Rugas: Descubra como tratar e como evitar de uma vez por todas

1/2/2021

É quase impossível fugir delas. Podem aparecer na nossa pele já a partir dos 20 anos de idade, ficando mais agudas ao longo das décadas seguintes. Não importa se você usa cosméticos todos os dias, uma hora elas irão aparecer. Hoje iremos falar sobre as rugas, que são sinais da experiência e do envelhecimento. Quem se cuida consegue evitar que surjam precocemente.Quantos tipos de rugas existem? Iremos destacar as estáticas e as dinâmicas. Falaremos sobre a idade em que as rugas costumam ser mais comuns e o que fazer para evitar ao máximo. Esse tipo de expressão facial pode atingir regiões próximas dos olhos, do nariz, da boca e da testa, também é comum ter rugas nas mãos e nos braços.Será que a alimentação pode ser uma das causadoras das rugas? Vem com a gente e confira os melhores tratamentos contra as linhas de expressão. Você verá que elas estão ligadas a bagagem genética e ao ambiente onde a pessoa vive, quem toma cuidado consegue diminuir sua força.Se quiser saber mais sobre tratamentos Skin Care, acesse nosso artigo que fala tudo sobre Skin Care.

O que são rugas?

A ruga é um sinal de envelhecimento, causando diminuição na espessura da pele, já que proporciona redução no colágeno e sustentação. Assim, com a movimentação dos músculos acabam surgindo as linhas de expressão e os pés de galinha. As rugas acontecem de maneira progressiva. Começam como ruga dinâmica, aquelas que aparecem apenas nos movimentos e a estática, que pode ser vista mesmo sem expressão facial.As rugas são "dobrinhas" que acabam se formando em diferentes lugares do corpo, principalmente no rosto. Associadas com alguns outros fatores, como a exposição a luz solar sem precaução podem ficar mais profundas, reduzindo a qualidade da pele. Além da face, as mãos e os braços também podem ser atingidos. junto com as rugas, a tonalidade da pele pode ser alterada, com o aparecimento de manchas.

Rugas dinâmicas

As rugas dinâmicas aparecem no nosso rosto quando fizemos algum movimento, como sorrir ou franzir a testa. São movimentos involuntários de nosso corpo. As dinâmicas não aparecem quando o rosto está sem expressão. Alguns especialistas chamam de rugas de expressão, como os pés-de-galinha, que surgem nos cantos dos olhos ao sorrir ou quando fechamos nossos olhos.As rugas na testa são dinâmicas, comuns nos momentos de surpresa ou raiva, ainda mais quando as sobrancelhas são elevadas. Existem as rugas nasais, que tendem a se mostrarem quando fizemos cara feia. As rugas dinâmicas são as primeiras a serem notadas. O tratamento pode ser feito com toxina botulínica, proporcionando relaxamento muscular.

Rugas estáticas

As rugas estáticas acontecem pelo envelhecimento progressivo da pele, com o passar da idade o corpo já não tem mais a mesma capacidade de regeneração celular. Alguns fatores externos podem contribuir com esse problema, como o fumo, o sol, a poluição e algumas doenças. É possível realizar o tratamento de diversas maneiras, como preenchimento com ácido hialurônico, laser e aplicação de luz intensa pulsada.As estáticas são mais profundas do que as dinâmicas. Elas podem inclusive ser o estágio final de rugas dinâmicas que não foram devidamente tratadas. De modo geral, são visíveis mesmo sem a pessoa dar um sorriso ou fechar o olho, por exemplo. São bastante comuns nos rostos de pessoas mais velhas. Alguns dizem que são marcas de experiência e tempo de vida.

O que causa rugas?

Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento das rugas. O excesso de exposição a luz solar é um dos principais itens, vamos detalhar mais essa condição a seguir. E conforme já explicamos, com o passar dos anos a pele tende a ficar mais frágil, assim as rugas acabam ganhando espaço. Os sinais trazidos pelas rugas podem ficar mais fracos tomando os cuidados adequados.As rugas podem ser causadas por nossas expressões faciais, não é que você deva parar de sorrir, mas saiba que a contração dos músculos faciais colabora. Também podemos citar a maquiagem, algumas mulheres costumam usar todos os dias ao saírem de casa, só que isso pode colaborar com as rugas, principalmente se esquecer de remover ao chegar em casa.E tem mais fatores, como dormir pouco, causando sono excessivo e impedindo a renovação da derme e o estresse, que altera o funcionamento do organismo e dificulta a renovação celular.

Como o sol contribui com as rugas?

O sol é fundamental para a vida na Terra, é ele quem da luz e possibilidade a sobrevivência. Só que também causa alguns estragos em quem não toma cuidado. Para se ter uma ideia, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 33% dos casos dessa doença. Já deu para ver como o sol pode ser prejudicial para a nossa pele, né?Estudos já comprovaram que 90% do envelhecimento externo da pele é causado por raios ultravioletas. É fundamental passar protetor solar no rosto, nos braços e até nas mãos ao sair de casa, nos dias mais quentes e até mesmo quando está nublado. Torne a utilização do filtro solar um hábito, que vai dar mais qualidade para a pele.Dermatologistas afirmam que a luz solar é capaz de acelerar o processo de formação das rugas. Se a pessoa já possui rugas em estágios iniciais e sai de casa sem filtro solar, é bem possível que se tornem mais profundas e reduzam a qualidade da pele. O sol é considerado um dos maiores aliados das rugas, sendo uma fonte para o crescimento delas.

Em que idade as rugas são mais comuns?

Como já destacamos acima, as rugas são sinais da idade. Podem começar a aparecer após os 30 anos de idade, época em que as fibras elásticas e colágenas da pele passam a produzirem menos quantidade, fazendo com que a pele fique mais fina e flácida. Normalmente as rugas de expressão aparecem próximas dos lábios, a partir dos 40 anos podem se tornar visíveis mesmo com o rosto neutro.No início elas são mais tímidas, podem surgir até mesmo em pessoas com 20 anos de idade. Entre os 30 e os 40 anos as rugas começam a se tornarem mais visíveis. E quando não tratadas corretamente, tendem a evoluírem para o grau 3, que consiste nas rugas fixas, mais comuns aos 50 anos. Entre 60 e 70 anos as rugas podem se tornar mais profundas e aparentes.As rugas são praticamente inevitáveis, até mesmo para mulheres que costumam cuidar da pele aplicando cremes e loções relaxantes. A idade de começo das rugas é relacionada com a genética de cada pessoa, além dos hábitos de vida e do clima onde vivem.

Posso ter rugas por beber pouca água?

Sim. A hidratação é importante para manter a qualidade da pele. A falta de água deixa a pele mais flácida e sem viço. O turgor da pele poderá ficar danificado e vai demorar para voltar ao seu estágio normal. As células da pele possuem um líquido chamado intersticial, que é importante para manter a sustentação da pele, além de ajudar com outras funções.Você pode fazer um simples teste agora mesmo, para identificar se a pele está hidratada ou não, é só dar um pequeno beliscão e soltar, caso a pele demore para voltar a sua condição natural, é um sinal de que não está totalmente hidratada. Quem bebe bastante água consegue eliminar as toxinas que prejudicam a pele e mantém hidratada. Tome 2 litros por dia sempre que possível.

O que são rugas de expressão?

As rugas de expressão são as mesmas do que as dinâmicas, só que alguns especialistas preferem chamar desta maneira, já que elas aparecem quando o rosto apresenta alguma expressão. Seu surgimento está ligado com todos aqueles fatores que já elencamos, como exposição inadequada a luz solar, falta de hidratação da pele e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.As linhas de expressão podem ser evitadas com a utilização de dermocosméticos, que ajudam contra o envelhecimento da pele. É interessante apostar nos produtos com base na vitamina C e sempre reaplicar o filtro solar quando estiver na rua. As rugas de expressão são comuns na boca, nos olhos, nariz e testa.

Alimentos que evitam rugas

Ter uma alimentação balanceada ajuda em diversos fatores da nossa saúde, inclusive contra as rugas. O envelhecimento das células pode ser combatido com o consumo de frutas vermelhas, abacate, salmão e castanhas. São alimentos que possuem antioxidantes, possibilitando ainda que a saúde da pele receba nutrientes e as células se reproduzam de forma adequada.Entre os mais indicados aparece o tomate, rico em licopeno, um dos antioxidantes mais fortes da natureza, protegendo a pele contra os raios solares. O abacate é muito utilizado como um creme natural e pode combater as rugas, ele possui vitaminas C e B. Salmão e outros peixes gordos são ricos em ômega-3, que hidrata a pele e protege contra raios UVB.As frutas vermelhas e roxas, como morango, framboesa e mirtilo são ricas em antocianinas, que são importantes para manter o colágeno na pele. Os ovos são uma fonte riquíssima de proteínas, ideais para manter a firmeza da pele. Recomendamos também brócolis e espinafre, fontes de vitamina C, carotenoides e coenzima Q10.

A maquiagem pode ser uma vilã

No passado as maquiagens traziam diversos problemas para a pele. Esse cosmético evoluiu, ainda assim, as mulheres precisam ter alguns cuidados. Usar maquiagem todos os dias não vai causar rugas, só que é preciso fazer a remoção adequada. Use demaquilantes de qualidade e jamais durma com maquiagem, já que isso obstrui os poros, podendo até levar a formação de espinhas. Para saber mais sobre o cuidado com espinhas, acesse o artigo.

Álcool e estresse

Pessoas que costumam consumir álcool em excesso possuem mais tendência a terem rugas, já que essa bebida afeta negativamente o organismo, aumentando os radicais livres, o que traz mais envelhecimento para a pele. Aliado ao álcool, o estresse também complica o organismo humano, impedindo que a pele consiga se renovar normalmente. São dois casos que ampliam os radicais livres.

Rugas no rosto

O nosso rosto é a região do corpo mais atingida pelas rugas. Isso se deve a alguns motivos, como a exposição contra os raios solares e principalmente aos gestos faciais. Quando conversamos a boca mexe, quando ficamos irritados a testa frange e quando forçamos os olhos estamos contribuindo com o nascimento das rugas.Antes de começar o tratamento contra as rugas no rosto é preciso identificar qual a categoria delas. Se forem dinâmicas, será um tipo de procedimento estético, caso sejam estáticas, então será outro procedimento. As dinâmicas são comuns na testa e formam os pés-de-galinha. As estáticas aparecem mesmo em situação de repouso.As rugas podem ser tratadas com peelings químicos e lasers, para estimular a produção de colágeno. Isso fará com a que a renovação celular seja mais apressada no rosto, protegendo a pele com novas fibras, mais elásticas. Antes de aplicar cremes procure massagear a face, não esqueça de hidratar o colo e o pescoço, permitindo a oxigenação da pele.

O que é bigode chinês? Como tratar?

O bigode chinês é muito comum em pessoas com mais de 30 anos. É uma marca que costuma surgir quando o rosto começa a apresentar perda de gordura natural, indo desde o fim das narinas até os cantos da boca. Pode ser causado pela flacidez na pele e pela falta de colágeno, sendo ainda causado por fatores genéticos e outras condições, assim como as demais rugas.O nome científico do bigode chinês é sulco nasogeniano, sendo uma das mais fortes linhas de expressões. Esse tipo de ruga pode ser acelerada devido ao hábito de fumar ou em casos de alimentação desequilibrada, noites mal dormidas e outros fatores. Felizmente é possível amenizar a sua aparência com a aplicação de alguns medicamentos e tratamento adequados.Entre os tratamentos mais recomendados para acabar com o bigode chinês podemos destacar os peelings químicos e físicos, que são ideais contra marcas faciais. Existem procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, aplicado por esteticistas, ainda em relação aos métodos mais eficazes, radiofrequência, para estimular a produção de colágeno e infravermelho são boas escolhas.

Entenda como surgem as rugas na testa

Ter rugas na testa é bem comum dependendo da sua idade. Existem alguns hábitos que a gente faz e nem se dá conta, mas eles contribuem com o surgimento dessa situação. Podemos destacar franzir os olhos, sabe quando o sol está muito forte e damos uma fechadinha de leve? Isso pode acabar levando ao surgimento de rugas na testa. Tente usar óculos escuro nos dias de sol forte.Quem não faz a hidratação correta da região fica mais propenso a ter rugas na testa. A hidratação é muito importante para colaborar com a renovação celular e auxiliar na produção de colágeno. Além de beber muita água, hidratar a pele diariamente com cremes é interessante, mesmo que isso deixe a pele oleosa. Recomendamos a água micelar.Já citamos que dormir mal contribui para o surgimento de rugas, além disso, quem gosta de dormir de bruços também pode ser surpreendido por rugas na testa. E isso acontece por um motivo curioso, a pele fica raspando no travesseiro, causando dobras que no futuro podem se tornar rugas. Dormir um dia ou outro de bruços não causa problema, mas repetir por anos não é indicado.Os tratamentos mais indicados envolvem os cremes antirrugas, com ácido hialurônico. Ele ajuda a hidratar a derme e cria uma nova textura para a pele. As linhas de expressão ficarão mais suaves, podem não desaparecer completamente, mas serão menos visíveis. E mais uma vez vamos falar sobre o protetor solar, não esqueça de usá-lo diariamente.

Rugas nos olhos: conheça os melhores tratamentos

Os olhos estão entre os mais atingidos com o passar dos anos, alguns vão perdendo visão aos poucos, outros começam a apresentar rugas nesta região. As rugas próximas dos olhos são comuns em pessoas com mais de 30 anos. Elas podem ser evitadas e minimizadas, é só seguir alguns hábitos e prevenir antes que essas rugas apareçam.Vamos começar pelo básico, faça a utilização de protetor solar ao sair na rua. Se usar maquiagem, não esqueça de fazer a remoção correta, principalmente na região dos olhos. A pele dessa região é mais fina do que em outras partes do corpo, por isso você deve optar por produtos específicos para os olhos, prefira os sabonetes e loções com a ação antirrugas.Caso você tenha sido diagnosticado com falta de vista, então passe a usar óculos ou lentes imediatamente, tire apenas para dormir. Quando isso não é feito é comum que os olhos sejam espremidos para tentar enxergar melhor, o que acaba ocasionando em marcas de expressão. Junto com isso, recomendamos a utilização de óculos solar.Passe a consumir produtos ricos em vitamina C, substância que ajuda a clarear a pele e serve como antioxidante. Passe a aplicar cremes e séruns faciais hidrantes, mantendo a pele bem protegida. Confira os rótulos e procure por cosméticos com vitamina B5, ácido hialurônico e pro-xylane.

Por que surgem rugas nos lábios?

Especialistas afirmam que as rugas ao redor da boca são causadas pelo movimento do músculo orbicular da cavidade bucal. Ele possui algumas fibras que são as responsáveis pelo fechamento dos lábios. A repetição das contrações vai causando o envelhecimento da região e formando as rugas, que podem ser vistas até mesmo quando os lábios não estiverem sorrindo.Tomar cuidados com o excesso de sol e de estresse é importante, já que essas condições costumam contribuir para o avanço das rugas. A aplicação de dermocosméticos é fundamental no tratamento, permitindo ampliação na produção de colágeno. Cosméticos com resveratrol e ácido retinoico podem ser aplicados nas regiões próximas dos lábios, contribuindo para o tratamento.Se as rugas já estiverem estáticas, a aplicação dos dermocosméticos também é interessante. A toxina botulínica ajuda a reduzir esse tipo de linha de expressão. Ela contribui para melhorar a contração muscular. São compostos que podem deixar o músculo mais relaxado, sem paralisar totalmente.

Cuidado com o colo, ele também pode sofrer com rugas

O colo é uma região que muitas vezes acaba sendo esquecida durante os cuidados com a pele. É tão vulnerável quanto o rosto e apresenta sinais de envelhecimento. Essa região é uma das mais atingidas pela radiação ultravioleta, a derme vai perdendo sua força e a renovação do tecido passa a ser dificultada. Quem dorme de lado também pode ter esse tipo de ruga, já que se formam dobras na pele.Existem diversos tratamentos para proporcionar o rejuvenescimento da região e melhorar a qualidade da pele. Existem adesivos de silicone que prometem suavizar as rugas no colo, eles são feitos especificamente para ajudar com a hidratação. Depois de aplicados é só aguardar algumas horas, prefira fazer durante a noite, e quando acordar no outro dia a região estará menos enrugada.O peeling de cristal é outro tratamento interessante, já que ele permite a descamação da pele, causando um procedimento de dermoabrasão, eliminando as células mortas e produzindo colágeno. O tratamento com luz pulsada permite aquecimento da pele, fazendo a renovação do tecido e mantendo firme. Portanto, os aparelhos de radiofrequência são bons para gerar calor na epiderme, o que permite aceleração na produção de colágeno.

Tratamento a laser contra rugas

A estética evoluiu muito na última década, permitindo o desenvolvimento de novos tratamentos para a pele. O laser poderá contribuir para a remoção de manchas escuras, rugas e cicatrizes. Esse tipo de tratamento é ideal para reduzir a flacidez. O laser pode chegar a diferentes camadas da derme, possibilitando que os resultados venham de dentro para fora.O rejuvenescimento da pele com esse tipo de tratamento é possível já que ele contribui para a produção de colágeno, fazendo com que estas fibras trabalhem mais. É ideal para reduzir as linhas de expressão, seja na testa, nos olhos ou mesmo nas mãos. Em uma clínica estética de confiança, o tratamento poderá ser feito por um período entre 30 e 45 dias. Então o número de sessões varia conforme a pessoa.Existem diferentes procedimentos que utilizam laser, como o Fotona 4D, que usa lasers Nd: Yag e Erbium, para promover a produção de colágeno e o laser de CO2 fracionado. Assim, o dermatologista saberá indicar qual deles é o mais recomendado para a sua pele.Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver exemplos? Me siga no Instagram. Ou leia mais na home.

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto