A Coreia do Sul é um país pequenininho, ainda assim é muito famoso por sua tecnologia, seja dos automóveis ou na produção de eletrônicos. Além disso, as coreanas são especialistas em beleza, utilizando algumas técnicas bem diferenciadas. Então, o que é Jamsu? Será que funciona mesmo? Aprenda tudo sobre essa técnica lendo o nosso post.

Essa é uma técnica que conquistou muitas seguidoras nos últimos anos, já que promete um resultado especial em uma maquiagem qualquer. É um método que promete selar a make e livrar o nosso rosto daquela chata oleosidade. Assim, é uma técnica muito interessante para o verão, embora apresente resultados interessantes em qualquer época do ano.

Mas, para começar, eu vou questionar: você tem coragem para colocar o seu rosto em um balde de água por 30 segundos? E tem mais: isso deve ser feito já com o rosto preparado! Será que esse é o segredo das mulheres sul-coreanas terem a pele de porcelana? É um truque simples e que não precisa de investimento financeiro.

Aqui eu vou explicar o que é esse conceito, qual é o passo a passo para ter o melhor resultado possível e claro, vou deixar a minha opinião sobre o assunto.

LEIA MAIS: Técnicas de maquiagem para treinar na quarentena

O que é Jamsu?

À primeira vista, jamsu pode ser uma técnica semelhante à sua rotina normal de beleza, mas tem algumas partes bem diferentes! Tudo começa com a preparação normal da pele, aplicação da base e do corretivo, e quem gosta também pode aplicar o primer. Na sequência, é o momento de adicionar uma grande camada de pó solto.

Esse é um dos segredos do jamsu, aplicar uma camada mais espessa do que o normal, esperando alguns minutos até seguir para a próxima etapa. Até aqui tudo normal, mas a próxima etapa pode lhe surpreender: será o momento de mergulhar a face por 30 segundos na água fria. É isso mesmo, já com os produtos aplicados, o rosto deve ser molhado.

Ao ler o que eu escrevi no parágrafo anterior você certamente deve ter pensado que isso iria melecar tudo, certo? Mas, conforme a técnica jamsu, é isso que a faz ser tão requisitada. Realmente, na tradução do Coreano para o Português, “Jamsu” significa “mergulho”.

Cuidados antes de colocar o rosto na água

Talvez o principal segredo do jamsu seja a aplicação da camada de pó em todo o rosto. Sim, o ideal é que o material cubra toda a sua face, mas é preciso evitar aquele famoso efeito “pancake”, deixando a pele esbranquiçada e com um aspecto pesado.

Para evitar essa condição, você deve ter em mãos um pincel fofo, que deverá ser utilizado para passar o pó, principalmente nas regiões mais oleosas. Aliás, tem algumas áreas que costumam acumular o produto, como nos olhos e perto da boca, então é bacana usar bem o pincel nessas partes.

Pontos positivos da técnica Jamsu

Essa é uma excelente técnica para mulheres que desejam aumentar a durabilidade da maquiagem. Dependendo do seu tipo de pele, o blush pode não durar muito tempo, mas com a aplicação do jamsu, isso pode mudar.

O resultado vai deixar a pele bem lisa e uniforme, com aquela deliciosa sensação aveludada. Essa é uma técnica excelente para as mulheres que possuem a pele oleosa e para ser usada nos dias de calor.

Em relação aos poros, quem olha de longe praticamente não vai perceber. Ou seja, Jamsu funciona mesmo neste sentido. Por outro lado, quando alguém olhar de perto, poderá perceber a aparência deles.

Pontos negativos da técnica Jamsu

Não é nada legal mergulhar o rosto em água fria, ainda mais nos meses mais frios do ano. Aliás, quando a água está gelada, isso deixa o rosto como se estivesse pegando fogo. Por isso, você precisa tomar cuidado, não coloque água demais na bacia para não espalhar pelo ambiente inteiro e causar bagunça.

Dependendo da maneira como você realizar o jamsu, a sua pele poderá ficar opaca demais, com uma aparência até mesmo pesada. Dependendo dos produtos que você utilizar, é possível que a sensação seja das piores, ainda mais abaixo dos olhos e do bigode chinês.

Essa é uma técnica um pouco mais demorada, já que será preciso aplicar os primeiros itens da maquiagem, molhar o rosto secar e arrumar. Além disso, deve preparar o ambiente, para não deixar sujeira. Então, essa técnica não é algo que você deva fazer todos os dias, mas sim em ocasiões especiais.

VOCÊ NÃO PODE PERDER: Maquiagem barata: Onde encontrar?

Jamsu funciona mesmo? Aprenda o passo a passo

Analisando os pontos positivos e os pontos negativos, essa técnica realmente pode fazer algum bem para a pele. Por outro lado, não é tão extraordinária assim.

Eu resolvi preparar um guia com o passo a passo, para que você aprenda todas as etapas e possa testar em casa. Então, veja agora como fazer:

Mergulhe o seu rosto antes de começar

Algumas coreanas recomendam que o jamsu seja feito em duas etapas. Dessa forma, indicam que o rosto deve ser mergulhado em uma bacia com água por um período entre 20 e 30 segundos. Mas, as mulheres que possuem a pele seca podem ficar por apenas 15 segundos nessa posição.

Lembrando que essa primeira etapa é opcional, a maioria das correntes envolvendo o jamsu desconsideram essa parte. Por fim, se você não aguentar o tempo inteiro na água, divida os segundos em duas ou três partes, mergulhe e saia para respirar.

Hora da maquiagem

Você pode caprichar na aplicação do primer, da base com elevada cobertura, corretivo e todos os outros itens que costuma usar na sua make. Quando terminar, será o momento de acrescentar um pó solto, aplicando em todo o rosto.

Algumas mulheres preferem aplicar o pó apenas nas áreas mais oleosas da pele, como na famosa zona T. Mas, se você colocar demais, não tem problema, já que o excesso será eliminado na água.

Hora do mergulho

Já com a pele preparada, chegou o aguardado (ou nem tanto) momento de mergulhar o rosto em uma bacia com água. Na sequência, pode utilizar uma toalhinha para remover o excesso de água e deixar a pele com um aspecto natural.

Faça os acabamentos

Com o rosto seco, pode fazer os acabamentos, aplicando o blush e o contorno nos olhos.

O que eu achei da técnica jamsu? Funciona mesmo?

Jamsu é uma técnica que realmente funciona bem, principalmente para quem está buscando o famoso efeito matte, deixando o rosto sem poros visíveis e a pele lisinha.

Só que ela tira o viço da pele, fazendo com que a nossa face algumas vezes pareça o rosto de uma boneca de cera. Então, se você aprecia um efeito natural bacana, o jamsu pode não ser tão adequado.

Além disso, é uma técnica que eu não recomendo para o dia a dia, vale mais a pena usar em algum evento especial.

Como você não vai precisar comprar nada para testar, basta usar os itens de sua nécessaire, vale a pena testar. Talvez você goste e faça bem para a sua pele. Mas, na minha opinião esse “segredo” das coreanas não é tão potente assim.

VEJA TAMBÉM: K Beauty: Rotina passo a passo para ficar linda como as Coreanas

E para continuar muito bem informada sobre o mundo da beleza, com resenhas sobre os lançamentos e para aprender técnicas inovadoras, se inscreva no meu canal do YouTube!

Você já testou a técnica jamsu? Caso tenha feito, deixa a sua opinião nos comentários. Até a próxima.