Rotina de cuidados para pele oleosa

6/10/2021

Quem tem a pele oleosa geralmente tem tendência a ter acnes e espinhas, além de ter que lidar com o brilho excessivo no rosto. Entretanto, para lidar com esse problema, é de grande importância iniciar uma rotina de cuidados para pele oleosa.

Essa rotina inclui limpeza de pele, tonificação, cremes hidratantes exclusivos, protetor solar com toque seco e outros produtos feitos para segurar a oleosidade por mais tempo. Claro que, uma rotina de cuidados para pele oleosa não dispensa uma consulta com o dermatologista.

Além da rotina de cuidados para pele oleosa, é preciso manter uma alimentação balanceada. Isso porque o que você come ou ingere tem a capacidade de piorar a aparência da pele. Sendo assim, todo cuidado é pouco quando se fala em manter a saúde e vitalidade da sua pele.

Outro fato importante, é que é preciso manter, também, a hidratação de dentro pra fora. Por esse motivo, é indicado ingerir de 2 até 3 litros de água diariamente. Dessa forma, você vai conseguir proteger sua pele. Nesse texto, confira outras dicas e cuidados.

LEIA TAMBÉM: Skincare para pele oleosa: como cuidar da pele Oleosa

Qual é a rotina de cuidados para a pele oleosa?

Por tudo isso, ter uma rotina de cuidados para a pele oleosa é a melhor forma de prevenir todos os incômodos causados nesta região. Para isso, existem dermocosméticos que, além de controlar a oleosidade, possuem a capacidade de impedir a proliferação de bactérias.

Além disso, esses produtos costumam reduzir o tamanho dos poros e evitar o surgimento de espinhas. Entretanto, é preciso conhecimento para que você possa montar uma rotina de cuidados para pele oleosa eficiente e segura. Confira a seguir as dicas.

Limpeza

Você deve saber que a limpeza da sua pele, seja ela de qual tipo for, é essencial para a saúde e aparência dela. Portanto, a limpeza é muito importante para todos que buscam um bom resultado com a pele do rosto.

A higienização na pele deve ser feita duas vezes ao dia, uma pela manhã e uma pela noite. O melhor é usar os géis de limpeza facial ou sabonetes específicos para pele oleosa. Em geral, esses produtos possuem ativos que ajudam a controlar a produção de sebo.

Além de remover a oleosidade, a limpeza serve para retirar as impurezas do ambiente, como poeira ou poluição. E, também, com a pele devidamente limpa, os outros produtos que devem ser passados na pele terão uma melhor absorção.

Uma boa dica para quem possui a pele oleosa, é não utilizar água muito quente para lavar o rosto. Se a temperatura estiver acima de 37°C, causará um ressecamento na pele, o que leva ao efeito rebote.

Esse também é um dos motivos pelo qual só se recomenda lavar o rosto duas vezes ao dia. Sendo assim, é preciso cuidado na hora de montar a sua rotina de cuidados para pele oleosa. Com a Limpeza pronta, é hora de conferir as próximas dicas.

Separei algumas sugestões de produtos para limpeza:

VICHY NORMADERM

https://amzn.to/3dwlcdZ

ACTINE

https://amzn.to/3goaCaU

NIVEA EFEITO MATTE

https://amzn.to/3sxvAqj


Tonificação

Para potencializar a limpeza da pele, utilize um tônico adstringente. Sua função é eliminar qualquer vestígio de impureza que tenha sobrado após a limpeza. Além disso, os tônicos possuem a função de reduzir o tamanho dos poros e preparar a pele para receber os próximos produtos. 

Além do tônico, existe a água micelar, que tem a função semelhante e é ótimo para quem tem a pele oleosa. Então, muitas pessoas optam por utilizar somente um dos dois. Esse produto possui micelas, que agem como imãs, capturando qualquer sujeira que tenha sobrado na pele, promovendo limpeza, suavidade e frescor.

Sugestões

NÍVEA EFEITO MATTE

https://amzn.to/3gp1a74

VICHY NORMADERM

https://amzn.to/3aqxmTT

THE BODY SHOP TEA TREE

https://amzn.to/3ek2QfD




Tratamento

As peles oleosas possuem tendência a desenvolverem a acne. Sendo assim, com isso acabam tendo manchas ou cicatrizes. Portanto, o indicado é utilizar um produto de tratamento. Como opções, existem sérum, ácidos, vitamina C, esfoliante químico e muitos outros.

Esses produtos precisam possuir uma textura mais fina e livre de óleos, para que não comprometa a tonificação da pele. Portanto, muito cuidado na hora de escolher o seu, para não danificar a sua pele oleosa.

Existem opções de tratamento que servem para melhorar a textura da pele que devem ser usados antes da tonificação, como as argilas. Elas ajudam a combater a produção de sebo, enquanto os esfoliantes físicos servem para promover maior limpeza e renovação celular.

VEJA MAIS: Rostos com espinhas: Tudo o que você precisa saber

Sugestões:

VICHY PHYTOSOLUTION

https://amzn.to/2RMeI2i

SKINCEUTICALS BLEEMISH AGE

https://amzn.to/3xaZOmc

NATURA CHRONOS SERUM NOTURNO ANTIOLEOSIDADE E POROS

https://amzn.to/3gk9ghn



Área dos olhos

A área dos olhos possui a pele bem fina e sensível, sujeita a linhas de expressões, perda de colágeno e aparecimento de flacidez. Por esses motivos, é de grande importância usar cremes que hidratam essa área.

O indicado é o uso de antioxidantes específicos para os olhos na sua rotina de cuidados para pele oleosa. Ele serve tanto para prevenir rugas, como amenizar as que já estão em evidência. Portanto, considere inserir um em seus cuidados.

O ideal é apostar em um produto com textura em gel que refresque a região e previna a formação de bolsas. Dessa forma, a região dos seus olhos estará protegida, ao mesmo tempo em que os produtos não afetarão a sua pele.

VICHY LIFEACTIV

https://amzn.to/3ed1Jy9

BIODERMA SENSIBIO

https://amzn.to/3v1N8ML

TBS EYE MASK

https://amzn.to/32tUhJy


Hidratação

Muitas pessoas acreditam que, por terem pele oleosa, não possuem a necessidade de hidratar. Isso é um grande erro, já que ao não utilizar um creme hidratante, a tendência é que a pele crie ainda mais sebo como forma de proteção.

Assim como os outros passos, o creme hidratante deve ser específico para esse tipo de pele. Dessa forma, é melhor escolher um produto que seja livre de óleos e de preferência com textura em gel.

Além de hidratar, muitos cremes hidratantes possuem ativos que ajudam a melhorar a textura da pele, como a vitamina C. Sendo assim, é possível tratar a sua pele, hidratando-a, ao mesmo tempo em que se consegue melhores texturas.

CLINIQUE DRAMATICALLY

https://amzn.to/2P3x2TB

NIVEA Q10

https://amzn.to/2P3x2TB

VICHY MINERAL 89

https://amzn.to/3tH0AFv

Proteção

O último passo da rotina de cuidados para pele oleosa, porém o mais importante, é a proteção solar. Isso porque, além de proteger a pele contra os raios UV, ele previne o envelhecimento precoce, aparecimento ou hiperpigmentação de manchas e previne o câncer de pele.

O melhor é usar o protetor solar com FPS acima de 50, independentemente se o dia estiver chuvoso ou quente. Você pode optar por produtos que contenham cor, contando que ele tenha o acabamento com toque seco. O importante é usar a quantidade correta e reaplicar várias vezes ao dia.                            

NÍVEA SUN TOQUE SECO

https://amzn.to/2P7zqsk

LA ROCHE ANTHELIOS

https://amzn.to/3n72ltb

LIBBS

https://amzn.to/3eoQMJO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto