Fazer challenge de maquiagem é divertido e virou uma febre nas redes sociais. Você até pode pensar que é algo novo, da pandemia de Covid-19, mas já vem ganhando popularidade desde 2019 pelo menos. A onda vem conquistando blogueiras, personalidades da mídia e pessoas comuns.

Challenge de maquiagem é a mais nova moda, quem não sabe o que é, está um pouco por fora do mundo das maquiagens. Estes vídeos são atraentes porque são postados em forma de time lapse, ou seja, eles mostram horas de maquiagem em poucos segundos ou minutos. Além disso, a protagonista pode mostrar sua habilidade vocal cantando um trecho da música.

Mas, como fazer challenge de maquiagem? Hoje eu vou falar todos os detalhes sobre este assunto, contando também qual é a origem desse desafio. Quer conhecer todos os detalhes? Então é só continuar por aqui.

VEJA TAMBÉM: Artistas sem maquiagem

O que é challenge de maquiagem?

Em suma, challenge de maquiagem consiste em vários efeitos de transições aplicados em vídeos, onde a cada take uma parte da maquiagem fica pronta. Enquanto isso, toca uma música de fundo, que geralmente dá nome para o desafio, como: Evoluiu Challenge ou Shakira Challenge, entre outros.

O challenge de maquiagem mostra etapas como a aplicação de:

  •       Corretivo;
  •       Base;
  •       Pó;
  •       Blush;
  •       Contorno;
  •       Rímel;
  •       Batom.

Estes conteúdos são postados nas redes sociais, principalmente Instagram, Facebook e TikTok. Além disso, os vídeos são publicados com a adição de hashtags, que levam o nome do desafio.

Quem criou esse desafio?

O desafio que hoje é famoso no TikTok e no Instagram foi criado pela influencer Larissa Rezende. Ela gravou um vídeo com a música “Evoluiu”, de Kevin O Chris, e então lançou o desafio para outras blogueiras.

O desafio foi compartilhado milhares de vezes pelas redes sociais e logo depois começou a ganhar variações, sendo feito com outras músicas. Hoje o “Evoluiu Challenge” conta com versões, como da música “Combathy”, produção de Anitta, Luisa Sonza, MC Rebecca e Lexa.

Maquiagem e música

Em primeiro lugar, o conceito de challenge de maquiagem consiste no uso de uma música de fundo ou a fala de algum personagem famoso. Assim, basta instalar os dedos e a transformação acontece. Em segundo lugar, a ideia é mostrar rapidamente como é possível preparar uma maquiagem.

A produção das makes seguindo esse desafio precisa ser embalada por algum toque musical, não importa qual seja o ritmo. Aliás, existem diversos estilos e modelos de maquiagens criadas para os desafios. Algumas são mais simples e outras mais complexas, com delineados elaborados e makes artísticas.

A questão é que a cada passo feito na maquiagem é preciso de um corte, e esse corte deve combinar com a batida da música. É por isso que a preparação do challenge de maquiagem pode demorar algum tempo para ser concluída.

VOCÊ PODE GOSTAR: Colorimetria na maquiagem. O que é e como usar?

Como fazer challenge de maquiagem?

Não é preciso ter milhões de seguidores nas redes sociais ou contar com uma câmera profissional para participar desse desafio. É só escolher uma música bem animada e preparar o conteúdo.

De fato, é importante conhecer bem a música que será usada na sua produção, ou o resultado não vai ficar muito legal. Então, minha dica é para cantar a música algumas vezes antes de começar a gravar, faça isso em frente ao espalho. Em seguida, siga o ritmo musical para fazer os traços no seu rosto.

Quando for gravar o challenge, perceba se o cenário é adequado para isso, você não precisa estar em uma parede branca. Por outro lado, não é indicado deixar muitas coisas ao fundo, já que podem tirar a sua atenção durante a gravação. Sem coisas ao fundo, ficará bem mais fácil na hora de fazer a edição.

Uma ideia é gravar um trecho completo da música com todas as fases da maquiagem. Assim, você deve cantar a parte inteira quando estiver sem nada no rosto, depois, repita com a base, faça o mesmo com os olhos e continue desse modo. É uma forma que vai ajudar na montagem do vídeo depois.

Ah, e não esqueça de fazer uma dancinha com as mãos durante as transições, ok? Por mais que esse seja um vídeo rapidinho, a produção é algo que demora. É preciso ter muita paciência para que a produção fique perfeita.

Apps para fazer challenge de maquiagem

Você pode preparar o seu vídeo em alguma destas plataformas, disponíveis tanto para smartphones Android e iOS. Veja alguns dos exemplos:

  •       Viva Video;
  •       Video Show;
  •       Adobe Premiere Clip;
  •       Filmora Go;
  •       Magisto.

Todos eles são muito fáceis de usar, é só você fazer o download e experimentar. Não esqueça de salvar corretamente e depois é só publicar nas redes sociais, sem esquecer da hashtag.

Quem pode fazer challenge de maquiagem?

Fazer challenge de maquiagem é uma ótima ideia para pessoas que trabalham com as redes sociais. Esse é um tipo de publicação que gera diversos comentários e compartilhamentos. Inclusive, no meu Instagram é um dos conteúdos que mais dá audiência. De fato, é algo divertido e isso deve chamar atenção das pessoas.

Os vídeos publicados são curtinhos, mas alguns deles levam horas para ficar prontos, já que precisam ser gravados e depois editados. Inclusive, é possível encontrar relatos na internet de challenges que levaram dias para ficar prontos. Contudo, é retorno praticamente garantido nas redes sociais.

Quem não gosta de publicar um conteúdo e receber vários elogios? Se você fizer uma boa preparação, certamente isso irá acontecer.

LEIA AINDA: Maquiagens artísticas fáceis de fazer

Você já sabia como fazer challenge de maquiagem? Agora ficou mais fácil, né? Para saber mais sobre este assunto, inscreva-se no meu canal do YouTube, lá tem muito mais conteúdo sobre makes e cuidados com a pele! Até a próxima!