Rotina de cuidados para pele seca

11/10/2021

A pele seca possui características físicas bem específicas, como ausência de luminosidade, manchas vermelhas, descamação na pele, coceira, ardência e sensação de repuxamento. Portanto, é preciso criar uma rotina de cuidados para pele seca.

Os problemas com esse tipo de pele costumam ocorrer quando existe um desequilíbrio nas glândulas sebáceas. Dessa forma, elas não conseguem produzir a quantidade ideal de óleo para a região. Sendo assim, a sua pele acaba sofrendo com eventuais situações desconfortáveis.

Existem inúmeros fatores que influenciam o motivo para a pele estar seca, como alterações hormonais, idade, clima, desidratação, entre outros. Para tratá-la, é preciso de bastante hidratação, consultas ao dermatologista, além de uma boa rotina de cuidados para pele seca.

LEIA AINDA: Skincare para pele seca: Cuidados com a pele seca

Qual é a rotina de cuidados para a pele seca?

Dentro da rotina de cuidados para a pele seca, deve-se garantir uma boa hidratação diária. Isso porque é preciso manter a barreira de proteção natural da pele, bem como a renovação celular adequada.

Além disso, é indicado evitar outros fatores, como baixa ingestão de água, banhos muito quentes e poucas horas de sono. Para saber como sempre manter sua pele hidratada, confira as dicas abaixo, e garanta sua saúde, bem como a boa aparência.

Antes de mais nada, é preciso limpar a pele seca

Ao menos duas vezes ao dia, é necessário lavar o rosto com um sabonete, ou gel de limpeza, com ativos hidratantes. Entretanto, é de grande importância que esse produto não contenha álcool ou qualquer outro componente que possa ser agressivo à pele.

O ideal é lavar o rosto sempre com água fria. Isso porque a água quente possui a capacidade de piorar ainda mais a condição da pele seca. Você pode utilizar um gel de limpeza facial, de preferência os mais focados na saúde da pele.

Para aplicar o produto, basta umedecer o rosto e depositar uma quantidade em toda a área. Em seguida, o melhor é massagear suavemente com as pontas do dedo. Logo após a limpeza completa, retire todo o produto.

Tonificação

Em geral, os tônicos são produtos muito fortes. Portanto, dentro da rotina de cuidados para a pele seca, é indicado utilizar a água micelar como um complemento de limpeza. Seja como for, tenha cuidado na hora de escolher o seu produto.

A melhor opção, a água micelar, tem como propósito remover o restinho de sujeira que sobrou no rosto através de pequenas micelas, que são componentes que agem como imãs. Dessa forma, a limpeza da sua pele estará completa.

Após completar a higienização da pele, borrife um pouco de água termal. Esse produto tem a proposta de aliviar as irritações na pele seca, além de deixar a região mais refrescada e hidratada.

Tratamento

Para manter uma rotina de cuidados para a pele seca e deixá-la saudável, é importante apostar em produtos que possuam ativos hidratantes, reparadores e ácidos em sua composição. Isso porque eles fortalecem a pele, e ajudam a protegê-la.

Ativos como manteiga de karité, pantenol, ácido hialurônico, ceramidas, alguns tipos de vitamina, e água termal são importantes aliados pois possuem características anti-inflamatórias. Sendo assim, ao escolher seu produto, busque por eles na composição.

Quem possui pele seca pode utilizar máscaras faciais para ajudar na hidratação. Dessa forma, produtos que possuam ativos hidratantes como ácido hialurônico são bastante indicadas. A máscara pode ser utilizada uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Vale ressaltar que, quem possui a pele seca, jamais deve utilizar esfoliantes químicos ou físicos como tratamento. Isso ocorre já que esses produtos podem agravar ainda mais a situação da pele. Portanto, tenha cuidado.

Área dos olhos

A região dos olhos possui a pele mais sensível do rosto. Essa região é super fina e não possui proteção própria como as demais áreas do rosto. Além disso, esse local é propenso a desenvolver pequenas rugas e linhas de expressão.

Então, é de grande importância que você utilize cremes específicos para tratar a área dos olhos. Jamais deve-se aplicar produtos voltados para a face nessa região. Sendo assim, é preciso ter muito cuidado na hora de realizar sua rotina de cuidados para pele seca.

O indicado é investir em produtos que tenham componentes como Vitamina B5, neurosensina, retinol puro, ácido ferúlico e niacinamida. Todos esses componentes agem como hidratantes, além de prevenir rugas.

Hidratação

Atualmente, o que se entende de pele seca, é aquela que perdeu a hidratação natural. Dessa forma, é preciso repor os níveis de água. Para isso, costuma-se utilizar produtos que promovam a hidratação. Nesse caso, pesquise bem quais os melhores disponíveis no mercado, para peles secas.

Então, aposte em produtos hidratantes potentes, que tenham em sua composição glicerina, ceramidas, niacinamida, e a água termal. Todos esses componentes trazem a proposta de hidratar e ajudar a fortalecer a barreira de proteção cutânea.

Claro que, além dos produtos para devolver a saúde da pele, é preciso resolver esse problema de dentro para fora. Para isso, é necessário tomar ao menos 2 litros de água diariamente, além de manter refeições equilibradas.

CONFIRA: Como cuidar da pele depois de tomar sol

Proteção

Por fim, mas não menos importante, é preciso usar protetor solar. Isso porque ele é o item mais importante dentro da rotina de cuidados para pele seca. Ele é de extrema importância, pois esse tipo de pele tem tendência a piorar com a exposição solar em excesso.

Então, independente se estiver calor ou nublado, o protetor solar precisa sempre ser usado e reaplicado, caso necessário. A proteção é o último passo dentro do ritual de beleza, sendo um dos fundamentais para ter uma pele saudável.

Sendo assim, aposte em um produto com FPS 50, no mínimo. Se ele contiver cor, é melhor ainda, pois isso cria uma barreira extra contra os possíveis danos da luz visível. Dessa forma, é possível proteger muito bem a sua pele.

O protetor solar escolhido deve ser específico para a pele seca, possuindo ativos hidratantes que evitam que a pele resseque ainda mais. Além disso, o protetor solar possui ação antienvelhecimento, hidratante, e reduz as rugas e linhas de expressão.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto