Por que maquiagem causa espinha?

1/2/2021

Até alguns anos atrás pessoas que já possuíam a pele com tendências a ter acnes precisavam passar longe das maquiagens. Porque os produtos mais antigos, quase todos, eram feitos à base de óleos. Por que maquiagem causa espinha? Geralmente acontece quando a mulher não lê os rótulos e não conhece sua pele.Eu reuni algumas informações bem interessantes sobre este assunto, para ajudar você que está nesta condição e que já testou algumas soluções, mas nunca conseguiu resolver o problema. De fato, o uso inadequado de maquiagem pode ser prejudicial para a pele, mas é possível contornar essa condição.Algumas pessoas sofrem mais do que outras com as espinhas, isso é algo normal. Desde a adolescência, aquelas que possuem a pele oleosa possuem mais dificuldades para lidar com as acnes. E a pele começa a perder essa oleosidade só lá pelos 40 ou 50 anos, então é necessário tomar cuidado com o uso de cosméticos.SAIBA TAMBÉM: Rostos com espinhas: Tudo o que você precisa saber

Por que maquiagem causa espinha? Conheça a acne cosmética

Os cravos e as espinhas geralmente aparecem na pele humana durante a adolescência, seguindo em algumas pessoas ao longo da vida adulta. Mas, a partir dos 30 anos costumam desaparecer, já que os hormônios passam por menos transformações. Contudo, existem algumas condições que favorecem o aparecimento, mesmo em outras épocas.A acne cosmética, por exemplo, é formada pelo excesso de cremes faciais, maquiagem e até mesmo condicionadores de cabelo. De fato, é um problema na maioria das vezes causado pelo uso de produtos com qualidade duvidável. Por exemplo, aqueles que são ricos em óleo deixam a pele mais oleosa e usados frequentemente podem fazer mal.Mesmo que você use os produtos corretos, que combinam com o seu tipo de pele e não durma maquiada, tente deixar a pele descansar. Eu sei que a maquiagem pode ser algo essencial para a tua vida, mas é melhor evitar em alguns momentos. Então, fazendo isso ela vai se tornar ainda mais interessante quando for usada.

Nos últimos anos os cosméticos evoluíram muito

Nos últimos anos a indústria cosmética evoluiu bastante, permitindo que surgissem novas fórmulas, livres de químicos e ainda benéficas para a nossa pele. Então, hoje já existem maquiagens que não causam espinhas e ainda podem ajudar a cuidar da nossa pele. Assim, é só você ter atenção e ler os rótulos dos produtos.Desse modo, a minha principal dica é conhecer o seu próprio tipo de pele, já que não é qualquer produto que você poderá usar. No caso das mulheres que possuem a pele oleosa, que costuma ficar brilhosa no nariz e na testa, as makes oil-free são as mais indicadas. Aliás, é interessante que sejam à base de água, o que impedirá o surgimento de cravos e espinhas.As maquiagens mais baratas nem sempre são produzidas com as melhores fórmulas possíveis, algumas delas nem mesmo possuem a base aquosa. Dessa forma, fazer um investimento um pouco maior pode ser o recomendado. Além disso, os produtos vencidos precisam ser jogados fora para evitar problemas.

Se eu usar maquiagem todos os dias vou ficar com espinhas?

Por mais que a maquiagem escolhida seja produzida à base d'água, é interessante que os poros fiquem desobstruídos em algumas partes do dia. Afinal, a poluição e o suor aos poucos vão fechando-os e fazendo com que a pele tenha mais dificuldades para respirar.Tem algumas mulheres que usam maquiagem como se fosse uma peça de roupa, não conseguem sair de casa sem. Assim, podem usar um batom hidratante, que tenha fator de proteção para os lábios. Além disso, também existem maquiagens faciais com fator de proteção solar.Para o rosto, o melhor é deixar alguns itens somente para as produções noturnas, como sombras, máscaras de cílios e blush. Então, você ficará mais natural durante os dias e a pele sofrerá menos.Não é uma boa ideia carregar todos os dias o rosto com produtos pigmentados, já que eles são os maiores vilões em relação ao surgimento de espinhas. Assim como podem também ser os responsáveis pelo surgimento de alergias. Por isso, talvez a melhor ideia possível seja ficar com o rosto lavado durante o dia e no período que estiver em casa.LEIA TAMBÉM: 10 alimentos que causam espinhas

Dicas para evitar espinhas com o uso da maquiagem

Existem alguns "truques" que você pode usar para impedir o surgimento de espinhas, mesmo com o uso excessivo de maquiagem. Veja o que você deve fazer para evitar o problema:

  • Antes de passar a maquiagem, limpe a sua pele;
  • Lave o rosto com um sabonete indicado para pele oleosa e acneica;
  • Faça isso com água gelada, que ajuda a fechar os poros.
  • Em seguida, use um tônico adstringente, que ajuda a eliminar a sujeira.

Se a produção está sendo feita durante à noite, minha dica é para espalhar pelo rosto um hidratante oil-free, mas se for ao dia, então o melhor é investir no protetor solar.

  • Logo depois, passe um primer, trazendo para a pele um efeito matte;
  • Assim que voltar para a casa, use um demaquilante;
  • Realize os mesmos procedimentos de antes da maquiagem ser usada.

Se você realizar todos esses passos, a sua pele vai começar a sofrer bem menos. Por que maquiagem causa espinha? Aqui está a resposta, ela causa principalmente quando não são tomados os devidos cuidados!

Esfolie e tonifique a sua pele

Uma das melhores opções para evitar o surgimento de espinhas durante a maquiagem é essa que eu vou contar agora. A esfoliação é uma das suas aliadas para impedir o aparecimento de acnes no rosto. Então, adicione essa técnica na sua rotina e repita duas ou três vezes por semana.A esfoliação é ótima para auxiliar na renovação celular e melhorar a penetração dos ingredientes presentes nos hidratantes. Assim, o tecido conseguirá respirar e trabalhar melhor. O ideal é escolher uma fórmula com ativos naturais, que deve ser aplicada na pele molhada, para lavar com sabonete, massageando com movimentos circulares.Por fim, você pode tonificar a sua pele, para garantir que ela fique ainda mais bonita e protegida. Aliás, é algo que vai ajudar na retirada de resíduos e na recuperação do pH da pele. Mas, no caso das oleosas, prefira loções com adstringentes e pequena porcentagem de álcool.

Não durma maquiada

Quando vamos para alguma festa e chegamos em casa de madrugada, dá aquela tentação de dormir com a make. E isso não faz mal para a pele, desde que aconteça raramente. Por outro lado, se isto for um hábito na sua vida, pode perceber que o surgimento de espinhas será muito mais constante durante o período noturno.Quando dormimos com maquiagem, não importa de qual seja a fórmula, esses produtos bloqueiam os nossos poros e isso é péssimo para a saúde da derme. Ou seja, quando os poros ficam entupidos, a renovação celular passa a ser mais lenta e isso não é nada legal para o nosso rosto.

O que fazer se as espinhas não dão trégua?

Se você fizer todas as dicas que eu passei acima e consumir alimentos que ajudam a pele, e mesmo assim não adiantar, só tem uma solução. Nestes casos, o mais recomendado a fazer é procurar a ajuda de um dermatologista, que saberá indicar os caminhos. Em alguns casos, será preciso de mais ajustes na sua rotina.As espinhas no rosto são muito chatas, só que espremê-las não é uma opção, já que isso pode deixar o rosto com marcas e manchas, que são péssimas para a nossa pele. Quando estão maduras, até podem ser feias, mas é melhor aguentar do que ficar com a pele lesionada para sempre.VEJA MAIS: 10 alimentos que ajudam nas espinhasEntendeu por que maquiagem causa espinha? Agora é só você evitar esses erros e deixar a sua pele ainda mais bonita. Para saber mais sobre o assunto, inscreva-se no meu canal do YouTube. Eu posto vídeos de segunda a sexta-feira, não vai perder, né?

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto