Espinhas na testa: Sintomas e Tratamentos

Espinhas na testa: Sintomas e Tratamentos

17/11/2021

Quem nunca acordou, foi ao banheiro lavar o rosto e percebeu que estava com uma incômoda acne no rosto, não é mesmo? Pois é, geralmente essa situação está associada ao período da adolescência, em que erupções surgem por toda a face. Mas, afinal de contas, o que leva a formação de espinhas na testa?

Apesar de ser tratado como algo relativamente normal da adolescência, a acne não atinge somente pessoas com essa idade. Na verdade, jovens, adultos e bebês recém-nascidos também estão sujeitos a ter que lidar com essa condição, mesmo que o motivo para incidência seja diferente em todos os casos.

Além disso, existem algumas regiões do corpo que são mais propícias para o surgimento de cravos e espinhas. E é por isso que, quando falamos em acne, a primeira imagem que nos vem à cabeça é justamente as erupções na região da face, por mais que os ombros, costas e outras partes também possam ser afetadas.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como e por que surgem as espinhas na testa. Além disso, falaremos também sobre a acne de uma maneira geral, os graus de incidência, as regiões mais propícias para o surgimento e os diferentes tipos de tratamentos para essa condição.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Por que nascem tantas espinhas na testa?

Quando falamos em acne no rosto, precisamos levar em consideração o mapa de incidência das erupções. Esse mapa é dividido em “zonas”, sendo que a zona T é a que corresponde ao surgimento de espinhas na testa, nariz e queixo - as mais comuns para quem lida com essa condição.

Mas você deve estar se perguntando: por que nasce tanta acne na testa? O surgimento de cravos e espinhas na região do rosto de uma maneira geral está associado a diversos fatores. Não se alimentar bem e consumir alimentos ricos em açúcar é uma das possíveis causas dessa condição em alguns casos.

Passar a mão, suja, frequentemente na região do rosto também pode fazer com que mais espinhas surjam no local. No entanto, em geral o surgimento da acne está associado à questões hormonais, as quais podem estar ligadas a doenças, ciclos menstruais ou até mesmo questões psicológicas.

Mudanças hormonais costumam impactar diretamente na produção de sebo por parte das glândulas sebáceas. Além disso, a testa, queixo e nariz são as regiões do rosto com a maior concentração dessas glândulas e, por isso, costumam ser mais oleosas - o que causa a formação de cravos e espinhas.

O que causa a acne?

Em algum momento da vida, todo mundo já ouviu falar que não se deve comer alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar para evitar a acne, não é mesmo? Pois é, acontece que a má alimentação é somente uma das possíveis causas para o surgimento de cravos e espinhas na testa e no corpo de uma forma geral.

Como já citado anteriormente, mudanças hormonais costumam ser a principal causa para essas incômodas erupções na pele. E é justamente por isso que essa condição está popularmente associada à adolescência, visto que é nesse período em que começamos a produzir os hormônios sexuais.

Alterações hormonais em nosso corpo, comum também durante o ciclo menstrual, costumam impactar na produção de sebo por parte das glândulas sebáceas. Dessa forma, é relativamente “normal” que durante esse período nossa pele venha a ficar mais oleosa e, por isso, surjam mais espinhas.

No entanto, existem diversos motivos para a incidência de cravos espinhas no corpo. O estresse, problemas psicológicos e algumas doenças específicas também podem levar ao surgimento dessas erupções. Vale ressaltar também que existem quatro graus de complexidade da acne, os quais devem ser tratados com cuidado.

Como se formam as acnes no rosto?

Se você algum dia já teve que lidar com o surgimento de cravos e espinhas na testa e na face de uma maneira geral, já deve ter se questionado: como se formam as acnes? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas, principalmente os adolescentes que normalmente são os que mais sofrem com a condição.

A acne surge em decorrência da obstrução dos nossos poros, seja por excesso de oleosidade ou até mesmo sujeira e poluição. Uma vez que os poros estão obstruídos, é comum o acúmulo de substâncias que venham a criar cravos, massas brancas e pretas que surgem nas camadas mais superficiais da pele.

No entanto, uma vez que esse poro está obstruído, é possível também que haja o acúmulo de bactérias no local. Quando isso acontece, pode ocorrer a inflamação da erupção, a qual se torna muito mais avermelhada e dolorida, com a possibilidade de incidência de pus, e se torna efetivamente uma espinha.

É assim que se forma a acne no rosto, através da obstrução dos poros por sebo ou sujeira. No entanto, o que começa com um simples cravo pode evoluir para situações muito mais complexas, as quais não estão ligadas somente a produção das glândulas sebáceas, se tornando cistos e comedões.

Como se livrar das acnes

O fato é que não existe uma única forma de se livrar de uma vez por todas de cravos e espinhas na testa e no rosto de uma maneira geral. Isso porque a incidência de acne varia de pessoa para pessoa. Sendo assim, a alternativa de tratamento irá depender do grau de incidência e de caso a caso.

No entanto, algumas práticas podem ser adotadas por quem quer se livrar da acne de fato. Uma delas é justamente uma alimentação mais saudável, à base de alimentos específicos que possuem propriedades que repelem a produção de óleo excessivo por parte do corpo e deixam a pele mais saudável.

Além disso, existem diversos tipos de tratamentos para quem quer repelir o surgimento de cravos e espinhas. Alguns exigem apenas o uso de cremes e pomadas específicas, as quais atuam nos poros e evitam o aparecimento da acne. Outras, no entanto, requerem medicamentos mais fortes - os quais só podem ser utilizados com prescrição médica.

Em suma, se você busca se livrar de cravos e espinhas, o ideal é procurar um médico dermatologista. Ele poderá analisar o seu caso com maior precisão e recomendar o medicamento ou pomada adequada para a sua condição, assim como práticas mais propícias para o combate à acne.

LEIA AQUI: Como lidar com espinhas no rosto?

Quais alimentos causam espinhas na testa?

Existem vários alimentos que contribuem para o surgimento de espinhas na testa e no corpo. Um estudo apontou que pessoas que sofrem de acne costumam consumir mais carboidratos refinados, que estão presentes em alimentos bastante comuns no dia-a-dia de muitas pessoas.

Pão, bolachas, cereais, refrigerantes e macarrão feito com farinha branca são apenas alguns dos alimentos que possuem essa propriedade e podem levar ao surgimento de acne. No entanto, talvez um dos maiores problemas para a incidência de cravos e espinhas seja justamente o consumo de açúcar branco.

O açúcar branco está presente em diversos alimentos, sobretudo bolos e doces de uma maneira geral - os quais devem ser evitados ao máximo. Os lacticínios, ou seja, alimentos com leite de vaca como queijo, por exemplo, também contribui para o surgimento de cravos e espinhas, visto que contribui para o hormônio que leva ao aumento da produção de gordura na pele.

O café também é um alimento que pode contribuir para a incidência de acne de uma maneira geral. Isso porque ele possui uma acidez natural que não apenas pode atuar como testosterona como também estimula as glândulas sebáceas da pele, contribuindo para a oleosidade da mesma.

É possível evitar espinhas na testa?

Há o caso de pessoas que se preocupam em se livrar para sempre da acne, uma vez que precisam lidar com ela. No entanto, saiba que quem ainda não sofreu com essa condição também pode adotar algumas atitudes para evitar ao máximo o surgimento de cravos e espinhas na testa e no corpo.

Para isso, é importante deixar a pele sempre limpa e livre de sujeiras que possam obstruir os poros ou levar a oleosidade. Sendo assim, o indicado é lavar o rosto todos os dias, no período da manhã e da noite principalmente, assim como fazer a limpeza e esfoliação com produtos específicos para isso.

Outra forma de combater o surgimento de cravos e espinhas na pele é evitando tocar o rosto com muita frequência. Isso porque, normalmente, nossos dedos estão sujos com algumas substâncias, como resquícios de comida ou até mesmo poeira, as quais podem levar a obstrução dos poros.

Além disso, como já citado anteriormente, existem alguns alimentos que devem ser evitados ao máximo para quem não quer ter acne. Uma alimentação saudável regrada a base de frutas, legumes e verduras pode contribuir para a saúde da sua pele e evitar que essas incômodas erupções apareçam.

Estresse causa espinhas na testa

Engana-se quem pensa que somente a má alimentação e más práticas levam ao surgimento da acne. Na verdade, uma estimativa elaborada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que o fator emocional é a causa de problemas de pele para um em cada três pacientes.

Sendo assim, saiba que o estresse está diretamente ligado ao surgimento de espinhas na testa. Isso porque essa condição emocional leva ao desequilíbrio hormonal, que impacta diretamente no aumento da oleosidade da pele e leva a um agravamento das lesões provocadas pela acne.

Dito isso, se você é uma pessoa que sofre com cravos e espinhas, saiba que isso pode ser apenas um dos resultados do estresse. Essa é apenas uma das condições emocionais que podem impactar na produção de sebo por parte do nosso organismo e, então, levar a uma maior obstrução dos poros por oleosidade.

Além da incidência de espinhas, o estresse também pode provocar outros problemas na pele. Rugas, olheiras, aumento de reações alérgicas e perda de colágeno são apenas algumas das condições que também estão ligadas ao fator emocional, crucial para a nossa saúde de uma maneira geral.

VEJA AINDA: Como cuidar das espinhas inflamadas?

O que podem ser as bolinhas na testa?

Quando falamos em espinhas na testa e em outras partes do corpo, geralmente pensamos no cravo branco ou preto ou naquela erupção avermelhada e muitas vezes dolorida. No entanto, existe todo um processo para que a acne chegue nesse estado, ou qual pode ser observado de outra forma também.

Além disso, não é toda protuberância na região do rosto que é necessariamente uma acne. Algumas pessoas contam com pequenas bolinhas rígidas na testa, as quais podem ser futuros cravos ou espinhas ou, também, estarem ligadas diretamente a outros problemas de saúde não graves.

A grande maioria dessas bolinhas na testa somem com o tempo e nem ao menos chegam a evoluir para uma espinha. No entanto, existem algumas práticas e cuidados que podem ser adotados para quem quer se livrar rápido dessa protuberância na face e evitar problemas estéticos na mesma.

A recomendação para se livrar dessas bolinhas, que podem estar associadas a outras patologias, é fazer a limpeza da pele periodicamente. Nesses casos, procure um profissional da área de estética que realize a extração correta dessas lesões conforme elas vão surgindo.

5 produtos para acabar com espinhas na testa

São muitos os produtos utilizados para quem quer acabar de uma vez por todas com as espinhas na testa. Logo abaixo, você irá conferir cinco excelentes exemplos presentes em diversas lojas e drogarias ao redor do país.

1.    Esfoliante Facial Anti cravos e espinhas - Protex

O Esfoliante Facial Anti Cravos e Espinhas da marca Protex é uma das soluções mais acessíveis para quem busca se livrar da acne na região do rosto. O produto é conhecido por proporcionar uma limpeza e esfoliação profunda da pele, evitando a obstrução dos poros.

Além disso, ele também ajuda a controlar o excesso de oleosidade da pele, fazendo com que não haja a obstrução por sebo. É um produto dermatologicamente testado e indicado para pessoas com pele normal e oleosa.

2.    Gel Secativo Rapid Clear Facial - Neutrogena

Outro excelente produto para quem quer acabar com as espinhas na testa é o Gel Secativo Rapid Clear Facial, da marca Neutrogena. Ele ajuda a reduzir a vermelhidão das espinhas em até 8 horas, diminuindo a aparência da acne.

Além disso, o produto também contribui para uma melhor aparência da pele de uma maneira geral. Isso graças a sua fórmula, feita a partir de ingredientes que não agridem, ressecam ou irritam a face.

CONFIRA TAMBÉM: Tudo sobre espinhas na cabeça

3.    Gel Secativo - Asepxia

Engana-se quem pensa que a Asepxia trabalha somente com produtos para cicatrizes. Na verdade, a marca conta com um ótimo Gel Secativo que ajuda a combater a incidência de cravos e espinhas na testa.

Utilizado para o tratamento de acne de forma simples e fácil, o produto age no sentido de secar espinhas em até dois dias. Ele foi formulado com uma maior concentração de ativo anti acne, sendo ideal para todos os tipos de pele.

4.    Gel Creme Hidratante Antiacne - Tracta

O Gel Creme Hidratante Antiacne da marca Tracta também é uma boa opção para quem quer se ver livre de espinhas na testa. Esse produto ajuda a hidratar, acalmar e normalizar a pele, assim como a controlar a oleosidade da mesma e clarear as manchas provenientes da acne.

Trata-se de um produto com textura gel creme de rápida absorção que é muito indicado para peles acneicas e oleosas. Dermatologicamente e clinicamente testado, possui eficácia comprovada na redução de cravos e espinhas.

5.    Trata Cravos e Espinhas - Acnezil

O Trata Cravos e Espinhas da Acnezil é outra opção acessível para o tratamento de acne. Em textura gel, esse produto age no sentido de secar as espinhas que surgem em nosso rosto, melhorando a aparência da pele. 

Referências:

Área de Mulher. Espinhas na testa – Principal causa e como acabar com elas. Disponível em: <https://areademulher.r7.com/beleza/espinhas-na-testa/>. Acesso em 16 de novembro de 2021. 

L’Oréal. Bolinhas na testa: o que podem ser as erupções que aparecem nesta região? Descubra! Disponível em: <https://www.loreal-paris.com.br/bolinhas-na-testa-o-que-podem-ser-as-erupcoes-que-aparecem-nesta-regiao-descubra>. Acesso em 16 de novembro de 2021. 

NHI. Diferenças na carga glicêmica dietética e hormônios em adultos de Nova York com acne moderada / grave. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28606553/>. Acesso em 16 de novembro de 2021.

Vergonha da sua Acne?
Conheça o plano de desintoxicação da pele que resolveu esse problema de uma vez por toda em meu rosto.
resolver esse problema