O que é Skin Care: Rotina e cuidados diários passo a passo

1/2/2021

Diversos fatores prejudicam a nossa pele, como o sol e o vento. E por isso é importante manter uma rotina de skin care, melhorando a aparência e as condições deste que é o maior órgão do corpo humano. Algumas práticas fazem parte desta questão, como a aplicação de cosméticos, esfoliação, peelings e algumas terapias. A gente vai te contar todos os detalhes para deixar a pele linda.

Quem deseja manter a pele bonita não deve cuidar apenas de vez em quando. É preciso tomar cuidado todos os dias. Sabia que existem procedimentos que devem ser feitos diariamente? Outros são indicados para serem feitos pelo menos uma vez durante a semana e tem ainda ações a serem feitas uma vez no mês.

O que é Skin care?

Skin care é um termo que vem do idioma inglês e tem se tornando popular no Brasil, representando os cuidados com a pele. É uma rotina que deve ser mantida diariamente, com a aplicação de produtos e a realização de procedimentos para deixar o rosto e outras partes do corpo mais bonitas. O skin care deve ser seguido rigorosamente, para que os resultados apareçam rapidamente.

Existem diversos tratamentos, para peles secas, mistas e peles mais oleosas. A hidratação das pálpebras, a limpeza das sobrancelhas, a remoção da maquiagem e até beber água fazem parte da rotina de skin care. São diversos detalhes a serem seguidos para manter a pele bonita e saudável, longe de cravos e espinhas e outros tipos de acnes.

Cuidados diários com a pele

É recomendado fazer a higienização da pele ao menos duas vezes por dia, nos períodos da manhã e da noite. Depois deste procedimento é indicada a aplicação de uma loção tônica, para que o pH da pele seja ajustado. Em relação aos cremes para os olhos, eles devem ser aplicados também pela manhã e já no fim do dia. E essa higienização deve ser concluída com a aplicação de um hidratante, principalmente para quem tem a pele seca.

Não importa qual seja a época do ano, é importante passar protetor ao sair de casa, logo pela manhã, com fator FPS de 30 para cima. Os protetores escolhidos devem possuir proteção contra os raios solares UVB, UVA, INFRA RED e luz visível. Essas fórmulas podem contar com vitaminas de diferentes complexos, além de oxidantes e calmantes. A sua pele ficará protegida e ainda ganhará com isso.

[embed]https://youtu.be/pefAR9SpD5k[/embed]

Cuidados semanais com a pele

Realizando a esfoliação caseira é possível retirar a camada superficial da pele, o que ajudará na penetração do hidrante. A aplicação de esfoliantes deve ser feita em movimentos circulares, evitando a formação de cascas e manchas na pele. Para esse procedimento prefira os produtos de origem natural, que são capazes de remover as impurezas que agridem a pele, um deles é a seda de arroz.

As máscaras faciais também devem ser aplicadas semanalmente, possibilitando que a hidratação seja mais profunda. As mulheres que possuem a pele seca podem aproveitar essa condição, que traz efeito calmante, além de deixar a face menos sensível. Outra vantagem de aplicar máscaras semanalmente é controlar a oleosidade, o que contribui para a redução das acnes.

Cuidados mensais com a pele

Uma vez por mês é interessante fazer uma limpeza de pele mais complexa, principalmente se a sua pele é oleosa, caso seja mista ou seca, então o procedimento poderá ser feito uma vez por trimestre. Será o momento de retirar os cravos, tomando cuidado para evitar cicatrizes. Esse tipo de tratamento deve contar com o auxílio da tecnologia.

Os procedimentos mensais para o skin care podem ainda atuar contra o surgimento de rugas, ajuda a clarear a pele e melhora a textura do rosto. As cicatrizes também ficam menos salientes quando o tratamento facial é feito de maneira adequada. É a chance de deixar a sua pele mais jovem.

Produtos para pele oleosa

O que é Skin Care - Pele Oleosa

Quem tem a pele oleosa deve tomar alguns cuidados extras. Os hidratantes escolhidos não devem possuir brilho e devem ajudar na correção das imperfeições, procure produtos com textura refrescante e leve. A água micelar é um produto interessante para quem tem a pele oleosa, ela ajuda na retirada das células mortas da pele, podendo ainda auxiliar na remoção do filtro solar ou da maquiagem.

E quem tem pele oleosa não pode deixar de utilizar protetor solar, existem alguns que controlam o surgimento de células gorduras e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Os sabonetes escolhidos devem possuir a característica esfoliante, ajudando a purificar e limpar a pele, existem algumas opções produzidas com ingredientes vegetais bem interessantes.

E podemos ainda falar sobre as opções naturais para quem tem pele oleosa. Neste sentido, a argila verde pode ser uma boa aliada, já que possui efeito adstringente e secante. O chá verde contém propriedades que servem para eliminar as bactérias que causam espinhas e inflamação. Além do vinagre de maçã, que deve ser aplicado diretamente sobre a pele, fazendo os poros se fecharem e reduzindo a oleosidade.

Dicas para quem tem a pele seca

Quem tem pele seca costuma sofrer menos com acnes do que aquelas que possuem a pele oleosa. Por outro lado, o ressecamento pode causar uma condição áspera e algumas coceiras. Se a sua pele é deste tipo, então tome cuidado com os produtos que possuem álcool na fórmula, já que essa substância irá colaborar para o ressecamento.

Sempre que possível, confira os níveis de pH nos rótulos dos produtos de beleza, para evitar aqueles que possuam níveis muito baixos. Os sabonetes recomendados são os oleosos, fabricados à base de glicerina. E por falar em banho, tente ser rápida, principalmente se a água estiver muito quente, já que isso elimina o óleo natural da pele.

Hidrate bem sua pele

A pele deve ser hidratada todos os dias, para que possa se manter linda. Existem algumas fórmulas desenvolvidas com ureia e glicerina, elas podem ser aplicadas logo depois do banho, facilitando a absorção. E é possível preparar em casa uma máscara de glicerina com abacate, um pouco de óleo e mel, aplicando por 15 minutos, deixando o rosto mais hidratado.

As mulheres que possuem a pele seca também precisam tomar alguns cuidados com a maquiagem. Caso a face não esteja hidratada, então a maquiagem poderá dar uma impressão de envelhecimento ao rosto. Neste caso a dica é fazer a hidratação um pouco antes de se maquiar, assim a face receberá os produtos de beleza de uma forma mais amena.

Os benefícios do tratamento a laser contra manchas

Quem procura resultados mais rápidos para a eliminação de manchas pode investir no tratamento a laser. Ele é feito com a utilização de um equipamento que emite luz, chegando nas camadas mais profundas da epiderme. A partir disso o corpo começara a produzir mais colágeno, o que será fundamental para colaborar com a renovação da derme. É considerado um tratamento bastante eficaz.

Você não vai conseguir fazer em casa. O melhor é procurar dermatologistas ou clínicas de estética. É interessante que um médico faça a avaliação da sua pele antes que o tratamento seja iniciado. E depois que o laser for aplicado, não esqueça de passar o protetor solar todos os dias, mantendo a pele hidratada com produtos que possuem ação calmante, como a já citada água micelar.

Tratamento de pele com microagulhas

Essa técnica é ideal para estimular a produção de colágeno, reduzindo as condições trazidas pelo avanço da idade. Não é considerado um procedimento agressivo, podendo ser repetido todos os meses. Ele serve para diminuir os poros, através de perfurações mínimas. Só é preciso tomar cuidado com a proteção da pele ao sair na rua.

O que é peeling? Para que serve? Quais os tipos?

É conhecido por peeling o procedimento que remove as camadas mais superficiais da pele, seja com a aplicação de produtos químicos, físicos ou por laser. O objetivo é ajudar na remoção de lesões superficiais e a partir disso permitir o surgimento de um novo tecido dérmico e epidérmico. Ou seja, peelings são um conjunto de técnicas para renovar a pele e estimular a produção de colágeno.

No peeling superficial são utilizados ácidos como o hialurônico, glicólico e outros compostos. Seu objetivo é fazer a descamação sem causar nenhum efeito visível, agindo somente na camada córnea. É ideal para contribuir com a hidratação da pele, auxiliando no clareamento e diminuindo o surgimento de rugas. Serve ainda para reduzir as espinhas e os cravos.

O peeling médio tem como objetivo destruir e esfoliar a epiderme. É feito com a aplicação de diferentes ácidos e outras substâncias que servem para lixar a pele. Esse tipo de tratamento pode deixar a sua pele até 5 anos mais jovem, mas os resultados dependem da técnica escolhida, que pode ser por laser ou com equipamentos de radiofrequência, entre outros.

Peeling Profundo

E por último vamos falar sobre o peeling profundo. Sua preparação é mais complexa do que os anteriores, sendo que em alguns casos sua aplicação é feita com a pessoa sedada. O método pode gerar uma ferida, que em alguns casos causa infecção e outras complicações. Se o procedimento é dolorido, o benefício é grande, com a promessa de rejuvenescer até 15 anos na aparência da pele.

Em relação aos procedimentos, o físico se baseia na esfoliação do rosto, no peeling químico são aplicados ácidos que ajudam na descamação, tem o peeling biológico por meio de enzimas, o peeling com laser e o vegetal, mas com resultados limitados.

Como tratar olheiras?

Olheiras são aquelas manchas escuras ou acastanhadas que aparecem logo abaixo dos nossos olhos. Elas podem aparecer devido a alguns fatores, como a bagagem genética e condições adquiridas ao longo da vida. O envelhecimento da pele, que causa flacidez também pode contribuir com o surgimento das olheiras, assim como o aumento na vascularização das pálpebras inferiores.

Uma alternativa é disfarçar essas olheiras com a aplicação de maquiagem. Primeiro é indicado aplicar um corretivo, seguindo a tonalidade da olheira, e na sequência outra camada de corretivo, essa de acordo com a tonalidade da sua pele. Além disso, passe uma base em todo o rosto ou então protetor solar. Dessa forma as olheiras não serão percebidas. Leia mais sobre olheiras clicando aqui.

Procedimento contra olheiras

Existem procedimentos que prometem reduzir esta condição. Um deles é com o preenchimento da região à base de ácido hialurônico, que é capaz de ajudar na reestruturação da área próxima das pálpebras, auxiliando na sustentação. Fazendo a aplicação correta, o colágeno próximo aos olhos será gerado mais rapidamente, facilitando a renovação da pele.

É interessante aplicar clareadores desenvolvidos com substâncias como ácido ferúlico, ácido kójico, ácido tioglicólico, retinol, vitamina K e vitamina C. Todos estes citados são capazes de melhorar a condição das olheiras, que ficarão mais fracas com o passar do tempo. Esse tratamento não é definitivo, auxiliando apenas na melhora da aparência.

A hidratação das pálpebras

Quando o assunto é a hidratação do rosto, as pálpebras merecem uma atenção especial. O ideal é fazer o procedimento com um produto apropriado para a região, evitando ardência. Assim, será possível devolver toda a água que a pele perde ao longo do dia. Recomendamos os cremes que possuem vitaminas C e E, que não agridem a pele e ajudam contra a flacidez.

Esfoliar o rosto é muito bom, mas não faça isso nas pálpebras, já que é uma área bastante sensível. Procure por cosméticos que ajudam a combater o envelhecimento precoce na região dos olhos, mantendo a elasticidade da pele, os produtos com retinol são interessantes. Quem possui a pele oleosa não pode deixar de fazer a hidratação, já que suas pálpebras costumam perder ainda mais líquido.

Cuidados extras com a pele sensível

Você tem manchas, sofre coceiras ou vermelhidão? Estes são alguns sinais de que a sua pele é sensível. Ela é mais fina e frágil do que a de outras pessoas, sendo atingida mais facilmente por agentes externos que podem causar lesões ou irritação. E é por isso que precisam ser tratadas com cuidado.

As peles sensíveis se dão bem com os hidrantes à base de água, que ajudam deixar o corpo mais forte contra os agentes externos, e não precisamos nem falar do protetor solar, né? A luz do sol será nociva até mesmo quando estiver mais fraca, prefira os filtros com FPS acima de 50, garantindo proteção total.

Para contornar a vermelhidão recomendamos a aplicação de máscaras com propriedades anti-irritantes e anti-inflamatórias. Prefira sempre os produtos que não agridem a pele e se isso acontecer, suspenda a utilização e troque por outro. Procure equilibrar os níveis de pH na sua pele, usando tônicos que tragam conforto e alivio.

A pele dos idosos ganha com esses procedimentos

Quando chegamos aos 60 anos precisamos nos cuidar ainda mais, e a pele não pode ficar de fora. Aliás, é por ela que as pessoas costumam perceber os indícios de que o tempo está passando. Rugas, manchas de sol e a flacidez são comuns na terceira idade. A derme perderá hidratação, oleosidade e elasticidade, condições que deixam o corpo mais frágil.

Os idosos tendem a sentir coceira com mais frequência, além de terem a pele seca. A rotina de skin care indica que os banhos devem ser mais curtos e frios, já que o chuveiro só prejudica a pele nessa idade, e o sabão escolhido não deve ser dos mais esfoliantes. Assim que sair do banho, o ideal é fazer a hidratação da pele, já que os poros estarão mais abertos.

Não esqueça de beber bastante água e quando for sair ao sol, sempre passe protetor, já que a chance de sofrer com um câncer é maior nesta época da vida. Os lábios sofrem com a idade, já que se tornam mais secos e propensos a rachaduras. Na hora de ir dormir, passe mel nesta região, um produto que vai ajudar na cicatrização.

Veja mais sobre o protetor solar

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. E muitos dos atingidos sofrem por não utilizarem o protetor solar de maneira correta, ficando expostos ao sol por muito tempo sem o devido cuidado. E um destes erros é deixar de passar no outono e no inverno, quando o sol aparente estar mais fraco.

Todos os dias ao sair de casa preste atenção na quantidade de filtro solar aplicada, se colocar menos do que dois miligramas por centímetro, sua pele não receberá a proteção adequada quanto ao fator FPS. Outro erro é deixar de reaplicar o produto, passe quando sair de casa de manhã e na hora do almoço de uma retocada, a sua pele vai gostar disso.

O melanoma surge com mais frequência nas regiões com cabelo e sobrancelha, então recomendamos a aplicação com o protetor em spray, para deixar a pele totalmente protegida. E um dos erros mais comuns é usar protetor apenas na praia, o sol está em todo lugar, até mesmo na sombra você pode ser atingida pelos raios, então preste bem atenção. Filtro solar também faz parte do skin care. Leia um artigo e saiba tudo sobre protetor solar.

Skin care é ideal para evitar cravos e espinhas

Sua pele é acneica? É difícil lidar com essa condição que contribui para o surgimento de cravos e espinhas na face. Seguindo os cuidados que apresentamos ao longo do texto, a tendência é diminuir este problema, que atinge principalmente aqueles que possuem a pele oleosa. O importante é fazer a limpeza todos os dias, com a aplicação de produtos adstringentes, antioleosidade e à base de zinco.

A pele acneica apresenta condições peculiares. Os poros são dilatados, existe brilho excessivo no rosto, principalmente na testa, nariz e no queixo. E com isso surgem os cravos e as espinhas, que tanto nos incomodam. No verão as inflamações costumam ficar ainda piores, por isso é tão importante manter uma rotina de skin care, com cuidados diários, semanais e mensais. Saiba como tratar cravos e espinhas lendo o artigo, clicando neste link.

O que fazer contra cravos e espinhas?

Assim que acordar, procure lavar a pele, repetindo este protocolo em todas as manhãs. Utilize sabonete próprio para a pele oleosa, aqueles que não vão fazer a situação ficar ainda pior. As espinhas podem ser tratadas com o dermocosmético antiacne, que ainda corrige manchas na pele e não esqueça do filtro solar. Durante a noite é preciso remover a maquiagem e todas as outras impurezas do rosto, lavar e aplicar uma loção hidratante.

Tome cuidado com os rótulos, evitando produtos à base de óleo. E siga todas as recomendações de sua dermatologista.

Comece a beber mais água

A água é uma bebida natural e quanto mais você beber por dia, melhor irá ficar a sua pele. Quem acha que a água é sem graça pode acrescentar ramos de hortelã ou fatias de limão, deixando mais saborosa. E quando estiver muito frito, misture com um pouquinho de gengibre. Procure beber alguns copos durante a manhã, pela tarde e também à noite, não fique muito tempo sem tomar água.

Existem diversos benefícios proporcionados pela água, podemos dizer que ela deixa a pele mais firme, sendo uma excelente ajudante contra a celulite. Em relação ao nosso rosto, a bebida serve para manter a pele mais hidratada, reduzindo as rugas e marcas de expressão, isso acontece devido a sustentação e ao colágeno proporcionado pela água. A adequação dos níveis sanguíneos é outro fator que colabora, com aumento na absorção de nutrientes.

A água é fundamental para quem deseja manter uma boa aparência, já que ela ajuda na renovação das células e contribui com o sistema imunológico. A rotina de skin care necessita aplicação de alguns cremes hidrantes, que terão seus resultados ampliados com o consumo de água, eles atingem camadas de derme e água faz a hidratação mais profunda.

Atenção, também é preciso cuidar do pescoço

O que é Skin Care - Pescoço

A pele do pescoço está tão visível quanto a do rosto, logo precisa receber os mesmos cuidados. Essa região possui menos glândulas sebáceas, assim, é menos hidratada. O pescoço tende a ser uma área mais sensível, apresentando um grau maior de manchas do que o rosto. A região deve ser tratada com carinho, para evitar o envelhecimento precoce. Se você tem mais de 20 anos, cuide do pescoço.

E não é muito difícil, já que os produtos aplicados na cara podem passar por algumas adaptações. O cuidado básico é passar filtro solar todas as manhãs e durante a noite será o momento de realizar a hidratação, que pode até incluir ácidos. Os dermatologistas poderão apontar quais são os produtos ideais para o seu pescoço.

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver exemplos? Me siga no Instagram. Ou leia mais na home.

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto