Rotina de cuidados para pele sensível

13/10/2021

A pele sensível possui uma barreira de proteção mais frágil e, em consequência disso, conta com a tendência a desenvolver vermelhidão, sentir ardência, pele repuxando, pele pinicando, irritações e alergias. Sendo assim, é preciso manter uma rotina de cuidados para pele sensível.

Esse tipo de pele exige uma rotina de cuidados especiais, onde é preciso utilizar produtos bem específicos, pois ela possui menor tolerância com cosméticos comuns. A sensibilidade que costuma ser notada nesse tipo de pele pode ser agravada por fatores ambientais, como o frio ou calor excessivo.

Sendo assim, é importante entender como realmente cuidar da sua pele, se ela for sensível. Dessa forma, é possível garantir a saúde dela, bem como um bom resultado visual, além de eliminar possíveis problemas e desconfortos. Saiba mais a seguir.

LEIA TAMBÉM: Skincare para pele sensível: Cuidados para peles sensíveis

Qual é a rotina de cuidados para a pele sensível?

Os problemas ocasionados na pele sensível podem surgir devido ao frio excessivo, ou ainda o uso de novos produtos. Esse último detalhe é um erro cometido por muitas pessoas que tentam consertar a sensibilidade da pele. Entretanto, na maioria das vezes, ela só precisa de um descanso.

Sendo assim, apostar em produtos que possuam fórmulas leves e que não tenham componentes que agridam a pele é fundamental. Confira agora como deve ser a rotina de cuidados para pele sensível, através de dicas que vão te ajudar a cuidar da sua.

A limpeza antes de tudo

A higienização é a parte mais importante dentro da rotina para qualquer tipo de pele. Porém, para quem tem sensibilidade, essa etapa pode causar irritação e ressecamento. Isso ocorre devido às chances de usar um sabonete, ou gel, muito agressivo ao seu tipo de pele.

Então, é preciso que você procure sempre buscar os produtos adequados para o seu caso. Dessa forma, é muito mais fácil garantir a sua saúde, a da sua pele, o seu bem-estar e o visual do seu rosto.  

A limpeza, dentro da rotina de cuidados para a pele sensível, deve higienizar a pele, sem sensibilizar ainda mais essa área. Dessa forma, é aconselhado que se evite os sabonetes. Portanto, dê preferência para loções de limpeza, pois esse produto não contém sabão em sua composição.

Um dos produtos indicados é a água micelar, produto que contém moléculas chamadas micelas. Elas conseguem absorver a sujeira da pele sem agredir. Sendo assim, pode ser usada diretamente na face, ou ainda com o auxílio de um algodão em disco.

Tonificação

Existe uma crença de que o tônico é agressivo demais a pele. Porém, assim como no caso do sabonete, é preciso encontrar um produto adequado. Sendo assim, evite produtos que contenham álcool e conservantes, dois grandes responsáveis pela irritação da pele.

Assim como na etapa de limpeza, a água micelar pode ser usada na etapa de tonificação. Além de não possuir agentes agressores, ela traz em sua composição uma fórmula calmante que permite que o produto seja utilizado em regiões mais delicadas. Então, aplique em torno dos olhos e boca.

Tratamento

Para manter uma rotina de cuidados para a pele sensível e deixá-la saudável, é importante apostar em produtos que possuem ativos hidratantes, reparadores, ácidos e vitaminas em sua composição. Entretanto, dentre esses ativos não pode conter álcool, sabão ou fragrâncias.

Quem possui pele sensível pode utilizar máscaras faciais, sérum, vitaminas e ácidos para ajudar na textura e hidratação. Dessa forma, os produtos que possuam ativos hidratantes, como ácido hialurônico, são bastante indicados.

Vale ressaltar que quem possui a pele sensível pode utilizar esfoliantes químicos ou físicos como tratamento. Entretanto, é importante lembrar que esses produtos devem ser feitos especificamente para esse tipo de pele. 

Área dos olhos

Apesar da pele sensível apresentar sensibilidade em toda a face, a região dos olhos requer uma atenção especial. Isso porque a pele do contorno dos olhos é extremamente fina e, por esse motivo, é preciso usar produtos especialmente formulados para essas áreas.

Para higienizar a região dos olhos, utilize também a água micelar, com um algodão para cada olho. Logo após a água, utilize cremes específicos para essa região. Muitos deles possuem formulação antirrugas, antirressecamento e hidratante, além de prevenir rugas e bolsas abaixo dos olhos.

Hidratação

Grande parte das pessoas que têm a pele sensível também apresentam as características de pele seca. Isso se dá devido às peles oleosas ou mista possuírem mais proteção natural contra os fatores externos agressivos.

Se a pele não produz óleo o suficiente, a solução é utilizar hidratantes faciais mais potentes. Para pele sensível, eles trazem na composição substâncias calmantes como a licochalcona A, nicotinamida, argila verde, camomila, entre outros.

O produto deve ser aplicado com movimentos circulares no rosto todo. Então, repita todo esse processo de manhã e de noite. É importante que você não deixe de realizá-lo nenhum dia, para que a sua pele possa manter uma constante na hora de receber saúde e proteção.

Além disso, a textura de hidratante indicada para pele sensível ou seca é em creme, pois a consistência ajuda no ressecamento. Já para as peles oleosas ou mistas, o melhor são os produtos com textura em gel, que são mais fáceis de serem absorvidos por esse tipo de pele.

VEJA TAMBÉM: Melhores cursos de maquiagem

Proteção

O protetor solar é o item mais valioso dentro da rotina de cuidados para pele sensível. Mesmo assim, quem possui esse tipo de pele deve evitar o excesso de exposição solar. Isso porque, mesmo com proteção, ela ainda é muito frágil.

Sendo assim, a luz do sol pode causar irritações na pele para quem tem essa condição. Além disso, também pode causar queimaduras, alergias e, em consequência disso, manchas. Por esse motivo, é preciso ter muito cuidado ao sair no sol.

Entretanto, é indispensável o uso do protetor solar diariamente, mesmo se o tempo estiver chuvoso ou nublado. Então, garanta a sua rotina de cuidados para pele sensível, e tenha a certeza de que a sua pele estará bem cuidada e protegida.

Mesmo estando dentro de casa, a radiação emitida por luz das lâmpadas ou aparelhos eletrônicos também afetam a pele ao longo do tempo. Portanto, é indicado sempre utilizar o protetor solar, de preferência com FPS 30 ou 50.

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto