Técnica muito utilizada para realçar o olhar feminino, esse conceito é muito mais antigo do que você imagina. O que é delineado? Essa é uma pergunta difícil de responder, embora pareça bastante óbvia para quem é ligada com o mundo da beleza. Por isso, resolvi falar sobre este assunto hoje.

Atualmente é fácil de encontrar bons delineadores, já que são produtos vendidos em supermercados, farmácias e com acesso pela internet. Assim, é bacana conhecer a história dessa técnica, que há milhares de anos vem fazendo a cabeça das mulheres e marcando seu espaço.

Novos modos de aplicação surgiram e novos produtos foram desenvolvidos, no passado eram usados minérios, hoje são produzidos sem substâncias tóxicas. Se você quer saber o que é delineado a aprender sobre um assunto bem bacana, embarque nessa viagem e vem comigo!

VEJA TAMBÉM: O que é Maquiagem Conceitual e como usar

O que é delineado?

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de privacidade.
I Accept

O delineado é um contorno que tem o objetivo de realçar o olhar, geralmente utilizado junto com maquiagens completas para festas e eventos. Existem diversos formatos de delineados, como por exemplo asa de anjo, com a aplicação de glitter e o mais popular de todos, o delineado de gatinho. Além destes, existem diversos outros.

O delineado deve ser preparado com a utilização de um delineador, que pode ser em caneta, em gel ou mesmo líquido. Aliás, assim como nas outras partes da maquiagem, é interessante escolher produtos que sejam hipoalergênicos, já que estes não causam problemas na pele. Mas, hoje o mercado está bem difundido, cheio de boas opções.

De modo geral, com os delineados é possível criar uma variedade absurda de combinações para os olhos. Assim, dá para deixar o olhar mais aprofundado ou mesmo mais esticado, são ilusões estéticas bem bacanas que eu adoro. E por mais que esteja associado com as mulheres, os homens também passaram a utilizar recentemente.

Você conhece a história dos delineados?

Não seria nenhum exagero dizer que a história dos delineados se confunde com a própria história da humanidade. Afinal, essa é uma técnica que teve origem na Mesopotâmia e no Egito, cerca de 10 mil a.C. Naquele período, a utilização de delineadores não era algo exclusivo do mundo feminino, os homens também costumam aplicar em seus rostos.

Ou vai dizer que você nunca percebeu contornos na região dos olhos naqueles desenhos e pinturas do Antigo Egito? E naquele tempo a indústria da beleza ainda era arcaica, sendo que o minério de cobre e antimônio eram algumas das substâncias mais comuns para produzir o Kohl, um tipo de lápis feito de osso ou de madeira.

O que é delineado? É algo que faz parte da nossa história e que acompanhou o desenvolvimento do ser humano. Assim, historiadores afirmam que era uma técnica ideal para proteger uma região sensível do rosto, já que o Egito é um território localizado numa região que faz bastante calor. Além disso, ajudava a proteger os olhos da poeira.

No começo do século passado, em 1920, quando a tumba do antigo faraó Tutancâmon foi descoberta, a cultura egípcia entrou em evidência. Bebidas e músicas falando sobre o passado se tornaram populares, assim os delineados ganharam espaço em um cenário onde a beleza feminina vinha tendo cada vez mais destaque.

Então posso dizer que o que era moda no Antigo Egito influenciou nos conceitos que conhecemos hoje em dia. Mas, passado o boom, os delineadores só voltaram com força durante as décadas de 1950 e 1960, principalmente com o gatinho. Além disso, nos anos seguintes artistas da mídia norte-americana ajudaram a popularizar a tendência.

CONFIRA: O que é zona T? Descubra e aprenda a cuidar dessa região!

Os delineados mais populares do momento

Agora que você já sabe o que é delineado, vou falar sobre os mais populares. Então, você pode se inspirar nessa lista e preparar a sua próxima produção para arrasar. Aliás, alguns deles já apresentei aqui no blog e outros falarei em breve. Confira a lista:

  • Gatinho: é o mais popular de todos, sendo um traço versátil e que agrega muito em maquiagens;
  • Asa de anjo: é mais grosso do que o gatinho e apresenta um formato que dá origem ao seu nome;
  • Delineado duplo: se você gosta de uma make brilhosa, esse é o melhor para seu estilo;
  • Gráfico: para deixar bem claro quem realmente é você, o delineado gráfico tem traços ousados.

Além destes existem muitos outros, como Árabe, Egípcio e outras composições diferenciadas.

Conheça os tipos de delineador

Hoje em dia existem diferentes tipos de delineadores, desenvolvidos com as mais altas tecnologias, para oferecer as melhores condições a nossa pele. Se antigamente utilizavam minérios, agora sulfatos e substâncias oleosas foram descartadas. Veja um pouco sobre cada um deles:

Caneta

O delineador em caneta é um dos que seca mais rápido, por isso é preciso fazer uma aplicação precisa para não ter problemas com os resultados. É um delineador indicado para iniciantes, que ainda não possuem grande domínio sobre maquiagens.

Gel

O delineador em gel garante uma boa fixação, além de deslizar facilmente pela pele. E se você quiser, pode esfumar.

Líquido

Geralmente com a pigmentação bem escura, sendo recomendado para quem deseja um olhar marcante. Além disso, desliza facilmente na face e seca de maneira veloz. Mas, sua aplicação exige certa habilidade, já que é fácil de borrar.

Retrátil

Esse é ideal para quem utiliza óculos ou tem a pele oleosa, já que oferece um toque bem seco. Também é firme e não borra.

Kajal

Ótimo para quem busca uma boa pigmentação, o Kajal oferece um traço firme, sendo na maioria das vezes resistente à água. Contudo, em dias de temperatura elevada pode escorrer.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de privacidade.
I Accept

Delineado sem delineador

Delineado e delineador são duas coisas que se misturam, já que o segundo é fruto do primeiro. Ou melhor, surgiu para que o primeiro tivesse um desenvolvimento mais sofisticado, com um traçado perfeito. Mas, saiba que é possível sim preparar delineados sem a utilização de delineadores.

Neste caso, o mais indicado é escolher um bom lápis, para substituir esse produto. Então, o truque consiste em substituir o delineador por um lápis, além de usar uma sombra para selar. É algo bastante simples e que pode ser desenvolvido dentro de alguns minutos.

Para deixar isso mais claro, veja o passo a passo para fazer o delineado gatinho com lápis:

  • Primeiro marque o côncavo usando uma sombra marrom quente;
  • Usando uma sombra clara, ilumine a região no arco da sobrancelha;
  • Faça o delineado com o lápis escolhido. É importante que a ponta esteja fininha;
  • Pegue um pincel chanfrado e aplique um pouco de primer de sombras em cima do delineado;
  • Por cima do lápis e do primer, aplique uma sombra no mesmo tom do lápis.

Então, além de ser possível preparar um delineador com um dos delineadores citados acima, ainda existe essa possibilidade interessante.

Quanto tempo dura um delineador?

Depende do produto que você utilizar, ele pode ser à prova d’água e ter uma durabilidade bem elevada. Mas, se o objetivo é aumentar o tempo de fixação, então a principal dica é para aplicar depois que o restante da maquiagem já estiver pronta. Dessa forma o resultado será mais interessante.

Então, primeiro utilize um primer para olhos, passe a sombra na sequência ou mesmo aplique um fixador de sombras, para trazer os melhores resultados.

Além disso, os delineadores à prova d’água conseguem penetrar na pele de uma maneira mais profunda, já que possuem silicone na composição e por isso são mais difíceis de sair.

LEIA MAIS: O que é Jamsu? Aprenda como fazer essa técnica

Eu vou ficando por aqui, mas volto em breve com mais um conteúdo bacana sobre o mundo da beleza. E você, já conhecia a história dos delineados? Tem muitas coisas que amamos, mas não sabemos quase nada, como é o caso desse tipo de técnica.

E se você quer continuar bem informada sobre o mundo da beleza, se inscreva no meu canal do YouTube, lá tem vídeos novos todos os dias! Confira tutoriais e resenhas imperdíveis!