Amamos aprender novos conceitos de maquiagem, para aproveitarmos as sombras, o delineador e os batons de maneiras inovadoras. Mas, para que os efeitos da make sejam os melhores possíveis, é necessário que os materiais utilizados estejam limpos. Então, hoje é o dia de falarmos sobre como e quantas vezes higienizar seus pincéis de maquiagem.

São eles que ajudam a deixar o olho esfumado de uma maneira perfeita, servem para afinar o rosto e ainda ajudam na aplicação do blush. Só que esses utensílios necessitam de manutenção, de tempos em tempos, para que continuem oferecendo um ótimo resultado. Além disso, dessa forma será possível prolongar a vida útil de seus pincéis.

Não só os resultados podem ser prejudicados quando os materiais utilizados na maquiagem estão sujos como é possível que a pele saia danificada deste procedimento. Por isso, é muito importante saber como e quantas vezes higienizar seus pincéis. É sobre isso que trataremos aqui, acabando com as suas dúvidas.

Por que higienizar os pincéis?

Com o passar do tempo, os pincéis acumulam impurezas e micro-organismos, como fungos e bactérias. Dessa forma, quando entram em contato com a pele é possível que causem dermatite. Além disso, outro efeito nada interessante é que o acúmulo de diversos materiais pode alterar o resultado final da sua maquiagem.

Não é necessário fazer a higienização dos pincéis todos os dias, já que isso pode acabar alterando o formato deles. Quando for lavar, é melhor não colocar de molho, evitando deixar a base na água. Aliás, o ideal é limpar a área visível das cerdas até aquela parte metálica que às seguram, sem comprometer a base utilizada para segurar.

Além disso, antes de guardar é fundamental que estejam completamente secos. O pincel utilizado na maquiagem deve ser guardado em um local arejado e seco, livre de umidade, de preferência com as cerdas viradas para cima. Dessa forma, a vida útil deste instrumento tão importante nas maquiagens será prolongada.

Quando lavar o pincel?

Quanto melhor for a condição do pincel, melhor será o resultado da maquiagem. Por isso, é preciso tomar cuidado em relação ao acúmulo de sujeira. Dessa forma, a recomendação é para que a higienização seja feita pelo menos uma vez a cada 15 dias. Além disso, os maquiadores profissionais costumam lavar a cada nova cliente.

Essa recomendação é para mulheres que utilizam os pincéis todos os dias, e em relação aos acessórios para bases e corretivos líquidos, já que acumulam produto a cada aplicação. Entretanto, os pincéis usados para sombras secas podem ser lavados uma vez por mês.

Contudo, as mulheres que possuem a pele oleosa devem tomar ainda mais cuidados com os pincéis utilizados na maquiagem. Neste caso, a recomendação é para que façam a limpeza pelo menos duas vezes na semana. De fato, esse tipo de pele exige cuidados extras, para que não adquira ainda mais oleosidade.

Lave o seu pincel de maquiagem!

Os pincéis utilizados nas maquiagens podem ser lavados. Para isso, pegue um recipiente e misture sabão neutro ou shampoo detox com água. Mas, no momento em que cor colocar os pincéis, somente as cerdas devem ficar de molho, por alguns minutos.

Depois você pode esfregar as cerdas de maneira suave na palma da mão. E caso o pincel contenha muito produto depositado, é melhor colocar mais alguns pingos de shampoo, para que a higienização seja facilitada. Na sequência, enxágue de maneira abundante, para eliminar todos os resquícios que podem ter ficado.

Para secar o pincel, você pode utilizar uma toalha ou esperar que a secagem aconteça de maneira natural. Mas, para acelerar esse procedimento é possível usar um secador de cabelo com o ar morno, em uma distância de 10 cm do pincel. Aliás, tome cuidado para não chegar próximo das cerdas ou poderá danificá-lo.

Outra opção de higienização

Existem alguns produtos que podem ser utilizados por quem pretende fazer a higienização de pincéis, como shampoos infantis e detergentes neutros. É só pegar o produto escolhido e colocar em um recipiente com água morna, o que servirá para remover boa parte dos produtos de beleza acumulados.

Em seguida, molhe o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerda. Retire o pincel e faça movimentos circulares na palma de sua mão ou em alguma superfície lisa, sem esfregar. Além disso, pode pegar um papel toalha para conferir se a sujeira já saiu ou precisa seguir com o procedimento.

Depois, enxague o pincel para remover toda a sujeira, neste caso, pode tirar o excesso de água com um papel toalha. Por fim, deixe o utensílio em cima de um papel toalha, para que seque totalmente.

Escolha um shampoo com pH neutro

O shampoo de bebê é uma das primeiras opções quanto a limpeza dos pincéis de maquiagem. Não possuem álcool em sua composição e contam com pH balanceado, ajudando a não danificar as cerdas.

Dessa forma, o primeiro passo é umedecer as cerdas na água e colocar o shampoo na palma da mão. Depois comece a fazer movimentos circulares, de maneira leve. Por fim, basta enxaguar e secar.

Limpe os pincéis com demaquilante

Os demaquilantes são ótimos para deixar a nossa pele livre da maquiagem e também podem ser usados para a limpeza de pincéis. Assim, basta aplicar o produto nas cerdas e aguardar alguns minutos para que possa agir.

Depois, é só colocar o pincel embaixo de uma torneira e esperar para fazer a retirada do produto. Neste caso, a dica é para aguardar até 24 horas após a limpeza, antes de guardar.

Use uma solução higienizadora

Você pode preparar uma solução higienizadora e colocar em um borrifador, aplicando o produto no pincel. Quando ele ficar bem úmido, poderá esfregar delicadamente um toalha ou lenço, para remover todo o excesso de maquiagem.

Se o pincel estiver muito sujo, é interessante realizar o procedimento duas vezes, para que fique completamente limpo.

Uma dica para casos extremos

Se o seu pincel estiver extremamente sujo, o álcool isopropílico pode ser uma boa solução. Ele vai esterilizar completamente o pincel, o problema é que as cerdas irão ficar ressecadas. Mas, é um produto que seca rapidamente e não faz mal para a pele.

Posso deixar o pincel secando no sol?

Ao longo do artigo apresentamos algumas opções para secar o pincel, sendo que o uso de papel-toalha é uma das melhores opções, assim como o secador de cabelo. Mas, será que posso deixar no sol? Essa não é uma boa ideia.

Fazendo isso, é possível que as cerdas fiquem ressecadas, diminuindo a eficiência do pincel nas próximas utilizações. Além disso, só devem ser guardados quando estiverem completamente secos.

Quantas vezes higienizar seus pincéis?

Os itens que utilizamos para a realização de maquiagens não possuem um prazo de validade definido e podem ter uma longa vida útil. Os pincéis são diferentes dos blushes, rímel, sombra e batom, que podem levar ao surgimento de alergias quando são utilizados depois que a data de validade é ultrapassada.

Caso o pincel seja higienizado e guardado em um local seco, é possível que dure por anos. Mas, uma hora ou outra as cerdas começam a se soltar, ele vai perdendo o formato original e a sua eficiência deixa de ser perfeita. Mas, não adianta deixar de lavar para não estragar, isso será ainda pior.

 Estamos produzindo novos conteúdos de segunda a sexta-feira, sobre maquiagem e cuidados com a pele. Você não vai perder né? Além disso, acesse o meu canal do YouTube, onde são postados vídeos de resenhas e outras coisas desse mundo da beleza que tanto amamos!