Como fortalecer o cabelo

29/7/2021

Definitivamente não é de hoje que a grande maioria das pessoas preza pelos cuidados com os cabelos. Na verdade, essa é uma prática que já tem milhares de anos - pelo menos no Egito. No entanto, foi somente no século passado que se popularizaram os cosméticos voltados para pessoas que buscavam formas de como fortalecer o cabelo.

Pode-se dizer que os primeiros cuidados com a juba humana começaram com uma ação bastante básica, ao menos nos dias de hoje: a lavagem. Por volta de 1700, cabeleireiros ingleses já tinham em seus repertórios de produtos o famoso shampoo que, na época, se tratava de um sabão aquecido em água com bicarbonato de sódio e ervas.

Foi somente no fim do século XIX e início do século XX que começaram a circular pela Europa e América produtos realmente voltados para a limpeza dos cabelos. Dito isso, já dá para perceber como o cuidado com as madeixas já era algo importante para homens e mulheres da época.

Não é à toa que décadas se passaram as pessoas ainda buscam maneiras de como fortalecer o cabelo. Essa é uma preocupação de boa parte da população brasileira, sobretudo as mais jovens, que acreditam, segundo pesquisa encomendada pela Head & Shoulders, que o cabelo influencia na autoestima.

O que influencia na saúde do cabelo?

Passaram-se décadas desde a invenção do Shampoo e, obviamente, essa já não é mais a única maneira de cuidar da nossa juba. Nos dias de hoje, o mercado de cosméticos está repleto de produtos voltados para o cuidado das madeixas, destinados às pessoas que buscam saber como fortalecer o cabelo.

Acontece que existem muitas formas de fortalecer as madeixas. A própria lavagem, quando feito da maneira adequada com um shampoo que possua bons nutrientes, é uma das maneiras de tornar os cabelos mais saudáveis. Nessa mesma linha, está o uso de condicionadores específicos.

Mas até mesmo a maneira como você lava a cabeça pode acabar influenciando na saúde dos cabelos. Isso porque os shampoos possuem componentes que ajudam a retirar o excesso de oleosidade. Por isso precisam ficar concentrados no couro cabeludo já que, quando aplicados diretamente nas pontas, que não são oleosas, podem ressecar os fios.

Além disso, a alimentação é uma das principais responsáveis pela saúde dos cabelos. Os nutrientes que ingerimos costumam afetar diretamente as madeixas. O mesmo ocorre com diversos produtos químicos geralmente utilizados na juba humana, visto que alguns não são tão indicados assim.

Como faço para fortalecer a saúde do meu cabelo?

O fato é que as pessoas possuem cabelos diferentes, com características diferentes, então precisam de cuidados diversos. Ainda assim, há uma série de atitudes que podem ser tomadas por aqueles que buscam saber como fortalecer o cabelo, deixando-o mais saudável.

A começar pela alimentação. Como os nutrientes que ingerimos afetam diretamente a saúde das nossas madeixas, é importante prezar por alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. Da mesma forma, deve-se evitar o consumo excessivo de açúcar, café e outros itens do gênero.

Além disso, é preciso saber escolher o tipo de shampoo ideal para determinados tipos de cabelo. Existem produtos destinados para pessoas com fios mais oleosos, secos, cacheados, lisos e crespos. Sendo assim, é preciso avaliar qual é o seu caso para escolher o cosmético ideal.

Vale ressaltar ainda que alguns aparelhos e produtos químicos podem danificar o cabelo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo em 2017 mostra que tratamentos térmicos, como chapinhas e secadores, causam danos à estrutura interna dos fios, podendo desnaturar a queratina e diminuir a resistência.

Alimentos que ajudam a fortalecer o cabelo

Alguns alimentos são essenciais para que possamos manter nossos cabelos mais fortes e saudáveis. Isso porque nossos fios contam com células que precisam ser nutridas com minerais e vitaminas. É justamente por isso que uma boa alimentação tem um bom reflexo também nas madeixas.

Confira alguns alimentos essenciais para quem busca maneiras de como fortalecer o cabelo:

Leite

A falta de cálcio em nosso corpo pode fazer com que os fios de nossos cabelos fiquem mais fracos e quebradiços. Sendo assim, alimentos como o leite, rico nesse mineral, ajudam a fortalecer as madeixas. Além disso, o nutriente também conta com diversos tipos de vitamina, potássio, magnésio e fósforo que ajudam a evitar a queda de fios.

Ovos

Durante muito tempo se levantou um debate sobre a real eficácia dos ovos na alimentação das pessoas. O fato é que esse alimento conta com proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o fortalecimento dos cabelos e, também, o processo de formação dos fios, deixando-os mais saudáveis.

Peixes

Quem busca maneiras de como fortalecer o cabelo também precisa incluir peixes na alimentação. O alimento ajuda não apenas na formação de novos fios de forma rápida como, também, deixa o seu cabelo mais forte e saudável. Isso graças a vitaminas como B1 e B12 e outros tantos nutrientes.

Abacate

Ao lado do ovo, talvez o abacate seja o alimento mais presente em indicações para receitas caseiras visando a saúde do corpo. No caso do cabelo, a situação não é diferente. Isso porque a fruta conta com bastante vitamina E, que protege o couro cabeludo do estresse oxidativo e faz com que os fios fiquem mais fortes e brilhosos.

Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que buscam formas de como fortalecer o cabelo é até que ponto é saudável lavar o cabelo. Isso porque muitos têm receio de lavar as madeixas todos os dias e acabar deixando-as mais fracas e quebradiças - apesar de limpas.

O fato é que não existe um número ideal de quantas vezes se deve lavar o cabelo por mês ou semana. Isso porque há uma série de questões que acabam interferindo nisso como, por exemplo, o clima.

Regiões de praia onde o clima é mais quente o ideal é que as lavagens sejam mais frequentes. Da mesma forma, é preciso levar em consideração o tipo de cabelo de cada pessoa.

Cabelos secos, por exemplo, não precisam ser lavados tão frequentemente, mas necessitam de uma hidratação mais intensa. Os oleosos, por sua vez, precisam ser lavados com mais frequência, para que o excesso de resíduos produzidos pelo corpo seja retirado.

Eu tenho mais uma dica para você que deseja fortalecer o cabelo. Recomendo o Vir Hair, um produto que deixa os fios mais resistentes, menos quebradiços e com mais volume. Aproveite!


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto