Espinha interna: Como tratar

28/6/2021

Se tem algo que incomoda muitas pessoas e que é relativamente comum durante a adolescência, são as espinhas. Nesse artigo, irei lhe explicar um pouco mais sobre o que é uma espinha interna e como tratar, com dicas caseiras e orientações para evitar esse desconforto.

Quem nunca acordou, foi ao banheiro e, na hora de lavar o rosto, sentiu um pequeno ponto inchado e dolorido? É justamente assim que muitas pessoas descobrem essa condição, visto que ela não possui abertura para a camada mais superficial da pele e, por isso, não é tão visível.

No entanto, é indiscutível o quão incômodo é esse tipo de acne, visto que ele costuma ser até mais dolorido do que os demais. Além disso, por não ser possível "espremer", o que não é indicado em nenhum dos casos, fica aquele questionamento: o que fazer com uma espinha interna? Confira então algumas dicas para lidar com a acne!

LEIA TAMBÉM: Jato de Plasma: O que é e como funciona?

O que exatamente é uma espinha interna?

Também chamada de acne nódulo-cística, a espinha interna é um tipo de acne não superficial que fica localizada em uma camada interior da pele. Ela é perceptível justamente por ficar um pouco inchada e, principalmente, por ser bastante dolorida e sensível ao toque.

Na grande maioria das vezes, esse tipo de acne se deve por conta das alterações hormonais. Sendo assim, é comum não apenas na adolescência, quando nossos hormônios estão a todo vapor, como também em períodos de estresse ou menstruais.

Em linhas gerais, uma espinha interna é como se fosse uma espinha comum, mas que fica para dentro. Sendo assim, ela não rompe aquela camada da pele e por isso não há como espremê-la, sendo ela menos chamativa - mas nem por isso menos incômoda.

Esse tipo de acne pode ser tratado em casa, na grande maioria das vezes, com soluções simples e caseiras. No entanto, se for muito frequente, é indicado até mesmo a procura por um dermatologista, para melhores orientações médicas sobre o assunto.

Como nasce uma espinha interna e por quê?

Como citado anteriormente, o surgimento de uma espinha interna está relacionado principalmente a questões hormonais, como o desbalanço hormonal. É justamente por isso que ela é mais comum na fase da adolescência.

Nesse período, o nível de testosterona circulante costuma variar bastante entre meninos e meninas. Por isso que a adolescência costuma ser a fase conhecida pela presença de acne, que muitas vezes precisa ser tratada até mesmo com medicamentos.

No entanto, esse tipo de acne também pode surgir em pessoas adultas. Nesses casos, costuma estar ligado principalmente a questões psicológicas, como estresse e ansiedade - condições que acabam influenciando o nosso nível hormonal.

Não se alimentar bem também é um dos fatores que acaba tendo influência no surgimento de espinhas internas. Ficar um longo período de tempo exposto ao sol ou utilizar medicamentos com corticoides também são condições que implicam no aparecimento desse tipo de acne.

Quanto tempo demora para sair?

É só surgir uma espinha interna que todos ficam desesperados para que ela seque e saia de uma vez. No entanto, esse tipo de acne pode demorar um pouco para sumir, e depende principalmente do tipo de tratamento que a própria pessoa adota em casa.

O fato é que cada espinha tem o seu próprio ciclo de tratamento. Sendo assim, não é possível definir um prazo exato para que você esteja livre de uma vez desse tipo de acne. Geralmente, varia de dois a dez dias, dependendo do cuidado tomado pela pessoa.

CONFIRA AINDA: Por que maquiagem causa espinha?

Como se livrar de uma espinha interna?

Agora que já sabemos o que é uma espinha interna e o que geralmente resulta no seu surgimento, chegou a hora de saber como se livrar desse tipo de acne. Todos os tratamentos caseiros, além de simples, passam principalmente por um processo de higiene bem básico.

O mais indicado é iniciar um tratamento caseiro logo após você perceber a existência da espinha interna, sobretudo se ela estiver dolorida. O inchaço e aquele vermelho ao redor do local são alguns dos sintomas que nos ajudam a identificar a acne, visto que ela fica “abaixo” da pele.

Um dos tratamentos caseiros mais fáceis e eficientes para se livrar de uma espinha interna é utilizando nada mais nada menos do que gelo. Confira:

Como utilizar gelo para se livrar de uma acne interna

Primeiramente, pegue um ou dois cubinhos de gelo e o enrole em um pano simples, de algodão. Depois, é só aplicá-lo sobre a região da espinha interna durante mais ou menos cinco minutos, segurando-o ali.

Depois de passados cinco minutos, é importante que você tire o gelo da pele para não queimá-la. Afaste o pano por mais ou menos 10 minutos, e depois retome o processo. Você pode repetir essa ação por cerca de 1 hora por dia até a espinha sumir de vez.

Vapor quente

Outra maneira simples e caseira que ajuda você a se livrar de uma espinha interna é utilizando vapor quente. Basta esquentar uma panela com água e, depois, aproximar o local da acne ao vapor, deixando-o em contato por algum tempo e repetindo o processo.

Essa prática, assim como a colocação de uma compressa com água quente, irá ajudar a diminuir a inflamação e a quantidade de pus existente na região da acne. Você pode fazer esses processos diariamente, até que a espinha desapareça.

Cuidados com a pele ajudam a evitar o surgimento de espinhas internas

Estabelecer uma rotina de cuidados e higiene com a pele pode ajudar a combater e evitar o surgimento de novas espinhas internas, assim como outros tipos de acne. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão aderindo às rotinas de skin care, com produtos destinados a melhor saúde do rosto e corpo.

Realizar a limpeza da pele todos os dias, utilizando um sabonete específico para isso e removendo impurezas, ajuda a prevenir a acne. Quem costuma usar maquiagem também precisa ficar atento, retirando-a com delicadeza, sem agredir o rosto, sempre que não for mais preciso.

Outras práticas que também são importantes para manter a saúde da pele é a hidratação. No mercado de cosméticos existem centenas de produtos destinados a isso, e podem ajudar a prevenir as espinhas. Utilizar um protetor solar diariamente também é importante para isso.

Vale ressaltar também que podemos ir muito além do processo caseiro nesses casos. Há profissionais que são especializados em limpeza da pele, e podem proporcionar um cuidado mais profundo e eficiente.

Evite espremer uma espinha interna

Para muitas pessoas é quase instintivo tentar espremer uma espinha assim que ela surge. No entanto, esse processo não é indicado para o combate de qualquer tipo de acne - incluindo as espinhas internas.

É importante evitar espremer o local onde está uma espinha interna. Isso porque, além de você não conseguir retirar o pus, pode acabar inflamando ainda mais a acne, que fica ainda mais dolorida, provocando também o aparecimento de algumas manchas escuras na pele.

Além disso, tentar espremer uma espinha interna pode fazer com que ela leve ainda mais tempo para sumir de vez. Sendo assim, não faça isso. Opte pelos métodos com gelo, vapor e outros cuidados com a pele.

LEIA AINDA: Rostos com espinhas: Tudo o que você precisa saber

Eu preciso ir ao médico para curar uma espinha interna?

Na grande maioria dos casos, não é preciso marcar uma consulta com um dermatologista para se livrar de uma espinha interna. As práticas de limpeza e demais métodos caseiros costumam resolver, já que a acne costuma ser simples e não durar uma eternidade.

Ainda sim, há casos em que o mais indicado é procurar por um dermatologista. Se a acne continuar bastante dolorida por mais de uma semana ou se todos os demais métodos não ajudarem, um profissional da área da saúde conseguirá lhe orientar.

É importante procurar um médico também quando o surgimento de espinhas, não apenas interna, é muito frequente. O profissional fará uma avaliação completa da sua pele e indicará o melhor tratamento possível, para que essas acnes não retornem com tanta facilidade.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto