Curso de automaquiagem

18/2/2021

Participar de um curso de automaquiagem pode ser o que está faltando para você. É possível aprender técnicas para deixar o seu traçado mais firme em relação ao delineado ou mesmo como escolher o batom perfeito. É uma maneira de aprender aquilo que os profissionais sabem, mas não contaram para você.

A maquiagem surgiu há milhares de anos no Egito, em um período em que os homens também usavam esse tipo de produto. Com o passar do tempo, os cosméticos passaram a fazer parte da vida feminina, dando origem a diversos itens que temos acesso hoje. Aliás, o modo de produzir foi o que mais mudou.

Eu conheço diversas mulheres, amigas minhas, que possuem muito medo de fazer maquiagem. Elas não confiam no traço e isso pode ser motivado por algumas questões: falta de produtos de qualidade, erros cometidos em processos antigos e pouco conhecimento sobre maquiagem. Tudo isso prejudica o desempenho.

Ao participar de um curso de automaquiagem é possível dar fim a todos estes empecilhos. Talvez seja isso que está faltando para você acabar com o medo que lhe persegue. Quer saber mais sobre este assunto? A seguir eu explico como funciona esse curso que pode revelar todos os segredos sobre a maquiagem!

O que é automaquiagem?

A automaquiagem nada mais é do que aprender a fazer make no próprio rosto, sem depender de ninguém para isso. Então, é uma maneira de realçar os pontos mais fortes da nossa face, embora nem sempre o processo deva ser demorado. Em alguns casos, basta passar um batom ou dar um toque nas sobrancelhas.

A automaquiagem é excelente para as mulheres que não possuem muito tempo disponível, ou que pretendem economizar dinheiro contratando uma profissional. Aliás, a automaquiagem pode ser feita até mesmo para ir em festas, desde que você tenha técnica. Porque muitas têm medo de fazer por conta própria.

Ir ao salão de beleza ou chamar uma maquiadora profissional até a sua casa pode ser algo caro. Existem alguns processos de beleza que saem bem salgados e isso pode comprometer o orçamento ao fim do mês. Então, vale mais investir em você e aproveitar o que esse tipo de técnica pode oferecer.

Se você gosta de maquiagem, sabe que é preciso ter muita prática para realizar um bom trabalho. E isso se aplica tanto para os profissionais do ramo, quanto para quem deseja fazer sua própria maquiagem em casa. Uma boa dica pode ser realizar um curso de automaquiagem.

Entretanto, é preciso ficar atenta para quais são os melhores cursos, bem como entender como funciona a certificação deles. Mas, antes disso, conheça mais sobre a história da maquiagem.

O que faz diferença em uma maquiagem?

Existem algumas coisas que fazem diferença em uma boa maquiagem, como: confiança na aplicação, experiência e qualidade dos produtos:

1.  Confiança na aplicação: o curso de automaquiagem pode ajudar você a ganhar confiança para a aplicação perfeita de cosméticos. Diversas mulheres conhecem as técnicas, mas possuem medo na hora H. Então, estudar o conteúdo pode ser uma forma de superar essa barreira.

2.  Experiência: o segundo fator que impacta a qualidade de uma automaquiagem é a experiência da pessoa que está fazendo o processo. De fato, quanto mais treinar e quanto mais vezes fizer o processo, melhor ficará os traços. Não tem jeito, ninguém consegue aprender sem praticar.

3.    Qualidade dos produtos: pode ser a melhor maquiadora do mundo, se não tiver ao seu lado itens de qualidade, dificilmente a produção ficará boa. Alguns inclusive podem fazer mal para a pele, escorrer no calor ou mesmo entregar um aspecto diferente do objetivo. Por isso, trabalhe com bons cosméticos.

Aprender com quem realmente entende é algo que também pode fazer a diferença neste momento. É essencial ter acesso a um passo a passo completo, que ajude a acabar com todas as dúvidas sobre o assunto. Afinal, o processo de aprendizagem é essencial para desenvolver o conhecimento.

Por que participar de um curso de automaquiagem?

Já parou para pensar quanto você gasta com maquiagem por ano? Indo ao salão de beleza e pagando uma profissional para fazer esse trabalho? Se você não buscar qualificação, vai continuar tendo esse tipo de gasto para o resto da vida!

Não parece ser algo bom, né? É basicamente como uma família que mora de aluguel e não faz um planejamento para comprar a casa própria. Desse jeito eles vão continuar o resto da vida tendo que pagar valores mensais para o dono do imóvel.

E isso fica ainda pior nos casos em que a mulher costuma ir em muitas festas, uma pessoa que basicamente não para em casa. Já pensou ter que pagar por este serviço todos os fins de semana? Certamente é algo que pode comprometer o seu orçamento ao fim do mês.

Por outro lado, aquelas que investem em um curso de automaquiagem gastam apenas uma vez. Assim, podem aproveitar o período das aulas para aprender, entender o conteúdo e colocar em prática. Portanto, quando dominam o traçado conseguem evitar novos gastos com maquiagens.

Antes de começar a se maquiar, nada melhor do que aprender com um profissional. Assim, você pode testar produtos em técnicas em você mesma, desenvolvendo melhor suas habilidades. Portanto, treinar é uma boa dica para começar a aprender maquiagem, além do curso.

O curso de automaquiagem é uma oportunidade de conhecer também a si mesma, como seu tipo de pele, formato de rosto, formato de sobrancelhas, formato de olhos, entre outros. Esse autoconhecimento é importante para melhorar seus resultados.

Além disso, você também vai aprender qual a função de todos os pincéis, o que é extremamente importante. Além de preparação de pele, aplicação de produtos, e muito mais. Esse tipo de conhecimento é essencial para todo mundo que deseja começar a maquiar.

Como funciona um curso de maquiagem online

Com o avanço tecnológico, nos dias atuais, é possível fazer cursos de maquiagem profissional e automaquiagem sem a necessidade de sair de casa. A internet oferece inúmeras possibilidades e opções de cursos. Claro que é necessário encontrar um que realmente seja bom, pois nem todos agregam valor ao seu conhecimento. 

Muitos desses cursos são gratuitos, possuem um preço justo e emitem certificados ao serem finalizados. Para participar, geralmente é necessário fazer uma inscrição antecipadamente.

Tendo em vista que, atualmente, o mundo ainda esteja em uma pandemia, um curso online acaba se tornando mais vantajoso. Além, de ser feito em casa em qualquer horário, ele possui vantagens como:

  • Comodidade e flexibilidade de horários;
  • O valor é menor;
  • É possível conhecer o trabalho do profissional antes através das redes sociais.

Com todas essas vantagens, não é possível que você vá deixar passar essa grande oportunidade para se especializar em automaquiagem.

Como funciona um curso de maquiagem offline

Além dos cursos online, existem aqueles que podem ser feitos offline. Em geral, esses são os cursos presenciais ou cursos que ficam disponíveis para serem feitos sem acesso à internet.

Para cursos presenciais, é necessário escolher uma escola, ou um profissional de qualidade, e que ofereça estrutura para aulas práticas. Isso ocorre porque, em geral, praticar as técnicas é muito mais fácil de conseguir bons resultados.

Sendo assim, é fundamental saber o conteúdo dos cursos, conhecer os instrutores, as marcas utilizadas durante as aulas práticas e, claro, os valores. É melhor focar em cursos específicos que tenham qualidade ao invés de se matricular em várias aulas que não agregam valor na carreira profissional.

Passado a passo para uma boa automaquiagem

Para quem está iniciando, se maquiar não é uma tarefa muito fácil, principalmente para quem teve pouco contato com esse mundo. Assim, muitas pessoas acabam achando o resultado final ruim. Claro que não existe muito segredo: para se tornar boa nessa área, é preciso treinar.

O indicado é testar várias técnicas até achar uma que se adequa melhor a seu estilo. Uma boa sugestão é seguir dicas na internet, bem como os famosos tutoriais no YouTube.

Esses tutoriais costumam passar técnicas que não possuam muito segredo, e até indicar produtos de baixo custo que possuam boa qualidade. Entretanto, se você achar que existe a necessidade, faça um curso de automaquiagem.

Como limpar a pele?

Além de ser preciso fazer a higienização completa da pele duas vezes ao dia, uma pela manhã e uma pela noite, é preciso limpar a cada maquiagem. Então, sempre que for usar maquiagem, é preciso fazer essa limpeza antes e depois, para garantir melhores resultados e evitar danos à pele.

Para isso, é indicado gel de limpeza facial ou sabonetes específicos para seu tipo de pele. Dessa forma, você vai garantir que a maquiagem tenha um melhor acabamento e uma maior duração.

Além de remover a oleosidade, a limpeza serve para retirar as impurezas do ambiente, como poeira ou poluição. E, também, com a pele devidamente limpa, os outros produtos que devem ser passados na pele terão uma melhor absorção.

Uma boa dica para quem quer limpar a pele de forma correta, é não utilizar água muito quente para lavar o rosto. Isso porque a temperatura muito alta costuma causar danos para sua pele, como o ressecamento. Além disso, é indicado lavar o rosto somente duas vezes ao dia.

Pincéis para a maquiagem

Para conseguir elaborar uma maquiagem bem feita e com o acabamento impecável, é preciso utilizar os materiais corretos. Entretanto, essa pode não ser uma tarefa fácil, e você deve saber o motivo disso.

Existe uma variedade imensa de pincéis e, com essa grande quantidade, pode ser que você tenha uma certa confusão. Entretanto, se você é iniciante na área, não existe a necessidade de sair adquirindo todos. Conheça os mais essenciais:

  • Kabuki de topo reto – Ele serve para aplicar base e outros produtos cremosos, sendo considerado um dos mais versáteis e mais simples de se utilizar;
  • Pincel para pó – Esse pincel é bem volumoso e com bastante cerdas. Seu tamanho robusto garante o melhor acabamento da pele. Além de que, se não puder investir muito, pode ser adaptado para aplicar Blush, contorno e iluminador;
  • Pincel para sobrancelha – Esse pincel costuma vir com duas extremidades. Uma com cerdas para preencher a sobrancelha, e outro lado com uma escovinha que serve para ajeitar os fios, e esfumar a sombra para deixar o efeito mais natural;
  • Pincel para esfumar sombra – Para esfumar a sombra, existem várias opções, o que costuma confundir os novatos. Indicamos adquirir apenas um inicialmente, no tamanho médio, pois assim não irá interferir se você tiver côncavo grande ou pequeno;
  • Pincel Língua de Gato – Esse pincel possui o formato em “U”, o que se assemelha a língua de um felino, por isso tem esse nome. Ele é bastante versátil, podendo ser utilizado para aplicar corretivos, sombras e até mesmo produtos de Skin Care, como creme hidratante e protetor solar.

Esses são os pincéis mais utilizados, e essenciais, caso você deseje começar a realizar maquiagens. Portanto, não deixe de ter ao menos uma cópia de cada em sua coleção.

Preparação da pele: passo a passo para arrasar

A parte mais importante da maquiagem é a preparação adequada da pele. Com a preparação, a maquiagem dura muito mais tempo, além da pele ficar protegida e hidratada, sem sofrer muito com as ações desses cosméticos. Siga as seguintes etapas para uma preparação de pele impecável.

Remova as impurezas

Se você estiver maquiada, primeiro passe o demaquilante e depois lave bem o rosto com um sabonete próprio para limpeza profunda do rosto. Se você está sem maquiagem, apenas use o sabonete. Lave e enxágue bem o rosto, para a garantia que se livrou de todas as impurezas.

Tonifique a pele

Depois de limpar a pele, aplique um tônico facial adstringente ideal para seu tipo de pele. O tônico ajuda a fechar os poros, dando à sua pele um aspecto mais jovem e saudável.

Além disso, o tônico colabora com a recuperação de algumas vitaminas que a pele perde com o tempo e mantém a pele longe da oleosidade por mais tempo.

Hidrate bem a pele antes de aplicar a maquiagem

O próximo passo da preparação da pele para a maquiagem é a hidratação. A hidratação serve para devolver à pele a água perdida durante o dia. A pele hidratada mantém a maquiagem bonita por mais tempo e evita que ela fique craquelada.

Hidratar antes de fazer a maquiagem é imprescindível para que a pele não seja agredida pela maquiagem. Assim, será possível garantir a saúde da sua pele, ao mesmo tempo em que você garante resultados lindíssimos.

A aplicação do hidratante pode ser feita com os dedos, em pequenos movimentos circulares, para ativar a circulação do sangue no rosto. Quem tem pele oleosa ou mista deve optar por um gel ou loção hidratante, enquanto mulheres com a pele seca devem usar cremes hidratantes.

Utilize um primer

O primer serve para disfarçar os poros e segurar a maquiagem por mais tempo no rosto. Ele também apresenta benefícios como controlar a oleosidade, assim evitando com que a maquiagem escorra ou borre.

Existem várias versões de primer, como para o rosto, boca, olhos e sobrancelhas. Ele é um excelente aliado para quem necessita ficar várias horas maquiada. Sendo assim, nunca se esqueça de que um bom primer é essencial para uma maquiagem mais duradoura.

Contorno, blush e iluminador

Depois de preparar a pele para receber a maquiagem, a próxima etapa é aplicar base e fazer a finalização da pele com blush, contorno e iluminador. Esses produtos ajudam a destacar o formato do seu rosto e são indispensáveis em maquiagens de festa ou para eventos noturnos.

Nunca esqueça de remover a maquiagem 

Não higienizar a pele de forma correta causa a obstrução dos poros, acnes e possíveis manchas no rosto. Dessa forma, devemos reservar alguns minutos do dia para higienizar a pele e remover totalmente a maquiagem.

Além da sujeira causar cravos e espinhas, ela pode ocasionar o envelhecimento precoce, vermelhidões, perda da luminosidade e atrapalha a renovação celular. E é claro que você vai querer evitar esses resultados, não é mesmo?

Enquanto dormimos, a nossa renovação celular aumenta, fazendo com que a pele consiga absorver melhor os nutrientes. Sendo assim, para quem quer fazer tratamentos, a higienização traz uma grande diferença.

Use um higienizador adequado

Para limpar a pele de forma adequada e remover totalmente a maquiagem é preciso primeiramente utilizar um removedor de maquiagem específico para o seu tipo de pele. Ele vai proporcionar a remoção de todo o excesso de maquiagem.

Apesar deste produto não remover totalmente a sujeira, retirar o excesso facilita bastante na limpeza. Logo após, escolha um sabonete feito para o seu tipo de pele e finalize a limpeza da pele com um tônico adstringente, ou a água micelar.

Uma boa alternativa é apostar em produtos que ao mesmo tempo que limpam, tratem a pele, como a água micelar. Após a pele estar totalmente limpa, encerre o tratamento com um hidratante e ácidos para manter sua pele saudável e radiante.

Por que é importante passar protetor solar com maquiagem?

A maquiagem é um cosmético essencial para muitas pessoas, entretanto, o seu uso não dispensa o protetor solar. Reaplicar o protetor solar ao longo do dia estando maquiada pode acabar sendo uma tarefa complicada.

O indicado é usar o protetor pela manhã, antes de sair para a rua e reaplicar algumas vezes ao dia, independente se estiver em local aberto ou não. Isso porque a luz artificial também emite raios UV, oferecendo riscos para a pele.

Escolha um protetor apropriado para usar com maquiagem

Escolher o tipo certo ajuda a fazer com que a maquiagem não craquele. Para escolher o melhor tipo, prefira um que tenha uma textura semelhante à da base ou do BB Cream. Assim é possível utilizar o filtro com camadas sem craquelar na pele.

Outra dica valiosa é escolher um protetor em creme que não possua óleo na composição, e tenha um acabamento matte. Dessa forma, o protetor solar não deixará a sensação de pegajoso ou brilhante na pele do rosto.

Claro que, é importante escolher um protetor solar poderoso, com um FPS alto como 50, 60 ou 70. Eles conseguem proteger a pele do sol por muito mais tempo sem a necessidade de reaplicar o produto ao longo do dia.

História da Maquiagem

As maquiagens nos acompanham desde os primórdios da humanidade. No antigo Egito, surgiram as primeiras maquiagens cosméticas. Entre esses produtos anciões, está o Kohl, uma substância bastante nociva, feita para delinear os olhos e sobrancelhas.

Essa maquiagem era utilizada somente pelos nobres e sacerdotes. Na época, acreditava-se que, ao utilizar um delineado nos olhos, eles teriam a proteção dos deuses Hórus e Rá.

Alguns anos depois, na Grécia e Roma, também foi adquirido o hábito de se maquiar. Tanto mulheres quanto homens se maquiavam. Entretanto, diferentemente dos egípcios, o destaque era para a pele, e não para os olhos.

Era medieval

No início da idade média na Europa, com a igreja católica no poder, o uso da maquiagem passou a ser condenado. Isso porque os religiosos pregavam que o ato de se maquiar representava o diabo.

Nesse mesmo período, no continente asiático, o pó de arroz foi criado, e passou a ser utilizado na China e no Japão. Com o fim da idade média e o retorno das cruzadas, que trouxeram vários cosméticos de outras regiões, a maquiagem voltou com bastante força, principalmente no continente europeu.

Então, nessa época, a Itália e a França se tornaram as principais fabricantes de maquiagem de todo o mundo. Nesse período, as maquiagens passaram a ser artigo de luxo e definir classes sociais. Reis, rainhas e aristocratas usavam e abusavam dos produtos, assim como usufruíram dos frascos de perfumes.

Século XVII

A maquiagem era altamente popular no continente europeu. Entretanto, houve uma resistência do público inglês e norte-americano, que achava o uso deste cosmético vulgar. Preconceito que só teve fim no ano de 1920.

Então, finalmente a maquiagem se tornou, de forma mundial, um cosmético essencial para o público feminino. Assim, as maquiagens passaram a ser produzidas em grande escala, até que a indústria foi suspensa com a chegada da Segunda Guerra Mundial.

Nesse período, as mulheres tinham que se virar com o que tinham em vista, chegando até a utilizar graxa de sapatos como máscara de cílios. Realmente, um perigo para todas.

Com o passar dos anos, as maquiagens passaram a seguir todas as tendências da moda, sempre acompanhando o look do momento. Então, vários tipos de maquiagens com funções diferentes foram criadas.

Os olhos ganharam rímel, cílios postiços, delineadores coloridos, lápis de olhos, glitter e sombras de diversos tons. A pele ganhou base, corretivo, blush em diversos tons, iluminadores e contorno.

Por fim, os lábios ganharam batom em bala, batom líquido, lip tint, gloss e brilho labial. Já as sobrancelhas ganharam produtos específicos para elas, como lápis, sombra e pomada. Toda essa diversidade fez com que muitos tipos de maquiagem diferentes surgissem.

Perguntas frequentes sobre curso de Automaquiagem

Qual valor do curso de automaquiagem?

Em média, um curso completo de automaquiagem custa de R$ 180,00 à R$ 230,00. Mas no meu método completo e totalmente digital o valor do curso é de apenas R$ 89,90.

Quanto tempo dura o curso de automaquiagem?

A duração de um curso de automaquiagem pode variar entre 2 horas à 4 horas.

Quais materiais preciso para fazer um curso de automaquiagem?

Você irá precisar de materiais básicos como pincéis, esponjas, bases, delineadores, sombras e batons. Na nossa masterclass, disponibilizamos um Kit exclusivo para compra com todos os materiais que precisará para fazer o curso de automaquiagem.

Por que fazer automaquiagem?

O curso de automaquiagem é o primeiro passo para quem quer conhecer diversas técnicas e se aprofundar no mundo das makes. Ele é importante para quem precisa melhorar a prática de maquiagem no dia a dia.

Como funciona um curso de automaquiagem?

Eu sou maquiadora profissional e já ajudei muitas amigas a aprenderem sobre maquiagem. Elas sempre me incentivaram a ir mais longe, e também ajudar quem eu não conheço. Por isso, decidi lançar o Curso Delineado Perfeito, para ajudar quem tem dúvidas sobre o assunto. E você pode ser beneficiada por isso.

Durante muito tempo eu tive dificuldades em conseguir um bom traçado, o que inclusive me fez perder oportunidades. Sabendo disso, comecei a treinar bastante e busquei qualificação, para superar todos os meus fantasmas. Agora, posso compartilhar com todas vocês essa experiência.

Acontece que antigamente para aprendermos algo novo tínhamos que sair de casa e ir até um local especializado em aprendizagem e ensinamento. Mas, essa realidade mudou, agora já é possível aprender no conforto do seu lar. Para isso, basta ter conexão com a internet para assistir as videoaulas.

E o melhor de tudo: diferente das aulas convencionais, neste caso é possível voltar quando não tiver entendido algo. Por isso, é muito fácil aprender, pode também colocar pausa sempre que necessário, para entender qual é a maneira perfeita de fazer determinado traço.

Com o curso de automaquiagem é possível aprender tudo o que envolve este conceito, sendo possível colocá-lo em prática na sua vida. Aliás, talvez você acabe gostando tanto que poderá se tornar uma maquiadora profissional, por que não? O que está esperando? Faça a sua inscrição agora mesmo!


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto