Você costuma usar maquiagem no seu dia a dia, correto? Mas, já se pegou pensando de onde vem essa palavra? E qual a forma correta? Várias palavras possuem grafias diferentes, e é o que acontece com maquiagem ou maquilagem. Todas são escritas, e possuem a pronúncia semelhante. Além disso, ambas possuem o mesmo significado.A palavra maquillagem (com dois L) é de origem francesa. Entretanto, ela é utilizada em vários lugares do mundo, com pequenas alterações. Um bom exemplo, é a adição do “LH” em Portugal. Então, lá eles pronunciam “maquilhagem”. Porém, todas essas palavras são substantivos femininos utilizados para designar cosméticos e outros produtos com o propósito de embelezamento.De fato, a maquiagem ou make, como chamamos hoje em dia, é um sucesso no Brasil e no mundo inteiro há milhares de anos. Ela vem passando por transformações, e quem acompanha o meu blog sabe disso. Mas, é maquiagem ou maquilagem? Hoje você vai tirar essa dúvida e entender tudo o que envolve o assunto.SAIBA AINDA: Os 5 Melhores Tutoriais de Maquiagem Para os Olhos
O termo pode confundir muitas pessoas, principalmente as que não entendem do assunto. Assim, já foi até assunto de novela. O personagem Téo Pereira (Paulo Betti), da novela Império, exibida na Rede Globo entre 2014 e 2015, no horário das 21h, também tinha essa dúvida. Ele era um blogueiro que vivia se questionando o termo correto, se era maquiagem ou maquilagem.Para responder o questionamento de Téo, e de várias outras pessoas: não existe um termo correto e um incorreto. Isso porque as duas palavras estão catalogadas no dicionário da Academia Brasileira de Letras. Sendo assim, as duas formas de escrever estão corretas. Porém, o termo maquilagem é bem antigo. Então, dificilmente você vai ouvir alguém utilizando por aí.
A palavra se originou na França. Então, na época, escrevia-se maquillagem, com duas letras “L”. Porém, com o tempo, um dos “L” acabou se perdendo na escrita. Independente da forma que era escrita, a pronúncia correta era maquiagem. Atualmente, “maquiagem” permanece sendo o termo mais utilizado no Brasil.No final da idade média, com a chegada das cruzadas, o uso da maquiagem deixou de ser demonizado pela igreja Católica. Dessa forma, ela se tornou popular no mundo todo, principalmente no continente Europeu.Assim, a França passou a ser um dos principais produtores de maquiagem, e era Paris quem ditava as regras de beleza no mundo todo. Então, neste período, na França, o termo utilizado era maquillagem. Mas, com o passar dos anos, passou a ser escrito com apenas uma letra “L”.
Maquiagem e maquilagem significam exatamente a mesma coisa, ou seja, são sinônimos. Entretanto, em Portugal, o mais comum é utilizar o termo maquilhagem. Já no brasil, maquilagem e maquiagem são as mais utilizadas. No geral, maquiagem significa “ação ou efeito de maquiar ou maquiar-se", sendo o significado o mesmo para “pintura ou cosmético para embelezar ou disfarçar imperfeições do rosto”.Agora, confira alguns exemplos do uso das palavras em frases:
Já para o verbo Maquiar/maquilar, confira outro exemplo:
Agora, para Maquiagem/Maquilagem como substantivo, temos mais um exemplo diferente:
Por fim, confira quais são os sinônimos de maquiar/maquilar:
E os sinônimos de maquiagem/maquilagem:
Agora, será possível que você não erre em nenhum momento enquanto estiver debatendo sobre o assunto. Assim, poderá substituir as palavras, caso possua alguma dúvida, por diferentes sinônimos.VEJA TAMBÉM: Mehndi o que é e como fazer?
Não importa o termo utilizado, maquilhagem, maquilagem ou maquiagem, todos estão corretos e existem na língua portuguesa. Então, é possível utilizar qualquer um dos três termos para se referir aos cosméticos e pinturas faciais com o propósito de melhorar a estética. Além disso, também é preciso levar em conta a utilização dos produtos:
A palavra maquiagem é a mais popular, e a mais aceitável socialmente. Isso porque as outras são vistas como mais antigas, e possuem menor uso. Entretanto, o significado para todas é o mesmo.
A palavra maquillage e maquiage se originaram na França, e passaram a ter alterações com o passar do tempo. Em Francês, era utilizado a palavra maquillage, e adicionando o sufixo a outra palavra, altera o significado da mesma. Por exemplo, ao juntar maquillar + o sufixo “agem”, fica o termo maquillagem, que passa a sugestão de coletividade, alterando o significado de maquillage.É maquiagem ou maquilagem? Dentro da língua portuguesa, existem palavras que apresentam várias grafias, e todas permanecem corretas. Então, esse fenômeno é conhecido como “formas gráficas variantes”. Então, apesar de sempre uma delas se tornar a mais popular, todas as outras permanecem corretas. Em Portugal, o termo mais utilizado é maquilhage.LEIA MAIS: Por que maquiagem craquela?
Agora que você já sabe tudo sobre o tema, poderá evitar se confundir durante as suas conversas sobre maquiagem. Porém, é possível evitar a confusão com uma simples dica: atualize seu vocabulário. Dessa forma, você poderá controlar melhor o que fala, e evitar possíveis desconfortos.Então, atualizar seu vocabulário nada mais é do que utilizar gírias para se referir ao que você precisa falar. Dessa forma, a maquiagem, ou maquilagem, vai virar um sonoro “make”. Assim, todo mundo vai conseguir te entender, e a conversa poderá fluir normalmente.Entretanto, a primeira coisa que você precisa saber ao atualizar seu vocabulário, é que não é possível, ou ao menos é muito difícil, criar novas gírias. Em geral, essas novas palavras surgem na internet, em conversas informais sobre os mais variados temas. Portanto, fique ligada nas redes sociais, principalmente em páginas que tratam sobre maquiagem, para poder falar como todos estão falando.Atualmente, no mundo virtual, muitas gírias surgem, e morrem, diariamente. Os usuários da internet acabam por criar, mesmo que por acidente, novas formas de atualizar a língua portuguesa, assim como aconteceu com a “maquillagem", na França.