A conjuntivite é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, ficando por alguns dias na face e principalmente na região dos olhos. O aspecto apresentado por ela não é nada animador, por isso é preciso tomar alguns cuidados. Quer saber qual é a relação entre maquiagem e conjuntivite? É o que mostraremos aqui.

Além de conhecer a relação entre estes dois assuntos, é preciso saber como se prevenir em relação a conjuntivite, já que essa doença pode prejudicar no trabalho ou mesmo na escola. É comum que as pessoas fiquem receosas de chegar perto, com medo da contaminação. Será que existe algum remédio para acabar com ela rapidamente?

E tem mais, a maquiagem é um item que está presente na vida das mulheres, servindo para deixar muitas de nós mais confiantes para encarar o dia a dia ou mesmo para dar um charme extra. Será que é possível usar maquiagem enquanto sofre com conjuntivite? Veja a seguir.

O que é conjuntivite?

Olho com Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que carrega este nome por causar inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina, que reveste a parte da frente do globo ocular, aquela região branca dos nossos olhos, pode ainda chegar no interior das pálpebras. Na maioria das vezes, a conjuntivite atinge os dois olhos e pode levar até 15 dias para sumir completamente.

Assim como qualquer outra doença, existem alguns sintomas causados por ela, sendo os principais:

– Olhos vermelhos e lacrimejantes;

– Pálpebras inchadas;

– Sensação de areia ou cisco;

– Secreção;

– Coceira.

Em relação ao tratamento, o melhor a fazer é preparar compressas de água gelada, filtrada e fervida, junto com soro fisiológico. Porém, em relação a conjuntivite viral não existem medicamentos próprios. O recomendado é evitar a automedicação.

Coisas que você não deve fazer quando está com conjuntivite

O que você não deve fazer com conjuntivite

A partir do momento em que a conjuntivite foi diagnosticada, evite a utilização de lentes de contato, já que funcionam como se fossem corpos estranhos no olho e podem levar bactérias diferente. Ou seja, as lentes de contato podem fazer com que a situação no seu olho fique ainda pior, então é melhor evitar. Na maioria dos casos pode voltar a usar depois que terminar o uso de antibióticos.

Outra dica importante para quem está com conjuntivite é evitar o compartilhamento de objetos pessoas. Eles certamente poderão transmitir diversas bactérias ou vírus, então não é interessante fazer isso. Podemos dizer que itens da maquiagem, como pincéis e tolhas de rosto são os mais perigosos, a troca de óculos também deve ser evitada.

E sempre que você for tossir ou espirrar, o melhor a fazer é cobrir a boca, para impedir que a secreção se espalhe pelo ambiente. A saliva poderá ficar circulando no ar e chegar até o rosto de alguma pessoa, e a partir do momento em que ela for levada até os olhos desta pessoa, então poderá sofrer com a doença.

Não compartilhe itens de maquiagem

Conforme dissemos anteriormente, não é recomendado fazer o compartilhamento de itens da maquiagem quando se está com conjuntivite. Isso acontece porque a possibilidade de transmissão da doença e o compartilhamento de bactérias é grande. Imagina, o pincel é um objeto pessoal, então ele conta com propriedades do seu corpo.

Nos salões de beleza e outros espaços que trabalham com a realização de maquiagens, é comum o compartilhamento destes itens, já que os profissionais utilizam os mesmos pincéis em diversas clientes. Ou seja, a nossa recomendação é para que evite esta prática, não vá ao salão quando estiver com a doença.

Maquiagem pode causar conjuntivite?

Existem alguns fatores que podem contribuir com o surgimento da conjuntivite. Entre eles, podemos destacar o pólen presente no ar, que pode levar a conjuntivite primaveril ou febre de feno. Ela também pode ser resultado de reações alérgicas a fumaça ou o cloro de piscinas. E ainda, a maquiagem é capaz de deixar uma pessoa com a doença.

Quando a alergia é causada pela utilização de uma maquiagem, o produto deve parar de ser utilizado. O melhor a fazer é consultar um oftalmologista, para que ele indique o tratamento correto. E claro, o produto deve ser substituído por outro semelhante.

Outra recomendação interessante é fazer a troca dos cosméticos assim que estiver curado. Pode custar caro trocar tudo, mas é a melhor maneira de impedir que o problema surja novamente. Claro, isso deve ser feito apenas se você utilizou os adereços de maquiagem enquanto estava com a doença.

A maquiagem tem mais tendência a causar conjuntivite alérgica, em pessoas que já possuem o corpo mais sensível.

Posso usar maquiagem enquanto estou com conjuntivite?

Se você está sofrendo com esta doença nos olhos, mas pintou um evento inadiável ou já tinha algo importante marcado, e maquiagem será fundamental, até mesmo para disfarçar a condição que lhe ataca. Nestes casos, a maquiagem deve ser utilizada apenas se os seus olhos não estiverem mais inchados, vermelhos ou irritados, se ainda apresentar um destes sintomas, evite.

O melhor a fazer é apostar nas maquiagens hipoalergênicas, que vão evitar esse tipo de contaminação. Lápis, rímel e sombra devem ser boicotados do seu dia a dia, a maquiagem deve ser focada apenas em situações especiais. Se mesmo tomando estes cuidados em relação a maquiagem os sintomas continuarem, um médico deverá ser procurado.

As maquiagens hipoalergênicas

Se você é daquelas que possui a pele extremamente sensível ou sofre com alergias, não precisa deixar de utilizar maquiagem. Existem diversas marcas produzindo produtos hipoalergênicos, que servem para evitar esta condição na sua pele, principalmente na regiões dos olhos. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são produtos que passaram por testes de sensibilização, com pouca chance de gerar alergia.

Enquanto isso, os antialérgicos são medicamentos recomendados para tratar reações alérgicas. Eles agem contra sintomas, servindo para impedir a liberação de determinada substância durante uma reação. Podemos dizer que a maquiagem hipoalergênica previne o surgimento de condições alérgicas, como a conjuntivite, enquanto os antialérgicos tratam.

Existem algumas marcas que oferecem produtos hipoalergênicos, que podem deixar a sua pele linda. Confira os melhores:

– Clinique: oferece uma variedade de produtos, mas o preço não é muito barato;

– Dermage: fabrica corretivos, lápis para lábios e blush, todos hipoalergênicos;

– Alergoshop: na linha Eclat, produz batom, corretivo, sombra, rímel, lápis de olho, blush e pó compacto;

– O Boticário: é feita com base em pó, batom cremoso, sombra e blush baked;

– Mary Kay: conta com uma linha de maquiagem mineral hipoalergênica.

Maquiagem e conjuntivite

Agora você já sabe, o melhor a fazer é evitar a utilização da maquiagem enquanto estiver apresentando sintomas desta doença. Isso provavelmente vai fazer com que os seus olhos se curem de maneira mais rápida. Os componentes químicos dos cosméticos podem deixar o olho mais irritado, agravando a situação da doença.

Entre os produtos que você só poderá utilizar em casos urgentes, podemos destacar o rímel, delineadores e sombras, já que todos eles só pioram a irritação. Mas, para dar uma nova aparência ao seu rosto, é possível utilizar o corretivo, naquelas zonas externas dos olhos, disfarçando o tom causado pela inflamação.

Se for fazer uma maquiagem enquanto sofre com conjuntivite, jamais esfregue o produto na parte interna do olho. Pegue o corretivo e esfume em direção a têmpora, aplicando um pouco de iluminador embaixo da sobrancelha. E como já dissemos, não compartilhe seus itens de maquiagem.

Dicas para superar rapidamente a conjuntivite

Todas as manhã logo depois de sair da cama, o melhor a fazer é limpar os olhos utilizando água, fervida e sem bactérias. Em seguida, o melhor a fazer é aplicar uma solução fisiológica, com o auxílio de uma gaze, indo desde a zona lacrimal até à parte externa, eliminando todas as possíveis secreções.

No momento em que estamos com conjuntivite, é comum que apareçam remelas, já que o corpo começa a produzir uma maior quantidade de lágrimas para lubrificar o olho e eliminar o vírus. Porém, estas remelas possuem pedaços de micro-organismos, deixando os olhos desconfortáveis. E elas podem aumentar a chance de passar a doença para outra pessoa, já que grudam facilmente nas mãos.

Uma dica para que os sintomas sejam eliminados antes do tempo esperado é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A, como leite, cenoura, manga e tomate, assim o seu sistema imunológico ficará fortalecido e poderá combater essa infecção de maneira mais rápida. A vitamina A é uma das mais importantes para a saúde dos olhos.

E tem mais uma coisa que pode ajudar durante o tratamento da conjuntivite. Os óculos de sol são equipamentos interessantes, não apenas para evitar a transmissão da doença para outras pessoas. Eles aliviam a sensibilidade que aparece com a infecção, principalmente em momentos que é preciso sair na rua.

Gostou do artigo sobre Maquiagem e conjuntivite?

Agora que você já conhece a relação entre maquiagem e conjuntivite, o melhor a fazer é tomar as precauções para evitar esta doença. Para saber mais dicas relacionadas a skincare e cuidados com a pele, acesse o nosso blog, por aqui temos posts sobre os mais variados assuntos. Aproveite! Além disso, temos outros artigos que falam sobre como manter a pele hidratada, mais saudável, e além de manter a pele mais bonita. Leia aqui.

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram.