Cuidados com a pele depois dos 20

1/2/2021

Quem deseja ter a pele bonita até chegar na terceira idade precisa começar a tomar cuidados desde jovem. É preciso seguir uma rotina diária de cuidados com a pele, deixando a nossa aparência jovial por mais tempo. Algumas mulheres imaginam que devem começar a cuidar da pele somente depois dos 30, estão puramente enganadas. Cuidados com a pele depois dos 20 pode ser um ótimo investimento no seu futuro.

Começar antes é mais fácil, já que a pele possui toda a elasticidade da juventude, se mantém hidratada por mais tempo e consegue se recuperar rapidamente dos danos sofridos. Passando a tomar cuidados desde os 20 anos, quando chegar aos 40 ou 50, é provável que as linhas de expressão e as rugas sejam menos salientes.

Nessa idade, na casa dos 20, ou se você nem chegou lá ainda, mas é vaidosa e quer garantir uma pele saudável para o futuro, é só colocar em prática as dicas que passaremos a seguir e ter uma rotina de cuidados. São cuidados básicos que vão garantir uma pele mais saudável e evitar sinais de envelhecimento precoce ao longo dos próximos anos e nem é preciso gastar muito dinheiro para isso.

Tenha um planejamento para o futuro

Planejar cuidados com a pele depois dos 20

A sociedade não para de evoluir, assim como a medicina e a indústria, focada no desenvolvimento dos mais variados tipos de produtos. Em relação aos tratamentos de beleza voltados para as mulheres, eles tiveram um enorme avanço ao longo do último século e também nas primeiras décadas do novo milênio.

A partir disso, as mulheres conseguem fazer um planejamento mais aprofundado, colocando em prática desde cedo alguns conceitos e rotina de cuidados que antes só começavam a ter depois dos 40 anos. Aos 20, a nossa pele ainda é jovem, sofrendo pouco com os efeitos do sol, só que ela vai acumulando desgaste e na velhice a situação muda.

Obviamente que alguns fatores devem ser considerados nesta questão, como o local onde você vive, no Nordestes, por exemplo, as temperaturas são mais elevadas do que no Sul do país. Ainda assim, as mulheres que se cuidam desde cedo tendem a enfrentarem menos adversidades com o passar dos anos.

E quando falamos sobre rotina de cuidados com a pele depois dos 20, alguns podem pensar em alternativas mirabolantes de tratamentos, só que não é bem assim. É só colocar em prática tudo o que começaria a ser feito alguns anos depois, adiantando esta parte e garantindo a juventude para a pele. Você precisa levar isso como estilo de vida.

Protetor solar não pode ser esquecido

protetor solar Cuidados com a pele depois dos 20

Mulheres jovens possuem mais capacidade de rejuvenescimento da pele, ou seja, quando sofre com queimaduras, alguns dias depois tudo volta ao normal. Só que não podemos esperar chegar os 40 anos para começarmos a nos preocupar com a utilização do filtro solar, isso deve ser feito desde os 20 anos. O protetor solar é fundamental para evitar problemas a longo prazo.

Dermatologistas indicam que deixar de passar um dia ou outro não é um problema, mas quando isso se torna uma rotina, quando chegar na idade adulta certamente poderá enfrentar problemas de pele, como até mesmo o câncer de pele, que é um dos que mais acontece no Brasil. Queimaduras durante a infância nos primeiros anos da idade adulta podem cobrar um preço caro no futuro. Sem falar dos sinais de envelhecimento precoce da pele do rosto e do corpo.

Não importa se você vai para o serviço ou para a praia, o proteção solar é fundamental para garantir a qualidade da sua pele. O sol emite raios UVA e UVB, que podem fazer mal para o seu corpo, a camada de ozônio não consegue bloquear todas as propriedades que a nossa estrela envia para a terra, nem mesmo se o dia estiver nublado é recomendado sair de casa desprotegido.

Como já apresentamos, o câncer de pele será um risco para as pessoas que não tomam cuidados desde cedo, assim como o fotoenvelhecimento, que representa o surgimento de manchas, rugas e outras alterações que deixam a pele com um aspecto estranho. Não deixe de se proteger, proteção solar é importante mesmo dentro de casa.

Além disso é crucial saber escolher o protetor solar certo para a sua pele. Há grandes diferenças entre filtro solar para pele oleosa e para pele neutra ou pele seca. Leia nosso artigo que falamos tudo sobre como escolher o protetor solar certo para pele do rosto e corpo.

Evite espremer as espinhas

Espinhas Cuidados com a pele depois dos 20

As espinhas começam a aparecer durante a adolescência, em uma fase da vida conturbada em relação aos nossos hormônios, só que elas podem continuar aparecendo ao longo da idade adulta, a partir dos 20 anos. São consideradas acnes adultas, situação comum, que pode ser originada por uma série de fatores. O melhor a fazer é tomar cuidado quando aparecerem.

Nessa fase da adolescência, quando temos a pele oleosa, sempre aparece uma tia tentando espremer nossas espinhas, o que pode deixar sérios prejuízos para o futuro. O mesmo vale para quem espreme as acnes que surgem depois dos 20 anos. Pouca gente sabe, mas ao fazer isso, as bactérias presentes em uma espinha podem atingir outras partes da pele, podendo gerar cicatrizes.

Caso você esteja nesta fase da vida e esteja sofrendo com espinhas, leia o nosso post completo sobre este assunto (Leia aqui) e veja o que deve ser feito para superar esta condição. Em casos mais graves, é necessário buscar por um profissional dermatologista, que possa orienta cada caso especificamente, garantindo que a pele fique protegida.

Conheça o seu tipo de pele

Tipo de pele Cuidados com a pele depois dos 20

Não importa se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos, é fundamental conhecer o seu tipo de pele em cada fase para que a escolha dos produtos cosméticos seja feita da melhor maneira possível. Quem escolhe os produtos errados não aproveita todos os benefícios que eles podem proporcionar, além de gastar dinheiro à toa.

Os produtos que são recomendados para pele oleosa não são os mesmos para quem tem a pele seca ou então no estilo mista. O mais indicado é optar por cosméticos no estilo oil-free, aqueles que são produzidos livres de óleo, fique atenta para os rótulos, escolhendo opções que também não possuam álcool.

Nós temos um artigo completo sobre este tema (Leia aqui), que certamente irá te ajudar na decisão. Além do estilo de pele, a tonalidade também serve para definir quais os produtos mais indicados para o seu corpo, aquelas que possuem a pele clara precisam tomar alguns cuidados que as morenas não precisam e visse versa.

As frutas são aliadas da pele

Frutas Cuidados com a pele depois dos 20

O Brasil é um país que possui uma boa diversidade de frutas, assim é possível aproveitar o benefício que diversas delas oferecem para a nossa pele. Se você não tem o hábito de fazer este consumo, não sabe o que está perdendo. Elas fazem parte de uma alimentação saudável, podem ser utilizadas como sobremesas ou como lanches, oferecendo ótimas vantagens. E podem prevenir o envelhecimento da pele.

Pessoas que ficaram interessadas neste assunto, podem apostar em algumas frutas bem populares, que podem ser consumidas in natura ou então na forma de suco. Na maioria dos casos possuem antioxidantes, propriedade que serve para deixar o nosso organismo com uma aparência melhor. Veja quais são as frutas mais indicadas:

  • Kiwi: ajuda a dar firmeza para a pele e evita a formação de rugas;
  • Romã: fruta rica em riboflavina, fósforo e mineiras que servem para deixar a pele bonita;
  • Melancia: serve para manter a pele hidratada e longe de rugas ou descoloração;
  • Abacate: rico em vitamina E e do complexo B, ajuda a manter a hidratação;
  • Maçã: pode ser consumida em extrato ou na forma de vinagre;
  • Banana: suas propriedades são ótimas para manter a elasticidade dos tecidos;
  • Uva: conta com manganês e vitamina C, ajudando a evitar danos causados por raios ultravioletas.

Além das frutas acima, também é importante incluir em sua dieta ou em seus tratamentos a Batata. As Batatas são ricas em ácido hialurônico. O que vai ajudar no combate ao envelhecimento precoce.

Invista nos séruns

Séruns Cuidados com a pele depois dos 20

Séruns são produtos que podem fazer parte da rotina Skincare desde a juventude, servindo para manter a pele bonita e saudável. São produtos que podem ser aplicados de maneira isolada, antes da colocação do filtro solar ou então depois do creme noturno. Existem diversas alternativas de séruns, é só pesquisar o melhor para a sua pele.

Podemos dizer que este produzo é uma espécie de soro bem fluído, que possui micromoléculas. Existem alternativas mais oleosas, enquanto outras são mais secas. Uma das principais características é melhorar a microcirculação local, gerando uma homogeneidade de vitaminas.

Para a aplicação durante o dia, a nossa recomendação é pelos séruns hidratantes, com função antioxidante e tensora, enquanto para a noite, prefira aqueles que possuem ácidos e podem ser utilizados para a renovação da pele.

Os séruns anti-idade podem começar a ser utilizados depois dos 25 anos. O ideal é buscar por fórmulas que contenham antioxidantes, como extrato de chá verde, resveratrol e ácido ferúlico, propriedades ótimas para combater os radicais livres. E também cremes que ácido hialurônico podem ajudar a prevenir marcas de expressão e rugas.

Tome cuidado com a limpeza da pele

Limpeza Cuidados com a pele depois dos 20

Não é porque a pele jovem tem a capacidade de se recuperar rapidamente que você poderá deixar de limpá-la. A remoção da maquiagem, por exemplo, é fundamental para manter os poros livres e "respirando". Quem quer manter a derme bem, precisa tomar cuidados com a limpeza. Porém, a situação muda para quem tem espinhas, já que a limpeza poderá espalhar as bactérias das acnes.

Esse procedimento pode ser feito em casa ou em alguma clínica de estética. É bom para eliminar as impurezas e deixar a região mais saudável. Mulheres com a pele seca devem fazer a cada dois meses, já as oleosas podem fazer todos os meses.

De qualquer forma, lavar o rosto todos os dias é importante (principalmente na área dos olhos), para manter a pele saudável, ajudar na renovação celular e chegar nos 30 anos linda.

Gostou do artigo sobre cuidados com a pele depois dos 20?

Agora que você já conhece as principais técnicas para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento da pele depois dos 20 anos, é só colocar tudo em prática e aproveitar os benefícios oferecidos por cada uma destas etapas. Para saber mais sobre beleza feminina e Skincare, acesse o nosso blog, já falamos sobre os mais variados temas. Afinal, cuidar da pele é tudo de bom.

Deixe seu comentário e fale conosco, sobre sua opinião. 🙂

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram.

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto