Vai ano e vem ano e o mundo da maquiagem se reinventa, busca coisas do passado e apresenta novidades. Algumas nem tão novas assim, como é o caso do nosso assunto de hoje. Aliás, você sabe o que é delineado gráfico? Esse é um conceito que voltou com tudo recentemente.

O delineado gráfico é perfeito para ser utilizado em algum evento especial, sendo considerado uma produção mais ousada. Ainda assim, nem todas conseguem deixar com traços perfeitos, de um lado e do outro com a mesma simetria. Mas, com os truques que ensinarei a seguir isso pode ficar mais fácil.

De fato, o delineado gráfico trouxe um nova cara para as maquiagens, ajudando a deixar os olhos mais poderosos. Seja gráfico ou não, o delineado é um item praticamente indispensável em uma boa maquiagem. Mas, se você quer seguir um estilo que tem ganhado popularidade nas passarelas do mundo inteiro, esse é uma das melhores alternativas do momento.

VEJA TAMBÉM: Como fazer um Delineado perfeito: Passo a passo

O que é delineado gráfico?

Existem diversos tipos de delineado, que ajudam a compor o nosso visual para momentos importantes, como festas noturnas e eventos sociais. Mas, você sabe o que é delineado gráfico? É uma tendência resgatada da metade do século passado e que ganhou força novamente devido aos desfiles de moda realizados no fim de 2019.

Ele segue um padrão diferente do gatinho, com traços mais densos. E se você não tem medo de inovar, pode adicionar glitter ou preparar um delineado colorido para os seus olhos.

Com os itens corretos você pode preparar em casa, por conta própria. Talvez o principal segredo seja o treinamento, a primeira vez que você fizer o delineado gráfico, o resultado pode não ser o esperado, mas com o passar do tempo essa condição vai melhorar.

Delineado gráfico: um clássico dos anos 60

No mundo da moda quase tudo o que já foi popular no passado em algum momento acaba retornando. Alguns anos atrás, as linhas retrôs começaram a ser lançadas, ajudando a popularizar essa tendência. Saia jeans, roupas xadrez, sandálias de plástico e os vestidos de veludo são algumas peças que podem entrar nessa lista.

Não é só isso, no universo das maquiagens a volta de antigos conceitos também é algo comum e que atrai um bom número de pessoas. Por exemplo, o delineado gráfico, que era bem popular durante a década de 1960 e que recentemente voltou com tudo nos desfiles de moda.

Na década de 1960, as mulheres utilizavam o delineado gráfico, com contornos bem definidos e preto abundante. Não que o gatinho com seus traços mais finos e delicados tenha perdido espaço, mas agora parece ter encontrado um que tem história e tradição.

Escolha o delineador mais adaptado ao seu estilo

Existem alguns fatores que precisam ser considerados no momento de preparar o delineado gráfico, sendo que um dos mais importantes é a escolha correta do delineador. Assim, o traço vai sair perfeito, sem borrar ou algo do tipo. Então, não invente nesse momento e escolha um produto já adaptado a sua rotina.

Os delineadores líquidos estão entre os mais populares, aqueles que vem com um pincel para ajudar no momento da aplicação. Enquanto isso, o delineador em gel deve ser aplicado com um pincel chanfrado, sendo mais difícil de borrar.

E se você ainda não tem muito conhecimento sobre a preparação de delineados, pode aproveitar o delineador em caneta, que é perfeito para quem está começando. É só escolher a ponta ideal para o desenvolvimento do traço, ajudando a dar um excelente efeito para a sua produção.

LEIA MAIS: O que é auto maquiagem? Com Passo a passo

Como deixar os olhos com traços iguais?

Agora que você já sabe o que é delineado gráfico, talvez tenha dúvida em relação a uma questão: como deixar os dois olhos com traçados iguais? Por sorte, existem alguns truques que você pode colocar em prática nesse momento, para garantir os melhores resultados possíveis e um final perfeito.

A fita adesiva pode ser uma aliada para quem busca deixar os dois olhos com traços simétricos. Então, basta prendê-la no cantinho dos olhos e seguir em sua lateral, permitindo o desenvolvimento de um traço reto. Além disso, dá para pegar um cartão de papel e usar como linha.

Outro truque que pode ajudar a sua produção é fazer primeiro o traço com o uso de um lápis de olho, cobrindo na sequência com um delineador. Ainda assim, é importante treinar bastante, para que a cada nova aplicação os resultados sejam melhores.

O que é delineado gráfico? Aprenda o passo a passo

A primeira dica é para começar pelo olho que você tem mais dificuldade, já que assim será mais fácil para reproduzir o efeito do lado inverso. A partir disso, deve seguir os seguintes passos nessa primeira etapa:

  • Desenhe o ângulo externo, com o olho aberto e sem puxar. Isso vai ajudar a definir a extensão do traço;
  • Vá até um espelho e risque uma linha diagonal, partindo do canto externo do olho até a sobrancelha;
  • Trace outra linha, começando pelo canto interno e indo em direção ao fim do primeiro traço, já desenhado.

Algumas mulheres preferem traços mais densos, para chegar lá a recomendação é construir camadas de pouco em pouco e não tudo de uma vez. Depois dessa pausa, vamos para a última etapa da produção:

  • Com o olho fechado, preencha o desenho.

E se algum erro acontecer, será possível limpar o borrão e fazer novamente. A seguir eu falo mais sobre isso.

Atenção, corrija os possíveis erros

Até mesmo pessoas experientes podem cometer erros enquanto estão se automaquiando, é algo até comum. Então, se alguma parte do seu delineado gráfico não ficar conforme o planejado, não precisa remover tudo, dá para recuperar.

Por isso, é preciso ter em mãos alguns itens, como cotonetes, água micelar e demaquilante. Além disso, o traço do delineado gráfico pode ser corrigido com o uso de um pincel adequado para isso.

Dicas finais para um delineado gráfico incrível!

Após descobrir o que é delineado gráfico e entender o seu conceito, saiba que é possível traze um resultado ainda mais interessante para ele. É isso mesmo, você pode aplicar glitter, acabamento metálico ou investir no pretinho básico.

Mas, isso não faz parte do desenvolvimento tradicional do delineado gráfico, ok? É apenas um item a mais. Algumas mulheres preferem deixar somente o traçado, isso vai do gosto de cada uma.

Aplique glitter

Agora que você já sabe o que é delineador gráfico, saiba que ele pode ganhar alguns detalhes especiais, como a aplicação de glitter. Para isso, pode ter em mãos um delineador já com essa característica ou então aplicar após o fim do trabalho.

Acabamento metálico

O acabamento metálico nunca sai de moda e pode fazer parte dessa produção. Assim, você vai acabar colocando em prática duas tendências em uma só. Então, depois que terminar o delineado, será o momento de fazer um acabamento com sombras metálicas.

Preto básico

Quem não é muito fã de inovações pode apostar no pretinho básico, que certamente vai combinar bem com diferentes ocasiões. Assim, poderá combinar com batons mais escuros para a noite ou em tons mais claros para o dia.

VOCÊ VAI GOSTAR: Linha de unhas postiças e unhas autocolantes da imPRESS

Você já conhecia o delineado gráfico? Siga o nosso passo a passo e diga nos comentários o que você achou dessa produção. E para seguir muito bem informada sobre o mundo da maquiagem, novas tendência e conhecer produtos diferentes, se inscreva no meu canal do YouTube. Até a próxima!