido sobre o que falam sobre o produto na internet, assim ficará sabendo se os resultados apresentados são satisfatórios ou não. Isso vai ajudar a ainda a identificar se ela cobre bem as imperfeições ou não.Ainda assim, as opiniões obtidas por meio da internet não devem ser consideradas verdades absolutas em relação as bases. Quando for até a loja para fazer compra, não esqueça de fazer o teste. Uma dica é já fazer a aplicação em alguma parte do seu rosto, ou mesmo do corpo, não precisa ser grande, apenas para identificar se a adaptação é boa ou não.

Como escolher a base de acordo com o tom de pele?

Se a base ficar esbranquiçada, isso acontece porque a escolha não foi feita de acordo com a tonalidade da sua pele. E isso pode ter acontecido porque o teste não foi realizado de maneira correta, com aplicação nas bochechas, no maxilar ou queixo.É interessante equilibrar a cor do cosmético escolhido com o seu corpo, já que muitas vezes o rosto é mais claro do que a pele de outras partes. Os ombros e o pescoço devem servir como referência para fazer esse ajuste, deixando tudo com a mesma tonalidade.É comum vermos pessoas testando bases no dorso da mão, um hábito totalmente errôneo e que deve ser evitado. Se você acreditava que isso ajudava a decidir qual base escolher, estava errada.

Base para peles claras e morenas

Quem tem a pele clara ou muito clara deve apostar nas bases líquidas, deixando para traz aquelas em pó. É normal que as peles brancas sejam mais secas, por isso a base em pó não é recomendada. Quanto mais luminosa a escolhida for, mais vida dará para este tipo de pele.Mulheres que possuem a pele morena podem sofrer na escolha da base, já que não existem muitos cosméticos adequados para essa tonalidade. A partir disso, misturar uma ou mais opções é uma boa jogada. Poderá usar duas cores, uma para ser utilizada como tonalizante e outra servindo para auxiliar na iluminação do rosto.

O que fazer caso tenha comprado a base errada?

Pode ser que você até tenha testado corretamente, mas não conseguiu perceber de maneira correta os resultados apresentados pela maquiagem. Se a sua compra não foi a melhor e mais correta do mundo, não precisa ficar desesperada e jogar o produto fora.Use a sua criatividade e utilize a base de outra maneira. Caso esteja mais escura do que o desejado, então utilize para fazer o contorno do seu rosto, misturando com um pouco de hidrante, o que servirá para deixar mais clara.E se a base já for clara, poderá ser usada para iluminar o seu nariz ou então outros pontos do rosto. Quem tem criatividade pode usar a base comprada errada de outras maneiras.Agora que você já sabe quais são as bases corretas para cada tipo de pele, para cada tipo de rosto, é só seguir as nossas dicas. Saiba que ao utilizar um produto que não é recomendado para o seu estilo, sua pele poderá sofrer com isso, por isso é tão importante fazer as escolhas corretas. Aqui no blog temos ainda vários outras dicas voltadas para make.

Gostou do artigo?

Aproveite! Além disso, temos outros artigos que falam sobre como manter a pele hidratada, mais saudável, e além de manter a pele mais bonita. Leia aqui.Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram.

Aulão de Delineado Grátis
Inscreva-se, tocando no botão abaixo e participe de um Aulão 100% Gratuito sobre Delineado.
quero me inscrever de graça