Tudo sobre ácido kójico

26/7/2021

O surgimento de manchas e cicatrizes na pele é comum, ainda mais se forem marcas de acne ou devido à exposição do sol. Dessa forma, existem métodos para realizar o clareamento dessas marcas e uma delas é através da utilização de ácidos. Sendo assim, conheça aqui tudo sobre o ácido kójico.

Entenda como ele funciona, suas propriedades e benefícios. Além disso, saiba como usá-lo, suas recomendações e contraindicações. Por isso, conheça produtos que contém o ácido em sua composição e como devem ser usados. Ele contém ações clareadoras e antibacterianas, que são fortes aliadas no tratamento de acne.

Além disso, é possível usá-lo para clarear olheiras, remover marcas, rugas e linhas de expressão. Então, entenda agora como o ácido kójico será capaz de renovar e uniformizar a sua pele, sem a necessidade de procedimentos estéticos.

LEIA AINDA: Tudo sobre ácido salicílico

Tudo sobre ácido kójico

O ácido kójico é um ativo que age naturalmente para tratar manchas na pele. Por isso, ele atua como um despigmentante e também possui ação antimicrobiana. Então, além de remover manchas, inibe o surgimento de fungos e bactérias na pele.

Esse ácido é originário de alguns tipos de fungos. Além disso, também pode ser obtido de alimentos que fermentam, como por exemplo: molho de soja, saquê japonês e vinho de arroz. Assim, ele age impedindo a produção de melanina que causa as manchas.

A utilização de ácidos exige que se tenha cuidado com a exposição ao sol.  Mas diferentemente dos outros ácidos, com o kójico não existe a necessidade de evitar completamente. É claro que o uso do protetor solar é extremamente necessário.

O ativo não vai manchar sua pele caso ocorra alguma exposição ao sol, mas ainda existe a necessidade de usar o protetor solar diariamente.

RECOMENDO LER: Protetor solar: Qual a importância e qual o melhor tipo para sua pele?

Quais seus benefícios?

Indicado para o tratamento de manchas, o ácido kójico é capaz de remover a hiperpigmentação da pele. Essas manchas podem ser causadas pelo sol, olheiras, cicatrizes e marcas que surgem conforme a pele vai envelhecendo. Por isso, a utilização dele tem ação clareadora.

Além disso, é possível observar outros benefícios ao usá-lo. Aliado ao tratamento de acne, irá ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes das acnes. É possível também remover espinhas e cravos graças a sua ação antibacteriana.

É possível ainda minimizar os sinais da idade, já que com a aplicação do ácido irá remover rugas e linhas de expressão.

Como usar?

O uso do ácido kójico pode ser através de produtos manipulados ou por aqueles que já existem no mercado e possuem o ácido em sua formulação. Produtos com concentração de 1% podem ser usados por 6 meses a 1 ano, enquanto concentrações maiores devem ser consumidas somente com indicação de um médico.

Então, seja um produto pronto que você vai comprar ou uma fórmula que seu dermatologista indicou para sua pele, lembre-se de sempre proteger a pele contra os raios solares. Inicialmente o uso deve ser menor, até a pele se acostumar com o ácido. Ele pode ser usado tanto durante o dia, como a noite.

Para que seja perceptível as melhoras na pele é necessário usar o ácido por 10 a 12 semanas, caso não tenha restrições quanto ao produto. Se não for observado resultado, então o profissional deve indicar outro produto ou formulação para que seja eficaz.

Além disso, caso o ácido cause irritação na pele, seu uso deve ser interrompido. Por isso, sempre consulte um profissional especializado e ele indicará o cosmético certo para a sua pele.

CONFIRA: Como eliminar rugas no pescoço

Quais são as suas contraindicações?

Antes de usar qualquer produto é necessário consultar um profissional. Por isso, consulte seu médico primeiro. Caso esteja em uma gestação, é necessário verificar com o obstetra se é possível fazer o uso do ácido durante a gravidez.

Não há contraindicações para o uso do ácido kójico, mas sempre busque a aprovação do seu médico. Além disso, ele será capaz de avaliar se o produto é indicado para o seu tipo de pele, e se atende às suas necessidades.

E lembre-se sempre de usar protetor solar, ainda mais quando está aplicando ácido no rosto.

Produtos que possuem ácido kójico

A utilização do ácido kójico é possível através de cosméticos que o tenha em sua composição. Além disso, é possível usar aqueles que são formulados por dermatologistas e manipulados. Assim, você pode realizar o clareamento de manchas em casa, sem a necessidade de procedimentos estéticos.

Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de usar qualquer produto na pele. Assim, é necessário saber qual seu tipo de pele, as necessidades dela e assim encontrar o produto certo que vai entregar os resultados esperados. Por isso, o dermatologista vai lhe indicar qual cosmético funcionará melhor.

Então, conheça alguns produtos que possuem o ácido. Eles serão capazes de uniformizar a pele, clarear e remover marcas que você não gosta, veja:

1.     Sérum de Alta Potência Ácido Kójico - Botik

Para uniformizar a pele e clarear manchas é possível usar o Sérum de Alta Potência da Botik, que conta com ácido kójico. Dessa forma, irá reduzir as diferenças de tonalidade e melhorar a aparência da sua pele. Assim, aliado a Niacinamida, que é um poderoso uniformizador, será possível observar os resultados em 30 dias de uso.

Por isso, com a pele limpa, devem ser aplicadas de 3 a 4 gotas no rosto, em movimentos ascendentes todas as noites. É recomendada a utilização do produto durante a noite e na manhã seguinte, lavar o rosto e aplicar protetor solar.

2.     Sérum Clareador - QRxLabs

O Sérum Clareador da QRxLabs possui em sua formulação 2% de Alfa Arbutin em sua máxima concentração, 1% de Ácido Kójico e Extrato de Raiz de Alcaçuz. Desse modo, eles garantem os efeitos clareadores na pele. Assim, com o seu uso diário será possível perceber que manchas foram clareadas e uma uniformização do tom da pele.

Por isso, ao utilizar esse sérum será possível deixar a pele uniforme, iluminada e sem manchas. Além disso, é possível minimizar marcas da idade causadas pelo sol. Para intensificar sua ação, o sérum pode ser aplicado 2 vezes ao dia.

Ele é livre de fragrâncias artificiais, corantes, parabenos e silicone. Assim, com a pele limpa, basta aplicar 1 ou 2 pumps do produto sobre a pele. Lembre-se de sempre aplicar o protetor solar após o sérum e ir reaplicando ao longo do dia.

3.     Creme para Clareamento da pele - QRxLabs

Indicado para o uso noturno, o creme clareador da QRxLabs possui Ácido Kójico, Alfa Arbutin e Extrato de Raiz de Alcaçuz Natural. Dessa forma, a utilização do creme sobre o rosto garante um clareamento de manchas. Além disso, é possível observar uma uniformização da tonalidade da pele.

Sendo assim, com o frequente uso do produto será perceptível a melhora na pele, tanto de manchas, cicatrizes e até mesmo de sinais do envelhecimento. Desse modo, será possível ter uma pele uniforme, viçosa e iluminada. Então, basta aplicar o produto todas as noites antes de dormir.

Primeiramente, lave o rosto e deixe a pele limpa para assim receber o creme. O tratamento pode ser intensificado com a utilização do sérum clareador durante o dia. Por fim, não se esqueça de usar protetor solar durante o dia.

SAIBA AINDA: Como fazer Ginástica facial

Devo usar este ácido?

O uso do ácido kójico é indicado para clarear manchas, olheiras, cicatrizes, uniformizar o tom da pele e remover marcas e linhas de expressão. Caso você não tenha nenhuma restrição e nem sensibilidade ao ácido, ele pode ser usado. Por isso, é necessário testá-lo antes de aplicar no rosto.

Então, aplique uma pequena quantidade na parte interna do pulso e deixe por algumas horas. Se a região não apresentar vermelhidão, coceira ou irritabilidade, então você pode usar o produto tranquilamente. Mas lembre-se de consultar seu médico antes de usar qualquer produto.

Assim, você terá mais segurança para usá-lo, com a aprovação do profissional. Além disso, essa é uma ótima alternativa clareadora, para não precisar passar por nenhum procedimento estético. Se você quer saber mais sobre cuidados com a pele, inscreva-se no meu canal do YouTube!


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto