Como fortalecer a unha

27/7/2021

Engana-se quem pensa que os cuidados com a beleza pessoal são atitudes apenas estéticas. Na verdade, muitos dos “probleminhas” que tentamos corrigir com alguns produtos cosméticos são reflexos de que a saúde não anda lá as melhores. É justamente por isso que muitas pessoas buscam saber como fortalecer a unha, por exemplo.

É comum que algumas pessoas só param para se preocupar de fato com a saúde pessoal quando ela começa a afetar negativamente a aparência física. Podemos citar como exemplo aqueles que só buscam um profissional para cuidar das unhas quando elas passam a ficar quebradiças.

Aí começam a surgir as típicas dúvidas: como que a minha unha ficou assim? Por que ela está tão quebradiça? Qual profissional devo procurar para resolver isso? Como fortalecer a minha unha? Se esse é o seu caso, fique calma. Afinal de contas, existem respostas concretas para todas essas perguntas.

Qual a causa de unhas fracas e quebradiças?

Unhas fracas e quebradiças costumam ser um incômodo bem grande para as pessoas, sobretudo às mulheres. Muitas se sentem frustradas quando investem no cuidado estético das mãos de uma maneira geral e, na hora de fazer um retoque com o esmalte, acabam quebrando as unhas.

Acontece que diversos fatores podem resultar em unhas quebradiças. Esta é, inclusive, uma das possíveis consequências de doenças como hipotiroidismo e hipertireoidismo. Pessoas que sofrem de anemia ou má circulação também podem ter, como reflexo, unhas fracas e que quebram facilmente.

As razões pelas quais essas doenças acabam resultando no enfraquecimento das unhas, no entanto, são diferentes entre si. Além disso, não apenas essas condições como também o estresse excessivo e o uso de alguns medicamentos também podem causar efeitos negativos às unhas.

Vale ressaltar ainda que unhas quebradiças podem ser algo até mesmo hereditário. Sendo assim, pessoas que têm casos de parentes próximos com esses problemas também podem estar sujeitas à essa condição. Em situações assim, a principal orientação é procurar ajuda médica.

VOCÊ PODE GOSTAR: Linha de unhas postiças e unhas autocolantes da imPRESS

Como fortalecer a unha?

Da mesma forma que diversos fatores podem levar ao enfraquecimento das unhas, existem inúmeras maneiras de como fortalecer a unha. Uma das ações mais básicas, e que acabam tendo reflexos na saúde pessoal de uma maneira geral, e não apenas nessa questão, é aderir a uma boa alimentação.

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, em entrevista ao programa Bem Estar da Rede Globo, a boa oferta de nutrientes pelo organismo influencia positivamente o crescimento e fortalecimento das unhas. Existem alguns nutrientes que são necessários para mantê-las saudáveis.

Algo que pode levar ao enfraquecimento das unhas, por exemplo, é a falta de vitamina D. O nutriente é responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue e, quando não é o suficiente, nosso corpo acaba buscando-o em outros tecidos como, por exemplo, as próprias unhas.

Sendo assim, pessoas que buscam saber como fortalecer a unha precisam manter uma quantidade ideal de vitamina D em seus corpos. Uma das maneiras mais simples de fazer isso é justamente pegar sol, em horários seguros e não danosos à pele. Há ainda a possibilidade de realizar um tratamento com suplementos.

Quais alimentos ajudam a fortalecer a unha?

As nossas unhas possuem uma estrutura dividida, basicamente, em quatro partes. A ponta é chamada de borda livre, enquanto a parte central é o corpo da linha. Mais próximo da pele, temos a raíz e, por último a matriz - que fica na divisa entre a carne e a unha, mais ou menos onde fica a cutícula.

Acontece que, segundo a dermatologista Márcia, a unha é um tecido morto, e a única parte que depende de uma boa alimentação é a matriz. Isso porque é justamente ela quem recebe todas as vitaminas e minerais que contribuem para a formação e fortalecimento.

Sendo assim, quem busca saber como fortalecer a unha, não pode deixar de ter alguns alimentos marcados no cardápio da semana. Carnes vermelhas, camarão e gema do ovo são algumas das comidas indicadas para esse fortalecimento. Couve, ameixa e castanha do pará também.

Há ainda alguns alimentos que são ricos em cálcio e que, por isso, também são indicados para quem quer fortalecer as unhas. Esse é o caso do feijão, leite e da banana. Outra prática bastante simples, mas essencial para isso, é beber bastante água ao longo do dia.

Como fortalecer a unha com receitas caseiras?

Engana-se quem pensa que uma boa alimentação é a única maneira de manter as unhas firmes e saudáveis. Isso porque existem receitas caseiras que também ajudam no fortalecimento desse tecido. Algumas, inclusive, são bastante simples e de fácil preparo.

Uma das receitas tidas como mais eficiente nesse quesito é justamente a base com formol. Essa mistura têm em suas características a capacidade de endurecer proteínas mortas, tornando-as mais fortes. Além disso, vale ressaltar que o componente ajuda a conservar as unhas, mas deve ser utilizado com cuidado para não provocar dores.

Um item caseiro que ajuda a hidratar as unhas, mas não exatamente fortalecer, é o óleo de cravo da Índia. De acordo com a dermatologista Márcia, o óleo hidrata e melhora a aparência e saúde de unhas ressecadas.

Vale ressaltar ainda que muitas pessoas que buscam saber como fortalecer as unhas acabam caindo em receitas caseiras no mínimo duvidosas. Algumas utilizadas, mas que não possuem comprovação científica alguma, são as ceras de vela e castanha de caju com álcool.

Quem procurar para ajudar a fortalecer as unhas?

A dúvida de muitas pessoas que querem saber como fortalecer a unha é justamente qual profissional procurar. Como o enfraquecimento desse tecido pode ter diversas causas diferentes, há alguns médicos que podem ajudar nessa questão.

Os dermatologistas são profissionais usualmente capacitados para orientações nesse sentido. Eles são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de enfermidades relacionadas à pele e anexos cutâneos, como no caso das unhas.

Além disso, nutricionistas também podem ajudar a determinar rotinas de alimentação que tenham impactos positivos no fortalecimento das unhas. Isso porque o enfraquecimento do tecido pode ser, também, o resultado de deficiência nutricional.

Aliás, para deixar o seu organismo “mais eficiente” e permitir que os cabelos cresçam sem nenhum problema, eu indico o Vit Hair! Essa é uma fórmula completa e que pode fazer a diferença no seu caso, aproveite!

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto