Já falamos sobre diversos tipos de makes por aqui, como modelos para você usar em festas de aniversário, festas de casamente e opções para curtir o Carnaval. Agora chegou a hora de levantar um tema que vocês me pedem muito, chegou o momento de falar tudo o que você precisa saber sobre maquiagem vegana.

Você sabe o que é maquiagem vegana? Talvez esteja pensando que é possível preparar em casa, fazendo com ingredientes naturais sombras nos olhos e batons, como uma vez a candidata à presidência Marina Silva fez, nas eleições de 2010. Não é só isso, algumas marcas investem pesado neste conceito.

A maquiagem vegana é ideal para as mulheres que defendem a causa animal, embora possam existir componentes químicos em sua formação e não apenas ingredientes naturais. Quer saber tudo sobre maquiagem vegana? Você está no lugar certo, confira agora todos os detalhes sobre esse assunto.

O que é maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é aquela que não possui ingredientes de origem animal, como leite, gordura bovina ou mesmo mel. É um segmento que vem crescendo a cada ano, já que muitas pessoas estão seguindo este caminho, buscando a preservação da vida animal. Outra questão que ganha força é o cruelty free, que são produtos não testados em animais.

Ainda assim, por mais que o produto seja vendido como uma maquiagem vegana, não quer dizer que ele possua em sua fórmula apenas ingredientes de origem vegetal, pode sim ter alguns itens sintéticos. E dessa forma, pode conter ativos capazes de oferecer danos para a sua pele, ingredientes que podem ser bem problemáticos.

Se você pretende comprar uma maquiagem orgânica, o meu conselho é para que leia bem o rótulo antes de fazer a aquisição dos produtos. Não é porque existe algum item sintético que fará mal para a sua pele, o problema é que determinados ativos que podem estar presentes na composição do produto.

E tem mais uma coisa, não é porque o produto é vegano que devemos comprar. Quem é ligado a esta causa, pessoas que realmente se importam com a proteção dos bichos, devem pesquisar um pouco sobre a marca, porque o impacto ambiental gerado pela produção de makes deve ser considerado. Veja se contém os selos PETA e Cruelty Free Internacional.

Quais os benefícios da maquiagem vegana?

Existem muitos benefícios ao fazer a utilização desse tipo de cosmético. O melhor de tudo é que a formação deles une principalmente ativos naturais, que geralmente não causam obstrução dos poros, levando a formação de cravos e espinhas, a partir disso, a nossa pele consegue respirar com mais tranquilidade, evitando o excesso de oleosidade pela formação nas glândulas sebáceas.

A sua pele ficará profundamente nutrida com a utilização desses ingredientes naturais, dependendo do produto que você comprar, é possível que a composição tenha argilas e extratos vegetais. A partir disso, como o número de itens sintéticos na formação é menor, a chance de causarem alguma alergia é reduzida.

Outra questão bem importante é que as maquiagens veganas possuem menos tendência de causarem reações alérgicas. O melhor de tudo é que esses produtos, pelo menos a maioria deles, não são testados em animais, nos últimos anos muitas pessoas começaram a levantar essa bandeira, então se você liga para isso, é um diferencial.

Como a maquiagem vegana é fabricada baseada em produtos naturais, esses cosméticos podem ser aplicados em qualquer tipo de pele, sem oferecer problemas para quem tem o tecido oleoso ou seco, até as mais sensíveis podem ser beneficiadas. São produtos que respeitam uma proposta diferenciada de saúde, sem comprometer a qualidade dos produtos.

Maquiagem vegana tem qualidade?

Os produtos veganos, não somente as maquiagens, tem ganhado popularidade ao redor do mundo nos últimos anos. A reputação das maquiagens vegana é contraditória, algumas pessoas acreditam que os produtos com poucos compostos químicos causam pigmentos desbotados e formações aquosas. Só que não é mais assim.

A tecnologia tem sido desenvolvida a cada dia, então os produtos veganos deram um salto de qualidade gigantesco. As marcas que trabalham com este segmento conseguem lanças cosméticos que competem de igual para igual com qualquer outro produto.

Até algum tempo atrás só encontrávamos no mercado poucos produtos veganos, como batons e lip balms, mas agora isso mudou, existem também sombras, base, blush, rímel e muitos outros. Existem marcas grandes, com alcance mundial, que estão lançando departamentos exclusivos para tomar conta da produção de produtos veganos, para atender essa demanda cada vez maior.

É bom lembrar que durante a fabricação de makes veganas ingredientes que incluem extrato de crustáceos e peixe, glicerina animal, óleos de origem animal, seja de baleias ou tartarugas e até gelatina de porco são excluídos. A cera de abelha, muito comum na produção de cosméticos é outra evitada.

Maquiagem vegana não tem produtos químicos?

Quem acredita que as maquiagens veganas não possuem produtos químicos está totalmente enganado. Por enquanto ainda é impossível que uma empresa de cosméticos consiga produzir uma make 100% natural. Acontece que muitas dessas fabricas de produtos de beleza destacam que suas fórmulas são suaves e à base de plantas, agradáveis a pele.

Ainda assim, elas precisam incluir alguns pigmentos sintéticos, conservantes e fórmulas que ajudam no preenchimento do produto, até para que os resultados após a aplicação sejam melhores. Se você quer garantir um produto que não tenha resquícios de animais, então confira bem o rótulo.

Qual é a diferença entre maquiagem natural e orgânica?

A maquiagem natural é aquela que possui uma fórmula com 95% de ingredientes naturais, os outros 5% são orgânicos. Na maioria dos casos esses produtos não são testados em animais, já que não adianta fazer um produto destes e ver os bichos sofrendo. Ainda assim, algumas delas utilizam matéria-prima de origem animal, como cera de abelha, só para dar um exemplo.

Em relação a maquiagem orgânica, não quer dizer que ela é vegana. São makes que podem conter derivados de animais, mas assim como no caso das maquiagens naturais, se 95% do produto, pelo menos, for orgânico, então já pode ser classificado desta forma. É bom dizer que não é porque tal produto possui esse selo que é totalmente orgânico.

E tem mais uma coisa, não quer dizer que esses produtos estão livres de reações alérgicas. Não importa se o produto é 100% natural ou feito com componentes totalmente químicos, é importante que você perceba quais são os efeitos causados na pele, para identificar se está fazendo bem ou se não está.

Posso dormir com a maquiagem vegana?

Nós já citamos diversas vezes aqui no blog sobre os perigos que você pode encontrar ao não tirar a maquiagem assim que chegar em casa. Quem não lava o rosto, fazendo a renovação com os produtos adequados, pode encontrar uma série de dificuldades, como alergias e até mesmo o surgimento de cravos e espinhas. Mas, se for uma make vegana, eu posso dormir maquiada?

É fake esse papo de que dormir com a maquiagem vegana não faz mal, há e se ela for natural, também não é indicado fazer isso. Por mais que possuam ingredientes que não façam mal para a pele, ainda assim, ninguém passa maquiagem no rosto apenas para ficar em casa. Se você foi para uma festa e chegou cansada, sua pele já terá suor e resíduos de poluição, então não esqueça de remover.

Tudo bem, se você acabar dormindo um dia que outro com a maquiagem vegana não vai ser o fim do mundo, mas tente evitar, ok? Se repetir isso muitas vezes a sua pele provavelmente ficará bem danificada.

Como saber que a maquiagem é realmente vegana?

Agora que você já sabe o que é uma maquiagem vegana e quais são os seus benefícios, é só tomar cuidado na hora de fazer a compra, para não cair em uma roubada e sofrer um golpe. Tome cuidado para não cair no marketing falso de empresas que prometem um produto e entregam outro.

Podemos citar marcas como Too Faced, Barry M e Eyeko como opções interessantes entre as produtos de makes veganas. Por mais que tentem, boa parte dos compostos ainda é de origem química sintética. Se você acessar o site do PETA, poderá conferir uma lista completa com empresas preocupadas com essa causa. https://features.peta.org/cruelty-free-company-search/index.aspx

Gostou do artigo?

Aproveite! Além disso, temos outros artigos que falam sobre como manter a pele hidratada, mais saudável, e além de manter a pele mais bonita. Leia aqui.

Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver as últimas noticias do mundo da beleza? Então, me siga no Instagram.