O que é automaquiagem?

23/7/2021

Quem nunca teve aquele compromisso marcado de última hora, como uma festa ou encontro de trabalho, e não teve tempo para marcar horário no salão de beleza, não é mesmo? Nessas horas, a melhor e mais rápida alternativa é se maquiar por conta própria. E é justamente por isso que você precisa saber o que é automaquiagem.

O fato é que nem sempre temos tempo ou dinheiro o suficiente para ir em um salão de beleza se preparar para algum evento. Alguns encontros e reuniões sempre acabam surgindo de última hora, e não dá para comparecer a essas socializações de qualquer maneira.

Além disso, não restam dúvidas de que a automaquiagem pode lhe salvar em vários momentos e, também, ajudar a economizar uma graninha a mais. Afinal de contas, essa é uma prática que apesar de demandar muita técnica e estudo, quando bem executada, supre praticamente todas as necessidades nesse sentido.

Neste artigo, você irá aprender não apenas o que é exatamente a automaquiagem como, também, vantagens de conhecer essa técnica. Além disso, citarei alguns produtos que certamente farão a diferença para quem está iniciando no ramo e quer contar com equipamentos ideais.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto:

Mas afinal de contas, o que é automaquiagem?

Depois de toda essa introdução você deve estar se perguntando: o que exatamente é a automaquiagem? Como o próprio nome já indica, são técnicas para que você mesma possa se maquiar, sem precisar marcar um horário no salão de beleza, e que conta com inúmeras vantagens.

No entanto, não se trata apenas da realização de maquiagens para festas ou encontros mais extravagantes. A automaquiagem reúne técnicas que irão lhe ajudar a disfarçar algumas imperfeições do rosto, assim como ressaltar aqueles pontos que você mais ama em sua face.

Tudo isso através do conhecimento quase que básico de itens de maquiagens que costumamos ter em casa, mas que não necessariamente utilizamos com muita frequência. A maneira ideal de passar um lápis, rímel ou até mesmo batom entram na lista de técnicas dessa prática.

Além disso, saiba que a automaquiagem pode ser uma grande aliada de pessoas que não querem correr o risco de pagar por uma produção “mal-feita”, em alguns casos. Aprender a fazer, com qualidade, a sua própria maquiagem pode ser algo extremamente libertador.

VOCÊ VAI GOSTAR: Curso de automaquiagem

A automaquiagem começa pela hidratação da pele

Agora que você já sabe o que é automaquiagem, é preciso ter noção de que o primeiro passo da prática é justamente preparar a pele. O ideal, inclusive, é que você já mantenha uma certa rotina de skincare para deixar o seu rosto muito mais bonito e hidratado. Isso ajuda, inclusive, na hora de se maquiar.

Alguns procedimentos simples já lhe ajudaram a manter uma pele bem-preparada para uma maquiagem. Antes mesmo de começar a passar as sombras e paletas, é recomendado que você lave e hidrate o seu rosto, com um produto de sua preferência, e depois seque-o completamente com movimentos que não agridam a pele.

Os passos para preparar a pele para automaquiagem

Você que busca não apenas saber o que é automaquiagem, mas também aprender a se maquiar, precisa, primeiramente, conhecer os principais passos. Logo após a hidratação do rosto, você pode aplicar um primer da marca de sua preferência para fixar melhor a maquiagem que virá a seguir.

O próximo passo é justamente aplicar a base no rosto. Esse é um ponto bem importante na automaquiagem, visto que você precisa escolher uma base que tenha o tom da sua pele. A grande maioria das empresas de cosméticos lidam com bases das mais variadas tonalidades, basta encontrar aquela que melhor combina com você.

Depois disso, vem a aplicação do corretivo. Como o próprio nome já diz, esse item surge justamente para corrigir algumas imperfeições que geralmente nos incomodam. Aquelas olheiras profundas, fruto de noites mal dormidas por conta de trabalho ou inúmeros outros motivos, podem ser corrigidas com esses produtos.

Depois, basta passar um lápis na sobrancelha para deixá-la mais uniforme e corrigir algumas falhinhas - se for o seu caso. Por último, é só aplicar um pouco mais de pó e pronto: já pode começar a brincar com as suas maquiagens.

VEJA: Automaquiagem para iniciantes: Guia completo

O que eu preciso para fazer uma automaquiagem?

Alguns produtos são indispensáveis para você que busca não somente entender o que é a automaquiagem, mas, também, investir nessa prática. Além dos cremes e máscaras que ajudam na hidratação da pele, algo à parte, mas que é indicado a todos, há também itens indispensáveis para quem quer se maquiar.

A base é um dos produtos que você precisa ter sempre em casa para fazer uma boa maquiagem. Ela pode ser tanto líquida quanto em pó, e possui preços bastante variados. Uma das bases custo-benefício do mercado, atualmente, é a Fit Me!, da Maybelline.

Você também pode investir em um corretivo de qualidade, como os da marca Tracta e, ou em um pó compacto excelente, como são os da própria linha Fit Me! da Maybelline. Além disso, não esqueça de ter sempre em sua gaveta um blush para dar aquela corada no rosto. Uma boa opção é justamente o Cherry Vermelho, da Océane.

Além do batom, outro item indispensável para alguém que quer investir em automaquiagem, também é preciso ficar de olho em uma máscara de cílios para dar aquela destacada nos olhos. Por último, você precisa adquirir pincéis que lhe ajudem a se maquiar, como aqueles exclusivos para base, corretivo, blush e etc…

Agora que você já sabe o que é automaquiagem, conheça as suas vantagens

Agora que você já sabe o que é a automaquiagem, está na hora de conhecer as vantagens dessa prática. O principal benefício de saber se maquiar é, sem sombra de dúvidas, a liberdade que isso traz - principalmente para pessoas que sempre precisam estar com uma make destacada diariamente.

Muitas mulheres trabalham em locais onde a make é quase que uma exigência no dia-a-dia, por mais que sejam básicas. No entanto, mesmo assim é preciso conhecer as técnicas gerais de maquiagem para compor um look interessante por conta própria e estar preparada para a rotina do trabalho.

Além disso, saber se maquiar é uma ótima alternativa para quem quer economizar um pouco de dinheiro nesse sentido sem abrir mão das festinhas e encontros. Afinal de contas, se você for ao salão de beleza toda vez que sair, certamente acabará gastando mais do que o necessário.

Por último, vale lembrar ainda que conhecer técnicas de maquiagem também podem lhe ajudar a montar o seu próprio negócio. Pessoas que trabalham com isso também precisaram começar do zero, maquiando a si mesmas muitas vezes. Tudo depende do estudo, aliado à prática, no fim das contas.

ACABE COM A DÚVIDA: Automaquiagem é junto ou separado?

Você pode investir em si mesma através da automaquiagem!

O fato é que você pode investir em si mesma através da automaquiagem. Não apenas abrindo um negócio próprio no segmento de cosméticos e makes, mas também aperfeiçoando práticas que só farão com que você fique ainda mais bonita.

Além disso, atualmente vemos diversos canais em diferentes redes sociais tratando justamente sobre makes de uma maneira geral. Agora que você já sabe o que é automaquiagem, pode investir nisso também: estudando e gerando conteúdo para essas redes!


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto