Skincare para pele seca: Cuidados com a pele seca

1/2/2021

Não importa qual é a sua idade, é preciso cuidar da pele para impedir que ela envelheça antes da hora. Todos os cuidados diários que temos são conhecidos como skincare, um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas desde o momento em que acordamos, até irmos nos deitar novamente. Por isso, aqui falaremos sobre skincare para pele seca.Com isso, precisamos destacar que não existe apenas uma fórmula de skincare, mas diversas. Aliás, é fundamental conhecer o seu tipo de pele, para que os cosméticos utilizados nesse tratamento de beleza façam o máximo de efeito possível. Assim, se você tem a pele seca e quer aprender as melhores dicas, está no lugar certo.Como nenhum corpo é igual a outro, a nossa pele também segue essa mesma linha de raciocínio. Dessa forma é importante saber tudo sobre skincare, visando evitar a flacidez antes da hora, mantendo os tecidos bem hidratados e longe de rugas e marcas de expressão.Para descobrir o seu tipo de pele, faça o teste hoje mesmo, clicando aqui.

O que é skincare?

Se você chegou até aqui provavelmente é porque já ouviu falar sobre skincare, mas talvez ainda não entenda sobre o seu conceito e como fazer a aplicação. Em primeiro lugar, o termo "skincare" consiste em "cuidados com a pele", quando é feita a tradução literal do inglês para o português.Aliás, esse é um conceito que vem cada vez mais sendo utilizado em nosso país, para falar sobre a rotina e os cuidados diários que devemos ter com a nossa pele, para manter o tecido bem cuidado e protegido. Assim, o skincare consiste em técnicas e produtos utilizados para a beleza feminina.É importante fazer a aquisição de produtos que combinem com o seu tipo de pele, por isso aqui falaremos sobre quem tem o estilo ressecado ou seca. Aliás, os cosméticos utilizados nessa rotina devem ser aprovados pela Anvisa, possuindo a qualidade necessária para fazerem efeito e ajudarem a sua pele continuar bela.

Como saber se tenho a pele seca?

A pele seca é a mais sensível às irritações, é a que apresenta mais coceiras e vermelhidão. Aliás, isso acaba acontecendo principalmente porque ela possui menos oleosidade do que a pele normal. Assim, apresenta ainda um aspecto ressecado, áspero e com pouca luminosidade. Dessa forma, a hidratação é o principal processo para manter o tecido saudável.Podemos dizer ainda que a pele seca tem uma aparência meio que sem vida, sendo bastante sensível e sofrendo muitas vezes com a descamação. Mas, felizmente é possível tratar, principalmente com a utilização de produtos hidratantes, evitando cosméticos adstringentes que podem acabar causando ainda mais problemas.A pele seca pode estar presente não apenas no rosto, como também em algumas partes do corpo. Ela é ainda conhecida como xerose, apresentando desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não conseguem produzir os níveis adequados de oleosidade. Além disso, pode ser causada pela genética, clima, alterações hormonais ou outras condições.Quer saber como descobrir o seu tipo de pele? Acesse esse artigo e descubra. Ou faça o nosso teste interativo para descobrir.

Skincare para pele seca: veja o passo a passo

Esses passos devem ser seguidos por pessoas que possuem a pele do rosto seca:

  • Limpar a face com uma solução micelar;
  • Lavar o rosto usando um creme de limpeza suave;
  • Enxaguar a pele e secar com uma toalha, evitando esfregar;
  • Aplicação de um hidratante de rápida absorção;
  • Aplicação do filtro solar;
  • Durante o dia, aplique água termal no rosto.

Já essas dicas são voltadas para quem tem a pele do corpo seca:

  • No banho, lave o corpo com um sabonete líquido hidratante;
  • Enxugue a pele de maneira suave, com movimentos leves;
  • Aplique o hidratante rapidamente para ter uma boa absorção;
  • As áreas mais ressecadas devem ser o foco, como joelhos e cotovelos.

Faça isso todas as manhãs

Por mais que não aparente, a pele seca precisa de uma boa limpeza todas as manhãs, para remover as impurezas e manter o tecido protegido. Mas, é preciso ter cuidados redobrados quanto a isso. Dessa forma, a nossa recomendação é para que você evite ao máximo a utilização de sabonetes e outros produtos esfoliantes ou que removam a oleosidade da sua pele.Na sequência, a rotina de skincare para pele seca deve seguir com uma boa hidratação. Aliás, isso vai ser importante para manter a pele seca e longe de problemas. Existem alguns motivos que podem causar a desidratação, como por exemplo devido ao clima do local onde você vive. Por isso, se for possível pergunte a um especialista as causas dessa condição.E tem mais, o skincare para pele seca na parte da manhã deve ser finalizado com a aplicação de protetor solar. Além disso, é indicado ao sair de casa levar um frasco de água termal em sua bolsa, para fazer a aplicação quando precisar, mantendo a pele seca um pouco umedecida. Veja aqui o que você deve fazer depois de tomar sol.

Cuidados noturnos com a pele seca

Durante o dia é comum que a poluição ataque o seu rosto e assim diversos microfragmentos acabam atingindo os poros. Por isso, no fim do dia é importante que todos eles sejam removidos. Mas, é fundamental tomar muito cuidado para não ressecar a pele ainda mais, já que os produtos podem acabar tirando a oleosidade.A pele seca não deve ser esfoliada, mas sim higienizada com emulsões de limpeza. Assim, o procedimento deve ser realizado com produtos calmantes, preferindo sempre cosméticos que não possuam álcool em sua composição. Na sequência, a rotina de skincare para pele seca deve seguir com a aplicação de cremes mais pesados.Assim como mostrado anteriormente, nas dicas que devem ser seguidas na parte da manhã, é interessante fazer uma boa hidratação na sua pele. Desse modo, isso vai garantir que ela fique protegida e nutrida durante o seu sono, parte do dia em que o corpo descansa, recupera as energia e deixa a pele mais bonita.

Máscara facial para quem tem a pele seca

As mulheres que possuem a pele seca podem utilizar máscaras faciais como forma de contornar essa condição e apresentar algumas melhorias. Dessa maneira, produtos que contenham abacate em sua composição são bem indicados, já que assim será possível melhorar a hidratação.As máscaras faciais à base de ácido hialurônico também são interessantes, assim como aquelas com aquaporine. Aliás, esse tipo de produto ajudará na retenção de água em sua pele, contribuindo para uma hidratação prolongada.

Como hidratar a pele seca?

A pele seca é aquela que mais sofre com a desidratação, já que as glândulas sebáceas não conseguem produzir a quantidade necessária de sebo. Por isso, é importante escolher um hidratante que seja equilibrado, mantendo a saúde da cútis, impedindo que aconteça a perda de umidade.O produto escolhido para fazer a hidratação da pele poderá ser misturado com algum outro hidratante, sendo aplicado diretamente nas áreas mais ressecadas. Felizmente hoje em dia já existem cosméticos que são capazes de auxiliar nessa questão, como o caso do Sérum de Hidratação da Simples Water Boost.As mulheres que sofrem com a pele seca são as que mais devem beber água. Sim, a hidratação depende e muito do consumo de líquidos. Então, aquela ideia de consumir 2 litros a cada dia deve sim ser colocada em prática, se você não gosta do líquido puro, acrescente morango ou folhas de hortelã e aproveite.O melhor a fazer é investir em um hidratante potente, para utilizar todos os dias, sendo que os melhores possuem vitamina B3. Mas, se a pele do seu corpo é seca, então loções com ureia e manteiga de karité aparecem entre as melhores alternativas. Veja quais são os melhores ativos:

  • Manteiga de Karité;
  • Ácido Hialurônico;
  • Ceramida;
  • Glicerina;
  • Água termal;
  • Pantenol;
  • Nicotinamida;
  • Vitamina E;
  • Vitamina B3.

Algumas pessoas podem sofrer com ressecamento em regiões específicas, como nos calcanhares, joelhos ou cutículas, entre outras partes. Então, bálsamos de rápida absorção aparecem como a melhor escolha, como é o caso do pantenol.

Tome cuidado com o seu banho

As mulheres que já possuem a pele seca ou que possuem essa tendência devem prestar atenção no momento do banho. Aliás, muitas não abrem mão daquele banho com a água pelando de quente durante o inverno, só que isso pode acabar deixando a sua pele ressecada.Acontece que a água quente tira uma parte da barreira protetora de nossa pele, gerando a desidratação. Por isso, é recomendado que o chuveiro não ultrapasse os 37ºC. Mas, se você tomar um banho curto, de 5 minutos ou utilizar o sabonete somente um vez por dia, isso pode ser superado.Skincare para pele seca vai muito além dos produtos de beleza, depende também do seu banho. Por fim, depois que terminar é preciso secar de maneira suave e fazer uma boa hidratação, sendo que cremes e loções aparecem como boas alternativas. Gostou de aprender sobre os cuidados necessários na rotina de skincare para pele seca? Então agora é só começar a colocar em prática tudo o que você aprendeu! Continue acompanhando nosso blog, temos novos conteúdos a cada semana. Até a próxima!

Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto