Tudo sobre ácido salicílico

20/7/2021

A utilização de ácido pode trazer diversos benefícios para a pele. Por isso, é necessário conhecê-los e saber quais as funcionalidades de cada um. Sendo assim, entenda aqui tudo sobre o ácido salicílico. Assim, você poderá entender exatamente o que ele será capaz de fazer na sua pele.

Além disso, conheça as formas de fazer a sua utilização, onde encontrá-lo e como ele irá contribuir para o tratamento de acne. Assim como outros ácidos, ele irá auxiliar na renovação celular e possui ação anti-inflamatória. Mas não é só isso que promoverá na sua pele.

Então, para entender tudo sobre o ácido salicílico, suas vantagens, forma de utilização e quais cuidados devem ser tomados, é só continuar lendo esse post para ter todas as informações.

VOCÊ VAI GOSTAR: Como fazer Ginástica facial

O que é o ácido salicílico?

Indicado para o tratamento de acne, o ácido salicílico é um  beta-hidroxiácido que contém ação anti-inflamatória e queratolítica. Dessa forma, será o responsável por minimizar o processo inflamatório na sua pele, além de realizar uma leve esfoliação.

Sendo assim, ele irá contribuir para a diminuição da produção de oleosidade, desobstruir os poros, melhorar a textura da pele e reduzir as imperfeições causadas pela acne. Assim, ele é capaz de proporcionar a diminuição da invasão de fungos e bactérias na pele, que causam infecções e inflamações.

Desse modo, realiza a ação antimicrobiana, anti-inflamatória e seborreguladora, agindo contra a oleosidade e o surgimento de acne. Além disso, esse  ácido proporcionará a renovação das células da camada superficial da pele. Assim, irá remover as antigas e estimular a produção de novas células.

Quais são seus benefícios do ácido salicílico?

Com  a utilização de cosméticos que possuem o ácido salicílico em sua formulação, é possível observar alguns resultados na pele, após o uso regular deste produto. Por isso, entre as vantagens de usar o ácido estão:

Controle da oleosidade: contém o efeito capaz de controlar a produção de oleosidade na pele, conhecido como comedolítico. Assim, é possível perceber a diminuição do surgimento de acne. Além disso, é capaz de eliminar o sebo em excesso e desobstruir os poros;

Ação antifúngica e antibacteriana: previne a proliferação de fungos e bactérias, além de eliminá-las da pele. Dessa forma, é possível perceber a diminuição de infecções, deixando a pele mais saudável;

Esfoliação: remove a camada superficial da pele, promovendo a renovação celular. Assim, será possível estimular a produção de novas células, além de auxiliar no controle do surgimento de acne;

Ação anti-inflamatória: combate o surgimento de inflamações na pele. Desse modo, age nos tecidos prevenindo o surgimento de acne.

Tudo isso graças a presença do ácido salicílico, sendo que os cosméticos podem ainda entregar outros benefícios à sua pele.

LEIA TAMBÉM: Melhores cremes antirrugas

Como utilizar o ácido salicílico?

Observando todos os benefícios que a utilização do ácido salicílico traz para a pele, é possível perceber que ele é usado para o tratamento de acne. Assim, será possível ter uma pele mais saudável e sem a produção excessiva de óleo. Por isso, diversos dermocosméticos contém esse ingrediente em sua formulação.

Desse modo, procure um dermatologista para encontrar o produto certo para o seu tipo de pele. Então, será possível saber qual o dermocosmético que você poderá usar e se não possui nenhuma restrição quanto ao uso do  ácido salicílico. Sendo assim, é possível utilizar produtos como:

Limpadores faciais:  estão disponíveis no mercado diversos sabonetes e géis de limpeza que contém em sua formulação o ácido salicílico e devem ser usados 2 vezes ao dia. Podem ser usados o Effaclar Concentrado da La Roche Posay e o Normaderm Phytosolutions da Vichy, por exemplo;

Séruns e vitaminas: podem ser usados cosméticos que possuem o ácido salicílico juntamente com vitaminas e ativos que trarão diversos benefícios para a pele. Assim, além de todas as vantagens de ter o ácido, será possível hidratar e prevenir o surgimento de acne. Então, pode ser usado o sérum facial normaderm phytosolution da Vichy, por exemplo.

Peeling: existem cosméticos que realizam um peeling na pele, responsável por clareá-la, como Melan-Off Concentrado Clareador da ADCOS. Assim, será possível remover manchas da pele. Além disso, há os peeling químicos que são procedimentos estéticos que trazem diversos benefícios à pele.

Então, basta usar esses produtos para controlar a oleosidade e prevenir o surgimento de acne e inflamações. Além disso, combinado a vitaminas e outros ativos, é possível manter a pele hidratada, bonita e protegida.

Quais cuidados devem ser tomados?

Ao usar o ácido salicílico, assim como qualquer outro ácido abrasivo, deve ser necessário proteger a pele do sol. Desse modo, você ficará protegida de possíveis danos que os raios solares podem causar. Por isso, é necessário usar protetor solar diariamente e refazer a aplicação ao longo do dia.

Além disso, a aplicação direta do ácido é indicada que seja feita em dias alternados, até a pele se acostumar. Caso ela apresente sensibilidade e irritabilidade, deve ser evitada a aplicação do ácido até que volte ao normal. E lembre-se sempre de consultar um profissional antes de utilizar qualquer produto.

CONFIRA: Top 10 melhores produtos Skincare 2021

Esse ácido deve ser usado com frequência?

Se seu objetivo é tratar a acne e prevenir o surgimento de novas, é necessário usar cosméticos que o contêm todos os dias, principalmente para fazer a limpeza da pele. No entanto, a utilização do ácido somente deve ser realizada inicialmente em dias alternados, até se acostumar.

Normalmente será necessário usar pelo menos duas vezes por semana, mas em casos mais severos devem ser usados todos os dias. Então, se sua pele não possui alta sensibilidade e nenhuma restrição contra a utilização desse ingrediente, você poderá usá-lo frequentemente.

A frequência vai depender da necessidade da sua pele. Assim, com o uso regular será possível observar os benefícios que ele trará para a sua pele. Lembre-se de sempre usar protetor solar e manter a pele hidratada.


Unhas quebradiças ou queda de cabelo?
Conheça o VitHair - Complexo vitamínico com Biotina que fortalece seu cabelo e suas Unhas
Comprar com desconto