Rotina de cuidados para pele mista

9/10/2021

A pele mista é uma junção de dois tipos de pele: a pele seca e a pele oleosa. Ela possui características bem específicas desses tipos, sendo a zona T (testa, nariz e queixo) oleosa, e o restante do rosto mais ressecada. Então, são necessários cuidados para pele mista.

Sendo assim, o objetivo de quem possui esse tipo de pele é encontrar o equilíbrio. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, é preciso buscar ajuda com quem realmente entende sobre o assunto.

Mas, e você já pensou em ser essa pessoa, e saber como cuidar da própria pele? Essas são dúvidas normais, e esse texto vai trazer informações e dicas para que você possa criar uma rotina de cuidados para pele mista. Confira mais a seguir.

VOCÊ VAI GOSTAR: Skincare para pele mista: como cuidar da pele Mista

Qual é a rotina de cuidados para a pele mista?

Quem tem a pele oleosa precisa manter o equilíbrio para evitar eventuais incômodos na região, como cravos e espinhas, além do ressecamento. Por possuir duas características diferentes, esse tipo de pele requer produtos para controlar a oleosidade e, ao mesmo tempo, evitar o ressecamento nas outras áreas do rosto.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como organizar uma rotina de cuidados para pele mista. Por isso, é importante saber como agir. Para conseguir evitar eventuais problemas, confira as dicas abaixo e transforme seus costumes para proteger a pele.

Limpeza

Um dos cuidados mais importantes que todas as pessoas com pele mista precisam ter é a higienização. Dessa forma, é indicado usar sabonetes que ajudam a controlar a oleosidade e, ao mesmo tempo, hidratar a pele, sem ativos oleosos que podem aumentar a produção de sebo.

Um exemplo é o Ácido salicílico. Ele é derivado de probiótico, zinco e cobre. Esses elementos ajudam a hidratar a pele, controlar a oleosidade e tratar as espinhas. Além disso, ao mesmo tempo, são grandes aliados para a pele mista.

Entretanto, independente de qual for o seu tipo de pele, o uso de sabonetes ou gel para higienização deve ser lembrado todos os dias, ao menos duas vezes. Então, trate de começar a usá-los uma vez pela manhã e uma pela noite.

Sendo assim, para usá-los, umedeça o rosto com água, e aplique o produto fazendo movimentos circulares com a mão. Adiante, logo após isso, remova totalmente o produto. Sempre lave o rosto com água fria. Dessa forma, a sua rotina de cuidados para a pele mista pode começar.

Tonificação

Para equilibrar a pele mista para prepará-la para a hidratação, é indicado usar um tônico que equilibra o pH. Isso porque esse produto serve para remover as impurezas que restaram após a limpeza.

Os tônicos devem ser utilizados com o auxílio de um algodão em disco. Eles possuem, em sua fórmula, ativos concentrados que, com apenas algumas gotas, fazem total diferença na pele, ajudando na etapa de hidratação.

Tratamento

Além dos cuidados diários para pele oleosa, existem etapas que são feitas em alguns períodos, como semanalmente ou quinzenalmente. Ao menos, duas vezes por semana, é indicado usar um esfoliante físico na “zona T” para controlar a oleosidade.

Além disso, a cada quinze dias, é recomendado utilizar uma máscara facial. Isso porque, além de hidratar a pele, elas ajudam a suavizar as acnes e manchas. Portanto, sua pele mista estará muito mais protegida.

Dentro do tratamento também entram produtos à base de ácido, argilas, produtos antirrugas, vitamina C e muitos outros. Assim, a eficácia dos tratamentos é realmente elevada, e a sua pele terá a garantia de conforto e segurança.

Área dos olhos

Por ser uma área mais delicada e com a pele mais fina, a região dos olhos requer um cuidado especial. Sendo assim, não se deve utilizar produtos com substâncias irritantes, que foram dermatologicamente testados ou não são específicos para essa região.

Os dermocosméticos para essa região precisam ser capazes de hidratar e, ao mesmo tempo, tratar e evitar as linhas de expressões. Outro ponto importante, é de que precisam, também, melhorar os aspectos com as bolsas e olheiras.

Hidratação

Além da limpeza ser uma etapa importante para a pele mista, ela vai exigir uma hidratação potente em seguida. Assim, é indicado escolher produtos que ajudam na renovação celular, protegendo a pele contra o envelhecimento precoce.

O creme de hidratação deve ser utilizado duas vezes ao dia, uma pela manhã e uma pela noite. Esse produto deve ser espalhado pela pele fazendo movimentos circulares e delicados com os dedos, até que seja completamente absorvido pelo tecido.

Use produtos que não possuam óleo em sua composição, pois isso poderia piorar ainda mais a condição da pele. Se não possuir um produto específico para a pele mista, é indicado usar um produto específico na “zona t” e outro no restante do rosto, cada um tratando suas características.

Proteção

A proteção solar é a etapa mais importante dentro da rotina de cuidados para pele mista. Sendo assim, quem possui esse tipo de pele deve usar produtos que não possua óleo em sua composição, pois pode comprometer mais ainda o brilho na testa, nariz e queixo.

Portanto, o protetor solar deve possuir toque seco e deixar a pele com aparência aveludada. Isso porque a proteção da sua pele é extremamente importante para mantê-la saudável e bonita.

A pele mista tem tendência à sensibilidade. Por esse motivo, a proteção solar precisa ser reforçada. É indicado usar um filtro solar com FPS alto, acima de 50. Dessa forma, é possível proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

O protetor solar deve ser usado todos os dias, independente se estiver nublado ou quente, pois lâmpadas, celulares, janelas e vários aparelhos eletrônicos emitem radiação solar. Se o dermocosmético tiver cor, é ainda melhor, pois garante uma defesa mais reforçada. Caso necessário, reaplique o protetor solar várias vezes ao dia.

CONFIRA AINDA: Cuidados com a pele depois dos 20

Aproveite as dicas de cuidados para pele mista

Com o que você aprendeu acima, chegou a hora de começar a montar a sua rotina de cuidados para pele mista. Então, prepare os produtos necessários, e garanta a segurança, a vitalidade e o brilho que a sua pele merece, e cuide da sua aparência, saúde e autoestima.

Inscreva-se no meu canal do YouTube, por lá eu dou muitas outras dicas sobre cuidados para a pele. Não vai perder, né?

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto