As mulheres indianas adoram joias e maquiagens carregadas, isso não é novidade. Mas, você sabia que é possível trazer um pouco dessa cultura ao Brasil? Mehndi o que é e como fazer? Esse é o nosso assunto de hoje, para que você entenda um pouco sobre esse tipo de tatuagem que vem ganhando popularidade.

São traços cheios de significados, pelo menos na cultura asiática. Em suma, é um tipo de arte procurado por mulheres com variados perfis, sendo que além de deixar a pele diferenciada, ajudam com uma espécie de tratamento skin care, servindo para aumentar a produção de queratina pelo corpo.

Quer aprender tudo sobre mehndi e entender como fazer? A seguir eu conto um pouco sobre essa tradição, falo como produzir a pasta em sua casa e ainda como preparar a pele para receber o produto. Quer saber mais sobre este assunto? Então vem comigo!

LEIA AGORA: Delineado e batom vermelho: Como combinar e fazer?

Mehndi o que é?

Em primeiro lugar, mehndi, mehandi, tatoo indiana ou henna, é uma planta indiana capaz de tingir naturalmente a pele, sendo considerada um dos primeiros cosméticos usados pela humanidade. Faz alguns milhares de anos que é conhecida, sendo inclusive testada por personalidades como Cleópatra e Madona. Essa é uma experiência enriquecedora para as pessoas que sabem o poder das plantas.

É complicado falar sobre a verdadeira origem do mehndi, já que não existem muitos registros bibliográficos ao longo da história. Contudo, existem artefatos históricos que datam 6.000 a.C, vindo das regiões onde hoje ficam a Turquia, Síria e Ilhas Gregas. Além disso, o seu uso é relacionado com propriedades medicinais, funcionando como um antisséptico natural.

Mehandi é o nome de uma planta usada para fazer os desenhos no corpo, sendo que o nome científico é Lawsonya Inermis. Na cultura indiana, esse tipo de tatuagem é usada em rituais e festas de casamento, certamente você percebeu isso, caso tenha assistido a novela Caminho das Índias. Um pouco antes do casamento as amigas e familiares da noiva fazem as pinturas.

Esse produto não possui henna verdadeira em sua composição, apenas o nome é o mesmo daquele tipo de tatuagem. Aliás, a henna verdadeira conta com uma fórmula estritamente química, tóxica e cancerígena. Portanto, a henna de praia não deve ser usada para a realização destes desenhos na pele.

Para que serve mehndi?

Esse tipo de arte é procurado por mulheres com variados perfis. Existem aquelas que preferem ser mais discretas e outras que desejam tatuar o corpo inteiro. Aliás, as que não gostam muitas vezes possuem receio porque não conhecem as técnicas. Outras veem esse tipo de arte com preconceito.

O uso da planta está relacionado com suas propriedades medicinais, servindo como um antisséptico natural e fortalecedor da pele, unhas e cabelos. Afinal, ela ajuda a estimular a produção de queratina nas células. Enfim, é algo ligado ao mundo feminino, servindo para melhorar a autoestima e regular ciclos menstruais, entre outras coisas.

Como fazer mehndi?

Mehndi é uma arte fácil, mas é necessário ter paciência e autoconfiança para conquistar bons resultados. O problema principalmente vem da autocrítica, já que algumas pessoas tendem a comparar as suas produções com a de outros. Contudo, cada mulher tem o seu traço, então é necessário de treinamento para aperfeiçoar os desenhos.

É necessária muita prática para conseguir fazer boas tatuagens, é quase igual aprender a tocar um instrumento musical. E tem mais uma condição: a henna natural perde a sua potência rapidamente, ou seja, acontece uma descoloração. Então, para ter o produto original é preciso importar da Índia ou encontrar em alguma loja.

Esse tipo de técnica é interessante por não ser permanente, saindo logo que a pele é lavada. Contudo, a sua duração pode ser de até um mês. Os artistas especializados possuem bisnagas semelhantes a um saco de confeiteiro e conseguem fazer os desenhos rapidamente. Porém, quem é leigo no assunto não deve ter tanta pressa.

A secagem do produto leva entre 40 minutos e 1 hora, em seguida, o mehndi torna-se um tipo de casquinha, desprendido da pele. Porém, algumas pessoas podem apresentar alergias em relação ao produto, por mais natural que o pigmento seja. Desse modo, o indicado é fazer um teste no punho ou atrás das orelhas e aguardar um dia, para verificar possíveis reações.

Passo a passo para fazer mehndi

Existem diversos passos que precisam ser seguidos para fazer uma boa preparação do mehndi. Por isso, reuni todos eles em 4 etapas para facilitar a sua vida, desde a preparação do pó até a realização dos desenhos. Veja o que deve ser feito:

1.     Seleção do pó

Para preparar a pasta de henna é necessário contar com um pó adequado. O pó novo geralmente é mais brilhante, enquanto os velhos ficam opacos. Fique atento para os pacotes, eles podem informar no rótulo que é henna 100% natural, mas na verdade contar com apenas 40%.

Um bom pó possui uma textura fibrosa, mesmo ao ser misturado em água pura. A henna perfeita é viscosa e macia, deixando uma mancha laranja claro na pele logo após a aplicação. Logo após usar, a recomendação é para guardar lucrado na geladeira ou mesmo no freezer, sem exposição com o ar.

2.     Reúna os materiais

Logos após escolher um pó de qualidade para o procedimento, é necessário reunir alguns ingredientes, o que inclui uma tigela e um líquido ácido, ideais para criar uma pasta. Veja o que é necessário:

Tigela: deve ser de plástico, para não reagir com o produto;

Líquido ácido: pode ser suco de limão ou vinagre de cidra de maçã;

Óleo essencial: de lavanda ou melaleuca.

Já com o pó disponível e os materiais preparados, você então pode partir para o próximo passo.

3.     Prepare a pasta

A pasta de mehndi deve ser preparada um dia antes do seu uso. É só misturar o pó com os outros ingredientes, dentro da tigela. É necessário fazer antecipadamente para que a pasta libere o tingimento, dentro de 24 horas entregará uma cor vívida.

  •       Primeiro você deve colocar o pó de henna em uma tigela, inicie por uma pequena quantidade, entre 20 e 100 gramas. Assim, os 20 gramas de pó são capazes de produzir 90 ml de pasta;
  •       Em seguida, misture 1/4 de xícara de líquido ácido, com 20 gramas de pó de henna até alcançar uma solução homogênea. Se surgirem camadas de pó, adicione mais líquido ácido;
  •       Depois, acrescente 1/2 colher de chá de açúcar à mistura, algo válido para o exemplo com 20 gramas de pó. O açúcar evita que a henna fique ressecada, deixando suave a mistura;
  •       Adicione 1/2 colher de chá de óleo essencial à mistura, deixando com uma cor mais intensa. Esse óleo serve para dar um aroma interessante à henna.

Assim que você adicionar todos os ingredientes, mexa bem para que forme uma solução homogênea. A tigela deve ser coberta por papel-filme e dentro de 24 horas será possível aproveitar todos os resultados deste produto. O ideal é que descanse em uma temperatura variável de 23ºC a 29ºC.

4.     Aplique a henna

Um dia após a mistura ter sido preparada, o pigmento poderá ser usado no seu corpo. Aqui é que entra a parte mais difícil, se você nunca ouviu falar neste assunto e ficou interessada, o melhor conselho é buscar aulas para desenvolver uma boa técnica. O mehndi conta com diversos desenhos em sua aplicação.

Antes de fazer os desenhos, limpe bem a sua pele e remova todos os vestígios de óleo e creme. Em seguida, pode começar a fazer os traços. Aliás, aquele produto preparado no dia anterior deve ser colocado em uma bisnaga, para permitir a melhor aplicação possível.

A pintura com henna pode ser feita no cabelo e nas sobrancelhas, acontece que cada um dos contornos possui um significado, principalmente da cintura para baixo. Por isso, a ajuda de um especialista é fundamental.

VEJA TAMBÉM: Melhores challenges de maquiagem

Você já sabe, para saber novos tipos de maquiagens, tutoriais e cuidados com a pele, inscreva-se no meu canal do YouTube. Eu fico por aqui, até a próxima!