Como fazer Ginástica facial

30/6/2021

A ginástica facial se trata de uma técnica para ajudar a dar firmeza para os músculos faciais. Assim, ela atua na parte interna do seu rosto. Além da sua importância para o relaxamento, ela estimula a circulação, produção dos hormônios e toxinas e proteínas importantes do organismo humano.

Atualmente, além da ginástica facial é possível encontrar massagem facial. O ideal seria fazer um pouco dos dois sempre que você tiver tempo disponível para completar todo um ritual de bem-estar e autocuidado.

Mas, nem todo mundo tem acesso a esses procedimentos, ou ainda não conhece os conceitos. Então, para te ajudar, esse texto vai cobrir tudo sobre o assunto. Confira abaixo.

O que é a ginástica facial?

Quando fazemos movimentos naturais como sorrir, franzir a sobrancelha ou qualquer outra expressão natural, estamos movimentando os músculos de nossa face. Cada indivíduo possui movimentos diferentes.

Assim, são esses movimentos que dão aos nossos rostos os indícios das linhas de expressões que teremos futuramente.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais movimentos fizer, menores são as chances de criar essas linhas de expressão ou rugas antes do tempo. Porém, isso não é um fato.

Dessa forma, a ginástica facial tende a movimentar os músculos que são pouco utilizados no dia-a-dia. É o mesmo conceito de como é feito em uma academia, onde os músculos menos utilizados são focados para dar uma melhor definição.

Assim, com os exercícios faciais, você força os músculos que são responsáveis por dar forma e contornar o nosso rosto. Com o passar do tempo, se esses músculos não forem movimentados, eles perdem a força e forma, o que gera a flacidez em geral.

Sendo assim, a ginástica fácil trabalha na melhor forma de fortalecer esses músculos e dar firmeza para a pele. Então, além de melhorar a aparência da face, ainda estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a dar mais viço para a pele.

LEIA AINDA: Espinha interna: Como tratar

Ginástica facial: aproveite em sua rotina

Uma das grandes vantagens da ginástica facial é que ela não precisa ser feita somente em casa. Então, sempre que tivermos espaço livre, como no trânsito, durante o trabalho, intervalo do almoço e afins, é possível realizar.

Porém, é necessário ter sempre por perto um espelho. Dessa forma, com apenas 10 minutos diários você consegue melhorar a aparência e linhas de expressões de maneira natural.

Ginástica fácil para incluir no seu dia a dia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de ginástica facial, insira alguns exercícios no seu cotidiano.

Região dos olhos: Faça movimentos alternados arregalando e apertando os olhos 5 vezes seguida;

Região da maçã do rosto: Retraia os lábios e levante a parte de cima da bochecha por 15 vezes seguidas.

Fazendo isso todos os dias, você vai ter uma pele mais bonita e radiante. Além disso, você vai ter toda essa dose de autocuidado e amor próprio, essencial para seu bem-estar.

Ela funciona mesmo?

Segundo os relatos, a ginástica facial funciona. Mas, assim como em qualquer outro exercício, é preciso se empenhar e manter uma boa rotina para ver os resultados.

Existem algumas pesquisas científicas que são inconclusivas sobre sua eficácia. Porém, os especialistas na área indicam que a ginástica facial pode ser muito benéfica. As melhorias incluem tanto a prevenção de sinais da idade quanto diminuir marcas de expressões e dar vitalidade para a pele.

Dicas essenciais sobre ginástica facial

Para a melhor eficácia dos exercícios, eles devem ser feitos ao menos dia sim, dia não. Porém, o ideal é fazer alguns deles diariamente, pois para comprovar a eficácia da ginástica facial é preciso manter uma regularidade.

Sendo assim, é preciso manter uma rotina de exercícios faciais, assim como para o resto do corpo. Em até quatro semanas já é possível começar a ver os resultados positivos.

Além da ginástica facial, para manter uma pele bonita, saudável e com viço, é importante seguir um estilo de vida saudável. Isso inclui manter uma dieta equilibrada e fortalecida.

Um dos principais passos para ter uma pele bonita, é beber ao menos dois litros de água por dia. Isso porque é ela que leva a hidratação de dentro para fora no nosso organismo.

Além disso, manter uma alimentação saudável com alimentos que oferecem à pele todas as vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde.

É bom também evitar o excesso no consumo do álcool e, cortar de vez o uso dos cigarros. Como você deve saber, ambos são muito nocivos não somente para a saúde do rosto, mas toda ela em geral.

Dormir bem também ajuda a dar mais saúde ao seu rosto. Portanto, o ideal é dormir ao menos oito horas por dia para ter uma pele mais radiante.

VEJA MAIS: Como eliminar rugas na testa

Ginástica facial com aparelhos

Com a ginástica facial, é possível fortalecer a circulação sanguínea na região, mantendo uma pele mais saudável e com elasticidade. Além disso, ela combate as rugas e flacidez do rosto.

Ela é capaz também de rejuvenescer a pele, amenizar olheiras e remover a expressão cansada da face.

Atualmente, sabe-se que a ginástica facial pode ser feita com a própria mão. Mas, existem aparelhos de beleza específicos que ajudam a deixar esse processo mais prático.

Existem os dois principais. O primeiro é o Luna 3 da Foreo, que possui cerdas de um lado para promover a limpeza e massageador do outro. O segundo é o Iris, produto específico para a região dos olhos. Anote a dica de como utilizar cada um deles.

Luna 3

Após a limpeza do rosto, você deve escolher uma intensidade média para a massagem. Para facilitar, o próprio Luna 3 conta com 16 níveis de pulsações. Além disso, pelo aplicativo da Foreo, você consegue criar massagens específicas para cada área do rosto.

Para iniciar, passe o massageador pelo rosto, sempre em movimentos ascendentes, iniciando debaixo para cima. Isso é importante para criar o chamado efeito de lifting. Realize entre 5 e 10 movimentos por local. O ideal é iniciar pelo maxilar, passar pela bochecha e chegar até a testa.

Iris

Para usar o Iris, realize a limpeza do rosto. Então, após ela e a massagem com o Luna 3 ou as mãos no rosto, volte sua atenção aos olhos. Isso porque a pele nessa região é mais fina e sensível. Sendo assim, o ideal é utilizar produtos específicos encontrados no mercado.

O Iris conta com dois modos de massagem em até oito intensidades. Comece passando o massageador pelo rosto, sempre em movimentos ascendentes, de dentro para fora.

Não se esqueça do limite do nosso ossinho nessa área, na parte inferior e também exterior. Uma boa dica é aplicar, também, na parte do meio da sobrancelha, acima do nariz. O ideal é de 2 até 10 minutos de ginástica facial.

CONHEÇA AQUI: Jato de Plasma: O que é e como funciona?

Sem aparelhos

Por fim, também é possível realizar o processo sem os aparelhos. Para tanto, faça a limpeza do rosto. Então, selecione um creme ou gel hidratante e utilize-o. Isso porque esse produto vai ajudar seus dedos a deslizar pelo rosto.

Assim, utilize dois dedos para realizar os movimentos ascendentes. Comece pelo queixo e suba na direção da testa. O ideal é sempre fazer os movimentos de dentro para fora.

Porém, não aplique muita pressão, pois ela deve ser moderada. A ideia é apenas estimular a pele, e nunca utilizar o contato com a unha. Faça entre 10 e 15 massagens em cada lado do rosto.

Para facilitar, pense no seu rosto como uma divisão de 4 áreas: maxilar, maçã do rosto, olhos e testa. Então, realize a massagem facial sem apertar muito, e dividida entre essas partes. Isso vai ajudar a realizar esse procedimento!

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto