Rotina Skin Care: Tudo o que você precisa saber

8/6/2021

Nunca se falou tanto sobre cuidados com a pele e sobre manter a saúde dela em dia. Assim, existem diversas marcas no mercado de skin care e tratamentos para a pele. Sendo assim, entenda aqui tudo o que você precisa saber sobre rotina skin care.

Conheça o passo a passo correto da utilização e quais produtos devem ser usados em cada uma das etapas. Essas são as minhas dicas e o que eu faço diariamente para deixar a minha pele saudável e bonita. Então, encontre os produtos certos para a sua pele e crie sua própria rotina.

Sendo assim, faça aquilo que é mais prático e com os produtos recomendados pelo seu dermatologista. E principalmente, beba muita água e use protetor solar diariamente para que todos os cuidados tenham o resultado esperado. Então, vamos às dicas.

CONFIRA: Teste o seu tipo de pele!

O que é Skin Care?

Para manter a pele saudável e bonita, é necessário ter alguns cuidados diariamente. Por isso, se fala tanto sobre rotina skin care, que nada mais do que manter esses cuidados diários com a pele. Mas não se trata somente de lavar o rosto e usar protetor solar.

Sendo assim, é necessário saber qual é o seu tipo de pele e quais as necessidades dela. Assim, será possível limpar e hidratar a cútis, controlar a oleosidade e o ressecamento, tratar manchas e acnes, evitar o surgimento de linhas de expressão e o envelhecimento precoce, por exemplo.

Por isso, consulte um dermatologista que irá lhe informar quais os produtos certos você deve incluir na sua rotina. Enquanto isso, vou dar algumas dicas de produtos a usar e em que sequência cada um deve ser aplicado.

Quais passos seguir?

Não existe uma regra exata quando se trata da rotina skin care, mas é necessário manter uma certa sequência para que cada produto cumpra com a sua função. Aliás, use os produtos recomendados para o seu tipo de pele. Assim é possível obter os melhores resultados possíveis e não prejudicar a pele.

Então, está listado abaixo o passo a passo que deve ser seguido para a sua rotina de cuidados com a pele ser completa e eficaz. Por isso, você deve:

  • Limpar;
  • Esfoliar;
  • Tonificar;
  • Aplicar uma máscara;
  • Hidratar;
  • Proteger.

Então, entenda agora o que deve ser feito em cada um desses passos e quais os benefícios entregam para a sua pele. Aliás, é importante manter a rotina diária para que ela fique saudável e para que o tratamento realizado tenha o resultado esperado.

No entanto, não é necessário executar todos os passos citados todos os dias. Sendo assim, é possível realizar diariamente, pelo menos, a limpeza, tonificação e hidratação da pele, ao acordar e antes de dormir.

Limpeza

O primeiro passo da rotina skin care é limpar a pele. Se estiver usando maquiagem,  remova antes de lavar o rosto. Use seu sabonete ou gel de limpeza preferido, indicado para o seu tipo de pele.

No entanto, se preferir, use uma água micelar com auxílio de um algodão, para remover as impurezas da pele, ao invés de lavá-la.

Esfoliação

Com a pele limpa, está na hora de esfoliá-la, para remover a camada superficial da pele e as células mortas. Mas não é necessário fazer esse passo todos os dias na sua rotina skin care, sendo recomendado executá-lo no máximo duas vezes por semana.

Assim, a pele absorve mais facilmente os cosméticos que serão aplicados. Por isso, nos dias em que fizer a esfoliação, deve-se investir na profunda  hidratação da pele.

Tonificação

Para os dias da sua rotina skin care em que não será realizada a esfoliação, a pele deve ser tonificada. Assim, esse produto serve para remover células mortas e impurezas, além de desobstruir os poros. Mas, tome cuidado para não usar um produto que sensibilize ou irrite a sua pele.

Por isso, use aquele que for recomendado para o seu tipo de pele. Entretanto, se preferir não usar, passe para o passo de hidratação da pele.

Aplicação de máscara de tratamento

Esse passo é opcional na rotina skin care, deve ser usada a máscara que entregará aquilo que a sua pele precisa. Por exemplo, se a pele estiver ressecada e possui acne, deve ser usada uma máscara hidratante própria para pele acneica. No entanto, se sua pele for seca e sensível, a máscara deve ser própria para ela.

Além disso, existem diversos tipos de máscaras, com diferentes ativos. Então, tem aquelas que são de limpeza, hidratação, purificante, relaxante e calmante, por exemplo. Por isso, é necessário usar aquela que suprirá as necessidades da sua pele, sem sensibilizá-la ou irritá-la.

Após aplicar a máscara e deixá-la agir pelo tempo recomendado, retire o excesso de produto, massageie a pele e deixe secar naturalmente. Em seguida, execute o próximo passo.

Hidratação

Entre os produtos para a hidratação da pele estão os séruns, óleos e cremes. Portanto, os que possuem a textura mais leve e são mais fluidos devem ser aplicados antes dos que são cremosos e mais grossos. Sendo assim, aplique primeiro um sérum, depois o óleo e por fim o creme.

Entretanto, não é necessário usar todos os produtos juntos na sua rotina skin care e você pode intercalar a utilização deles. Além disso, é possível usar os produtos específicos para tratamento em dias intercalados com os cremes de hidratação.

Assim, um dia você usa o produto com ácido hialurônico, no outro um que tenha vitamina C, e assim vai criando o seu cronograma de cuidados. Em suma, existem várias possibilidades para cuidar bem da sua pele. O importante é conhecer as características dela.

Proteção

Por fim, o passo mais importante é a proteção da pele. Por isso, deve ser usado o protetor solar todos os dias na sua rotina skin care. Então, use o produto da sua preferência ou encontre o filtro ideal para o seu tipo de pele e o use sempre.

Mesmo que o dia esteja nublado, sempre haverá exposição da pele a radiação, seja das luzes, telas e raios solares. Sendo assim, é necessário usar um bloqueador desses raios e radiação todos os dias para evitar que causem danos a sua pele e o surgimento de câncer de pele.

Não se esqueça de refazer a aplicação do produto a cada 2 horas, ou conforme for indicado pelo produto. Além disso, é possível usar maquiagens que tenham FPS na sua fórmula. Após a aplicação do protetor, deve ser iniciada a maquiagem, caso for usar.

Devem ser executados os mesmo passos pela manhã e à noite?

Alguns passos e produtos que são usados durante o dia não precisam ser usados à noite. Assim como alguns cosméticos indicados para uso noturno não podem ser usados durante o dia. Por isso, é necessário prestar atenção na recomendação de uso de cada um.

Então, a limpeza, tonificação, hidratação e proteção da pele devem ser realizadas durante o dia, principalmente antes de aplicar a maquiagem. Enquanto isso, a utilização de ácidos de tratamentos e hidratantes noturnos devem ser aplicados na rotina da noite.

Além disso, antes de iniciar a rotina skin care noturna, deve ser removida a maquiagem, caso tenha usado durante o dia. E a noite, como você irá dormir, é dispensável o uso de protetor solar.

VOCÊ VAI GOSTAR: Retinol: Tudo sobre e como usar

Vale a pena manter uma rotina de cuidados com a pele?

É recomendado manter uma rotina de cuidados com a pele para que ela fique saudável. Além disso, cuidando da pele diariamente é possível tratar os problemas que ela tiver, como acne e manchas, por exemplo. Aliás, também é possível prevenir e minimizar as linhas de expressão e os sinais de envelhecimento.

Portanto, você deve sim criar sua rotina skin care, e executar pelo menos uma vez por dia, para manter a saúde da sua pele. E principalmente, fazer o uso do protetor solar diariamente. Isso é essencial para ter uma pele com aparência bonita, retardar o surgimento de rugas, linhas de expressão e doenças de pele.

O que você achou das dicas de hoje? Quer saber mais? Então inscreva-se no meu canal do YouTube, por lá eu posto vídeos novos de segunda a sexta-feira, não vai perder, né?


Descontos exclusivos em maquiagens e
Skin Care

Até 50% OFF em produtos.
Acesse nosso TOP 10 Descontos e resgate seus descontos.
Quero resgatar meus descontos