Melhores Vitaminas para unha

Melhores Vitaminas para unha

6/8/2021

Todo mundo já ouviu, em algum momento da vida, uma cobrança de mãe como: “tem que se alimentar bem e comer bastante vitamina para ficar forte”. A orientação é válida, visto que uma boa e balanceada alimentação com vitamina faz bem para unhas, cabelos e a saúde do organismo de uma maneira geral.

Na grande maioria das vezes, pessoas que sofrem com unhas fracas, quebradiças e descamadas possuem a deficiência de alguns nutrientes no organismo. Essa é uma condição que, apesar de ser mais comum em mulheres, atinge cerca de 20% da população geral.

Uma das maneiras de se prevenir dos problemas das unhas fracas é justamente investir em uma dieta alimentícia regrada e baseada em determinados nutrientes. Há uma série de vitaminas que fazem bem para a unha e que não só podem como devem ser incluídas na rotina de alimentação.

Por que a vitamina faz bem para unha?

A falta de vitaminas em nosso corpo está diretamente relacionada a uma série de problemas de saúde. No caso das unhas fracas e quebradiças, a situação não é diferente. Isso porque alguns grupos desse composto orgânico ajudam a revitalizar as células e fazem uma “ponte” que facilita a chegada de outros nutrientes.

Um dos nutrientes que é essencial para a saúde das unhas e está diretamente relacionado a um tipo específico de vitamina é a queratina. Essa proteína produzida pelas células da pele é composta por diversos aminoácidos, tendo uma grande importância para diferentes tecidos do corpo.

Em relação às unhas, a queratina garante o fortalecimento do tecido, aumentando a resistência e o endurecimento. A proteína também tem uma grande importância estética quando relacionada às unhas. Isso porque além de fortalecê-las, ela também contribui para o aumento do brilho.

Quais são as vitaminas que fazem bem para a unha?

Uma alimentação pobre em vitaminas que sintetizam a queratina e outro tipos de proteínas pode ter reflexos negativos em relação a saúde das unhas. Dito isso, confira alguns exemplos de vitaminas que fazem bem para esse tecido e que são indispensáveis em uma alimentação saudável:

1.    Vitamina A

A importância da vitamina A para o fortalecimento das unhas é justamente o fato do nutriente auxiliar na síntese da queratina. Isso faz com que essa proteína esteja distribuída em grandes quantidades no corpo, contribuindo para o endurecimento deste tecido e, também, para o seu brilho.

A falta de vitamina A no corpo humano pode trazer problemas não apenas para as unhas. O cabelo também pode ser afetado pela ausência desse nutriente, correndo o risco de também ficar mais fraco e quebradiço.

2.    Vitamina E

A principal importância da vitamina E para as unhas é o fato dela contribuir para mantê-las sempre hidratadas. A ausência desse nutriente pode fazer com que esse tecido fique ressecado e com uma aparência fraca.

Além disso, a vitamina E possui função antioxidante. Dessa forma, protege as unhas dos radicais livres, moléculas que buscam elétrons em proteínas e acabam gerando efeitos tóxicos para os tecidos.

3.    Vitamina B12

A relação da vitamina B12 com a saúde das unhas é um pouco menos direta. Isso porque esse nutriente é um dos principais responsáveis pelo auxílio na produção de glóbulos vermelhos no sangue. Isso contribui no sentido de prevenir o desenvolvimento de doenças como a anemia.

A anemia, por sua vez, é uma doença que resulta na falta de oxigenação em diferentes tecidos do corpo humano. Uma pessoa anêmica, por exemplo, pode ter unhas mais fracas e quebradiças - por isso a importância da vitamina B12.

4.    Vitamina B8

A vitamina B8 é uma das mais importantes quando o assunto é fortalecimento e saúde das unhas. Também chamada de biotina, ela contribui para a imunidade do corpo e também atua na renovação das células das unhas, deixando-as mais duras e fortes.

5.    Vitamina C

Assim como a vitamina B12, a vitamina C também contribui para a saúde das unhas de forma indireta. Isso porque ela também atua no sentido de fortalecer os glóbulos vermelhos e facilitar a absorção de outros nutrientes em nosso corpo, como o próprio ferro - outro composto imprescindível na prevenção de anemia.

Dessa forma, a atuação é semelhante. Com a vitamina C, previne-se doenças do gênero que podem causar o enfraquecimento de tecidos como unhas e cabelos.

Alimentos que fazem bem para as unhas

Da mesma forma que as vitaminas são imprescindíveis para a saúde das unhas, existem alguns alguns alimentos que também atuam nesse sentido. Muitos deles são ricos não apenas em vitaminas como também em outros nutrientes que também contribuem para o fortalecimento deste tecido. Confira:

1.    Carne vermelha

Além de contar com nutrientes que contribuem para a formação de queratina, uma das principais proteínas quando o assunto é saúde das unhas, as carnes vermelhas também contam com vitaminas que atuam no mesmo sentido. Isso porque a carne bovina, por exemplo, é rica em vitaminas do complexo B, como a B12.

2.    Peixes

Quando o assunto é vitamina e saúde das unhas, alguns peixes se destacam e muito. Isso porque salmão, sardinha, truta, linguado e atum, por exemplo, são ricos em vitamina B7 (biotina) e vitamina D. Esses nutrientes, somados ao cálcio, também contribuem para o fortalecimento do tecido.

3.    Folhas verde-escuras

Alimentos que possuem folhas verde-escuras são tidos como extremamente ricos em vitamina A, que contribui para a síntese da queratina e ajuda a fortalecer as unhas. Brócolos, espinafre e couve são alguns desses alimentos que, de quebra, também possuem magnésio - outro nutriente importante para a saúde do tecido.

4.    Laranja

Não é segredo para ninguém que a laranja é um alimento extremamente rico em vitamina C. Sendo assim, essa fruta é essencial para quem busca fortalecer as unhas. Pessoas que sofrem com unhas quebradiças e danificadas podem incluir sucos e receitas com a fruta para contribuir para a saúde do tecido.

5.    Limão

O limão é outro alimento que também é bastante rico em vitamina C. Dessa forma, a sua importância para a saúde das unhas é semelhante à da laranja. Neste caso, no entanto, a fruta é mais consumida em sucos e como “tempero” em alguns alimentos. Além dela, todas as demais frutas cítricas também são importantes para a saúde do tecido.

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