O delineado gatinho é considerado um clássico da maquiagem, já que tem uma história milenar. Ao longo das últimas décadas foi passando por diversas transformações, até chegar no estilo que conhecemos hoje, ou nos estilos. Mas, como fazer delineado gatinho? Essa é a nossa pergunta de hoje.

A história do delineado gatinho praticamente se confunde com os conceitos de maquiagem. Por mais que tenha ficado por milênios no ostracismo, desde o século passado voltou com tudo. Hoje em dia é considerado um estilo ideal para festas e comemorações.

Para fazer delineado gatinho de maneira perfeita é preciso de treinamento. Somente com uma mão firme e após algumas aplicações fracassadas é que você conseguirá um resultado perfeito. Por isso, hoje vou explicar as melhores técnicas para conseguir chegar lá.

CONFIRA: Cílios postiços e cola para cílios da I-ENVY by Kiss NY

A história do delineado gatinho

Os gatos eram considerados animais sagrados no Antigo Egito, estavam presentes na mitologia e na religião. Inclusive os gatos eram a representação da deusa Bastet, que tinha uma cabeça de gato. Esse animal era tratado como símbolo da fertilidade, onde a deusa, segundo eles, protegia as mulheres grávidas.

O delineado gatinho foi criado há milhares de anos, no Egito. Os egípcios tinham muita devoção pelos felinos que os ajudavam a combater os ratos que devoravam as plantações. Além disso, os gatos eram considerados símbolos da beleza e por isso as mulheres daquele período passaram a desenvolver maquiagens para deixar seus olhos com formatos de olhos de gatos.

Isso aconteceu muito antes da construção das pirâmides, por volta de 5 mil anos atrás. De fato, há registros de homens e mulheres que delineavam seus olhos há pelo menos 10 mil anos. No começo utilizavam um tipo de tinta, que tinha antimônio e carvão como bases.

A rainha do Egito, Cleópatra é considerada um dos maiores símbolos de beleza de todos os tempos. Embora o seu túmulo nunca tenha sido encontrado, ela é considerada por muitos historiadores como a principal responsável pela popularização dos delineados no estilo gatinho. Aliás, quando é representada no cinema seus olhos estão sempre maquiados assim.

Os delineados só voltaram com força muito tempo depois

Assim como houve um gap entre o surgimento do delineado gatinho e a sua popularização por Cleópatra, entre 69 a.C e 30 a.C, depois que a rainha morreu logo essa tendência desapareceu. Quase dois milênios depois, na década de 1920, a tumba do Faraó Tutancâmon foi encontrada e revelou um fato curioso.

Ele que viveu muito antes de Cleópatra também havia tido contato com os delineados de gatinho. Era uma década em que o cinema ganhava força e foi então que o estilo voltou com tudo. Anos mais tarde, na década de 1960, principalmente conduzido pela estrela Brigite Bardot, o gatinho se popularizou de vez.

Como fazer delineado gatinho? Passo a passo

Por mais popular que esse estilo seja, algumas mulheres ainda não sabem como fazer delineado gatinho. Por isso, preparei esse passo a passo, com dicas simples para ajudar você. Confira:

  •       Inicie uma linha a partir do canto externo do olho e siga em direção ao final da sua sobrancelha;
  •       Em seguida, faça um traço desde o topo da linha até o centro da pálpebra;
  •       Marque a espessura desejada e estique a linha em direção ao canto interno do olho;
  •       Depois, passe o delineador rente a raiz dos cílios, preenchendo o traço e indo da parte interna até o canto externo;
  •       Preencha o contorno do traço gatinho.

Esse é o procedimento para fazer o gatinho simples em um dos olhos, depois basta repetir essa dica do outro lado. Percebeu como fazer o delineado gatinho não é tão difícil? São apenas 5 passos!

Delineado gatinho com a colher – Tutorial

Ok, você ainda pode ter achado complicado fazer o olho gatinho, realmente não é algo fácil nas primeiras vezes. Por isso, existe uma dica especial, colocando em prática um item que praticamente qualquer pessoa tem em casa: uma colher.

Quando a colher é utilizada, não atrapalha em nada a aplicação do restante da maquiagem no seu rosto. Então, você deve ter em mãos um pincel chanfrado e um delineador, além de uma colher de café, sobremesa ou de sopa. Veja o que deve ser feito:

  •       O cabo da colher deve ser posicionado no canto externo dos olhos, acompanhando o ângulo dos cílios;
  •       O delineador deve ser aplicado rente ao cabo da colher;
  •       Na sequência, coloque a concha da colher na ponta do traçado, permitindo que o cabo fique rente à raiz dos cílios, formando um V;
  •       Faça uma linha fininha partindo do canto interno dos olhos, seguindo pelo delineado.

E pronto, são apenas 4 passos para fazer o delineado gatinho com a utilização de uma colher.

Como fazer delineado gatinho com uma fita adesiva?

Essa dica é especial para as mulheres que ainda não possuem muita firmeza nas mãos e ultrapassam os limites dos olhos. É algo muito simples, confira agora o passo a passo para ter os melhores resultados:

  •       Corte um pedaço de fita com 3 centímetros;
  •       Cole o pedaço de fita rente ao canto externo dos olhos, em direção ao fim das sobrancelhas;
  •       Com um delineador caneta, faça o delineado na espessura que desejar;
  •       Retire a fita quanto terminar.

Caso você tenha realizado esse procedimento antes da aplicação da maquiagem então pode remover um pouco da cola da fita que ficou grudada no seu rosto. Mas, se a make já estiver pronta, então tenha mais cuidado ao tirar a cola.

Traço pontilhado para fazer delineado gatinho

Outra dica interessante para as mulheres que não possuem muita confiança na preparação do delineado é fazer um traço pontilhado que poderá ser usado como guia. De fato, é algo bem simples, que consiste em fazer diversos pontinhos rente aos cílios, veja como fazer:

  •       Trace diversos pontos pequenos perto dos cílios, usando o delineador;
  •       Em seguida, ligue todos esses pontos, iniciando pelo canto interno;
  •       Faça esse procedimento com os olhos abertos, para conferir como o delineado está ficando.

Viu como é fácil? A última dica é para fazer isso com a cabeça inclinada para trás e olhando para um espelho.

Delineador gatinho com grampo

O grampo de cabelo é um acessório comum e que pode ajudar muito na preparação do seu delineado gatinho. Não é necessário ter muita técnica e nem muito treino para conquistar um resultado perfeito. Assim, confira agora o passo a passo perfeito:

  •       Pegue o delineador e passe na pontinha do grampo;
  •       A ponta triangular do grampo deve ser encostada no canto externo dos olhos;
  •       Assim, criará um carimbo gatinho para deixar o seu delineado perfeito;
  •       Preencha o contorno com o delineador.

A dica complementar é utilizar o delineador líquido, já que assim poderá formar o carimbo que será o responsável pelo desenvolvimento desse estilo. Essa é uma técnica nova e que vem ganhando bastante popularidade nas redes sociais.

Fio dental para um delineado gatinho perfeito

Existe um item que provavelmente você tem em casa e que pode ajudar a deixar o delineado gatinho perfeito. Mas, para que a aplicação dê certo é necessário ter em mãos um facilitador de fio dental. Veja o passo a passo:

  •       Com o facilitador em mãos, coloque um pedaço de fio dental no apoio;
  •       Pinte o fio dental com o delineador que você preferir, mas o produto deve ser líquido;
  •       Utilize a linha d’água como base para fazer um traço perfeito;
  •       Então, utilize o facilitador como se fosse um carimbo, aplicando nesta região.
  •       Faça um “traço” em cima e outro embaixo, gerando aquele ângulo necessário;
  •       Preencha o interior do desenho com o delineador.

E pronto, você já terá desenvolvido um delineado gatinho perfeito!

LEIA TAMBÉM: Delineado e batom vermelho: Como combinar e fazer?

O delineado gatinho realmente é o mais tradicional e nunca sai de moda! Mas, se você gosta de inovar, pode seguir alguma dessas dicas. Falando em inovação, todos os dias, de segunda a sexta-feira, tem vídeos novos no meu canal do YouTube, não perca!