As máscaras faciais oferecem benefícios prolongados, que podem ser sentidos na pele do rosto. Atualmente o mercado da beleza oferece diversos produtos com essa característica ainda assim, existem outras opções bacanas. Aqui você vai aprender o passo a passo de como fazer máscara facial em casa.

As frutas, por exemplo, aparecem entre os alimentos mais interessantes para o nosso dia a dia, sendo que elas podem oferecer uma série de benefícios para a saúde. Mas, não é só isso, já que muitas delas pode ser preparadas na forma de máscara facial, ajudando a dar mais vitalidade para a pele do rosto.

O melhor de tudo é que essas receitas podem ser feitas em casa. Devido a pandemia da Covid-19, muitas pessoas ainda estão em casa, então esse pode ser um momento propício para aprender essas receitas e começar a colocar em prática as técnicas recém-aprendidas.

Qual a importância de uma máscara facial?

As máscaras faciais oferecem substâncias que podem auxiliar na recuperação da vitalidade do rosto, oferecendo diferentes benefícios para a pele, de acordo com o produto. Assim, a hidratação, ação anti envelhecimento e aumento na luminosidade são algumas das principais vantagens apresentadas pelas máscaras faciais.

A recomendação é para que sejam aplicadas uma ou duas vezes por semana. Elas são opções práticas para oferecer mais beleza e saúde ao seu rosto, já que as aplicações são bastante simples. Assim, geralmente devem ser aplicadas na pele, aguardando 20 minutos para que possam agir, até a remoção com o uso de água corrente.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem diversos ingredientes caseiros que podem ser utilizados na preparação de uma máscara facial. A importância é a mesma, já que servem para dar mais hidratação e valorizar o rosto, desde que sejam produzidas da forma correta.

Máscara facial esfoliante

Esfoliar o rosto é algo que devemos fazer de tempos em tempos, para remover todas as células mortas, por isso, essa receita vai ajudar a hidratar e a fechar os poros.

O café possui bons índices de vitamina B, servindo para manter a pele com a sensação fresquinha. Ele conta com polifenóis, triacilgliceróis e tocoferóis em sua composição, componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, que protegem a pele e ajudam na produção de colágeno.

O mel é o seu companheiro nessa receita, ele é ótimo para evitar o surgimento de cravos e espinhas, sendo capaz de absorver impurezas da pele. Além disso, o mel consegue auxiliar contra cicatrizes e inflamações causadas pelas acnes. Confira agora os ingredientes:

  • 1 colher de mel;
  • 1 colher de café.

Eles devem ser misturados até formar uma pasta, aplicando no rosto por meio de movimentos circulares. Então, basta deixar agir por 5 minutos, fazendo a retirada com água gelada.

Essa máscara facial pode ser aplicada em todos os tipos de pele, mas é preciso tomar cuidado para não machucar as partes mais secas do rosto.

Máscara facial para clarear manchas

Sua pele sofre com manchas? Então você pode preparar essa máscara facial caseira e acabar com esse problema! Entre os ingredientes, conta com arroz, que é rico em vitamina C e A, além de outros nutrientes interessantes para reduzir as ações dos radicais livres. E tem mais: ela vai atuar como um adstringente, emoliente e antioxidante.

A máscara facial de arroz é capaz de aliviar a vermelhidão, ajuda na circulação sanguínea na região onde é aplicada e tonifica a pele. Aliás, todos os benefícios proporcionados podem ser sentidos já na primeira aplicação. Veja os ingredientes:

  • Arroz;
  • Leite;
  • Água ou sabonete líquido.

É bem fácil de preparar. Em primeiro lugar, é preciso triturar o arroz, que deverá ser peneirado até obter uma farinha fina. Na sequência, será o momento de acrescentar leite, água ou sabonete líquido facial para formar uma pasta.

A solução poderá ser aplicada no rosto por 20 minutos, até ser removida com o uso de água gelada. Por fim, uma dica é triturar uma boa quantidade de arroz por vez, para fazer o uso dessa máscara facial semanalmente.

Máscara facial para nutrir a pele

O iogurte é um alimento que tem mais funções do que apenas seu consumo normal. Aliás, ele possui propriedades calmantes, que ajudam a diminuir os poros dilatados, removendo as impurezas encontradas na superfícies cutânea.

A composição dessa máscara facial conta ainda com erva doce, outro ingrediente dos mais populares em relação às receitas caseiras, que não pode ser tratado como um qualquer. Os ingredientes são esses:

  • 1 xícara de iogurte natural;
  • 1 colher de chá de sementes de erva doce.

Os dois devem ser misturados e então a substância poderá ser aplicada por todo o rosto. Na sequência, é interessante aguardar por 20 minutos, para que a máscara facial descanse. Por fim, é só retirar com água morna.

Máscara facial detox

Quer preparar uma máscara facial detox? Isso é possível com a utilização do chá verde. Dessa forma, será possível eliminar as bactérias que são as responsáveis por causar espinhas.

O chá verde é interessante ainda para reduzir a inflamação. Desse modo, reduz as chances de as peles secas apresentarem coceira e alergias por contato. São poucos ingredientes:

  • 1 xícara (de café) do chá;
  • 1 folha de gelatina.

Os ingredientes devem ser misturados e então adicionados a pele por meio de movimentos ascendentes, começando pelo centro do rosto indo até fora. É só você aguardar por 15 minutos e depois enxaguar.

Máscara facial para rejuvenescer a pele

Uma hora ou outra a pele começa a envelhecer, pode ser mais cedo ou mais tarde. Aqui mostraremos uma receita caseira vegana, que pode ser preparada em casa e aplicada no rosto.

Aliás, o abacate é uma das frutas mais interessantes para tratamentos de beleza, oferecendo diversos benefícios. Às vezes você não sabe, mas ele está presente em diversas receitas caseiras de beleza.

Essa receita conta ainda com limão, que possui agentes bactericidas e cicatrizantes. O limão possui vitaminas C e do complexo B. Veja como preparar:

  • 1 colher de sopa de abacate;
  • 1/2 limão espremido.

Em primeiro lugar, é preciso lavar o rosto com água morna, depois, poderá aplicar essa mistura, aguardando por 15 minutos para que ela possa agir. Para terminar, é só enxaguar com água morna.

Máscara facial hidratante

Já falamos diversas vezes sobre hidratação e você sabe como isso é importante para a pele. Entretanto, existem algumas opções para fazer isso, que vão muito além de comprar um cosmético com essa característica.

Essa receita tem a banana como ingrediente principal, fruta que possui vitamina C e B6, com papel vital para manter a integridade e a elasticidade da pele. Veja os ingredientes:

  • Banana madura;
  • Creme de leite.

Primeiro deve começar amassando a banana até formar uma pasta. Depois, adicione o leite e faça a aplicação em seu rosto. Em seguida, é só esperar por 15 minutos e fazer a retirada com água fria.

Essa receita é interessante porque promove a ativação da circulação sanguínea.

Máscara facial para diferente tipos de pele

A babosa, conhecida ainda como aloe vera, oferece diversos benefícios para a pele. Essa planta pode ser utilizada para o tratamento de cicatrizes ou em momentos de queimaduras, por exemplo.

A babosa é muito utilizada em produtos de beleza. Ainda assim, ela ajuda com seus efeitos hidratante, regeneradora, renovadora, antibacteriana, rejuvenescedora e adstringente. É só pegar todos os ingredientes e misturar, aplicando no rosto. Entenda a diferença entre cada uma delas:

Peles oleosas

  • 1 colher de sopa de aloe vera;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de chá de mel.

Pele secas

  • 1 colher de sopa de aloe vera;
  • ½ colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 1 colher de sopa de creme de leite fresco.

Peles sensíveis

  • 1 colher de chá de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de aloe vera;
  • 1 colher de chá de suco de pepino.

Após aplicar na pele a solução, deve aguardar por 15 minutos, fazendo a retirada com água fria.

Aproveite as nossas dicas

Agora que você já conhece algumas das melhores máscaras faciais caseiras, é só seguir o passo a passo. O melhor de tudo é que provavelmente você possui esses ingredientes em casa.

Tente fazer a aplicação pelo menos uma vez por semana, para que a sua pele comece a sentir os resultados positivos. Assim, ficará mais hidratada e longe de radicais livres.

 Além de aprender sobre máscara facial, aqui no blog temos muitos outros conteúdos para você aproveitar. Aliás, a cada semana temos novas produções e conteúdos variados sofre skincare e maquiagens. Até a próxima, com mais técnicas que você pode fazer em casa!