Pomada para acne: Tudo sobre e quais as melhores

1/10/2021

Qualquer pessoa que já passou pela adolescência muito provavelmente teve que enfrentar problemas relacionados a cravos e espinhas. Apesar dessa condição dermatológica ser mais comum nessa faixa etária, ela atinge também pessoas de diferentes idades. Sendo assim, encontrar uma boa pomada para acne pode ser a melhor solução.

O fato é que quando pensamos em cravos e espinhas certamente o que nos vem à cabeça é o período da adolescência. De fato, esse é o período da vida em que estamos mais sujeitos a ter que lidar com essa condição. No entanto, não só não é o único como também não significa que é normal lidar com um alto grau de acne nesse período.

Sendo assim, muitas pessoas vão em busca dos melhores medicamentos para diferentes graus de incidência de acne. Alguns se dão através de procedimentos médicos de fato. No entanto, em alguns casos, o uso recorrente de uma boa pomada pode ser o suficiente para diminuir a quantidade de cravos e espinhas.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre as principais pomadas para acne disponíveis no mercado e, também, as suas funções. Além disso, falaremos também sobre como funciona essa doença que afeta milhares de pessoas e que pode evoluir para casos considerados mais graves.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de falar sobre pomada para acne, entenda a doença

Antes mesmo de falarmos sobre a importância e efeito de uma pomada para acne, é necessário entender o que é essa doença. Afinal de contas, estamos falando de uma condição dermatológica que pode atingir bebês recém-nascidos, adolescentes, adultos e até mesmo idosos em alguns casos.

A acne é uma doença que se desenvolve por conta da obstrução dos poros, em decorrência da produção excessiva de sebo. Esse sebo pode surgir por conta de distúrbios relacionados a glândulas sebáceas, as quais são influenciadas diretamente pela produção de hormônios em nosso corpo.

No entanto, outras atitudes, como a exposição excessiva ao sol ou passagem recorrente das mãos sujas no rosto, por exemplo, podem levar a formação da acne. Esta, por sua vez, se desenvolve por conta da incidência de bactérias nos poros obstruídos por sebo, os quais acabam gerando uma inflamação na pele.

Sendo assim, a acne se caracteriza principalmente por diferentes níveis de erupção da pele, as quais irão determinar a gravidade da doença. A presença de cravos, pontos pretos ou brancos no rosto, são a forma mais leve da condição. A inflamação deles leva a formação de espinhas, que são mais avermelhadas e podem contar com pus.

VEJA TAMBÉM: Acnes e espinhas em 2021: como tratar

O que é a pomada para acne?

Não é segredo para ninguém que o mercado de cosméticos e beleza vem evoluindo bastante nos últimos anos. Com isso, existe uma série de produtos disponíveis que atuam no sentido de proporcionar uma melhor saúde para a pele, deixando-a muito mais macia, com boa aparência e até mesmo livre de cravos e espinhas.

No entanto, para quem já conta com a incidência de cravos e espinhas, sobretudo em grandes quantidades, não são todos os cosméticos que funcionam. É justamente para o tratamento dessa condição que surgiram as pomadas para acne, que atuam no sentido de combater erupções já existentes na pele.

A pomada para acne é desenvolvida com uma série de substâncias que ajudam a diminuir a incidência de cravos e espinhas. Vale ressaltar ainda que, por mais que estas erupções apareçam mais comumente na região do rosto e queixo, elas também podem atingir outras partes do nosso corpo.

Sendo assim, uma pomada para acne pode ajudar e muito no sentido de reduzir cravos e espinhas em determinadas partes do corpo. Ainda assim, é importante que elas somente sejam utilizadas após uma consulta com um médico dermatologista, visto que este poderá lhe passar um quadro mais seguro sobre sua condição.

Como funciona a pomada para acne?

A dúvida de muitas pessoas que recorrem a produtos para o tratamento de cravos e espinhas é: como isso irá me ajudar exatamente? Afinal de contas, existem tantos medicamentos disponíveis no mercado que às vezes fica difícil saber qual é o melhor para a minha condição e como exatamente funciona.

Primeiramente, é importante ressaltar que cada pomada para acne poderá contar com uma fórmula e ação diferente em relação ao tratamento da sua pele. No entanto, é fato que todas agem com um único objetivo, que é diminuir a quantidade de cravos e espinhas presentes em partes do seu corpo.

No entanto, encontramos no mercado diversos tipos de pomadas para acne com pontos de funcionamento em comum. Muitos desses produtos, por exemplo, contam com antioxidantes que agem na pele no sentido de ressecar os cravos e espinhos, causados pela obstrução dos poros.

Outras pomadas destinadas para o tratamento de acne contam com fórmulas que contribuem no sentido de matar as bactérias presentes nos poros obstruídos. Já algumas possuem, também, efeitos referentes a diminuição de oleosidade da pele, o que leva a não obstrução dos poros, logo, a não formação de cravos e espinhas.

Como utilizar uma pomada para acne?

A forma de utilização de uma pomada para acne costuma depender justamente do seu modelo. No entanto, em suma, é possível determinar um método comum de utilização do produto, visto que todos agem no mesmo sentido e possuem praticamente o mesmo método de aplicação.

Para utilizar uma pomada para acne é importante que, primeiramente, você lave muito bem o rosto e seque-o também. Depois, é só aplicar a pomada na área que é acometida pelos cravos e espinhas, mas utilizando uma pequena camada do medicamento - e não quantidades grandes e espessas.

É importante também que as pomadas para acne não sejam utilizadas em cima de ferimentos ou cortes. Isso porque a grande maioria desses produtos contam com efeitos antioxidantes, o que pode causar uma considerável ardência e irritação nesses locais abertos caso haja o contato.

Depois de realizar a aplicação da pomada da forma correta na área afetada pela acne, basta deixá-la agindo por algumas horas. O tempo em que a pomada ficará em contato com a pele depende justamente do tipo de produto. O mesmo vale para quantas vezes ele deverá ser utilizado durante o dia.


Quando eu devo usar uma pomada para acne?

Outra dúvida bastante frequente entre as pessoas que ouvem falar nos benefícios das pomadas para acne é: quando devo utilizar o produto? Afinal de contas, existem diversos graus de acne, os quais vão desde a incidência de cravos e espinhas até ao surgimento de abscessos que precisam ser tratados corretamente.

Em suma, pode-se dizer que você deve começar a utilizar uma pomada para acne assim que começarem a surgir cravos e espinhas. No entanto, o produto escolhido ou orientado por um especialista vai depender justamente da quantidade de acne que afeta as diferentes partes do seu corpo.

Sendo assim, se você conta somente com alguns poucos cravos espalhados pelo rosto, não necessariamente será necessário recorrer a um tratamento para acne através de pomadas. Da mesma forma, se apenas uma espinha surge a cada dois ou três meses, por exemplo, em sua face, talvez não seja necessário.

Tudo irá depender do grau de intensidade de cravos e espinhas em seu corpo. E é justamente por isso que se deve recorrer a um médico dermatologista antes do uso de qualquer medicamento para o combate à acne, visto que ele poderá indicar qual a melhor pomada para o seu caso.

As 9 melhores pomadas para acne

Como já citado anteriormente, atualmente o mercado de cosméticos e produtos para beleza conta com uma grande variedade de produtos destinados à saúde da pele. O mesmo é válido para os medicamentos destinados ao tratamento e combate de cravos e espinhas, que estão disponíveis em diversas versões.

Sendo assim, é importante ressaltar que existem várias pomadas para acne excelentes disponíveis no mercado hoje em dia. No entanto, a fórmula utilizada por cada uma varia bastante e deve ser levada em consideração pela pessoa que irá iniciar um tratamento com determinado produto.

Dito isso, confira logo as 9 melhores pomadas para acne:

1.    Isotrex

Todo paciente que já procurou por um tratamento para cravos e espinhas certamente já se deparou com o Roacutan. No entanto, existem outros produtos que utilizam da Isotretinoína, um farmático poderoso, em formato de pomada, para o tratamento da acne de uma maneira geral, em diferentes graus de intensidade.

Esse é o caso do Isotrex, que é sem sombra de dúvidas uma excelente pomada para o combate contra a acne. Este produto conta com Isotretinoína e é indicado para o tratamento da acne vulgar leve ou moderada, e deve ser utilizada uma vez por dia, durante a noite, aplicada na região afetada pela condição.

No entanto, vale ressaltar que não são todas as pessoas que devem utilizar o Isotrex e outros produtos com Isotretinoína. Isso porque ele é contraindicado para mulheres grávidas, por exemplo, e pode resultar em problemas no fígado e aumento de colesterol ou triglicérides.

LEIA TAMBÉM: Espinha interna: Como tratar

2.    Acnase

Outra pomada para acne que é bastante conhecida pela sua acessibilidade e bons resultados é justamente a Acnase. Este produto conta com diversos ingredientes ativos que contribuem para o combate de cravos e espinhas, como o peróxido de benzoíla e o enxofre, por exemplo.

Além disso, a Acnase é bastante simples e fácil de ser utilizada. Basta apenas aplicar uma pequena quantidade do creme com a ponta dos dedos em cima da área afetada pela acne, estando esta já limpa e seca. Vale ressaltar ainda que é preciso proteger a pele do sol depois de utilizar o produto.

3.    Clean & Clear Advantage Acne Control

O Clean & Clear Advantage Acne Control é outro produto essencial para quem busca combater cravos e espinhas. Assim como o citado anteriormente, ele conta com um dos ingredientes ativos mais utilizados para o tratamento da acne, que é justamente o Peróxido de Benzoíla.

Além disso, o Clean & Clear atua no sentido de limpar toda a sujeira presente na área acometida por cravos e espinhas e remover a oleosidade dos poros. Com isso, faz com que eles não sejam obstruídos, por conta do sebo, resultando na proteção contra o surgimento de mais acne.

4.    Solugel

O Solugel é outra pomada para acne que é bastante conhecida entre as pessoas que realizam o tratamento contra a doença. O produto funciona como um bactericida, sendo assim, elimina as bactérias presentes nos poros obstruídos por oleosidade, prevenindo o surgimento de mais acne.

Isso tudo graças ao seu principal ingrediente, que é justamente o peróxido de benzoíla. Além de matar as bactérias, o Solugel também causa a descamação da pele. Assim como outros produtos que utilizam esse ingrediente, ele deve ser usado de forma recorrente, por semanas, para apresentar os devidos resultados.

5.    Minancora Action

A Minancora por si só já é uma pomada conhecida por pessoas que buscam efeitos saudáveis à pele, como cicatrizante, por exemplo. No entanto, o que poucos sabem é que o Minancora Action é uma excelente pomada para acne, a qual conta com resultados bastante interessantes no combate a cravos e espinhas.

Diferente da versão comum, a pomada destinada para acne conta com ingredientes como melaleuca e triclosan, os quais contribuem para o tratamento de cravos e espinhas. O produto deve ser utilizado em pequenas quantidades na região da pele onde estão as erupções, as quais devem estar limpas e secas.

6.    Benzac

O gel dermatológico Benza é outra pomada para acne que possui excelentes efeitos no combate a cravos e espinhas. Ela também conta com peróxido de benzoíla, agindo justamente na eliminação de bactérias que se concentram em poros obstruídos, evitando o surgimento de mais espinhas.

O produto está disponível em diversos tamanhos diferentes e é conhecido pela sua ótima eficácia. O seu modo de uso é igual ao dos demais citados anteriormente. É preciso aplicá-lo sobre a pele já limpa e seca, na região acometida pela acne, e evitar a exposição ao sol durante o período de tratamento.

7.    Pure Zone Anticravos

Outro produto para o tratamento de cravos e espinhas que possui efeitos excelentes é o Pure Zone Anticravos. Presente no formato tônico, essa pomada para acne conta com ácido salicílico concentrado, ingrediente utilizado em diversos outros produtos voltados para uma melhor saúde da pele.

O Pure Zone Anticravos atua no sentido de reduzir a oleosidade da pele que obstrui os poros e leva a formação de espinhas. Sendo assim, ele age limpando a região acometida pelo sebo, a qual levaria a incidência de bactérias, evitando o surgimento de mais cravos e espinhas na região.

8.    Clindoxyl

O Clindoxyl é outra pomada utilizada para o tratamento tópico de acne vulgar, ou seja, espinhas, leve a moderada. Ele atua justamente no combate às bactérias que se acumulam nos poros obstruídos e que levam a inflamação do mesmo, prevenindo a incidência de cravos e espinhas.

Vale ressaltar ainda que essa pomada para acne trata não apenas cravos e espinhas como também pústulas. Da mesma forma, o produto também ajuda a reduzir os tão incômodos pontos vermelhos e inchados causados pela acne, que podem ser doloridos e resultarem em problemas de autoestima, em alguns casos.

9.    Epiduo

E por último, não temos como deixar de falar de uma das pomadas para acne mais acessíveis do mercado. Estamos falando do Epiduo, produto que conta com peróxido de benzoíla e adapaleno, um derivado da vitamina A, e que atua justamente no sentido de combater cravos e espinhas.

Ele é utilizado para tratar as lesões causadas pelos cravos e espinhas na pele. Da mesma forma, atua no sentido de matar as bactérias presentes nos poros obstruídos, contribuindo para evitar o surgimento de novos tipos de acne.

Referências:

Terra. Dermatologistas ensinam a tratar cicatrizes de acne; saiba como. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/sua-pele/dermatologistas-ensinam-a-tratar-cicatrizes-de-acne-saiba-como,0134381ab4860410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html>. Acesso em 29 de setembro de 2021.

VEJA SAÚDE. Tratamentos e causas para a pele com acne. Disponível em: < https://saude.abril.com.br/medicina/tratamentos-pele-com-acne/>. Acesso em 29 de setembro de 2021. Tratamentos e causas para a pele com acne


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto